UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Processo seletivo de Iniciação Científica PIBIC, PIBITI e PIVIC - CNPq/UFGD 2014-2015 - Edital n.º 01/2014 - PIBIC, PIBITI e PIVIC - CNPq/UFGD 2014-2015

Edital de abertura de inscrições ao Programa Institucional de Bolsas De Iniciação Científica (PIBIC), ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e ao Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), com vigência entre 1º de agosto de 2014 e 31 de julho de 2015.



 

EDITAL N.º 01/2014/COPQ/PROPP/UFGD Dourados, 1º de abril de 2014

 

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq-UFGD), PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI/CNPq-UFGD) E PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIVIC/CNPq-UFGD).

 

 A Presidente do Comitê Interno de Iniciação Científica, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital de abertura de inscrições visando à seleção de bolsistas e voluntários, conforme o caso, ao PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC), ao PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI) E ao PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIVIC), com vigência no período de 1º de agosto de 2014 a 31 de julho de 2015.

 

1. INSCRIÇÕES:

 

1.1. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 1º e 30 de abril de 2014 exclusivamente pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj/MEC), no seguinte endereço eletrônico: <http://sigproj1.mec.gov.br>, no prazo de vigência deste Edital, conforme manual disponível na página da Iniciação Científica/UFGD (<http://www.ufgd.edu.br/propp/copq/iniciacaocientifica/downloads>).

1.2. Os documentos necessários para a inscrição a serem incluídos no SIGProj serão:

a) Plano de trabalho do aluno com no máximo 06 (seis) páginas e vinculado a projeto de pesquisa do orientador, conforme modelo disponível na página da Iniciação Científica/UFGD (<http://www.ufgd.edu.br/propp/copq/iniciacaocientifica/downloads>).

Parágrafo primeiro: No caso do PIBITI, além destes requisitos, o plano de trabalho do aluno precisa ser na área tecnológica ou de inovação e, ainda, estar vinculado a empresas, comunidade ou organizações afins.

Parágrafo segundo: Além de ser enviado pelo sistema SIGProj, os planos de trabalho também deverão ser submetidos em via impressa às faculdades, as quais, após a aprovação, enviarão para a COPQ/PROPP somente as respectivas resoluções de aprovação até o prazo estabelecido no item 1.1, sob pena de não homologação da proposta pelo Comitê Interno de IC/UFGD.

b) Currículo Lattes do orientador atualizado e gerado em abril/2014 diretamente da Plataforma Lattes apenas com a produção relativa ao período de 2011 até a data de inscrição.

c) Ficha de pontuação devidamente preenchida conforme modelo disponível na página da Iniciação Científica/UFGD (<http://www.ufgd.edu.br/propp/copq/iniciacaocientifica/downloads>) indicando-se a (s) área (s) QUALIS CAPES e relacionando-se apenas a produção científica lançada no CV Lattes.

d) Comprovantes de produção científica dos itens 6 e 7 da Tabela 01 deste Edital;

Parágrafo único: Os documentos comprobatórios das demais produções relacionadas na ficha de pontuação poderão ser solicitados a qualquer momento pelo Comitê Interno de Iniciação Científica/UFGD, por amostragem aleatória.

e) Indicação de que o docente está inserido em grupo de pesquisa devidamente certificado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, no momento da inscrição, mediante a indicação do respectivo link na ficha de pontuação;

f) Projeto de pesquisa do orientador, como coordenador ou membro da equipe, ao qual o plano de trabalho do aluno esteja vinculado.

Parágrafo primeiro: É de responsabilidade do professor o envio dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos ou animais a um Comitê de Ética em Pesquisa reconhecido pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) para a emissão do parecer devido.

Parágrafo segundo: Os documentos do aluno serão enviados posteriormente, conforme critérios e data a serem definidos pela COPQ/PROPP.


