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EDITAL Nº 05/2014/PROINP/IFAC - SELEÇÃO DE AVALIADORES - EDITAL Nº 05/2014/PROINP/IFAC SELEÇÃO DE AVALIADORES INTERNOS E EXTERNOS PARA COMPOSIÇÃO DE COMITÊ CIENTÍFICO E INSTITUCIONAL DO IFAC

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EDITAL Nº 05/2014 PROINP/IFAC FLUXO CONTÍNUO PARA COMPOSIÇÃO DO BANCO DE AVALIADORES INTERNOS E EXTERNOS DO COMITÊ CIENTÍFICO INSTITUCIONAL O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROINP), baseada nas Resoluções IFAC nº 123/2013, nº140/2013 e n.º 141/2013, torna público o processo de seleção para composição do Banco de Avaliadores do Comitê Científico Institucional. 1 OBJETIVO O Edital tem por objetivo compor o Banco de Avaliadores, mediante cadastro de colaboradores externos e internos, convidados para avaliar programas, projetos e bolsas de pesquisa, ensino e extensão do IFAC; 2 REQUISITOS 2.1 Ter título de doutor ou mestre; 2.2 Possuir currículo cadastrado e atualizado nos últimos seis meses na Plataforma Lattes; 2.3 Ter participado de programas e/ou projetos de pesquisa e/ou extensão, os quais devem constar no currículo Lattes; 2.4 Estar cadastrado na plataforma eletrônica SIGProj (http://sigproj1.mec.gov.br/). 3 INSCRIÇÃO 3.1 A ficha de inscrição (Anexo 1) e currículo Lattes devem ser preenchidas e enviados à Pró-reitoria de Inovação Pesquisa e Pós-Graduação por meio da plataforma eletrônica SIGProj (http://sigproj1.mec.gov.br/); 3.2 O não cumprimento do item 3.1 deste Edital acarretará na anulação da inscrição; 3.3 O manual de instruções para o cadastro e utilização do SIGProj está disponível no Anexo 2. 4 VAGAS 4.1 De acordo com os critérios pré-estabelecidos, serão aceitos inscrições até comtemplar as áreas de conhecimento divulgadas pelo CNPq, limitando-se ao número de 300 vagas. 5 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 5.1 Ficha de inscrição totalmente preenchida; 5.2 Currículo Lattes do avaliador no formato “PDF” atualizado nos últimos 6 (seis) meses, cujo link deverá ser indicado no formulário de inscrição. 6 ANÁLISE DAS PROPOSTAS 6.1 A análise da documentação e das propostas serão realizadas pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFAC; 6.2 Critérios de análise e julgamento dos projetos: AVALIADOR CRITÉRIOS DE ANÁLISE E JULGAMENTO CONCEITO Pró-reitoria de Inovação Pesquisa e Pós-Graduação do IFAC Tem título de doutorado Sim ou Não Tem título de mestrado Sim ou Não Participou de projetos de pesquisa e/ou projetos de extensão e/ou programas de extensão Sim ou Não 6.2.1 Todas as propostas submetidas que obtiverem conceito “SIM” em todos os critérios de análise e julgamento, obterão o conceito final: “Recomendado” (R); 6.2.2 Todas as propostas submetidas que obtiverem conceito “NÃO” em pelo menos um dos critérios de análise e julgamento, obterão o conceito final: “Não Recomendado” (NR); 6.3 As propostas receberão a avaliação final obtendo um dos dois conceitos finais: “Recomendado” (R) ou “Não Recomendado” (NR); 6.4 Todas as propostas recomendadas constituirão o Banco de Avaliadores Externos e Internos do IFAC. 7 OBRIGAÇÕES E COMPROMISSOS DO AVALIADOR 7.1 Receber e avaliar as propostas encaminhadas pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre. 7.2 Elaborar e enviar parecer de avaliação das propostas; 7.3 Participar “in loco”, quando solicitado pela Pró-reitoria de Inovação Pesquisa e Pós-Graduação, na avaliação de apresentação de resultados alcançados em eventos de divulgação científica do IFAC, sendo os custos de transporte e diárias custeados pela PROINP, natureza de despesas: 33.90.20 e 44.90.20 se for o caso. 7.4 Justificar a recusa de participação quando não puder cumprir as demandas a que foi solicitado. 7.5 Os avaliadores internos do IFAC devem colaborar, sempre que solicitado, na elaboração e/ou revisão de formulários de avaliação e demais documentos relacionados à avaliação e divulgação científica e tecnológica; 8 RESPONSABILIDADES DA PRO-REITORIA 8.1 Emitir declaração semestral para Diretoria de Ensino dos Câmpus do IFAC, a fim de que sejam validadas 01 (uma) h/a semanal aos avaliadores internos no Plano Individual de Trabalho (PIT); 8.2 Emitir declaração que ateste ter sido avaliador de propostas em edital específico, para o caso de avaliadores externos e internos; 8.3 Convocar e certificar a realização de qualificação na área de avaliação de projetos e utilização de sistema próprio de avaliação, sempre que julgar necessário para o caso de avaliadores internos; 8.4 Fomentar a reformulação, sempre que necessária, de documentos relacionados à avaliação e divulgação científica e tecnológica. 