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PAEXT/2014 (UFMS) - Com ônus para a UFMS - PAEXT/2014 (UFMS) - Com ônus para a UFMS

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE), torna público o presente Edital de abertura de processo seletivo, com vistas ao oferecimento de apoio financeiro do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PAEXT) e do Programa de Bolsas de Extensão (PBEXT) para ações de extensão a serem desenvolvidas no exercício de 2014.



EDITAL Nº 77/2013-PREAE, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2013
PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PAEXT/2014

 A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE), torna público o presente Edital de abertura de processo seletivo, com vistas ao oferecimento de apoio financeiro do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PAEXT) e do Programa de Bolsas de Extensão (PBEXT) para ações de extensão a serem desenvolvidas no exercício de 2014.

1. OBJETIVO

1.1. Fomentar e apoiar financeiramente, no todo ou em parte, o desenvolvimento de ações de extensão no exercício de 2014, em observação ao disposto nas Normas Regulamentares das Ações de Extensão da UFMS (Resolução nº 9/2013-COEX), no Regulamento do Programa de Bolsas de Extensão (Resolução nº 63/2013-CD) e nas condições, orientações e procedimentos dispostos no presente Edital.

1.2. A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.

1.3. Consoante às Normas Regulamentares das Ações de Extensão da UFMS, “ensino” compreende todo o processo de formação acadêmica e cidadã do discente de graduação; e “pesquisa” compreende todo e qualquer conhecimento científico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade.

1.4. Somente poderão ser admitidas como extensão universitária propostas que efetivamente articulem “ensino” e “pesquisa” e tenham como público-alvo prioritário e majoritário membros da comunidade externa à UFMS, caracterizando o foco da ação na atenção às demandas sociais.

1.5. Propostas que tenham discentes de graduação, discentes de pós-graduação, docentes ou técnico-administrativos da UFMS como público-alvo prioritário ou majoritário, caracterizando o foco da ação na atenção às demandas internas, deverão ser submetidas, consoante a normatizações próprias no âmbito de suas competências, à apreciação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ou Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho, conforme o caso.


2. CALENDÁRIO

RESPONSÁVEL

DATA OU PERÍODO

2.1. Período de elaboração e submissão das propostas (exclusivamente via Sigproj – anexar manifestação favorável da Unidade Proponente do coordenador)

Proponentes Coordenadores

Abertura dia 03/12/2013 e encerramento às 23h do dia 29/01/2014 (horário de MS)

2.2. Análise de enquadramento, avaliação e divulgação do resultado preliminar – média final e classificação das propostas recebidas

CEX/PREAE e consultores ad hoc

Até 18/02/2014

2.3. Pedidos de reconsideração do resultado preliminar mediante apresentação de recurso fundamentado, quando for o caso

Proponentes Coordenadores

De 18/02 a 20/02/2014

2.4. Análise dos recursos fundamentados e divulgação do resultado final (média final, classificação, recursos financeiros aprovados)

CEX/PREAE

Até 22/02/2014

2.5. Entrega das propostas aprovadas na CEX/PREAE, formalizadas em processo devidamente instruído

Coordenadores das propostas aprovadas

Até 03/03/2014

2.6. Lançamento do Edital para seleção de discentes candidatos a bolsas de extensão

CEX/PREAE

Até 28/02/2014

2.7. Desenvolvimento das ações de extensão

Coordenadores e equipes das propostas aprovadas

Início a partir de 03/03/2014 e encerramento até 31/12/2014

2.8. Liberação dos recursos financeiros aprovados, inclusive bolsas, quando for o caso

CEX/PREAE

A partir de março de 2014

2.9. Vigência das Bolsas de Extensão

PBEXT e Edital

Mínimo de TRÊS e máximo de DEZ meses

* Datas alteradas pela Instrução de Serviço nº 10/2014-PREAE

 3. MODALIDADES

3.1. As propostas de Ações de Extensão, no âmbito deste Edital, deverão ser apresentadas nas modalidades Projeto, Curso ou Evento, conforme definições contidas nas Normas Regulamentares das Ações de Extensão da UFMS:

3.1.1. Entende-se por Projeto: conjunto de ações, processuais e contínuas de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, para alcançar um objetivo definido realizado em um prazo determinado resultando em produtos que propiciem a expansão e/ou aperfeiçoamento das instituições envolvidas;

3.1.2. Entende-se por Curso: conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, planejadas e organizadas de modo sistemático, com processo de avaliação, sendo que:

3.1.2.1. os cursos de extensão poderão ser presenciais (carga horária referente a atividades realizadas na presença do professor/instrutor) ou a distância (carga horária referente a atividades realizadas sem a presença ou supervisão de professor/instrutor; pode prever atividades presenciais desde que não ultrapassem a vinte por cento da carga horária total do curso);

3.1.2.2. as Ações com menos de oito horas devem ser classificadas como Evento;

3.1.2.3. os cursos de iniciação, que objetivem oferecer noções introdutórias em uma área específica do conhecimento, deverão ter carga horária igual ou superior a oito horas;

3.1.2.4. os cursos de atualização/educação continuada e treinamento/qualificação profissional devem ter carga horária igual ou superior a trinta horas; e

3.1.2.5. os cursos de aperfeiçoamento (destinados a graduados) devem ter carga horária igual ou superior a 180 horas e inferior a 360 horas.

3.1.3. Entende-se por Evento: conjunto de Ações que implicam na apresentação e/ou exibição pública do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico, desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade, excetuando-se atividades obrigatórias e/ou curriculares dos cursos de graduação e de pós-graduação.

3.2.  As propostas nas modalidades Programa, Prestação de Serviços e Publicação ou Outro Produto Acadêmico não serão contempladas neste Edital.

4. LIMITAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS E FINANCEIRAS

4.1. Projetos ou Cursos: limite de até R$ 12.000,00 (doze mil reais), entre Materiais de Consumo e ou Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica, mais Cota de Bolsas de Extensão, conforme disposição contida no item “5.3” do presente Edital.

4.1.1. A Cota de Bolsas de Extensão, quando solicitada e aprovada, não incidirá sobre o limite disponibilizado para Materiais de Consumo e ou de Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica.

4.2. Eventos Internacionais: limite de até R$ 12.000,00 (doze mil reais), entre Materiais de Consumo e ou Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica.

4.3. Eventos Nacionais ou Regionais: limite de até R$ 6.000,00 (seis mil reais), entre Materiais de Consumo e ou Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica.

4.4. Eventos Municipais ou Locais: limite de até R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), entre Materiais de Consumo e ou Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica.

5. ITENS FINANCIÁVEIS E NÃO FINANCIÁVEIS

5.1. Poderão ser financiados, no âmbito deste Edital:

5.1.1. Materiais de Consumo especificados no Anexo I (Ata de Registro de Preços da PREAE: lote 1 - gêneros alimentícios; lote 2 - materiais educativos; lote 3 – materiais de expediente; lote 4 – materiais de informática, processamento e armazenamento de dados; lote 5 – materiais de limpeza e produtos de higienização, e lote 6 – uniformes e camisetas).

5.1.1.2. Materiais de Consumo não previstos na Ata de Registro de Preços da PREAE poderão ser solicitados, mas ficará sob a responsabilidade do proponente coordenador adotar todas as providências necessárias para a aquisição, cabendo à Coordenadoria de Extensão/PREAE apenas a autorização da despesa.