2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA


2.1.  Quanto ao orientador:

a) Possuir o título de mestre ou doutor;

b) Possuir regime de trabalho de dedicação exclusiva (DE);

c) Não estar licenciado/afastado da UFGD, por qualquer motivo, por mais de seis meses no período de vigência das atividades do aluno;

d) Ser pesquisador com produção científica, na área de conhecimento do projeto de pesquisa;

e) Participar de grupo de pesquisa credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq e certificado pela instituição;

f) Apresentar projeto de pesquisa com viabilidade técnica e financeira, acompanhado do Plano de trabalho do aluno;

g) Escolher um aluno com perfil e desempenho acadêmico compatível com as atividades de pesquisa observando-se princípios éticos e isenção de conflitos de interesse;

h) Comprometer-se a orientar o aluno em todas as fases do trabalho científico;

i) Comprometer-se a acompanhar os alunos no IX Encontro de Iniciação Científica em datas e condições a serem posteriormente definidas pela COPQ/PROPP;

j) Assegurar-se de que há condições físicas e técnicas para a execução do plano de trabalho.

k) Ter cumprido com todos os deveres dos programas de iniciação científica anteriores.

2.1.1. Poderão também ser orientadores de iniciação científica/UFGD:

a) Os detentores de bolsas DCR (Desenvolvimento Científico Regional) e PNPD (Programa Nacional de Pós Doutorado), os professores visitantes e outros doutores;

b) Servidores técnico-administrativos da UFGD com doutorado.

Parágrafo único: Os profissionais relacionados nas alíneas "a" e "b" podem ser orientadores, nos termos deste Edital, no caso de suas atividades serem desenvolvidas na UFGD, de o projeto de pesquisa relativo à atividade estar cadastrado na COPQ/PROPP e de o período da iniciação científica ser compreendido na vigência da bolsa/salário do orientador.

 

2.2.  Quanto ao projeto de pesquisa docente:

2.2.1. O orientador deve obrigatoriamente ser coordenador ou membro da equipe de um projeto de pesquisa que esteja devidamente cadastrado, ou enviado para cadastro até o dia 11 de abril de 2014, em formulário próprio, na COPQ/PROPP/UFGD.

 

2.3.  Quanto ao plano de trabalho:

2.3.1. No sistema SIGProj, o orientador deverá submeter uma proposta para cada plano de trabalho e, consequentemente, um plano de trabalho para cada aluno.

2.3.2. No caso do PIBIC/PIVIC, o plano de trabalho deverá fazer parte do projeto de pesquisa ao qual o orientador esteja vinculado.

2.3.3. No caso do PIBITI, o plano de trabalho deverá fazer parte do projeto de pesquisa em desenvolvimento tecnológico e/ou inovação ao qual o orientador esteja vinculado.

Parágrafo único: O plano de trabalho deve ter viabilidade de ser executado no período de agosto/2014 a julho/2015.

 

3.    Número de vagas por orientador

 

3.1. No caso do PIBIC, os orientadores com doutorado poderão apresentar até 02 (duas) propostas e com mestrado, apenas 01 (uma).

3.2. No caso do PIBITI, cada orientador poderá apresentar apenas 01 (uma) proposta, independentemente de titulação.

3.3. No caso do PIVIC, cada orientador poderá apresentar até 03 (três) propostas, independentemente de titulação.

3.3.1. Da quota disponível para o PIBIC, 60% será distribuída como primeira bolsa para os professores com as maiores pontuações, conforme a classificação final, em ordem decrescente; os 40% restantes serão distribuídos como segunda bolsa respeitando-se a ordem da pontuação;

3.3.2. Primeiramente, serão distribuídas as bolsas do CNPq até se esgotar a quantidade disponível, dentro dos 60% que darão direito à primeira bolsa e, posteriormente, as bolsas da UFGD, até se esgotar a quota de 60% do total.

Parágrafo primeiro: Caso o orientador apresente propostas que excedam os limites estipulados nos itens 3.1, 3.2 e 3.3, todas serão desclassificadas.

Parágrafo segundo: As propostas de PIBIC/PIBITI classificadas como “Recomendado”, mas cuja quota total de bolsas tenha sido insuficiente para atender ao orientador, total ou parcialmente, poderão ser convertidas em PIVIC, desde que o orientador apresente a documentação devida no prazo estabelecido pela COPQ/PROPP.

