UFPB - Universidade Federal da Paraíba

PROBEX 2014 - PROBEX 2014

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UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIA PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO – PROBEX CONVOCATÓRIA – 2014 A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PRAC e a Coordenação de Programas de Ação Comunitária – COPAC convocam a Comunidade Universitária a participar do Programa de Bolsas de Extensão – PROBEX, Edição 2014. Esse programa se constitui em uma das estratégias da política de extensão da UFPB, que prioriza a formação acadêmica e cidadã do seu corpo discente através de ações identificadas com as necessidades e as demandas da sociedade paraibana, no sentido de promover o desenvolvimento a partir de um trabalho conjunto com as comunidades e grupos envolvidos. O PROBEX é mantido com recursos próprios da Universidade, previstos no seu orçamento, e tem o propósito de contribuir para a formação acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação e das escolas técnicas, a partir da experiência em ações de extensão universitária. A COPAC é responsável pela seleção de projetos e implementação das bolsas, conforme sua base normativa que está fixada nas Resoluções do CONSEPE Nº 09/93 e Nº 76/97. Diante do exposto, faz-se necessária a colaboração dos Centros, Departamentos e Setores, ou/e de parceiros externos, com outras formas de apoio e recursos para contribuir para a execução dos projetos do PROBEX. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ATIVIDADES PERÍODO O(a) coordenador(a) prepara e registra o projeto no Sistema PROBEX http:/prac.ufpb.br/copac 24/03 a 22/04/2014 Reunião entre Assessores dos Centros e dos Departamentos e proponentes de projetos para orientação da avaliação PROBEX 2014 23/04/2014 Processo de avaliação pelo sistema PROBEX: http:/prac.ufpb.br/copac 24/04 a 30/04/2014 Resultado da seleção 05/05/2014 Inscrição dos alunos, seleção dos bolsistas e divulgação do resultado via Assessoria de Extensão de cada Centro 05 a 09/05/2014 Inserção dos Projetos aprovados no atual sistema de Extensão 12 a ATIVIDADES PERÍODO http://SIGproj1.mec.gov.br 19/05/2014 Início da Bolsa PROBEX 20/05/2014 Vigência da Bolsa – Ano letivo (calendário CONSEPE) 2014.1 e 2014.2 XV Encontro de Extensão – ENEX 10/2014 I - CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS 1.1 Distribuição das bolsas O PROBEX – 2014 contará com 433 bolsas de extensão, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) que serão distribuídas conforme aprovação dos projetos no processo seletivo, na seguinte proporção: a) 112 bolsas distribuídas equitativamente com os Centros (07 para cada Centro, respeitando-se a pontuação mínima média de 7,0 dada pelos critérios de seleção, em ordem decrescente); b) 21 bolsas, equivalentes a 5% do total para projetos estratégicos de extensão para os setores vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PRAC, respeitando-se a pontuação mínima média de 7,0 dada pelos critérios de seleção; c) 34 bolsas distribuídas, proporcionalmente, a alunos para atuarem nas Assessorias de Extensão, conforme o número de projetos aprovados em cada Centro. Esses bolsistas serão vinculados ao Projeto Registro de Extensão da COPAC/PRAC. d) 266 serão distribuídas segundo a classificação obtida pelos projetos no processo de seleção em ordem decrescente. e) Em situações em que houver bolsas residuais, as mesmas deverão ser redistribuídas como segunda bolsa aos projetos que apresentarem as melhores notas. 