5.1.3. Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica - Produtos e serviços da Editora/UFMS (exceto livros) e ou serviços a serem contratados (no caso de existência de previsão do oferecimento do serviço e disponibilidade da quantidade desejada em Ata de Registro de Preços/UFMS vigente à época da contratação), ou licitados e contratados (sob a responsabilidade do proponente coordenador e seguindo o trâmite processual da UFMS).

5.3. Bolsas de Extensão para discentes de graduação da UFMS, exclusivamente para ações de extensão nas modalidades “Projeto” e “Curso” coordenadas por docentes em efetivo exercício (em obediência ao disposto no art. 4º do Regulamento do PBEXT e no art. 9º do Decreto nº 7.416/2010), no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), com duração mínima de TRÊS e máxima de DEZ meses cada bolsa.

5.3.1. As bolsas de extensão, via de regra, deverão se iniciar a partir de março de 2014.

5.3.2. As bolsas de extensão somente serão admitidas quando direta e estritamente relacionadas com os objetivos a serem alcançados pela proposta, em quantidade devidamente justificada e com prévia do plano de trabalho individualizado expresso na proposta submetida via Sigproj (http://sigproj.mec.gov.br).

5.3.3. Os bolsistas de extensão somente poderão ser definidos após a realização do competente processo seletivo, nos termos de edital específico a ser oportuna e amplamente divulgado pela PREAE até o dia 28 de fevereiro de 2014.

5.4. Não serão financiadas, no âmbito deste Edital: despesas com aquisição de materiais permanentes; aquisição de passagens; pagamento de diárias; contratação de serviços de pessoa física; concessão bolsas de extensão para “projetos” ou “cursos” que não sejam coordenados por docentes; publicação, divulgação ou apresentação de resultados parciais ou finais da ação de extensão.

5.4.1. Todas as receitas e despesas previstas devem estar diretamente relacionadas com a execução das atividades previstas na proposta da Ação de Extensão, não sendo permitida a utilização das receitas com o pagamento de despesas estranhas ao cumprimento dos objetivos propostos.

5.5. O valor global e o número de bolsas aprovados para cada proposta poderão ser menores do que aqueles solicitados, conforme orientado pelo processo seletivo disposto no presente Edital e respeitada a disponibilidade orçamentária e financeira da PREAE.

6. PROPOSIÇÃO

6.1. Pode ser Coordenador da Ação de Extensão, no âmbito deste Edital, Docente ou Técnico-Administrativo do quadro efetivo de servidores da UFMS.

6.2. Não pode ser Coordenador da Ação de Extensão, no âmbito deste Edital, Docente Visitante, Docente Substituto, Docente Temporário, Docente Voluntário ou Discente.

6.3. As propostas deverão ser formuladas e registradas diretamente no Sigproj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos – http://sigproj.mec.gov.br) no prazo de vigência do Edital, independentemente de problemas de acesso e conexão à internet ou ao Sigproj.

6.4. Um mesmo proponente poderá enviar até duas propostas de Ações de Extensão como Coordenador.

6.4.1. Na eventualidade de um mesmo proponente submeter mais de duas propostas, para fins de participação no processo seletivo, serão consideradas apenas as duas últimas propostas submetidas.

6.5. O proponente da Ação de Extensão (entenda-se, Coordenador) não deverá possuir quaisquer pendências em relatórios parciais e finais de Ações de Extensão na CEX/PREAE, além de não estar sob processo administrativo ou sindicância na UFMS.

7. ORGANIZAÇÃO DAS PROPOSTAS

7.1. As propostas deverão:

7.1.1. explicitar detalhadamente os fundamentos teóricos que a orientam;

7.1.2. descrever, de forma clara e precisa, os objetivos;

7.1.3. explicitar os procedimentos metodológicos;

7.1.4. indicar o público-alvo e o número estimado de pessoas beneficiadas;

7.1.5. definir cronograma de execução detalhado de acordo com as atividades que compõem a proposta;

7.1.6. descrever o processo de acompanhamento e avaliação, com a explicitação dos indicadores e da sistemática de avaliação;

7.1.7. registrar, na justificativa, a experiência acadêmica e extensionista da equipe executora;

7.1.8. incluir na metodologia o detalhamento da infraestrutura necessária para a execução da proposta;

7.1.9. estar adequada à norma padrão da Língua Portuguesa, respeitando o princípio da boa escrita, clara, coesa e coerente.

7.2. Toda Ação de Extensão deverá envolver discentes regularmente matriculados em cursos de graduação da UFMS na equipe de trabalho, a fim de proporcionar-lhes vivenciar a relação ensino-aprendizagem a partir da interlocução com as demandas e problemas da sociedade.

7.2.1. A não participação de discentes na equipe de trabalho é critério para a não recomendação da Ação de Extensão pela Coordenadoria de Extensão.

7.3. Deverá ser comprovado, mediante apresentação de declaração assinada, digitalizada e anexada à proposta, o interesse do município, órgão ou comunidade atendida na ação proposta. Caso não seja comprovado este interesse, a proposta perderá 20% (vinte por cento) da pontuação total na Avaliação de Mérito e Relevância Social, conforme previsto no item 9.9 do presente Edital.

7.4. As propostas deverão ser submetidas, via Sigproj (http://sigproj.mec.gov.br), apenas se efetivamente obtiverem manifestação favorável pela sua execução, por parte da Unidade Proponente, que deverá ser, conforme a lotação do proponente coordenador, o Conselho de Unidade da Administração Setorial ou o Conselho Diretivo de Núcleo ou o Dirigente da Unidade da Administração Central.

7.5. A Ação poderá envolver mais de uma Unidade, porém deverá ser vinculada a uma única Unidade, com a ciência das demais envolvidas.

7.6. Para fins de manifestação favorável pela execução da Ação de Extensão, a Unidade Proponente deverá:

7.6.1. analisar e avaliar, em primeira instância, as propostas de ações de extensão e os relatórios de extensão;

7.6.2. proceder à adequação da carga horária do coordenador da Ação com a carga horária de trabalho e /ou estudo na Universidade; e

7.6.3. realizar o levantamento dos recursos humanos disponíveis, do espaço físico e de instalações existentes, procurando racionalizar seu aproveitamento.

7.7. O proponente coordenador deverá registrar (ainda sem submeter) a proposta no Sigproj, imprimi-la, assiná-la e submetê-la à anuência da sua unidade de lotação (Unidade Proponente), conforme especificado no item “7.4” do presente Edital. Havendo anuência (manifestação favorável à execução), o proponente coordenador deverá digitalizar e anexar o documento comprobatório na proposta elaborada e, somente então, submetê-la via Sigproj (http://sigproj.mec.gov.br), respeitada a data limite estipulada no presente Edital (23h, horário de MS, do dia 29 de janeiro de 2014).
* Data alterada pela Instrução de Serviço nº 10/2014-PREAE

8. ÁREA DO CONHECIMENTO, ÁREAS TEMÁTICAS E LINHAS DE EXTENSÃO

8.1. Cada proposta deve se vincular a uma Área do Conhecimento, conforme classificação do CNPq disponível no Sigproj (http://sigproj.mec.gov.br).

