UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

PIBIC/PIBITI/CNPQ - UFMS 2014/2015 - PIBIC/PIBITI/CNPQ - UFMS 2014/2015

Este edital não possui texto de chamada.



EDITAL Nº 39, DE 19 DE MARÇO DE 2014.

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital, de abertura de inscrições, visando à seleção de candidatos ao PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) – CNPq/UFMS e VOLUNTÁRIOS – e PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (PIBITI), para o período de agosto de 2014 a julho de 2015.

 
1  –    PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO:
 

           As inscrições deverão ser formuladas e registradas no período de 27 de março a 22 de abril de 2014 diretamente no Sistema de Informação e Gestão de Projetos no (SIGPROJ/MEC) – site: http://sigproj1.mec.gov.br - no prazo de vigência deste Edital, independentemente de problemas de acesso e de conexão ao SIGPROJ. Os documentos necessários para inscrição serão:

 

1.        O Plano de Trabalho com, no máximo, dez páginas, contendo os itens enumerados no modelo disponível no SIGPROJ para preenchimento;

2.        A Ficha de Pontuação devidamente preenchida no modelo disponível no SIGPROJ;

3.        O Currículo Lattes do Orientador, atualizado (produção científica de 2011 até a data da inscrição) e impresso obrigatoriamente da página do CNPq. Não será permitida a substituição do Currículo após a entrega da documentação. Atentar para o fato de que todas as informações contidas na Ficha de Pontuação deverão estar também no CV Lattes (o Currículo Lattes deverá ser anexado em arquivo no formato.pdf);

4.        A Cópia do Termo de Concessão/Outorga ou documento similar, no caso de projeto com financiamento externo à UFMS (deverá ser anexado em arquivo no formato. pdf);

5.        Cópia do número do protocolo de entrada ou carta de aprovação do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) (situação informada pelo pesquisador na folha cadastral do projeto de pesquisa) e/ou Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) quando envolver produtos transgênicos, conforme Decreto 1.752/95 (deverá ser anexado em arquivo no formato .pdf);

6.        No caso de renovação do Plano de Trabalho, incluir: Carta do Orientador, explicitando os avanços obtidos pelo bolsista, e cópia do Relatório Parcial detalhado das atividades desenvolvidas pelo bolsista. Para caracterizar-se como renovação, a solicitação deverá demonstrar a continuidade do Plano de Trabalho (ambos deverão ser anexados em arquivo no formato .pdf);

7.        Toda a documentação e as informações prestadas serão de inteira responsabilidade do Orientador, sendo excluído do processo seletivo aquele que não fornecer documentação de forma completa, correta e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos. As Propostas encaminhadas fora do prazo fixado neste Edital ou que não atenderem às exigências nele contidas serão desconsideradas.

 
2   –   Requisitos para PARTICIPAÇÃO DO ORIENTADOR/PESQUISADOR NOS PROGRAMAS PIBIC E PIBITI:
 

O orientador/pesquisador deve ter submetido ou prorrogado o seu projeto de pesquisa até 19 de dezembro de 2013, na plataforma SIGPROJ da pesquisa.

O orientador/pesquisador deve ter projeto de pesquisa aprovado/prorrogado na CPq/PROPP, com vigência mínima até julho/2015.

O projeto de pesquisa que envolva seres humanos ou animais e que necessite de aprovação deve ter sido submetido (apresentar nº de protocolo) ou ter a carta de aprovação do CEP ou CEUA, e apresentar o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) quando envolver produtos transgênicos, conforme Decreto 1.752/95.

Ficam automaticamente impedidos de se inscreverem no Programa os orientadores e ex-bolsistas que não cumpriram com os deveres dispostos no Termo de Aceite para Concessão de Bolsa, nos períodos anteriores, enquanto não regularizarem sua situação no Programa.

É expressamente vedada a inscrição de Planos de Trabalho já anteriormente contemplados, exceto pedidos de renovação.

Somente será aceito o pedido de bolsa feito por orientador cujo currículo esteja na Plataforma Lattes. Os documentos comprobatórios da produção indicada na ficha de pontuação poderão ser solicitados a qualquer momento, por amostragem aleatória, dentro das grandes áreas do conhecimento.

