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EDITALPIBITI NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES E AFINS 2014/2015 - EDITALPIBITI NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES E AFINS 2014/2015

Este edital não possui texto de chamada.



EDITAL Nº 120  , DE 29 DE OUTUBRO DE 2014.

 

 

O PRÓ-REITOR DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital, de abertura de inscrições, visando à seleção de candidatos ao PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO – PIBITI NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES E AFINS para o período de dezembro de 2014 a julho de 2015.

 

1   PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

 

        As inscrições deverão ser formuladas e registradas no período de 05 de novembro a 12 de novembro de 2014 diretamente no Sistema de Informação e Gestão de Projetos no (SIGPROJ/MEC) – site: http://sigproj1.mec.gov.br - no prazo de vigência deste Edital, independentemente de problemas de acesso e de conexão ao SIGPROJ. Os documentos necessários para inscrição serão:

 

1.      O Plano de Trabalho com, no máximo, dez páginas, contendo os itens enumerados no modelo disponível no SIGPROJ para preenchimento;

2.      O Currículo Lattes do Orientador, atualizado e impresso obrigatoriamente da página do CNPq. Não será permitida a substituição do Currículo após a entrega da documentação, (o Currículo Lattes deverá ser anexado em arquivo no formato.pdf);

3.      Toda a documentação e as informações prestadas serão de inteira responsabilidade do Orientador, sendo excluído do processo seletivo aquele que não fornecer documentação de forma completa, correta e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos. As Propostas encaminhadas fora do prazo fixado neste Edital ou que não atenderem às exigências nele contidas serão desconsideradas.

 

2    Requisitos para PARTICIPAÇÃO DO ORIENTADOR/PESQUISADOR NO PROGRAMA PIBITI NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES E AFINS:

 

a)   O orientador/pesquisador deve ter projeto de pesquisa aprovado/prorrogado na CPq/PROPP, com vigência mínima até julho/2015.

b)   Desenvolver atividade na área Tecnológica e de Inovação voltadas para telecomunicações, nas seguintes subáreas; Comunicações Ópticas; Comunicações Digitais sem fio; Redes de Transportes de Dados; Comunicações Estratégicas, tais como comunicações via satélite, armazenamento, segurança e controle do tráfego de dados em redes, soluções para componentes e semicondutores, soluções para rádio definido por software e redes de controle de missão crítica.

c)   Somente será aceito o pedido de bolsa feito por orientador cujo currículo esteja na Plataforma Lattes.

d)   O orientador/pesquisador Doutor, em tempo integral (dedicação exclusiva ou 40 horas), poderá pleitear no máximo duas bolsas, PIBIT (Iniciação Tecnológica e Inovação – Área de Telecomunicações e Afins)

e)   O orientador/pesquisador Mestre, em tempo integral (dedicação exclusiva ou 40 horas), poderá pleitear no máximo uma bolsa PIBIT (Iniciação Tecnológica e Inovação – Área de Telecomunicações e Afins)

f)     Caso o orientador apresente mais solicitações, visando à obtenção de bolsa, que o permitido pela sua titulação, todas serão desclassificadas.

 

Observações:

a)   O orientador/pesquisador deve possuir experiência compatível com a função de orientador e formador de recursos humanos qualificados e, preferencialmente, atuar no ensino e na orientação junto a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMS.

b)   O orientador deve ser pesquisador em regime de trabalho com tempo integral (dedicação exclusiva ou de 40 horas), com titulação de Doutor ou Mestre, que tenha expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural, divulgada nos principais veículos de comunicação da área, sendo vedada a participação de doutorandos da UFMS como orientadores;

c)   Servidores técnicos administrativos com título de Doutor ou Mestre podem candidatar-se como orientadores, desde que cumpridas todas as demais exigências;

d)   Podem concorrer às solicitações os professores aposentados que possuam vínculo com Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMS e/ou ministrem aulas na Graduação;

e)   Além do coordenador, outros integrantes de projeto e que atendam ao item 2.a podem pleitear bolsas, seguindo as mesmas regras aplicadas ao coordenador.

 

3 -   REQUISITOS MÍNIMOS PARA INDICAÇÃO DO BOLSISTA:

 

a)  Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação.

b)  Ter bom desempenho acadêmico comprovado por meio do Histórico Escolar.

c)  Não possuir vínculo empregatício com qualquer instituição na vigência da bolsa (01/12/2014 a 31/07/2015).

d)   Não receber outras bolsas de qualquer natureza, de outras agências e/ou instituições nacionais ou estrangeiras, na vigência da bolsa (01/12/2014 a 31/07/2015).