8.2. As propostas deverão ser elaboradas em consonância com uma das Áreas Temáticas definidas na Política Nacional de Extensão Universitária e contempladas no presente Edital:

8.2.1. Comunicação: comunicação social; mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; televisão universitária; rádio universitária; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de comunicação social; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área;

8.2.2. Cultura: desenvolvimento cultural; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de artes plásticas e artes gráficas; produção cultural e artística na área de fotografia, cinema e vídeo; produção cultural e artística na área de música e dança; produção teatral e circense; capacitação de gestores de políticas públicas do setor cultural; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área;

8.2.3. Direitos Humanos e Justiça: assistência jurídica; direitos de grupos sociais; organizações populares; questões agrárias; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de direitos humanos; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área;

8.2.4. Educação: educação básica; educação e cidadania; educação à distância; educação continuada; educação de jovens e adultos; educação para pessoas idosas; educação especial; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; incentivo à leitura; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de educação; cooperação interinstitucional e internacional na área;

8.2.5. Meio Ambiente: preservação e sustentabilidade do meio ambiente; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional sustentável; aspectos de meio ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento urbano e do desenvolvimento rural; educação ambiental; gestão de recursos naturais e sistemas integrados para bacias regionais; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de meio ambiente; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área;

8.2.6. Saúde: promoção à saúde e qualidade de vida; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; atenção integral à mulher; atenção integral à criança; atenção integral à saúde de adultos; atenção integral à terceira idade; atenção integral ao adolescente e ao jovem; desenvolvimento do sistema de saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; novas endemias, pandemias e epidemias; saúde da família; uso e dependência de drogas; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área;

8.2.7. Tecnologia e Produção: transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo; empresas juniores; inovação tecnológica; polos tecnológicos; direitos de propriedade e patentes; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de ciências e tecnologia; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área;

8.2.8. Trabalho: reforma agrária e trabalho rural; trabalho e inclusão social; educação profissional; organizações populares para o trabalho; cooperativas populares; questão agrária; saúde e segurança no trabalho; trabalho infantil; turismo e oportunidades de trabalho; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas do trabalho; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área.

8.3. O enquadramento na Área Temática principal é obrigatório, sendo facultativa a escolha de uma área temática secundária.

8.4. Para a classificação por área temática deve ser observado o objeto ou o tema que é enfocado na ação, ou seja, a questão substantiva que perpassa a ação. Por exemplo, um curso sobre tratamento de feridas crônicas deve ser registrado na área temática SAÚDE; o fato de se tratar de “curso” (ação) não o caracteriza como EDUCAÇÃO, pois a questão substantiva que perpassa o curso refere-se à saúde. O registro quanto ao tipo de ação de extensão (neste exemplo, “curso”) está contemplado no campo “modalidade” do Sigproj (http://sigproj.mec.gov.br).

8.5. Todas as propostas da ação de extensão deverão circunscrever-se a uma única Linha de Extensão, dentre as cinquenta e três linhas enunciadas no Plano Nacional de Extensão e descritas no Anexo II.

9. ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO E AVALIAÇÃO DE MÉRITO E RELEVÂNCIA SOCIAL

9.1. As propostas serão avaliadas exclusivamente por meio do Sigproj (http://sigproj.mec.gov.br) – não haverá necessidade de envio da cópia impressa para participar do processo de análise de enquadramento e de avaliação de mérito e relevância social.

9.2. Somente serão avaliadas as propostas submetidas dentro do prazo de vigência do presente Edital e que contiverem, como anexo, arquivo digitalizado da manifestação favorável pela execução da proposta, emitido pela Unidade Proponente do coordenador, conforme disposto no item “7.4”, “7.5” e “7.6” do presente Edital.

9.3. A seleção das propostas de Ações de Extensão obedecerá a três etapas:

9.3.1. Análise de Enquadramento, de caráter eliminatório;

9.3.2. Avaliação de Mérito e Relevância Social, de caráter classificatório e eliminatório, e

9.3.3. Aprovação de itens de despesa financiáveis pela UFMS.

9.4. A Análise de Enquadramento da Ação de Extensão será realizada pela equipe técnica da CEX/PREAE e compreenderá:

9.4.1. Análise das demandas da sociedade descritas na proposta, bem como descrição do público-alvo, de modo a caracterizar-se como uma ação extensionista;

9.4.2. Conferência do anexo obrigatório (manifestação favorável pela Unidade Proponente do coordenador);

9.4.3. Inexistência de pendências do proponente coordenador com relação às Ações de Extensão em execução ou realizadas anteriormente (apresentação de relatórios parciais e ou finais, quando couber);

9.5. As Ações de Extensão analisadas como não enquadradas serão eliminadas do processo seletivo e não poderão ser ressubmetidas no âmbito do presente Edital, sendo facultado aos proponentes coordenadores replicá-las (no Sigproj, http://sigproj.mec.gov.br), redimensioná-las, reformulá-las e submetê-las no âmbito do Edital de Fluxo contínuo (sem recursos da UFMS).

9.6. Somente serão encaminhadas para avaliação na segunda etapa as propostas consideradas “enquadradas” na primeira etapa.

9.7. A Avaliação de Mérito e Relevância Social será realizada por comissão de seleção constituída por servidores docentes e técnico-administrativos da UFMS e ou de outras Instituições Federais de Ensino Superior, na qualidade de consultores ad hoc, de acordo com as Áreas Temáticas definidas no presente Edital.

9.7.1.  Os consultores ad hoc constituídos devem manter sigilo sobre suas atividades e identidades;

9.7.2. Não poderão atuar como consultores ad hoc na avaliação de propostas docentes ou técnicos administrativos da mesma unidade de lotação do proponente coordenador;

9.7.3. Cada proposta terá a Avaliação de Mérito e Relevância Social realizada por dois consultores ad hoc.

9.8. A Avaliação de Mérito e Relevância Social das Ações de Extensão enquadradas seguirão uma pontuação de 0,00 (zero) a 10,00 (dez) para cada um dos quesitos a serem avaliados, conforme descrição e pesos especificados no item 9.9 do presente Edital.

9.9. As propostas serão avaliadas de acordo com os seguintes quesitos e pesos:

QUESITOS AVALIADOS

PESO

9.9.1. Declaração do município, órgão ou comunidade atendida que comprove interesse na ação proposta

0,20

9.9.2. Articulação interdisciplinar ou multidisciplinar e contribuição com a

formação integral discente

0,20

9.9.3. Relação Universidade-Sociedade: impacto social, público-alvo e parcerias

0,15

9.9.4. Justificativa, fundamentação teórica, objetivos e metodologia

0,15

9.9.5. Interação com políticas públicas externas à UFMS

0,10

9.9.6. Vinculação entre cronograma de atividades e carga horária com o alcance dos objetivos propostos

0,10

9.9.7. Mecanismos de acompanhamento e avaliação

0,05

9.9.8. Infraestrutura disponibilizada para o desenvolvimento da ação

0,05

TOTAL

1,00

9.10. A Média Final de cada ação submetida à Avaliação de Mérito e Relevância Social será obtida a partir da fórmula “MF = (C1 + C2) / 2”, onde:

MF = Média Final;

C1 = Somatório das pontuações atribuídas pelo consultor 1 (nota de cada quesito x peso do quesito);

C2 = Somatório das pontuações atribuídas pelo consultor 2 (nota de cada quesito x peso do quesito).

9.10.1. Caso a diferença entre o somatório das pontuações atribuídas pelos dois avaliadores seja menor do que 3,0 (três vírgula zero), a média final da proposta será a média aritmética das duas pontuações obtidas;

9.10.2. Caso a diferença entre o somatório das pontuações atribuídas pelos dois avaliadores seja maior ou igual a 3,0 (três ponto zero), a proposta será submetida à avaliação de um terceiro consultor ad hoc e, neste caso, a média final será a média aritmética dos dois pareceres cuja pontuação ficarem mais próximas.