O orientador/pesquisador Doutor, em tempo integral (dedicação exclusiva ou 40 horas), poderá pleitear no máximo duas bolsas, incluindo solicitações de bolsas PIBIC (Iniciação Científica) e PIBIT (Iniciação Tecnológica).

O orientador/pesquisador Mestre, em tempo integral (dedicação exclusiva ou 40 horas), poderá pleitear no máximo uma bolsa, incluindo solicitação de bolsa PIBIC (Iniciação Científica) e PIBIT (Iniciação Tecnológica).

Fica limitado em quatro o número total de alunos por orientador (incluindo as solicitações de bolsas PIBIC, PIBITI e voluntárias).

As propostas que excederem o permitido para solicitação de bolsa, conforme titulação (itens 2g e 2h), deverão ser identificadas como voluntárias.

Caso o orientador apresente mais solicitações, visando à obtenção de bolsa, que o permitido pela sua titulação, todas serão desclassificadas.

 
Observações:

O orientador/pesquisador não pode estar licenciado/afastado da Instituição ou em capacitação, durante a vigência do PIBIC/PIBIT (01/08/2014 a 31/07/2015).

O orientador/pesquisador deve possuir experiência compatível com a função de orientador e formador de recursos humanos qualificados e, preferencialmente, atuar no ensino e na orientação junto a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMS.

O orientador deve ser pesquisador em regime de trabalho com tempo integral (dedicação exclusiva ou de 40 horas), com titulação de Doutor ou Mestre, que tenha expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural no período de 2011 até a data da inscrição, divulgada nos principais veículos de comunicação da área, sendo vedada a participação de doutorandos da UFMS como orientadores;

No caso de Visitantes, Bolsistas (Desenvolvimento Científico Regional, Recém-doutor, PRODOC, PROCAD e outras modalidades) ou Substituto, deve ser encaminhada Carta do Professor Tutor (anexar documentos comprobatórios do contrato) e poderá ser concedida bolsa na modalidade UFMS;

Servidores técnicos administrativos com título de Doutor ou Mestre podem candidatar-se como orientadores, desde que cumpridas todas as demais exigências;

Podem concorrer às solicitações os professores aposentados que possuam vínculo com Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMS e/ou ministrem aulas na Graduação;

Além do coordenador, outros integrantes de projeto e que atendam ao item 2.b podem pleitear bolsas ou orientação voluntária, seguindo as mesmas regras aplicadas ao coordenador.

 

3  -    REQUISITOS MÍNIMOS PARA INDICAÇÃO DO BOLSISTA / VOLUNTÁRIO:

a)    Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação.

Não ser formando durante toda a vigência do PIBIC/PIBIT (01/08/2014 a 31/07/2015).

c)    Ter bom desempenho acadêmico comprovado por meio do Histórico Escolar.

d)    Para alunos do primeiro semestre, devem ser considerados o interesse e a capacidade de realizar as atividades estabelecidas no Plano de Trabalho, informações estas explicitadas em uma Carta do Orientador à Presidente do Comitê Local do PIBIC.

e)     Não possuir vínculo empregatício, o bolsista, com qualquer instituição na vigência do PIBIC/PIBIT (01/08/2014 a 31/07/2015).

f)   Não receber, o bolsista, outras bolsas de qualquer natureza, de outras agências e/ou instituições nacionais ou estrangeiras, na vigência do PIBIC/PIBIT (01/08/2014 a 31/07/2015).

g)    No caso de renovação do PIBIC/PIBIT, estar em dia com todas as obrigações, inclusive os relatórios exigidos, até a data da inscrição.

 
4   -    OBRIGAÇÕES DO BOLSISTA / VOLUNTÁRIO:

a)    Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e 20 horas semanais às atividades de pesquisa.

b)    Apresentar, após seis meses de vigência do período do PIBIC/PIBIT, relatório de pesquisa contendo resultados parciais.

c)    Apresentar, após doze meses de vigência do período do PIBIC/PIBIT, os resultados da pesquisa, na forma de um relatório final, com redação em formato de artigo científico que permita verificar o acesso a métodos e processos científicos.