1.2 Inscrições de Projetos O proponente, docente ou técnico de nível superior, poderá coordenar apenas um projeto de Extensão - PROBEX 2014. A equipe do projeto poderá ser composta por professor ou Técnico extensionista orientador, na qualidade de coordenador; professor(es) ou servidor(es) extensionista(s),na qualidade de colaborador(es); extensionista(s) colaborador(es), na qualidade de membros externos ; aluno(s) bolsista(s) e aluno(s) colaborador(es), em número proporcional ao âmbito e às demandas do projeto. O proponente deverá fazer o cadastramento pessoal e gerar uma senha de acesso no Sistema PROBEX - http://prac.ufpb.br/copac, para em seguida inscrever o projeto. Após o processo de avaliação e publicação da classificação, o coordenador deverá inserir no Sigproj o projeto aprovado, anexando os seguintes documentos: a) certidão de aprovação do projeto pelo Departamento ou Setor ao qual o projeto está vinculado; b) certidão de que o projeto está articulado ao Projeto Pedagógico do Curso de graduação, emitida pela coordenação de curso, se for o caso; c) documento de concordância do órgão/setor/entidade parceira que abrigará o projeto, se for o caso. d) Declaração de Anuência da Assessoria de Extensão do Centro. e) Ficha de Cadastro da Equipe Executora, identificando os colaboradores e bolsistas com as seguintes informações: para os professores e técnicos administrativos (Centro/Unidade de Origem, Matrícula SIAPE, CPF, RG, Departamento, Função e Carga Horária) e para os discentes Curso, Matrícula, CPF e Carga Horária). Anexo 1. Os projetos serão relacionados às áreas temáticas de maior expressão, conforme relação a seguir: 1. Comunicação 2. Cultura 3. Direitos Humanos e Justiça 4. Educação 5. Meio Ambiente 6. Saúde 7. Tecnologia e Produção 8. Trabalho II - PROCESSO SELETIVO Serão classificados os projetos que atingirem a pontuação mínima média de 7,0 (de um máximo de 10,0) dada pelos critérios de seleção (item 3). O processo de seleção compreende: 1. Comissão de Seleção A Comissão Permanente de Seleção do PROBEX é responsável pelo estabelecimento dos critérios e etapas, pelo gerenciamento operacional do processo de seleção, sendo formada pelo Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Técnicos da PRAC e Comitê Assessor. 2. Processo de Avaliação A seleção das propostas será feita por corpo de pareceristas que será constituído pelos coordenadores que apresentem projetos, Comitê Assessor, Técnicos da PRAC e outros extensionistas de comprovada experiência no desenvolvimento/gerenciamento de projetos de extensão. O Coordenador/proponente deverá avaliar três (3) projetos. Caso contrário, terá sua proposta, automaticamente, excluída do processo classificatório. 3. Critérios Prévios de Aceitação do Projeto O proponente do projeto deverá atender os seguintes critérios: 3.1 Ser docente ou servidor com função de nível superior na UFPB; 3.2 Inscrever o projeto para a avaliação no Sistema PROBEX (http:/prac.ufpb.br/copac), cumprindo calendário de atividades, com geração do número do protocolo pelo sistema; 3.3 Ter enviado o Relatório Final do projeto PROBEX 2013, pelo SIGproj, se for o caso. O não cumprimento desses critérios implica na desclassificação da proposta. III - CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS PROJETOS 1. Relevância Acadêmica 1.1. Articulação das atividades de extensão propostas com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). 1.2. Articulação com o ensino (conteúdos de disciplinas, procedimentos metodológicos) e a pesquisa (produção e difusão de dados da realidade, subsídio dos dados para a intervenção). 1.3. Articulação das áreas do conhecimento na consecução do projeto, por meio da interdisciplinaridade. 1.4. Participação de outros extensionistas, além do coordenador do projeto. 1.5. Fundamentação conceitual e metodológica. 2. Relevância Social 2.1. Articulação do projeto com as necessidades e as demandas provenientes da sociedade e grupos. 2.2. Participação e engajamento da população/grupos participantes. 2.3. Vínculo claro dos objetivos e metas com a população participante. 2.4. Grau de vulnerabilidade da população participante. 2.5. Objetivos dirigidos a empoderar os participantes. 3. Viabilidade de execução do projeto 3.1. Objetivos geral e específicos apropriadamente formulados e vinculados com metas. 