9.11. Propostas que não alcançarem Média Final igual ou superior a 60% (setenta por cento) do total de pontos possíveis não poderão ser contempladas com recursos orçamentários e financeiros no âmbito do presente Edital.

10. RESULTADO PRELIMINAR E PEDIDOS DE REVISÃO

10.1. O Resultado Preliminar será divulgado no sítio da PREAE (www.preae.ufms.br) até o dia 14 de fevereiro de 2014 e abrangerá as propostas enquadradas e não enquadradas, classificadas segundo a Média Final alcançada na Avaliação de Mérito e Relevância Social, quando enquadradas, em ordem decrescente de classificação e segundo a modalidade proposta (“Projeto”, “Curso” e “Evento”).

10.2. Os eventuais pedidos de reconsideração com relação ao Resultado Preliminar somente serão considerados se apresentados pelos proponentes coordenadores no período de 14 a 16 de fevereiro de 2014, mediante recurso fundamentado e estritamente circunscrito ao conteúdo das propostas submetidas ou à pontuação atribuída pelos consultores ad hoc em algum dos quesitos avaliados.

10.3. Não serão consideradas, no processo de análise dos eventuais pedidos de reconsideração com relação ao Resultado Preliminar, informações adicionais não inseridas na proposta submetida.

11. ANÁLISE FINANCEIRA, ALOCAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E DE BOLSAS DE EXTENSÃO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

11.1.  Analisados os eventuais pedidos de reconsideração com relação ao Resultado Preliminar, quando julgados procedentes, a alocação de recursos orçamentários, a ser feita pela CEX/PREAE, obedecerá à análise financeira de cada proposta classificada com Média Final igual ou superior a 60% (sessenta por cento) do total de pontos possíveis, observada a ordem de classificação, a pertinência de cada item previsto para a consecução dos objetivos propostos e segundo as limitações orçamentárias e financeiras dispostas no item “4” do presente Edital.

11.2. Todas as receitas e despesas previstas devem estar diretamente relacionadas com a execução das atividades previstas na proposta da Ação de Extensão, não sendo permitida a utilização das receitas com o pagamento de despesas estranhas ao cumprimento dos objetivos propostos.

11.3. O Resultado Final, comportando Média Final, classificação, recursos financeiros aprovados e cota de bolsas alocada em cada proposta, será divulgado no sítio da PREAE (www.preae.ufms.br) até o dia 20 de fevereiro de 2014.

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. Os coordenadores das propostas aprovadas deverão providenciar a impressão de suas propostas, aposição de assinatura, formalização de processo, devidamente instruído com a manifestação de parecer favorável pela correspondente Unidade de Aprovação, incluindo o Formulário para Solicitação de Cota de Bolsas de Extensão, quando for o caso, e entregá-lo na CEX/PREAE até o dia 27 de fevereiro de 2014.

12.2. A PREAE disciplinará e divulgará, por meio de edital específico a ser lançado até o dia 28 de fevereiro de 2014, a seleção de discentes candidatos a bolsas de extensão par atuação nas ações de extensão aprovadas no âmbito do presente Edital.

12.3. As ações de extensão aprovadas no âmbito do presente Edital poderão ter início a partir do dia 3 de março de 2014 e não poderão exceder ao dia 31 de dezembro de 2014.

12.4. Os recursos financeiros aprovados, inclusive pagamento de bolsas de extensão, quando for o caso, somente serão liberados a partir do mês de março de 2014.

12.5. As Ações de Extensão aprovadas deverão ser executadas rigorosamente dentro do período previsto, devendo qualquer modificação ser submetida à recomendação pela Unidade Proponente e enviada uma cópia devidamente assinada à Coordenadoria de Extensão, acompanhada do documento de aprovação pela Unidade proponente.

12.6. Após a aprovação do mérito, relevância social de recursos para financiamento, caberá ao coordenador da ação de extensão aprovada providenciar a elaboração do Projeto Básico, nele atendendo, dentre outras exigências processuais cabíveis, o detalhamento de todos os itens de despesa, quando necessário procedimento licitatório ou a contratação de serviços via Ata de Registro de Preços.

12.6.1. O Projeto Básico decorrente de uma Ação de Extensão aprovada com financiamento será avaliado e aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis e integrará, para todos os fins de direito, a Ação de Extensão.

12.7. A divulgação, as inscrições e a execução das Ações de Extensão somente poderão ser iniciadas após sua recomendação pela Coordenadoria de Extensão.

12.7.1. No caso de Ação que demande convites para autoridades, estes deverão estar de acordo com as Normas da Assessoria de Comunicação Social e do Cerimonial da UFMS.

12.7.2. É de responsabilidade do coordenador da Ação de Extensão e das respectivas Unidades Proponentes o acompanhamento e o monitoramento da execução da Ação.

12.8. Caso a Ação de Extensão não esteja sendo executada de acordo com sua proposta, a Coordenadoria de Extensão deverá ser comunicada para nova avaliação; devendo o coordenador justificar as alterações no Relatório Final.

12.9. Até sessenta dias após o término das Ações o coordenador deverá encaminhar à Unidade Proponente o Relatório Final para avaliação, em relação aos objetivos propostos e aos resultados alcançados, devendo ter a mesma tramitação da proposta de Ação de Extensão original.

12.10. A Coordenadoria de Extensão disponibilizará formulários eletrônicos para a elaboração dos Relatórios Parcial e Final.

12.11. O Relatório Final deverá ser apresentado à Unidade Proponente, constando os resultados alcançados, prestação de contas e a relação dos nomes dos participantes, carga horária e porcentagem de frequência de cada um deles.

12.12. Os participantes (público-alvo atendido) e a equipe de execução da Ação de Extensão farão jus ao respectivo Certificado de Extensão, que será expedido pela Coordenadoria de Extensão, de acordo com a relação de participantes constantes no Relatório Parcial ou no Relatório Final (incluindo nome completo, sem abreviações, CPF, percentual de presença, quando for o caso, e carga horária).

12.12.1. Será exigida a presença/participação mínima de setenta e cinco por cento na Ação de Extensão para a concessão de Certificados aos participantes inscritos.

12.13. Todas as Ações de Extensão financiadas no âmbito do presente Edital, quando apresentadas em eventos, cursos, comunicações em congressos ou publicações, assim como em folders, pôsteres e banners, deverão mencionar, obrigatoriamente, o apoio financeiro da PREAE/UFMS.

12.14. Todas as Ações de Extensão financiadas no âmbito do presente Edital deverão ter seus resultados parciais ou finais apresentados no 8º ENEX-UFMS 2014, sob pena de seus/suas coordenadores/as ficarem impedidos/as de pleitearem financiamento para ações de extensão a serem realizadas em 2015.

12.15. A PREAE não assume qualquer compromisso de suplementação de recursos para fazer frente a despesas adicionais decorrentes de quaisquer fatores externos e ou internos, relacionadas às ações aprovadas no âmbito do presente Edital.

12.16. A PREAE reserva-se o direito de reajustar o número de bolsas, durante a execução dos projetos, tendo como base a análise decorrente do acompanhamento técnico das Ações de Extensão, comunicando este fato aos Coordenadores com antecedência mínima de trinta dias.

12.17. Este Edital poderá ser revogado ou anulado a qualquer tempo, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que isso implique direito à indenização de qualquer natureza.

12.18. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos pessoalmente com a equipe técnica da CEX/PREAE pelos telefones (67) 3345-7938 / 7238 / 7426 / 7244 / 7235, ou por correio eletrônico enviado ao endereço cex.preae@ufms.br ou diom.preae@ufms.br.