Apresentar os resultados finais da pesquisa na forma de exposições orais ou painéis, obrigatoriamente em modelo fornecido pela CPq/PROPP, no XVI Encontro de Iniciação Científica da UFMS, em outubro e/ou novembro com locais e dias a ser definidos.

e)    O bolsista / voluntário que não apresentar os resultados finais da pesquisa durante o XVI Encontro de Iniciação Científica da UFMS não poderá candidatar-se ao PIBIC/PIBIT no ano subsequente ao período de concessão deste Edital.

f)      Nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência à sua condição de bolsista do CNPq/UFMS.

g)    Receber apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com a de outros programas do CNPq, de outra agência ou da própria instituição.

h)    Devolver ao CNPq ou à UFMS, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e os compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.

i)      Cadastrar-se na Plataforma Lattes/CNPq.

 
5   -    OBRIGAÇÕES DO ORIENTADOR:

Responsabilizar-se pela Ficha de Pontuação e conferência de toda a documentação exigida neste Edital.

Selecionar o aluno a ser indicado para sua(s) quota(s) de bolsa aprovada(s). Orientar para que o aluno cadastre-se no SIGPROJ.

Orientar o aluno em todas as fases do trabalho científico, integrando-o ao seu Grupo de Pesquisa.

Acompanhar o aluno nas exposições do relatório final, durante o XVI Encontro de Iniciação Científica da UFMS.

Substituir o acadêmico nas exposições do relatório final no XVI Encontro de Iniciação Científica da UFMS em caso de impedimento do acadêmico, com justificativa por escrito encaminhada à CPq/PROPP. A ausência de exposição implicará em impedimento à participação do orientador do processo PIBIC/PIBITI no ano subsequente ao período de concessão deste Edital.

Incluir o nome do bolsista / voluntário nas publicações e nos trabalhos apresentados em eventos científicos, cujos resultados tiveram a participação efetiva do aluno de iniciação científica.

Ter cumprido com todos os deveres dispostos nos termos de compromisso do PIBIC/PIBITI, assinados nos períodos 2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013.

Encaminhar correspondência à CPq/PROPP quando da aprovação da(s) quota(s), indicando o(s) bolsista(s) ou voluntário(s), por meio de formulário específico, imediatamente após a divulgação do resultado final.

Participar, sempre que solicitado, das atividades relacionadas ao PIBIC/PIBITI – CNPq/UFMS.

Comunicar à CPQ/PROPP o nome do tutor( professor ou técnico colaborador) que assegurará as condições de trabalho aos alunos de Iniciação Científica durante afastamento do orientador, se este ocorrer por período superior a 90 dias.

 

6   -    Quanto ao plano de trabalho do bolsista:

O Plano de Trabalho inscrito no PIBIC não poderá ser inscrito no PIBITI.

Apresentar Plano de Trabalho (máximo de dez páginas, incluindo página de rosto e referências bibliográficas) detalhado e único para cada solicitação, contendo as atividades que serão desenvolvidas pelo bolsista. O Plano de Trabalho deverá conter os seguintes itens: 1) Título, 2) Objetivo(s), 3) Justificativa(s), 4) Metodologia, 5) Cronograma de Execução e 6) Referências Bibliográficas.

Para o PIBIC: estar vinculado ao Projeto de Pesquisa do orientador, constante das linhas de pesquisa da instituição, de forma que o bolsista tenha acesso a métodos e processos científicos, devendo executá-lo ao longo do período de vigência da bolsa.

Para o PIBITI: estar vinculado ao Projeto de Pesquisa do orientador, constante das linhas de pesquisa da instituição, de forma que o bolsista tenha acesso a métodos e processos científicos, desenvolvimento tecnológico e inovação, devendo executá-lo ao longo do período de vigência da bolsa.

 

7   –   DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS E CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO:

 

        a) Titulação do orientador de acordo com a tabela apresentada a seguir (valor máximo 50 pontos).

 
TITULAÇÃO
PONTOS

Mestre s/ DE

10
Doutor s/ DE
35
Mestre c/ DE
20
Doutor c/ DE
50
 

b) Atividades desenvolvidas no período 2011 até a data da inscrição, de acordo com os critérios estabelecidos na Ficha de Pontuação do orientador, sendo subdivididas nas partes: I) produção científica, tecnológica e artística (total parte I x 0,6); II) experiência profissional (total parte II x 0,3); III) demais atividades (total parte III x 0,1).

 
Observações:
  1. Para preenchimento da Ficha de Pontuação do orientador, utilizar obrigatoriamente o arquivo disponibilizado no SIGPROJ.
  2. A pontuação do orientador será feita exclusivamente em função do que estiver registrado em seu Currículo Lattes.

