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Processo seletivo de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) - UFGD 2015-2016 - Edital n.º 04/2015 - PIVIC UFGD 2015-2016

Edital de abertura de inscrições ao Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), com vigência entre 1º de agosto de 2015 e 31 de julho de 2016.





Dourados/MS, 02 de Março de 2015


EDITAL N.º 04/2015/COPQ/PROPP/UFGD                                        



PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA (PIVIC) UFGD 2015-2016.

 

A Presidente do Comitê Interno de Iniciação Científica, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital de abertura de inscrições para o PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA (PIVIC), com vigência no período de 1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016.

 

1. INSCRIÇÕES:

 

1.1. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 02 de março e 17 de abril de 2015 exclusivamente pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj/MEC), no seguinte endereço eletrônico: <http://sigproj1.mec.gov.br>, no prazo de vigência deste Edital, conforme manual disponível na página da Iniciação Científica/UFGD (<http://www.ufgd.edu.br/propp/copq/iniciacaocientifica/downloads>).

 

1.2. Os documentos necessários para a inscrição a serem incluídos no SIGProj são:

 

a) Plano de trabalho do aluno vinculado ao projeto de pesquisa do orientador, com no máximo 06 (seis) páginas, conforme modelo disponível na página da Iniciação Científica/UFGD (<http://portal.ufgd.edu.br/secao/iniciacao-cientifica-propp/documentos-baixar>);

 

Parágrafo único: Além de ser enviado pelo sistema SIGProj, o plano de trabalho também deverá ser submetido em via impressa às faculdades, as quais, após a aprovação, enviarão para a COPQ/PROPP somente as resoluções de aprovação até o prazo estabelecido no item 1.1, sob pena de não homologação da proposta pelo Comitê Interno de IC/UFGD.

 

b) Currículo Lattes do orientador atualizado e gerado em mar/2015 ou abr/2015, conforme a data da inscrição, diretamente da Plataforma Lattes apenas com a produção a partir do ano de 2012;

 

c) Projeto de pesquisa do orientador, como coordenador ou membro da equipe, ao qual o plano de trabalho do aluno esteja vinculado.

 

Parágrafo primeiro: É de responsabilidade do professor o envio dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos ou animais a um Comitê de Ética em Pesquisa reconhecido pela CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) para a emissão do parecer devido.

 

Parágrafo segundo: Os documentos do aluno serão enviados posteriormente, conforme critérios e data a serem definidos pela COPQ/PROPP.

 

 

2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA:

 

2.1. Quanto ao orientador:

 

a) Ser professor efetivo da UFGD;

 

Parágrafo primeiro: Podem ainda ser orientadores de IC: bolsistas DCR (Desenvolvimento Científico Regional) ou PNPD (Programa Nacional de Pós Doutorado), professores visitantes e servidores técnico-administrativos da UFGD com doutorado.

 

Parágrafo segundo: Em todos os casos, é necessário que o projeto de pesquisa do proponente esteja cadastrado na COPQ/PROPP e que o período da iniciação científica esteja compreendido na vigência do mesmo, bem como da remuneração/ bolsa do orientador.

 

b) Possuir o título de mestre ou doutor;

 

c) Não estar licenciado/afastado da UFGD, por qualquer motivo, por mais de seis meses no período de vigência da bolsa do aluno;

 

d) Ser pesquisador com produção científica, na área de conhecimento do projeto de pesquisa;

 

e) Participar de grupo de pesquisa credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq e certificado pela instituição;

 

f) Apresentar projeto de pesquisa com viabilidade técnica e financeira, acompanhado do plano de trabalho do aluno;

 

g) Escolher um aluno com perfil e desempenho acadêmico compatível com as atividades de pesquisa observando-se princípios éticos e isenção de conflitos de interesse, bem como com o requisito relacionado no item 2.2.1 deste Edital;

 

h) Comprometer-se a orientar o aluno em todas as fases do trabalho científico;

 

i) Comprometer-se a acompanhar os alunos no X Encontro de Iniciação Científica em datas e condições a serem posteriormente definidas pela COPQ/PROPP;

 

j) Assegurar-se de que há condições físicas e técnicas para a execução do plano de trabalho;

 

k) Ter cumprido com todos os deveres dos programas de iniciação científica anteriores.