12.19. Situações não previstas no presente Edital serão resolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.

12.20. As disposições e termos contidos no presente Edital poderão ser impugnados mediante manifestação formal e fundamentada da parte interessada, apresentada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis em até cinco dias úteis após a sua publicação.

 

VALDIR SOUZA FERREIRA


Anexo I – Materiais de Consumo - Ata de Registro de Preços da PREAE

LOTE 1 - GÊNEROS ALIMENTÍCIOS

Item

Descrição

Unidade

Marca

Custo Unitário

1

Achocolatado, apresentação pó, sabor chocolate, prazo validade 18 (fechado) – pote de 500g

Pote

Celli

2,90

2

Açúcar, tipo cristal, composição origem vegetal, sacarosi de cana de açúcar, aplicação adoçante, características adicionais 1ª qualidade – pacote de 2kg

Pacote

Sonora

2,40

3

Açúcar, tipo refinado, características adicionais branco, 1ª qualidade – pacote de 1kg

Pacote

Dabarra

1,90

4

Adoçante, aspecto físico líquido, ingredientes estévia, tipo dietético – frasco de 200ml

Frasco

Louçucar

8,00

5

Água mineral, material água mineral, tipo embalagem plástico, gaseificação sem gás – garrafa de 510ml

Garrafa

Pordosol

1,00

6

Amido, material milho, aplicação bolo – caixa de 500g

Caixa

Guaporé

2,20

7

Arroz, tipo 1, tipo classe longo fino, tipo subgrupo polido, prazo validade 12 – pacote de 5g

Pacote

Tia Morena

9,00

8

Azeite oliva, tipo extravirgem, acidez máxima 0,70, prazo validade 4 – frasco de 500ml

Frasco

Lisboa

12,50

9

Biscoito, apresentação quadrado, sabor água e sal, classificação salgado, características adicionais sem recheio – embalagem de 400g

Embalagem

Prodasa

2,40

10

Biscoito, apresentação redondo, sabor chocolate, classificação doce, características adicionais com recheio – pacote de 140g

Pacote

Prodasa

1,25

11

Biscoito, apresentação redondo, sabor morango, classificação doce, características adicionais com recheio – pacote de 140g

Pacote

Prodasa

1,25

12

Biscoito, apresentação retangular, sabor maizena, classificação doce, características adicionais sem recheio – embalagem de 400g

Embalagem

Prodasa

2,40

13

Café, tipo torrado, apresentação moído, tipo embalagem a vácuo – pacote de 500g

Pacote

Meridional

6,25

14

Carne in natura, origem avícola, tipo peito de frango, apresentação sem osso, resfriada - quilograma

Quilograma

Bello

10,00

15

Cebola in natura, uso culinário, tipo branca - quilograma

Quilograma

-

2,90

16

Chá alimentação, tipo chá mate, uso alimentício – caixa de 250g

Caixa

União

4,00

17

Chuchu in natura, variedades verde, espécie planta trepadeira e herbácea, mês colheita janeiro a dezembro - quilograma

Quilograma

-

2,70

18

Condimento, apresentação natural, matéria-prima alho, aspecto físico em cabeça, tipo branco, aplicação indústria alimentícia - quilograma

Quilograma

-

18,00

19

Farinha trigo, apresentação pó, prazo validade mínimo de 150, características adicionais ferro e ácido fólico tipo 1 – pacote de 1kg

Pacote

Dallas

2,56

20

Feijão, tipo 1, tipo classe carioca, prazo validade 180 (empacotado) – saco de 1kg

Saco

Trindade

4,75

21

Fermento, tipo químico, variedades regular, aplicação elaboração produtos panificação/massas, apresentação pó – lata de 250g

Lata

Itaiquara

4,50

22

Fruta in natura, tipo banana, espécie nanica - quilograma

Quilograma

-

2,50

23

Fruta in natura, tipo goiaba, espécie comum - quilograma

Quilograma

-

9,25

24

Fruta in natura, tipo laranja, espécie pera - quilograma

Quilograma

-

1,40

25

Fruta in natura, tipo limão, espécie taiti - quilograma

Quilograma

-

4,20

26

Fruta in natura, tipo maçã, espécie gala - quilograma

Quilograma

-

6,00

27

Fruta in natura, tipo manga, espécie Haden - quilograma

Quilograma

-

22,00

28

Fruta in natura, tipo melancia, espécie rajada – caixa com 10kg

Caixa

-

9,00

29

Fruta in natura, tipo melão, espécie comum - quilograma

Quilograma

-

11,00

30

Fruta in natura, tipo tangerina, espécie ponkan - quilograma

Quilograma

-

3,15

31

Fubá, material milho, aplicação bolo – saco de 1kg

Saco

Donana

2,20

32

Gelatina alimentícia, tipo comum, sabor abacaxi – caixa de 1kg

Caixa

Itaiquara

6,00

33

Gelatina alimentícia, tipo comum, sabor morango – caixa de 1kg

Caixa

Itaiquara

6,50

34

Legume in natura, tipo abóbora, espécie paulista - quilograma

Quilograma

-

2,00

35

Legume in natura, tipo abobrinha, espécie verde - quilograma

Quilograma

-

4,90

36

Legume in natura, tipo batata doce, espécie rosada - quilograma

Quilograma

-

2,80

37

Legume in natura, tipo batata inglesa lavada, espécie lisa - quilograma

Quilograma

-

3,90

38

Legume in natura, tipo berinjela, espécie comum - quilograma

Quilograma

-

5,90

39

Legume in natura, tipo cenoura, espécie comum - quilograma

Quilograma

-

3,00

40

Legume in natura, tipo pepino, espécie comum - quilograma

Quilograma

-

3,30

41

Legume in natura, tipo pimenta, espécie vermelha – pacote de 500g

Pacote

-

9,00

42

Legume in natura, tipo quiabo, espécie liso - quilograma

Quilograma

-

9,00

43

Legume in natura, tipo vagem, espécie macarrão curta/manteiga – quilograma

Quilograma

-

10,00

44

Leite, apresentação embalagem tetra brik (caixinha), tipo uht, integral – embalagem de 1l

Embalagem

São Gabriel

3,00

45

Macarrão, tipo com ovos, formato espaguete – pacote de 500g

Pacote

Sta Felicidade

2,00

46

Margarina, composição básica óleos vegetais polinsaturados, sabor com sal, estabilizante ácidos graxos e lecitina de soja, acidulante ácido cítrico, conservante sorbato de potássio, antioxidante ácido cítrico – pote de 500g

Pote

Primê

3,50

47

Milho pipoca, tipo 1, tipo grupo duro, tipo classe amarela – embalagem de 500g

Embalagem

Donana

2,30

48

Milho verde in-natura, apresentação espiga de 1ª qualidade, tamanho médio a grande, características adicionais íntegro e sem fungos – quilograma

Quilograma

-

1,24

49

Óleo vegetal, matéria prima soja, tipo degomado – frasco de 1l

Frasco

Concórdia

2,89

50

Ovo, tamanho médio, peso 42, origem galinha, características adicionais vermelho – caixa com 12 unidades

Caixa

Camva

4,80

51

Pão, tipo de forma, ingredientes farinha trigo/ fermento/ sal/ açúcar/ margarina e água, peso 500, apresentação fatiado – pacote de 500g