3.        Os artigos aceitospara publicação deverão ser comprovados com documentação pertinente anexa ao Currículo Lattes e anexado(s) no SIGPROJ em formato PDF.

  1. A Tabela QUALIS utilizada será a mais recente, disponibilizada no site: http:/qualis.capes.gov.br/webqualis. É obrigatório anexar a ficha do QUALIS em que se encaixa(m) o(s) artigo(s) no SIGPROJ em formato.pdf.
       
PARTE I – Produção Científica, Tecnológica e Artística
1

- Artigos publicados ou aceitos (aceitação comprovada com documentação pertinente, anexa ao currículo Lattes), em periódicos científicos especializados internacionais e nacionais:

 

1.1 Indexado com conceito A – 1 (QUALIS) .................................................................................................................

15,0

1.2 Indexado com conceito A – 2 (QUALIS) ................................................................................................................

12,0

1.3 Indexado com conceito B – 1 (QUALIS) .................................................................................................................

10,0
 
1.4 Indexado com conceito B – 2 (QUALIS).................................................................................................................
8,0
 
1.5 Indexado com conceito B – 3 (QUALIS)..................................................................................................................
5,0
 
1.6 Indexado com conceito B – 4 .(QUALIS)................................................................................................................
3,0
 
1.7 Indexado com conceito B – 5 (QUALIS).................................................................................................................
2,0
 

1.8 Indexado com conceito C e outras revistas c/ corpo consultivo não indexadas pelo QUALIS (máximo dois) .....

1,0

- Trabalhos de divulgação artística em periódicos com corpo editorial (máximo 2) ...................................................

2,0
3

- Resenhas bibliográficas publicadas em periódicos científicos especializados internacionais c/ corpo editorial (máximo 2) ..................................................................................................................................................................

2,0
4

- Resenhas bibliográficas publicadas em periódicos científicos especializados nacionais c/ corpo editorial (máximo 2) ..................................................................................................................................................................

1,0
5

- Prefácio, Posfácio e verbetes de livros, ficha cristalográfica em bancos de dados internacionais (máximo dois)...............................................................................................................................................................................

1,0
6

- Participações em Eventos Científicos         

 

6.1 Resumos, resumos expandidos, trabalhos completos, mesa redonda, comunicação oral ou poster em eventos internacionais (máximo cinco) .................................................................................................................................

0,6

6.2 Resumos, resumos expandidos, trabalhos completos, mesa redonda, comunicação oral ou poster em eventos nacionais (máximo cinco) ..........................................................................................................................................

0,4
7
 
 

- Patente de produtos/processos de registro junto ao INPI (c/ Declaração comprobatória do INPI ou Escritório Intenacionalanexar a declaração no SIGPROJ em formato.pdf.........................................................................

 

7.1- Patente aceita                                                                                                                                                              

20,0
-

7.2 - Patente depositada, em processo de avaliação          

10,0
8

- Livros com corpo editorial (com ISBN):

 

8.1 Livros publicados (máximo 3).................................................................................................................................

10,0

8.2 Capítulos de livros publicados (autor) (máximo 3 capítulos)..................................................................................

4,0

8.3 Capítulos de livros (coautoria) (máximo de 3 capítulos, sendo no máximo 1 capítulo/livro)..................................

2,0

8.4 Tradução de livros completos ................................................................................................................................

8,5

8.5 Tradução de capítulos de livros .............................................................................................................................

4,0
9

- Organização e editoração de livros e periódicos, com corpo editorial .......................................................................

5,0
10

- Confecção de mapas, cartas geográficas e maquetes (não integrantes de outro trabalho já pontuado neste edital e que estejam publicadas ou disponíveis na internet ou em outro meio de comunicação, ou que tenham sido apresentadas publicamente) (máximo cinco) ............................................................................................................

1,0
PARTE II – Experiência Profissional
11

- Orientações concluídas e aprovadas:

 

11.1 Monografia de final de curso de graduação (máximo cinco) .............................................................................

1,0

11.2 Iniciação Científica ou equivalente, por período de orientação. Não sendo PIBIC/PIBITI – CNPq/UFMS, REUNI ou JTC/CAPES anexar comprovação no SIGPROJ em formato.pdf .........................................................