 

4  -   OBRIGAÇÕES DO BOLSISTA:

 

a)   Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e 20 horas semanais às atividades de pesquisa.

b)  Apresentar, após 8 meses de vigência do período da bolsa, os resultados da pesquisa, na forma de um relatório final, com redação em formato de artigo científico que permita verificar o acesso a métodos e processos científicos.

c)   Apresentar os resultados finais da pesquisa na forma de exposições orais ou painéis, obrigatoriamente em modelo fornecido pela CPq/PROPP, no XVI Encontro de Iniciação Científica da UFMS, em outubro e/ou novembro com locais e dias a ser definidos.

d)  O bolsista que não apresentar os resultados finais da pesquisa durante o XVI Encontro de Iniciação Científica da UFMS não poderá candidatar-se ao PIBITI no ano subsequente ao período de concessão deste Edital.

e)   Nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência à sua condição de bolsista do CNPq/UFMS.

f)    Receber apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com a de outros programas do CNPq, de outra agência ou da própria instituição.

g)   Devolver ao CNPq ou à UFMS, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e os compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.

h)   Cadastrar-se na Plataforma Lattes/CNPq.

 

 

 

5  -   OBRIGAÇÕES DO ORIENTADOR:

 

a)   Responsabilizar-se pela conferência de toda a documentação exigida neste Edital.

b)   Selecionar o aluno a ser indicado para sua(s) quota(s) de bolsa aprovada(s). Orientar para que o aluno cadastre-se no SIGPROJ.

c)   Orientar o aluno em todas as fases do trabalho científico, integrando-o ao seu Grupo de Pesquisa.

d)   Acompanhar o aluno nas exposições do relatório final, durante o XVI Encontro de Iniciação Científica da UFMS.

e)   Substituir o acadêmico nas exposições do relatório final no XVI Encontro de Iniciação Científica da UFMS em caso de impedimento do acadêmico, com justificativa por escrito encaminhada à CPq/PROPP. A ausência de exposição implicará em impedimento à participação do orientador do processo PIBITI no ano subsequente ao período de concessão deste Edital.

f)     Incluir o nome do bolsista nas publicações e nos trabalhos apresentados em eventos científicos, cujos resultados tiveram a participação efetiva do aluno de iniciação científica.

g)   Encaminhar correspondência à CPq/PROPP quando da aprovação da(s) quota(s), indicando o(s) bolsista(s), por meio de formulário específico, imediatamente após a divulgação do resultado final.

h)   Participar, sempre que solicitado, das atividades relacionadas ao PIBITI.

i)     Comunicar à CPQ/PROPP o nome do tutor (professor ou técnico colaborador) que assegurará as condições de trabalho aos alunos de Iniciação Científica durante afastamento do orientador, se este ocorrer por período superior a 90 dias.

 

6  -   Quanto ao plano de trabalho do bolsista:

 

a)  Apresentar Plano de Trabalho (máximo de dez páginas, incluindo página de rosto e referências bibliográficas) detalhado e único para cada solicitação, na Área de telecomunicações e Afins, item 2b, contendo as atividades que serão desenvolvidas pelo bolsista. O Plano de Trabalho deverá conter os seguintes itens: 1) Título, 2) Objetivo(s), 3) Justificativa(s), 4) Metodologia, 5) Cronograma de Execução e 6) Referências Bibliográficas.

b)  Para o PIBITI: estar vinculado ao Projeto de Pesquisa do orientador, constante das linhas de pesquisa da instituição, de forma que o bolsista tenha acesso a métodos e processos científicos, devendo executá-lo ao longo do período de vigência da bolsa.

 

7    DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS E CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO:

 

        a) Titulação do orientador de acordo com a tabela apresentada a seguir (valor máximo 50 pontos).

 

TITULAÇÃO

PONTOS

Mestre s/ DE

10

Doutor s/ DE

35

Mestre c/ DE

20

Doutor c/ DE

50

 

       

        b) Avaliação do Plano de Trabalho, pelo Comitê Interno de Iniciação Científica, com pontuação máxima de cinquenta pontos (formulário de inscrição/avaliação).

        c) O Plano de Trabalho com pontuação total menor que 25 pontos não será recomendado.

        d) A pontuação final será a soma dos itens 7a, 7b.

 

8  -   DA DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS:

 

       a) A distribuição das bolsas obedecerá à ordem de classificação, contemplando primeiramente uma bolsa por orientador com proposta recomendada, havendo ainda disponibilidade de bolsas a segunda bolsa (para doutor) poderá ser concedida ao orientador, segundo também a ordem de classificação;

 

9 -    DO PROCESSO SELETIVO:

          A análise das solicitações seguirá as seguintes etapas:

 

             ETAPA ÚNICA:

a)  A CPq/PROPP incumbir-se-á do recebimento e da verificação da documentação exigida neste Edital.

b) Análise dos Planos de Trabalho pelo Comitê Interno de Iniciação Científica , quando os mesmos serão avaliados com uma das seguintes rubricas: Recomendado ou não Recomendado. As solicitações Recomendadas constituirão a demanda qualificada.

 

     c) Critérios para avaliação e pontuação dos Planos de Trabalho:

Critério

Pontuação

Verificação da vigência do Projeto de Pesquisa do orientador segundo este Edital.

Não haverá pontuação por se tratar de um critério eliminatório (item 2b).

Avaliação da elaboração do Plano de Trabalho de acordo com a linguagem acadêmico-científica.

10 pontos

Avaliação da coerência entre justificativa, objetivos, metodologia e cronograma propostos no Plano de Trabalho.