3.2. Coerência entre os objetivos e metas e a estratégia/atividades propostas. 3.3. Mecanismos e formas de monitoramento e avaliação bem estabelecidos. 3.4. Consistência do plano e cronograma de atividades. IV – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS 1. O desenvolvimento dos projetos será acompanhado pela Coordenação de Programas e Ação Comunitária-COPAC. 2. Mudanças e/ou adequações no projeto aprovado deverão ser comunicadas à Assessoria de Extensão do Centro que, por sua vez, solicitará à COPAC a liberação do projeto para as devidas alterações no sistema SigProj. 3. O coordenador é responsável pela atualização dos dados informados no SIGproj. V – SELEÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS E COLABORADORES 5.1 Requisitos e inscrição a. Estar regularmente matriculado(a) na UFPB; b. Não participar, como bolsista, de outros programas acadêmicos; c. Ter registro no SIGproj (http://SIGproj1.mec.gov.br) ; d. Não ter relação de consanguinidade de 1º e 2º graus com o(a) orientador(a); e. Os alunos só poderão participar do Projeto, como Bolsista de Extensão PROBEX, em no máximo duas edições, conforme Parágrafo Único da Resolução Nº 76/97; f. Não ser concluinte; g. As inscrições serão realizadas junto às Assessorias de Extensão dos Centros e unidades da UFPB as quais os projeto estão vinculados, apresentando a seguinte documentação:  Ficha de inscrição (disponível pela Assessoria de Extensão);  Histórico escolar atualizado emitido pela coordenação do curso ou CODESC;  Cópia física de CPF e RG;  Comprovante de conta corrente individual (não pode ser poupança).  Os alunos selecionados deverão, impreterivelmente, assinar o Termo de Compromisso em três vias, disponível na Unidade de origem do projeto, sendo uma arquivada na Assessoria de Extensão do Centro ou Unidade do projeto, uma na COPAC/PRAC e a outra de posse do aluno (anexo2).  A assessoria de Extensão deverá encaminhar à COPAC a ficha de cadastro dos alunos selecionados (anexo 3) até o dia vinte (20) de maio de 2014.  Os alunos selecionados terão direito a um total de oito (8) bolsas, no valor unitário de 400,00 (quatrocentos reais), respeitando-se o ano letivo de 2014. 5.2 Atribuições dos Bolsistas a. Executar o projeto com dedicação mínima de 20 (vinte) horas semanais; b. Elaborar o relatório final e entregar ao coordenador que, por sua vez, deverá incorporar, como anexo, no Sigproj. c. Apresentar os resultados da atividade no XV Encontro de Extensão (ENEX) promovido pela PRAC, previsto para outubro de 2014. VI – DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Os certificados de participação serão emitidos pela COPAC/PRAC, àqueles que tiverem participação total no projeto. Os participantes com envolvimento parcial terão direito a uma declaração de participação correspondente à sua carga horária informada no projeto, via Sigproj. 2. Os certificados de participação da equipe executora só serão emitidos àqueles informados no Relatório Final e já constantes no Projeto com suas respectivas atividades e carga horária. 3. A frequência mensal dos alunos bolsistas e colaborador(es) deverá ser encaminhada através do formulário (anexo 4) pelo Coordenador do projeto à Assessoria de Extensão do Centro até o dia 20 de cada mês, que, por sua vez, a remeterá à COPAC/PRAC até o dia 25 (o não cumprimento dos prazos implicará na suspensão do pagamento da bolsa). 4. O desligamento e/ou substituição de alunos bolsistas e voluntários deverá ser comunicado através do formulário (anexo 5), pelo Coordenador do projeto à Assessoria de Extensão do Centro até o dia 20 de cada mês que, por sua vez, a remeterá à COPAC/PRAC até o dia 25. A COPAC fará a liberação do projeto no SIGproj para atualização da equipe pelo coordenador do projeto. Os casos omissos serão decididos pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PRAC. João Pessoa, 24 de março de 2014. Bernardina Silva de Carvalho Coordenador/COPAC Orlando de Cavalcanti Villar Filho Pró-Reitor/PRAC