 

4. Etapas do processo seletivo:

 

4.1.  Primeira etapa - Análise da documentação e homologação das inscrições:

4.1.1. A análise documental será feita pelo Comitê Interno de Iniciação Científica/UFGD e, caso a proposta não atenda aos termos deste Edital, a mesma não será homologada e não participará das demais etapas do processo seletivo.

 

4.2.  Segunda etapa - Análise do mérito das propostas:

4.2.1. A ficha de pontuação será conferida pelo Comitê Interno de Iniciação Científica/UFGD, sendo que a pontuação final de cada inscrito definirá a sua classificação na respectiva grande área do conhecimento (Anexo 01);

4.2.2. Análise final do mérito das solicitações será feita por consultores ah hoc (externos à UFGD) mediante a atribuição dos conceitos “Recomendado” (R) ou “Não recomendado” (NR).

 

4.3.  Terceira etapa - Classificação das solicitações:

4.3.1. A distribuição das bolsas da quota institucional (CNPq e UFGD) será feita proporcionalmente à demanda qualificada PIBIC e PIBITI por grande área do conhecimento (Ciências da Vida, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Exatas – Anexo 1).

4.3.2. A classificação das solicitações incluídas como demanda qualificada (Recomendados), por grande área do conhecimento, obedecerá aos seguintes critérios:

a) Maior pontuação do orientador;

b) Em caso de empate, será dada, sucessivamente, prioridade para:

1º) professor com bolsa de produtividade em pesquisa/CNPq;

2º) professor permanente/colaborador em programa de pós-graduação stricto sensu;

3º) maior pontuação em artigos publicados em periódicos científicos especializados e indexadas com conceito Qualis A1 e A2, nesta ordem;

4º) maior pontuação em artigos publicados em periódicos científicos especializados e indexados com conceito Qualis B1 a B5, nesta ordem;

5º) maior pontuação em revistas Qualis C/livros/capítulo de livro.

 

4.4. Quarta etapa - Distribuição das bolsas:

4.4.1. Definida a demanda qualificada, a distribuição nas três grandes áreas (Anexo 1) e a classificação dos orientadores em ordem decrescente de pontuação, proceder-se-á à distribuição das bolsas em duas fases:

4.4.1.1. Primeira fase: Serão distribuídas as bolsas, dentro de cada área de conhecimento, obedecendo-se à ordem de classificação e o limite disposto nos itens 3.1 e 3.3, conforme a natureza do programa (PIBIC ou PIBITI);

4.4.1.1.1.  No caso do PIBITI, a fase de distribuição encerrar-se-á distribuindo-se 01 (uma) bolsa para cada um dos primeiros colocados, em cada grande área, até o limite da demanda qualificada e da quota disponibilizada pelo CNPq.

4.4.1.1.2. No caso do PIBIC, a distribuição da primeira bolsa compreender-se-á na atribuição de 01 (uma) bolsa para cada um dos primeiros colocados, em cada grande área, até o limite da demanda qualificada e o esgotamento de 60% da quota institucional (CNPq e UFGD);

4.4.1.2. Segunda fase: A seguir, no caso do PIBIC, a distribuição da segunda bolsa compreender-se-á na atribuição de 01 (uma) bolsa para cada um dos primeiros colocados, em cada grande área, até o limite da demanda qualificada e o esgotamento dos 40% restantes da quota institucional (CNPq e UFGD).

 

5.    Parâmetros gerais de pontuação:

 

5.1. A pontuação do orientador considerará exclusivamente a produção científica, tecnológica e artística registrada em seu currículo Lattes/CNPq (versão anexada à proposta no SIGProj);

5.2. As publicações listadas no Currículo Lattes deverão ser apresentadas de forma completa, contendo: autor, título, periódico/editora, volume, páginas e ano, caso contrário, não serão pontuadas.

Parágrafo único: Quando o trabalho não tiver paginação, informar o número total de páginas no Lattes em “observações”.