20 pontos

Avaliação da adequação do Plano de Trabalho ao Projeto de Pesquisa do orientador, para um acadêmico de Graduação em nível de Iniciação Científica.

10 pontos

Avaliação da exequibilidade do cronograma proposto no Plano de Trabalho.

10 pontos

 

     d) No caso de empate será dada prioridade para:

1) Maior pontuação no Plano de Trabalho,

2) Professor com Bolsa de Produtividade em Pesquisa/CNPq,

4) Maior tempo de Titulação.

 

e) Serão encaminhadas aos orientadores as fichas de avaliação do(s) Plano(s) de Trabalho(s), para ciência e possíveis pedidos de reconsideração ao Comitê Interno de Iniciação Científica, ouvido o parecerista externo (vide calendário do processo seletivo).

 

Observação: Os pedidos de reconsideração deverão atender o prazo estipulado no calendário do processo seletivo - (Item 11 deste Edital). O orientador deverá obter o formulário disponível no site: http://www.propp.ufms.br na página da Pesquisa, Iniciação Científica e encaminhá-lo para CPq/PROPP.

 

 

10    -   INDICAÇÃO DO BOLSISTA:

A entrega da documentação do aluno deverá ocorrer após a classificação/seleção do orientador, o qual deverá encaminhar à CPq/PROPP, no prazo a ser definido e divulgado posteriormente após a confirmação de quota pelo CNPq. Deverão ser entregues os seguintes documentos:

 

a)  Formulário para indicação de bolsista, disponível no site: http://www.propp.ufms.br devidamente preenchida. Os alunos contemplados com bolsa devem informar dados bancários – banco, conta, agência.

b)  Autodeclaração para aluno cotista devidamente preenchida e assinada, disponível no site: http://www.propp.ufms.br .

c)  Currículo Lattes atualizado e impresso obrigatoriamente da página do CNPq.

d)  Histórico escolar atualizado

e)  Termo de Aceite para concessão de bolsa disponível no site: http://www.propp.ufms.br . O Termo de Aceite deve ser entregue devidamente assinado.

f)    Xerox do RG e CPF do aluno.

g)  Alunos contemplados com bolsa CNPq deverão abrir obrigatoriamente conta corrente no Banco do Brasil.

 

11    -   CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO:

 

ETAPA ÚNICA

PERÍODO

01 – Inscrições

De 05 de novembro a 12 de novembro/2014

02 - Análise dos Planos de Trabalho pelo Comitê Interno

De 14 de novembro a 20 de novembro/2014

03 – Divulgação do resultado - ETAPA ÚNICA

21 de novembro/2014

04 – Período para os pedidos de reconsideração dos orientadores – ETAPA ÚNICA

21 e 24 de novembro/2014

05 - Análise dos pedidos de reconsideração pelo Comitê Interno de Iniciação Científica da UFMS, ouvidos os Consultores Externos (CNPq)

De 25 a 28 de novembro/2014

06 – Divulgação do resultado dos pedidos de reconsideração

01 de Dezembro/2014

07 – Divulgação do resultado final do processo seletivo

Após confirmação de quota pelo CNPq

08 - Vigência do PIBITI

01/12/2014 a 31/07/2015

Observação: (Todos os  resultados das etapas acima serão publicados no site: http://www.propp.ufms.br,  na página da Pesquisa, Iniciação Científica).

 

12 -   CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES DO ACADÊMICO / ORIENTADOR:

1 – Prazo Limite para envio do resumo para publicação em CD Rom 2014-2015

31 de agosto/2015

2 – Data Limite para entrega de relatório final 2014 – 2015

 

31 de agosto/2015

3 – XVI Encontro de Iniciação Científica da UFMS

 Outubro e/ou novembro/2015 com dias e locais a ser definidos pela CPq/PROPP

 

 

 

 

13    -   DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO:

Os resultados serão encaminhados à Direção dos Centros/Câmpus/Faculdades/Institutos, via Comunicação Interna, e publicados no site: http://www.propp.ufms.br e no Boletim de Serviço da UFMS no começo do mês de Dezembro de 2014.

 

14      CONSIDERAÇÕES FINAIS:

a)  Em hipótese alguma será aceita a inscrição fora do prazo estabelecido neste Edital.

b)  Não será permitida a inclusão de qualquer documento após o prazo de inscrição estabelecido neste Edital.

c)  Será desclassificada a proposta na qual sejam constatadas quaisquer irregularidades.

d)  A bolsa concedida não implica vínculo empregatício com qualquer dos órgãos financiadores;

e)  Para quaisquer esclarecimentos relativos a este Edital os interessados deverão procurar a CPq/PROPP (rodrigo.rocha@ufms.br), à qual, juntamente com o Comitê Interno de Iniciação Científica, cabe conduzir todo o processo de seleção.

f)    O presente Edital está disponível para obtenção através da Internet no endereço: http://www.propp.ufms.br.

g)  A critério do Comitê Interno de Iniciação Científica/UFMS poderá ser solicitado documento comprobatório do Lattes do orientador.

h)  Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Interno de Iniciação Científica/UFMS.

 

 

 

 

 

 

 

JEOVAN DE CARVALHO FIGUEIREDO