2,0

11.3 Bolsa de iniciação científica por meio de convênios cadastrados na UFMS e com projeto de pesquisa cadastrado na PROPP, não contempladas no item anterior (por período de orientação  no máximo 2)....................

2,0

11.4 Tutoria em Programa MEC/CAPES- PET (por período de orientação, no máximo 3 períodos)..........................                 

9,0

11.5 Doutorado............................................................................................................................................................

9,0

11.6 Mestrado..............................................................................................................................................................

6,0
12

Co-orientações e tutorias em Programa de Pós-Graduação concluídas e aprovadas:

 

12.1 Doutorado (máximo três) ...................................................................................................................................

3,0

12.2 Mestrado (máximo três) .....................................................................................................................................

2,0
13

- Participação em bancas de Doutorado (máximo nove):

 

13.1 De qualificação, interna (UFMS) ........................................................................................................................

1,0

13.2 De qualificação externa à UFMS ........................................................................................................................

2,0

13.3 Examinadora, interna (UFMS) .............................................................................................................................

3,0

13.4 Examinadora, externa à UFMS ..........................................................................................................................

4,0
14

- Participação em bancas examinadoras de Mestrado (máximo nove):

 

14.1 Interna (UFMS) ...................................................................................................................................................

2,0

14.2 Externa à UFMS .................................................................................................................................................

3,0
15

- Professor com bolsa de produtividade em pesquisa – CNPq (no período em análise) ..........................................

10,0
16

- Professor integrante de Programa de Pós-Graduação stricto sensu (com orientação no período) ...........................

3,0
17

- Projeto de pesquisa com fomento externo – FUNDECT, FINEP, CNPq e outros (cadastrado na CPq/PROPP)

 

17.1 Coordenador/Vice (pontuação por projeto) ........................................................................................................

4,0

17.2 Colaborador (máximo 2).....................................................................................................................................

2,0

PARTE III – Demais Atividades

18

- Filmes e vídeos de divulgação científica com aval da Instituição ou Sociedade Científica .......................................

4,0
19

- Filmes e vídeos artísticos, com aval de Instituição ou Sociedade Cultural ................................................................

4,0
20

- Participação em exposição ou apresentação artística:

 

20.1 Internacional .. ...................................................................................................................................................

3,0

20.2 Nacional ...............................................................................................................................................................

2,0

20.3 Local (máximo cinco eventos) ............................................................................................................................

1,0
21

- Organização de evento (como coordenador) (máximo três, cada sub-item):

 

21.1 Internacional .......................................................................................................................................................

3,0

21.2 Nacional ...............................................................................................................................................................

2,0

21.1 Local ....................................................................................................................................................................

1,0
22

- Assessoria/Consultoria científica/Parecer ad hoc - periódicos, CAPES, CNPq ou outras, c/ comprovação (máximo cinco) – anexar comprovação no SIGPROJ em formato.pdf...................................................................

2,0
23

- Produção de programa de rádio ou TV .....................................................................................................................

1,0
 
 
 

        Relacionar as informações pertinentes aos artigos publicados ou aceitos - PARTE I da Tabela:

ISSN
Título
Estrato
Área de Avaliação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

           c) Avaliação do Plano de Trabalho, pelo Comitê Externo, com pontuação máxima de cinquenta pontos (formulário de inscrição/avaliação).

           d) O Plano de Trabalho com pontuação total menor que 25 pontosnão será recomendado.

           e) A pontuação final será a soma dos itens 7a, 7b, 7c.

 
8   -    DA DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS:

a)    A classificação dos orientadores inscritos no PIBIC e no PIBITI será divulgada separadamente.

b)    Da cota disponível para o PIBIC, 80% será distribuída conforme classificação final, em ordem decrescente de pontuação (sendo uma bolsa por pesquisador), e 20% será distribuída como segunda bolsa aos primeiros colocados, respeitando-se a ordem de classificação, caso haja solicitação de duas bolsas.

c)    Da cota disponível para o PIBITI, 80% será distribuída conforme classificação final, em ordem decrescente de pontuação (sendo uma bolsa por pesquisador), e 20% será distribuída como segunda bolsa aos primeiros colocados, respeitando-se a ordem de classificação, caso haja solicitação de duas bolsas.