 

2.2. Quanto ao projeto de pesquisa docente:

 

2.2.1. O orientador deve obrigatoriamente ser coordenador ou membro da equipe de um projeto de pesquisa que esteja devidamente cadastrado, ou enviado para cadastro (ou pedido de prorrogação) até o dia 17 de abril de 2015, em formulário próprio, na Coordenadoria de Pesquisa/PROPP.

 

2.3. Quanto ao plano de trabalho:

 

2.3.1. No sistema SIGProj, o orientador deverá submeter uma proposta para cada plano de trabalho e, consequentemente, um plano de trabalho para cada aluno.

 

2.3.2. O plano de trabalho deverá fazer parte do projeto de pesquisa ao qual o orientador esteja vinculado e ter viabilidade de ser executado no período de agosto/2015 a julho/2016.

 

 

4. NÚMERO DE PROPOSTAS POR ORIENTADOR:

 

4.1. Cada orientador poderá apresentar até 03 (três) propostas, independentemente de titulação.

 

Parágrafo primeiro: Caso o orientador apresente propostas que excedam este limite, todas serão desclassificadas.

 

 

5. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:


 

5.1. Primeira etapa - Análise preliminar e homologação das inscrições:

 

5.1.1. A análise preliminar será feita pelo Comitê Interno de Iniciação Científica/UFGD e, caso a proposta não atenda aos termos deste Edital, especialmente no tocante à relação de documentos do item 1.2 e à submissão do plano de trabalho na respectiva faculdade, a proposta será eliminada do processo seletivo.


5.2. Segunda etapa - Análise do mérito das propostas:

 

5.2.1. A análise do mérito da proposta será feita por consultores ad hoc (externos à UFGD) mediante a atribuição do conceito “Recomendado” (R) ou “Não recomendado” (NR).

 

6. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO:

 

Fase

Data

1. Inscrições

02/03/2015 a 17/04/2015

2. Análise preliminar e homologação das inscrições pelo Comitê Interno de IC/UFGD.

13 a 24/04/2015

3. Publicação da homologação das inscrições e pontuação preliminar.

08/05/2015

4. Período para reconsiderações.

08 a 12/05/2015

5. Publicação da pontuação final.

15/05/2015

6. Análise das solicitações pelos consultores externos.

18/05/2015 a 19/06/2015

7. Divulgação da classificação preliminar.

10/07/2015

8. Período para reconsiderações.

10/07/2015 a 14/07/2015

9. Resultado final do processo seletivo.

17/07/2015

10. Entrega dos documentos para a implementação das bolsas

20 a 24/07/2015

 

 

7. DISPOSIÇÕES GERAIS:

 

7.1. Em hipótese alguma serão homologadas inscrições com documentação incompleta;

 

7.2. Em nenhum momento do processo seletivo, incluindo os períodos de reconsideração, poderão ser anexados documentos não relacionados neste Edital ou entregues fora do prazo;

 

7.3. A documentação e as informações prestadas pelo candidato e seu proponente serão de inteira responsabilidade destes, sendo passível de exclusão do processo seletivo aquele que não fornecer documentação completa, correta e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos;

 

7.4. Para quaisquer esclarecimentos relativos a este edital, os interessados deverão procurar a Coordenadoria de Pesquisa/PROPP, à qual cabe conduzir o processo de seleção;

 

7.5. Fazem parte das normas deste Edital as disposições do Termo de Compromisso e do manual do PIBIC/CNPq, independentemente de transcrição;

 

7.6. Os casos omissos serão analisados e resolvidos pelo Comitê Interno de Iniciação Científica/UFGD.