Pacote

Shalon

3,90

52

Peixe in natura, espécie pintado, apresentação filé – quilograma

Quilograma

Linhares

24,80

53

Polvilho azedo, tipo 1, origem amiláceo mandioca, tipo grupo fécula – embalagem de 500g

Embalagem

Prata

4,00

54

Polvilho doce, tipo 1, origem amiláceo mandioca, tipo grupo fécula – embalagem de 500g

Embalagem

Prata

2,50

55

Sal, tipo refinado, aplicação alimentícia, características adicionais teor mínimo de Cloreto de Sódio 98,5% - pacote de 1kg

Pacote

Lebre

1,50

56

Suco, apresentação líquido, sabor abacaxi, tipo natural – garrafa de 500ml

Garrafa

Dafruta

4,25

57

Suco, apresentação líquido, sabor laranja, tipo natural – garrafa de 500ml

Garrafa

Dafruta

4,75

58

Suco, apresentação líquido, sabor manga, tipo natural – garrafa de 500ml

Garrafa

Dafruta

4,25

59

Suco, apresentação líquido, sabor maracujá, tipo natural – garrafa de 500ml

Garrafa

Frutisa

5,00

60

Suco, apresentação líquido, sabor uva, tipo natural – garrafa de 500ml

Garrafa

Dafruta

4,15

61

Suco, apresentação pó, sabor abacaxi, tipo artificial – pacote de 1kg

Pacote

Celli

4,00

62

Suco, apresentação pó, sabor laranja, tipo artificial – pacote de 1kg

Pacote

Celli

4,00

63

Suco, apresentação pó, sabor manga, tipo artificial – pacote de 1kg

Pacote

Celli

4,00

64

Suco, apresentação pó, sabor uva, tipo artificial – pacote de 1kg

Pacote

Celli

4,00

65

Verdura in natura, tipo acelga, espécie comum, unidade – maço de 120g

Maço

-

3,30

66

Verdura in natura, tipo agrião, espécie comum, unidade – maço de 120g

Maço

-

3,40

67

Verdura in natura, tipo alface, espécie americana/ crespa/ romana/ lisa – maço de 120g

Maço

-

2,00

68

Verdura in natura, tipo cebolinha, espécie comum – maço de 120g

Maço

-

2,00

69

Verdura in natura, tipo coentro, espécie comum – maço de 120g

Maço

-

1,90

70

Verdura in natura, tipo couve, espécie comum/manteiga, unidade – maço de 120g

Maço

-

1,80

71

Verdura in natura, tipo repolho verde, espécie comum, aplicação culinária em geral – quilograma

Quilograma

-

3,30

72

Verdura in natura, tipo salsa, espécie comum – maço de 120g

Maço

-

2,00

73

Verdura in natura, tipo tomate, espécie primeira qualidade, aplicação culinária em geral - quilograma

Quilograma

-

4,00

 

LOTE 2 - MATERIAIS EDUCATIVOS

Item

Descrição

Unidade

Marca

Custo Unitário

74

Apontador lápis, material plástico, tipo mesa, cor azul, tamanho grande – unidade

Unidade

Jocar Office

0,12

75

Bloco flip chart, cor branca – bloco com 50 folhas

Bloco

Spiral

20,00

76

Caderno, apresentação brochura, quantidade folhas 100, características adicionais capa dura, tamanho ofício - unidade

Unidade

Jandaia

3,00

77

Caderno, material celulose vegetal, material capa plástico, apresentação espiral, quantidade folhas 140, comprimento 280, largura 205 – unidade

Unidade

Tilibra

23,40

78

Caneta esferográfica, material plástico, formato corpo sextavado, material ponta aço inoxidável com esfera de tungstênio, tipo escrita grossa, cor tinta azul, caixa com 50 unidades

Caixa

Molin

22,60

79

Caneta esferográfica, material plástico, quantidade cargas 1, material ponta latão com esfera de tungstênio, tipo escrita grossa, cor tinta preta, características adicionais material transparente e com orifício latera, caixa com 50 unidades

Caixa

Soprano

15,02

80

Caneta - indicador, material aço, tipo indicador laser, aplicação didática, unidade características adicionais bateria 12v, 23a, alcance 200 metros – unidade

Unidade

Shapa

32,00

81

Caneta hidrográfica, material plástico, cor carga azul, aplicação retroprojetor – caixa com 12 unidade

Caixa

Jocar Office

13,12

82

Caneta hidrográfica, material plástico, formato corpo cilíndrico, material ponta náilon, espessura escrita média, cor carga vermelha, aplicação quadro branco – caixa com 48 unidades

Caixa

Jocar Office

41,58

83

Caneta hidrográfica, material plástico, formato corpo cilíndrico, material ponta poliacetato, espessura escrita média, cor carga azul, aplicação quadro branco - unidade

Unidade

Jocar Office

1,10

84

Caneta hidrográfica, material plástico, formato corpo cilíndrico, material ponta poliacetato, espessura escrita média, cor carga preta, aplicação quadro branco - unidade

Unidade

Jocar Office

1,10

85

Caneta hidrográfica, material plástico, formato corpo cilíndrico, material ponta poliacetato, espessura escrita média, cor carga verde, aplicação quadro branco - unidade

Unidade

Jocar Office

1,10

86

Caneta hidrográfica, material plástico, material ponta feltro, aplicação papel, características adicionais jumbo 12 cores e estojo com zip – caixa com 12 unidades

Caixa

Leo & Leo

7,23

87

Caneta hidrográfica, material plástico, material ponta feltro, espessura escrita édia, cor carga azul, aplicação quadro branco, características adicionais diâmetro ponta: 4 mm – caixa com 48 unidades

Caixa

Jocar Office

52,65

88

Cola, composição acetato de polivinila, cor branca, aplicação papel/cortiça e material poroso, características adicionais com bico aplicador, tipo pastosa – bisnaga de 20g

Bisnaga

Leo & Leo

0,60

89

Cola, composição silicone, aplicação pistola quente, características adicionais com 11 mm de diâmetro e 30 cm de comprimento, tipo bastão – caixa com 24 unidades

Caixa

Rendicolla

1,09

90

Giz cera, material cera plástica com corante atóxico, cor azul, tamanho grande, espessura grossa – caixa com 12 unidades

Caixa

Acriles

4,64

91

Jogo de instrumento de desenho – unidade

Unidade

Leo & Leo

5,82

92

Lápis de cor, material madeira, cor diversas, características adicionais tamanho grande – caixa com 12 unidades

Caixa

Leo & Leo

9,61

93

Massa modelar, composição básica água/carboidratos de cereais e cloreto sódio, apresentação 12 potes, quantidade cores 12, cor sortida, características opcionais com moldes, prazo validade 4, características adicionais atóxica – caixa com 300 unidades

Caixa

Leo & Leo

12,00

94

Papel cartolina, material celulose vegetal, gramatura 180, cor azul, comprimento 660, largura 500 – unidades

Unidade

Multiverde

0,56

95

Papel cartolina, material celulose vegetal, gramatura 180, cor branca, comprimento 660, largura 500 - unidade

Unidade

Multiverde

0,56

96

Papel cartolina, material celulose vegetal, gramatura 180, cor verde, comprimento 660, largura 500 – unidade

Unidade

Multiverde

0,56

97

Papel cartolina, material celulose vegetal, gramatura 180, cor vermelha, comprimento 660, largura 500 – unidade

Unidade

Multiverde

0,56

98

Papel cartolina, material celulose vegetal, gramatura 180, cor rosa, comprimento 660, largura 500 - unidade