d)    Em caso de aumento da cota de bolsas após inicio da vigência das mesmas, esta será distribuída, no PIBIC (conforme proporção do item-b), aos orientadores que já tenham implementado planos de trabalho com alunos voluntários e, no PIBITI, seguindo a ordem de classificação e considerando o número total de orientandos.

e)    A bolsa será concedida por um período de doze meses, admitindo-se renovação mediante nova solicitação e processo de seleção, no valor atual de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

 
9 - DO PROCESSO SELETIVO:

             A análise das solicitações seguirá as seguintes etapas:

 
ETAPA I:

a)   A CPq/PROPP incumbir-se-á do recebimento e da verificação da documentação exigida neste Edital.

b)   A análise da documentação de inscrição será feita pelo Comitê Interno de Iniciação Científica. Toda a documentação será analisada para verificar o atendimento dos termos deste Edital. Caso a solicitação não atenda aos requisitos deste Edital, será desclassificada.

Verificação da Ficha de Pontuação pelo Comitê Interno de Iniciação Científica referente ao orientador (titulação, regime de trabalho e Currículo Lattes).

Divulgação preliminar dos resultados da seleção.

Pedidos de reconsideração.
 
ETAPA II:

a)   Análise dos Planos de Trabalho pelo Comitê Externo do PIBIC/PIBITI – CNPq/UFMS, quando os mesmos serão avaliados com uma das seguintes rubricas: Recomendado ou não Recomendado. As solicitações Recomendadas constituirão a demanda qualificada.

 

b)   Critérios para avaliação e pontuação dos Planos de Trabalho:

Critério
Pontuação

Verificação da vigência do Projeto de Pesquisa do orientador segundo este Edital PIBIC/PIBIT/CNPq – UFMS e Voluntários para o biênio 2014/2015.

Não haverá pontuação por se tratar de um critério eliminatório (item 2b).

Avaliação da elaboração do Plano de Trabalho de acordo com a linguagem acadêmico-científica.

10 pontos

Avaliação da coerência entre justificativa, objetivos, metodologia e cronograma propostos no Plano de Trabalho.

20 pontos

Avaliação da adequação do Plano de Trabalho ao Projeto de Pesquisa do orientador, para um acadêmico de Graduação em nível de Iniciação Científica.

10 pontos

Avaliação da exequibilidade do cronograma proposto no Plano de Trabalho.

10 pontos
 

c)    No caso de empate será dada prioridade para:

1) Maior pontuação no Plano de Trabalho,

2) Professor com Bolsa de Produtividade em Pesquisa/CNPq,

3) Professor integrante de Programa de Pós-Graduação stricto sensu da UFMS(com orientações comprovadas),

4) Maior tempo de Titulação.

 

d)   Serão encaminhadas aos orientadores as fichas de avaliação do(s) Plano(s) de Trabalho(s), para ciência e possíveis pedidos de reconsideração ao Comitê Interno de Iniciação Científica, ouvido o parecerista externo (vide calendário do processo seletivo).

 

e)   As propostas não contempladas com bolsas, desde que Recomendadas, poderão ser desenvolvidas por alunos na modalidade voluntária, devendo esta modalidade ser confirmada pelo orientador/pesquisador após divulgação do resultado final.

 

Observação: Os pedidos de reconsideração deverão atender o prazo estipulado no calendário do processo seletivo - (Item 11 deste Edital). O orientador deverá obter o formulário disponível no site: http://www.propp.ufms.br na página da Pesquisa, Iniciação Científica e encaminhá-lo para CPq/PROPP.

 
10 -    INDICAÇÃO DO BOLSISTA / VOLUNTÁRIO:

A entrega da documentação do aluno deverá ocorrer após a classificação/seleção do orientador, o qual deverá encaminhar à CPq/PROPP, no prazo a ser definido e divulgado posteriormente após a confirmação de quota pelo CNPq. Deverão ser entregues os seguintes documentos:

 

a)   Formulário para indicação de bolsista, disponível no site: http://www.propp.ufms.br devidamente preenchida. Os alunos contemplados com bolsa devem informar dados bancários – banco, conta, agência.

b)   Currículo Lattes atualizado e impresso obrigatoriamente da página do CNPq.

c)    Histórico escolar atualizado.

d)   No caso de aluno do primeiro semestre, Carta do Orientador, justificando a escolha.

e)   Termo de Aceite para concessão de bolsa ou de responsabilidade (aluno voluntário), disponível no site: http://www.propp.ufms.br . O Termo de Aceite deve ser entregue devidamente assinado.

f)     Xerox do RG e CPF do aluno.

g)   Alunos contemplados com bolsa CNPq deverão abrir obrigatoriamente conta corrente no Banco do Brasil.