5.3. O Qualis/CAPES utilizado para a pontuação dos artigos científicos levará em consideração até duas áreas definidas pelo orientador na ficha de pontuação.

5.4. A pontuação do orientador será determinada conforme critérios listados na Tabela 1.

Parágrafo único: Ressalvando-se o previsto no item 1.2, alínea “d”, parágrafo único, deste Edital, o orientador precisará comprovar, mediante documento anexo à proposta no SIGProj, apenas os itens 6 e 7 da Tabela 1.


TABELA 1 - Pontuação da produção científica, tecnológica e artística do orientador relativa ao período de 2011 até a data da inscrição:

 

Item

Produção científica, tecnológica e artística

Valor Unitário

1.

Artigos publicados em periódicos científicos especializados com corpo editorial

 

1.1

Conceito A1 (QUALIS)

30

1.2

Conceito A2 (QUALIS)

26

1.3

Conceito B1 (QUALIS)

21

1.4

Conceito B2 (QUALIS)

17

1.5

Conceito B3 (QUALIS)

12

1.6

Conceito B4 (QUALIS)

7

1.7

Conceito B5 (QUALIS)

3

1.8

Conceito C (QUALIS) (máximo dois)

2

1.9

Demais periódicos com ISSN/ISBN (máximo dois)

1

2.

Trabalhos completos publicados em anais de eventos (sete páginas ou mais)

 

2.1

Internacionais (máximo seis)

5

2.2

Nacionais (máximo seis)

3

2.3

Regional/Local (máximo seis)

1

3.

Resumos expandidos (mínimo quatro páginas) publicados em anais de eventos.

 

3.1

 Internacionais (máximo seis)

3

3.2

Nacionais (máximo seis)

2

3.3

Regionais/Local (máximo seis)

1

4.

Resumos simples publicados em anais de eventos, desde que não pontuados nos itens 2 e 3. 

 

4.1

Internacionais (máximo seis)

2

4.2

Nacionais (máximo seis)

1

5.

Patente registrada de produtos/processos de registro junto ao INPI

30

6.

Livros publicados (com corpo editorial e QUALIS) - (com comprovação)

 

6.1

Internacional

30

6.2

Nacional

21

6.3

Capítulos de livros publicados

 

6.4

Internacional

10

6.5

Nacional

7

6.6

Tradução de livros completos 

7

6.7

Tradução de capítulos de livros

4

7.

Organização de livro com corpo editorial (com comprovação)

8

8.

Editor de Periódico com QUALIS (B5 a A1) ou organizador de dossiê (por periódico ou dossiê)

5

9.

Confecção de mapas e cartas geográficas (máximo seis).

2

10.

Orientações

 

10.1

Monografia e outros trabalhos de conclusão de curso, concluído e aprovado (máximo seis)

2

10.2

Iniciação Científica (PIBIC/PIVIC/PIBITI/PIBIC-AF/CNPq-balcão/PET) pontos por aluno e por ano concluído. 

3

10.3

Doutorado concluído e aprovado

9

10.4

Doutorado em andamento

6

10.5

Mestrado concluído e aprovado

6

10.6

Mestrado em andamento

4

11

Co-orientações concluídas e aprovadas

 

11.1

Doutorado (máximo de três)

3

11.2

Mestrado (máximo de três)

2

12

Participação em bancas examinadoras de Doutorado – membro titular

 

12.1

Interna à UFGD (máximo seis)

3

12.2

Externa à UFGD

5

13.

Participação em bancas examinadoras de Mestrado – membro titular

 

13.1

Interna à UFGD (máximo seis)

2

13.2

Externa à UFGD

3

14.

Professor com bolsa de produtividade em pesquisa ou inovação tecnológica/CNPq

 

14.1

Nível 01

30

14.2

Nível 02

20

15.

Tutor do Programa de Educação Tutorial/PET

5

16.

Projeto de pesquisa com fomento externo – FUNDECT, FINEP, CNPq, CAPES e outros.