Unidade

Multiverde

0,56

99

Papel celofane, comprimento 100, largura 86, cor amarela, aplicação material de expediente – pacote com 50 unidades

Pacote

Cromus

33,00

100

Papel couchê, material celulose vegetal, cor branca, gramatura 180, tipo liso, comprimento 297, aplicação uso gráfico, largura 210, características adicionais tamanho a4/impressão documentos - caixa com 100 folhas

Unidade

Sistem

0,41

101

Papel emborrachado, material borracha eva, comprimento 60, largura 40, espessura 2, padrão liso, cor amarela – unidade

Unidade

Evamax

2,24

102

Papel emborrachado, material borracha eva, comprimento 60, largura 40, espessura 2, padrão liso, cor azul – unidade

Unidade

Evamax

2,24

103

Papel emborrachado, material borracha eva, comprimento 60, largura 40, espessura 2, padrão liso, cor branca - unidade

Unidade

Evamax

2,24

104

Papel emborrachado, material borracha eva, comprimento 60, largura 40, espessura 2, padrão liso, cor verde – unidade

Unidade

Evamax

2,24

105

Papel emborrachado, material borracha eva, comprimento 60, largura 40, espessura 2, padrão liso, cor vermelha – unidade

Unidade

Evamax

2,24

106

Papel kraft, material celulose vegetal, gramatura 120, comprimento 96, largura 66, cor branca – folha

Folha

Chamex

0,92

107

Papel vergê, material celulose vegetal, cor palha, gramatura 120, dimensões 210x297 – caixa com 100 folhas

Caixa

Spiral

26,00

108

Pincel atômico, material plástico, tipo ponta feltro, tipo carga recarregável, cor tinta variada – caixa com 12 unidades

Caixa

Jocar Office

10,00

109

Pistola aplicadora, tensão alimentação 110/220, potência 60, aplicação colagem, características adicionais profissional – unidade

Unidade

BRW

11,00

110

Régua escritório, material metal, comprimento 30 cm, graduação centímetro/ polegada, tipo material rígido - unidade 

Unidade

Jocar Office

1,87

111

Tesoura, material aço inoxidável, material cabo propileno, comprimento 5, características adicionais cor preta/extra corte/uso escolar – unidade

Unidade

Leo & Leo

0,97

112

Tinta guache, nome tinta de pintura artística – frasco de 15ml

Frasco

Maripel

3,90

113

Tinta pintura facial, cor variada, aplicação artístico – frasco de 15ml

Frasco

Pinta Kara

4,72

 

LOTE 3 - MATERIAIS DE EXPEDIENTE

Item

Descrição

Unidade

Marca

Custo Unitário

114

Clipe, tratamento superficial niquelado, tamanho 4, material aço carbono, formato paralelo – caixa com 100 unidades

Caixa

Wire Flex

2,73

115

Cola, composição polivinil acetato - pva, cor branca, aplicação escolar, características adicionais lavável, não tóxica, tipo líquido – frasco de 1kg

Frasco

Frama

7,32

116

Copo, material plástico, aplicação comercial, tipo uso líquidos, capacidade 200, utilização descartável – embalagem de 100 unidades

Embalagem

Hiper Copo

3,20

117

Corretivo líquido, material base d´água- secagem rápida, apresentação frasco, aplicação papel comum ml, volume 18  - caixa com 12 unidades

Caixa

Frama

11,30

118

Envelope, material papel kraft, gramatura 90, tipo saco comum, comprimento 162, cor parda, impressão baixo-relevo, largura 114 – caixa com 100 unidades

Caixa

Scrity

6,50

119

Envelope, material papel sulfite, gramatura 75, comprimento 12,50, cor branca, largura 12, características adicionais 1 com janela/visor transparente/embalabem cd/dvd – embalagem com 100 unidades

Embalagem

Scrity

10,50

120

Envelope plástico, tipo plástico propileno cristal, espessura 15 micra, comprimento 29,70, largura 21, cor transparente, características adicionais 2 faces com 1 abertura e atóxico, tipo saco, aplicação acondicionamento de documentos, material plástico – caixa com 50 unidades

Caixa

DAC

8,00

121

Espiral encadernação, nome espiral de pvc / plastico - encadernacao – pacote com 50 unidades

Pacote

Mares

9,00

122

Estilete, tipo largo, espessura 22, aplicação escritório - unidade

Unidade

Adeck

1,20

123

Etiqueta adesiva, material papel, cor branca, largura 25,4, comprimento 66,7, aplicação impressora jato tinta, formato retangular – caixa com 100 folhas

Caixa

Pimaco

44,20

124

Etiqueta adesiva, material papel, cor branca, aplicação impressora laser e jato tinta, formato redondo, tipo auto-adesiva, diâmetro 115, características adicionais 1 uso em cd/dvd, apresentação 2 etiquetas por folha – cartela com 02 unidades

Cartela

Pimaco

1,14

125

Extensão elétrica, comprimento 10m, acessórios 4 tomadas, características adicionais com protetor e adaptador com borne para alternador, tensão nominal 127 - unidade

Unidade

Sate

55,00

126

Extrator grampo, material metal, tipo alavanca, características adicionais 12 cm de comprimento – caixa com 12 unidades

Caixa

Carbrink

1,28

127

Fita adesiva, material papel, tipo dupla face, largura 12, comprimento 30, cor branca, aplicação multiuso – unidade

Unidade

Adelbras

3,80

128

Fita adesiva, material crepe, tipo monoface, largura 18, comprimento 50, cor branca, aplicação multiuso – unidade

Unidade

Adelbras

3,20

129

Fita adesiva, material pvc, tipo monoface, largura 12, comprimento 30, características adicionais transparente – unidade

Unidade

Adelbras

3,46

130

Grampeador manual de metal 26/6 para grampear no mínimo 50 folhas de 75g/m² (20x9,5cm) – unidade

Unidade

Adeck

4,00

131

Grampo para grampeador, metal, cobreado, 26/6 – caixa com 5000 unidades

Caixa

Maripel

2,28

132

Guilhotina, material aço, tipo portátil, comprimento lámina 360, funcionamento manual, dimensões 470 x 310, alavanca normal, material lámina aço temperado oxidado, régua milimetrada, cor cinza - unidade

Unidade

Menno

166,00

133

Lâmpada projetor multimídia, aplicação projetor multimídia, modelo vpl-es2 (sony) - unidade

Unidade

Sony

1.250,00

134

Lápis preto, material corpo madeira, diâmetro carga 2, dureza carga 2, material carga grafite  - caixa com 144 unidades

Caixa

CIS

26,00

135

Papel sulfite, material celulose vegetal, cor branca, gramatura 120, comprimento 960, largura 660 – resma

Resma

Sulfito

30,95

136

Papel xerográfico, material papel sulfite, gramatura 40, comprimento 297, largura 210, cor branca, aplicação impressora laser - resma

Resma

Brio

14,00

137

Pasta arquivo, material cartão prensado, tipo simples com abas, largura 230, altura 360 aplicação arquivo de documento - unidade

Unidade

Polycart

4,06

138

Pasta arquivo, material papelão revestido de pvc, tipo catálogo, largura 255, altura 350, cor preta, características adicionais 50 sacos - unidade

Unidade

DAC

9,50

139

Pasta arquivo, material cartão kraft, tipo suspensa, largura 360, altura 240, cor parda, características adicionais 3 hastes e ponteiras plásticas, fechada na lateral, sem elástico - unidade