 
11 -    CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO:
 
ETAPAS
PERÍODO

01 – Inscrições

De 26 de março a 22 de Abril/2014

02 - Análise da documentação de inscrição exigida neste Edital pelo Comitê Interno de Iniciação Científica da UFMS

De 29 de abril a 26 de Maio/2014

03 – Divulgação do resultado preliminar – ETAPA 1

29 de maio/2014

04 – Período para os pedidos de reconsideração ao Comitê Interno de Iniciação Científica - ETAPA 1

30 de maio e 02 de junho/2014

05 – Resultado dos pedidos de reconsideração

10 de Junho/2014

06 - Análise dos Planos de Trabalho pelos Consultores Externos (CNPq)

De 17 de Junho a 14 de Julho/2014

07 – Divulgação do resultado - ETAPA 2

16 de Julho/2014

08 - Envio do parecer exarado do(s) Plano(s) de Trabalho(s) pelos Consultores Externos (CNPq) aos orientadores

17 e 18 de Julho/2014

09 – Período para os pedidos de reconsideração dos orientadores – ETAPA 2

21 e 22 de Julho/2014

10 - Análise dos pedidos de reconsideração pelo Comitê Interno de Iniciação Científica da UFMS, ouvidos os Consultores Externos (CNPq)

De 23 a 29 de Julho/2014

11 – Divulgação do resultado dos pedidos de reconsideração

31 de Julho/2014

12 – Divulgação do resultado final do processo seletivo

Após confirmação de quota pelo CNPq

13 - Vigência do PIBIC/PIBIT

01/08/2014 a 31/07/2015

Observação: (Todos os resultados das etapas acima serão publicados no site: http://www.propp.ufms.br, na página da Pesquisa, Iniciação Científica).

 

12 -    CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES DO ACADÊMICO / ORIENTADOR:

1 – Entrega de relatório parcial 2014 – 2015

Até 10 de março/2015

2 – Inscrição para o prêmio destaque do ano na iniciação científica - CNPq

Consultar www.destaqueict.cnpq.br e www.cnpq.br  

3 – Prazo Limite para envio do resumo para publicação em CD Rom 2014-2015

31 de agosto/2015

4 – Data Limite para entrega de relatório final 2014 – 2015

31 de agosto/2015

5 – XVI Encontro de Iniciação Científica da UFMS

 Outubro e/ou novembro/2015 com dias e locais a ser definidos pela CPq/PROPP

 

13 -    DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO:

Os resultados serão encaminhados à Direção dos Centros/Câmpus/Faculdades/Institutos, via Comunicação Interna, e publicados no site: http://www.propp.ufms.br e no Boletim de Serviço da UFMS no final do mês de julho de 2014.

 
14 –   CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Em hipótese alguma será aceita a inscrição fora do prazo estabelecido neste Edital.

Não será permitida a inclusão de qualquer documento após o prazo de inscrição estabelecido neste Edital.

Serão tomadas as providências cabíveis para que, durante a análise dos Planos de Trabalho, os Consultores Externos (CNPq) não tenham conhecimento do nome do orientador, bem como do aluno, cuja proposta analisam, adotando-se identificação numérica para tanto.

Será desclassificada a proposta na qual sejam constatadas quaisquer irregularidades.

A bolsa concedida não implica vínculo empregatício com qualquer dos órgãos financiadores;

Para quaisquer esclarecimentos relativos a este Edital os interessados deverão procurar a CPq/PROPP (inic@propp.ufms.br) , à qual, juntamente com o Comitê Interno de Iniciação Científica, cabe conduzir todo o processo de seleção.

O presente Edital está disponível para obtenção através da Internet no endereço: http://www.propp.ufms.br.

A critério do Comitê Interno de Iniciação Científica/UFMS poderá ser solicitado documento comprobatório do Lattes do orientador.

Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Interno de Iniciação Científica/UFMS.

 
 
 
 
 
 
 
JEOVAN DE CARVALHO FIGUEIREDO