9 EXCLUSÃO PARCIAL OU TOTAL 9.1 O avaliador deverá solicitar sua exclusão parcial do Banco de Avaliadores para participar de edital como coordenador de proposta ou membro de equipe de programas ou projetos de pesquisa e extensão. 9.2 Deverá se declarar incompetente para avaliar projetos referentes aos editais dos quais estejam participando da equipe do projeto seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou na colateral, até o terceiro grau; ou esteja litigando judicial ou administrativamente com qualquer membro da equipe do projeto ou seus respectivos cônjuges ou companheiros. A justificativa deverá ser encaminhada à PROINP assim que o avaliador perceber a ocorrência. 9.3 O prazo máximo para solicitar a exclusão parcial é de 05 (cinco) dias úteis, a partir da data de divulgação do edital e, caso isto não ocorra, a proposta do participante será indeferida por critérios éticos; 9.4 O avaliador poderá, mediante justificativa por escrito, enviada a Pró-reitoria de Inovação Pesquisa e Pós-Graduação, solicitar sua exclusão definitiva do Banco de Avaliadores interno ou externo do IFAC; 9.5 A Pró-reitoria de Inovação Pesquisa e Pós-Graduação reserva-se ao direito de fazer o desligamento automático do Banco de Avaliadores daqueles que, por três vezes seguidas, não cumprirem o prazo estabelecido em edital específico para a análise das propostas e envio de parecer. 10. DISPOSIÇÕES GERAIS 10.1 As atividades do processo de avaliação não serão remuneradas; 10.2 As comissões de avaliação externa e interna serão compostas por integrantes do Banco de Avaliadores Internos e Externos; 10.3 Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos por meio do e-mail: copp@ifac.edu.br; 9.4 As dúvidas, os casos omissos e as situações não previstas neste Edital serão dirimidos pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. 11 CRONOGRAMA 11.1 Publicação do Edital: 01 de setembro de 2014; 11.2 Períodos de inscrições: a partir de 01 de setembro de 2014; 11.3 Período de avaliação: contínua até o número de vagas prevista no edital; Rio Branco - AC, 01 de setembro de 2014. (Original assinado) Luís Pedro de Melo Plese Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação (Original assinado) Rosana Cavalcante dos Santos Reitora Pro Tempore ANEXO 1 - EDITAL Nº 05/2014/PROINP/IFAC FICHA DE INSCRIÇÃO DE AVALIADORES ( ) Avaliador Interno ( ) Avaliador Externo Nome completo (sem abreviação): RG: CPF: Data de nascimento: Telefone: ____ - _____________ Celular: ____-____________ Instituição/Câmpus (A qual está ligado, seja como profissional ou como estudante de pós-graduação): Endereço: Endereço Profissional: E-mail para contato: Link do currículo Lattes: Áreas/subáreas de interesse (preencher com base na classificação apresentada): Áreas/Subáreas do conhecimento para classificação A. Ciências Exatas e da Terra A.1.1 - Astronomia A.2.1 - Ciência da Computação A.2.2 - Informática na Educação A.3.1 - Física A.3.2 - Ensino de Física A.4.1 - Química A.4.2 - Ensino de Química A.4.3 - Química Ambiental A.4.4 - Química Analítica A.4.5 - Química de Produtos Naturais A.4.6 - Química Industrial, Orgânica ou Inorgânica A.4.7 - Físico-Química A.5.1 - Matemática A.5.2 - Probabilidade e Estatística A.6.1 - Geociências A.6.2 - Climatologia ou Meteorologia A.6.3 - Geofísica A.6.4 - Geografia Física A.7.1 - Oceanografia B. Engenharias B.1.1 - Engenharia B.1.2 - Engenharia Civil B.1.3 - Engenharia de Materiais e Metalúrgica B.1.4 - Engenharia de Produção B.1.5 - Engenharia Elétrica B.1.6 - Engenharia Mecânica C. Ciências Biológicas C.1.1 - Biofísica C.2.1 - Biologia C.3.1 - Bioquímica C.3.2 - Biologia Molecular C.4.1 - Botânica C.4.2 - Fisiologia Vegetal C.4.3 - Morfologia e Taxonomia Vegetal C.5.1 - Ecologia C.5.2 - Ecologia Aquática C.5.3 - Ecologia Terrestre C.6.1 - Farmacologia C.7.1 - Fisiologia C.8.1 - Genética C.9.1 - Imunologia C.10.1 - Microbiologia C.11.1 - Morfologia, Citologia ou Histologia C.12.1 - Neurociências e Comportamento C.13.1 - Parasitologia C.14.1 - Zoologia D. Ciências da Saúde D.1.1 - Enfermagem D.1.2 - Enfermagem de Saúde Pública D.2.1 - Medicina D.3.1 - Saúde Coletiva D.3.2 - Epidemiologia D.3.3 - Saúde Pública D.4.1 - Odontologia D.5.1 - Farmácia D.6.1 - Nutrição D.7.1 - Fonoaudiologia D.8.1 - Fisioterapia ou Terapia Ocupacional E. Ciências Agrárias E.1.1 - Agronomia E.1.2 - Ciência do Solo E.1.3 - Economia e Sociologia Agrícola E.1.4 - Fitossanidade E.1.5 - Fitotecnia E.2.1 - Engenharia Agrícola E.3.1 - Recursos Florestais e Engenharia Florestal E.3.2 - Silvicultura E.3.3 - Conservação da Natureza E.4.1 - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca E.5.1 - Medicina Veterinária E.6.1 - Zootecnia E.7.1 - Ciência e Tecnologia de Alimentos F. Ciências Sociais Aplicadas F.1.1 - Contabilidade F.2.1 - Administração Geral e Gestão Estratégica F.2.2 - Gestão da Produção, Marketing ou Negócios F.2.3 - Gestão de Pessoas F.2.4 - Gestão Pública F.3.1 - Economia F.3.2 - Economia Regional e Urbana F.3.3 - Economias Agrária e dos Recursos Naturais F.4.1 - Turismo e Hotelaria F.4.2 - Planejamento e Projetos Turísticos F.5.1 - Direito F.5.2 - Direito Ambiental F.5.3 - Direito Constitucional F.5.4 - Direito Penal F.6.1 - Arquitetura e Urbanismo F.7.1 - Planejamento Urbano e Regional F.8.1 - Demografia F.9.1 - Comunicação F.10.1 - Documentação e Informação Científica F.11.1 - Educação Física e Esportes F.12.1 - Serviço Social G. Ciências Humanas G.1.1 - Antropologia G.2.1 - Arqueologia G.3.1 - Filosofia G.4.1 - Geografia G.4.2 - Geografia Humana G.5.1 - História G.5.2 - História da Cultura G.5.3 - História Social G.6.1 - Ciência Política G.7.1 - Administração, Planejamento e Avaliação Educacional G.7.2 - Currículo G.7.3 - Educação a Distância G.7.4 - Educação Ambiental G.7.5 - Educação Básica G.7.6 - Educação de Adultos G.7.7 - Educação Especial G.7.8 - Educação Matemática G.7.9 - Educação Rural G.7.10 - Ensino de Ciências G.7.11 - Ensino Profissionalizante G.7.12 - Ensino Superior G.7.13 - Ensino-Aprendizagem G.7.14 - Formação de Professores (Inicial e Contínua) G.7.15 - História da Educação G.8.1 - Psicologia G.9.1 - Sociologia H. Artes, Letras e Linguística H.1.1 - Artes ou Educação Artística H.2.1 - Letras H.3.1 - Literatura H.4.1 - Linguística H.4.2 - Linguística Aplicada H.4.3 - Teoria e Análise Linguística H.5.1 - Semiótica ANEXO 3 – EDITAL Nº 05/2014/PROINP/IFAC MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA O CADASTRO E UTILIZAÇÃO DO SIGProj 1 A ficha de inscrição (Anexo 1) e currículo Lattes devem ser enviados à Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação por meio da plataforma eletrônica SIGProj (http://sigproj1.mec.gov.br/); 2 Na página inicial do SIGProj clique em “Não sou cadastrado”; 3 Preencha todos os campos obrigatórios e clique em “Continuar”; 4 Novamente, preencha todos os campos obrigatórios e clique em “Enviar Cadastro”; 5 Retorne à página inicial do Sigproj e insira seu CPF e senha; 6 Na parte superior a direita, clique em “Pesquisa”; 7 No campo “Editais Abertos”, encontre e clique em “Edital nº 03/2014/PROINP/IFAC seleção de avaliadores de projetos de pesquisa e projetos e programas de extensão tecnológica”; 8 Clique no símbolo na cor verde “+” para iniciar a submissão dos anexos. Posteriormente, clique em “Prestação de Serviço”; 9 Leia atentamente as observações e clique em “Concordo”; 10 Preencha todos os dados. No campo unidade de geral selecione “PROINP” – Próreitoria de inovação”. No campo unidade de origem selecione seu câmpus para servidores do IFAC ou selecione “Externo” para servidores de outra instituição. Após o total preenchimento clique em “Próximo Passo”; 11 Selecione modelo (anexo 1 - Ficha de inscrição), preencha e clique em “Clique aqui” para anexar ou apagar arquivos. Selecione o arquivo que deseja enviar. Clique em “inserir” e repita os passos até que todos os documentos obrigatórios sejam anexados. Os documentos obrigatórios são a ficha de inscrição e Currículo Lattes; 12 Para previnir erros, clique em “Salvar” após cada etapa preenchida. Antes de “Enviar a proposta para julgamento”, clique em “Verificar Pendências” e corrija os erros indicados.