 

16.1

Coordenador

5

16.2

Membro da equipe (máximo três)

1

17

Projeto de Pesquisa na UFGD (Coordenador)

1

18.

Assessoria/avaliação a órgãos externos - CAPES, CNPq, FUNDECT, MEC e outros (máximo cinco).

2

19.

Avaliação de artigos submetidos a periódicos indexados e, ou, inseridos no Qualis e pareceres ad hoc para CAPES e CNPq e em livros com corpo editorial (máximo nove).

 2

20.

Coordenador de comissões organizadoras de eventos científicos.

 

20.1

Internacionais

4

20.2

Nacionais

3

20.3

Regionais/Locais

2


6.    Cronograma do processo seletivo:


Evento

Período

  1º a 30 de abril de 2014

2. Análise preliminar e homologação das inscrições pelo Comitê Interno de IC/UFGD.

05 a 09 de maio

3. Publicação da homologação das inscrições.

16 de maio

4. Período para reconsiderações.

19 a 23 de maio

5. Republicação da homologação das inscrições.

26 de maio

6. Análise das solicitações pelos consultores externos.
27 de maio a 13 de junho

7. Divulgação da classificação preliminar.

Após confirmação da quota institucional pelo CNPq

8. Período para reconsiderações. Após confirmação da quota institucional pelo CNPq
9. Resultado final do processo seletivo. Após confirmação da quota institucional pelo CNPq

10. Entrega dos documentos para a implementação das bolsas (Após edital a ser publicado em momento oportuno).

28 a 31 de julho



7.    Disposições gerais 

7.1. Em hipótese alguma serão homologadas inscrições com documentação incompleta;

7.2. Em nenhum momento do processo seletivo, incluindo os períodos de reconsideração, poderão ser anexados documentos não relacionados neste Edital ou entregues fora do prazo;

7.3. A documentação e as informações prestadas pelo orientador serão de sua inteira responsabilidade, sendo passível de exclusão do processo seletivo aquele que não fornecer documentação completa, correta e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos;

7.4. O valor da bolsa será fixado pelo CNPq e pela UFGD;

7.5. A concessão da bolsa não implica vínculo empregatício com quaisquer dos órgãos financiadores;

7.6. A UFGD e o CNPq poderão cancelar, suspender e/ou solicitar devolução da bolsa a qualquer momento, caso verifiquem o descumprimento das normas estabelecidas no presente;

7.7. Para quaisquer esclarecimentos relativos a este edital, os interessados deverão procurar a Coordenadoria de Pesquisa/PROPP, à qual cabe conduzir o processo de seleção;

7.8. Fazem parte das normas deste Edital as disposições do Termo de Compromisso e do manual do PIBIC/CNPq, independentemente de transcrição;

7.9. Os casos omissos serão analisados e resolvidos pelo Comitê Interno de Iniciação Científica/UFGD.

 


ANEXO 01


Três Grandes Áreas do Conhecimento

1.

Ciências da Vida

1.1

Agronomia

1.2

Biotecnologia

1.3

Ciências Biológicas

1.4

Engenharia Agrícola

1.5

Gestão Ambiental

1.6

Medicina

1.7

Nutrição

1.8

Zootecnia

2.

Ciências Exatas

2.1

Engenharia de Alimentos

2.2

Engenharia de Aquicultura

2.3

Engenharia Civil

2.4

Engenharia de Computação

2.5

Engenharia Mecânica

2.6

Engenharia de Produção

2.7

Engenharia de Energia

2.8

Física

2.9

Licenciatura em Computação

2.10

Matemática

2.11

Química

2.12

Sistemas de Informação

3.

Ciências Humanas

3.1

Administração

3.2

Artes Cênicas

3.3

Ciências Contábeis

3.4 Ciências Sociais

3.5

Direito

3.6

Economia

3.7

Educação Física

3.8

Geografia

3.9

História

3.10

Letras

3.11

Licenciatura Indígena

3.12

Licenciatura em Pedagogia

3.13

Pedagogia

3.14

Psicologia

3.15

Relações Internacionais