Unidade

Dello

16,74

140

Pasta arquivo, material cartolina, tipo classificadora, largura 240, altura 350, cor rosa, características adicionais trilho flexível e dobras laterais, gramatura 80 - unidade

Unidade

Polycart

9,00

141

Percevejo, material metal, tratamento superficial latonado, tamanho 10 – caixa com 100 unidades

Caixa

Prayon

1,30

142

Perfurador papel, material metal, tipo outros, tratamento superficial outros, capacidade perfuração 25, características adicionais furo redondo, margeador, regulagem de profundidade - unidade

Unidade

Adeck

17,30

143

Tinta para carimbo, cor preta, componentes água, pigmentos, aspecto físico líquido, aplicação almofada, capacidade frasco 40 – frasco de 40ml

Frasco

Carbrink

2,20

 

LOTE 4 - MATERIAIS DE INFORMÁTICA, PROCESSAMENTO E ARMAZENAMENTO DE DADOS

Item

Descrição

Unidade

Marca

Custo Unitário

144

Disco compacto - CD, capacidade 700, tempo duração 80, tipo gravável / cdr, características adicionais virgem, áudio consumer e box plástico individual, velocidade gravação 2 a 24 – unidade

Unidade

Digiklone

1,11

145

Disco laser CD-R, tipo gravável, capacidade 700, duração 80 – tubo com 50 unidades

Tubo

Digiklone

24,29

146

Disco compacto – CD-RW, capacidade cd rom 700, tempo duração 80, tipo regravável – tubo com 50 unidades

Tubo

TDK

63,00

147

Disco compacto - DVD, tipo gravável / dvd r, características adicionais monoface, capacidade dvd rom 4,7 gb – embalagem com 50 unidades

Embalagem

Digiklone

23,50

148

Disco compacto - cd/dvd, tempo duração 120, tipo gravável e regravável / DVD-RW, apresentação embalagem plástica individual, características adicionais método gravação clv/cav, velocidade gravação 2,4x, capacidade dvd rom 4,7 gb – embalagem com 50 unidades

Embalagem

Digiklone

69,00

149

Mouse, tipo usb, modelo óptico, aplicação microcomputador, características adicionais compatível windows 95, 98, me, nt 4.0, 2000 e xp, quantidade botões controle 3, resolução 800(USB) - unidade

Unidade

Satellite

12,80

150

Memória portátil microcomputador, capacidade memória 8, interface usb, velocidade gravação máxima 8, velocidade leitura máxima 20, características adicionais capa/corpo plástico customizado/conf. Modelo órgão, compatibilidade sistemas windows xp/vista/7/macintosh/linux.plug - unidade

Unidade

Kingston

17,50

151

Caneta memória, memória 16, padrão usb 2.0, tipo portátil, compatibilidade windows 7; vits; xp; 2000; mac e linus, características adicionais velocidade transmissão: 10 mb/s; gravação: 5 mb/s - unidade

Unidade

Sandisk

29,71

152

Teclado microcomputador, quantidade teclas 104, material plástico, cor preta, características adicionais cacteres na língua português-brasil, tipo usb, normas técnicas abnt2 - unidade

Unidade

Satellite

19,00

 

LOTE 5 - MATERIAIS DE LIMPEZA E PRODUTOS DE HIGIENIZAÇÃO

Item

Descrição

Unidade

Marca

Custo Unitário

153

Detergente, composição detergente líquido, cloro ativo, sequestrante e al, aplicação remoção gordura e sujeira em geral, aroma neutro - unidade

Unidade

Belga

1,20

154

Esponja limpeza, material lã de aço carbono, formato retangular, aplicação utensílios e limpeza em geral – unidade

Unidade

Durabrilho

1,25

155

Guardanapo de papel, nome guardanapo de papel – pacote com 50 unidades

Pacote

Diplomata

0,75

156

Papel higiênico, material celulose virgem, comprimento 30, largura 10, tipo picotado, quantidade folhas dupla, cor branca, características adicionais com perfume – fardo com 8 unidades

Fardo

Dama

5,75

157

Toalha de papel, material papel, tipo folha simples, quantidade toalha 60, comprimento 22, largura 20, cor branca – unidade

Unidade

Folhaleve

2,75

158

Pano limpeza, material 100 algodão, comprimento 60, largura 45, características adicionais alvejado, aplicação limpeza geral – unidade

Unidade

União

2,75

159

Saco plástico lixo, capacidade 100, cor verde, apresentação peça única, largura 95, espessura 10 micra – pacote com 5 unidades

Pacote

Lixolix

2,70

160

Saco plástico lixo, capacidade 50, cor azul, apresentação rolo, largura 63, altura 80, aplicação coleta de lixo – pacote com 5 unidades

Pacote

Lixolix

4,25

161

Toalha rosto, material 90 algodão e 10 poliéster, cor branca, comprimento 90, largura 50 - unidade

Unidade

Flabom

10,00

 

LOTE 6 - UNIFORMES E CAMISETAS

Item

Descrição

Unidade

Marca

Custo Unitário

162

Camiseta unissex, tecido malha 100% algodão, fio 30 penteado, 160g/m² ou superior, cor BRANCA, gola ribana (podendo variar a cor da gola), manga curta (podendo variar cor da manga), tamanho variável (PP, P, M, G, GG, XG, XGG), com até 4 estampas (frente, costas, mangas) em até 4 cores, artes a serem fornecidas juntamente com cada pedido, lote mínimo de 30 unidades para cada cor/arte -unidade

Unidade

BDO

6,69

163

Camiseta unissex, tecido malha 100% algodão, fio 30 penteado, 160g/m² ou superior, cor PRETA, gola ribana (podendo variar a cor da gola), manga curta (podendo variar cor da manga), tamanho variável (PP, P, M, G, GG, XG, XGG), com até 4 estampas (frente, costas, mangas) em até 4 cores, artes a serem fornecidas juntamente com cada pedido, lote mínimo de 30 unidades para cada cor/arte - unidade

Unidade

BDO

7,05

164

Camiseta unissex, tecido malha 100% algodão, fio 30 penteado, 160g/m² ou superior, COR A DEFINIR (exceto branca e preta), gola ribana (podendo variar a cor da gola), manga curta (podendo variar cor da manga), tamanho variável (PP, P, M, G, GG, XG, XGG), com até 4 estampas (frente, costas, mangas) em até 4 cores, artes a serem fornecidas juntamente com cada pedido, lote mínimo de 30 unidades para cada cor/arte - unidade

Unidade

BDO

7,03

165

Camiseta unissex, tecido malha fria (67% poliéster e 33% viscose), fio 30, 170g/m² ou superior, cor BRANCA, gola ribana (podendo variar a cor da gola), manga curta (podendo variar cor da manga), tamanho variável (PP, P, M, G, GG, XG, XGG), com até 4 estampas (frente, costas, mangas) em até 4 cores, artes a serem fornecidas juntamente com cada pedido, lote mínimo de 30 unidades para cada cor/arte - unidade

Unidade

BDO

6,42

166

Camiseta unissex, tecido malha fria (67% poliéster e 33% viscose), fio 30, 170g/m² ou superior, cor PRETA, gola ribana (podendo variar a cor da gola), manga curta (podendo variar cor da manga), tamanho variável (PP, P, M, G, GG, XG, XGG), com até 4 estampas (frente, costas, mangas) em até 4 cores, artes a serem fornecidas juntamente com cada pedido, lote mínimo de 30 unidades para cada cor/arte - unidade

Unidade

BDO

7,15

167

Camiseta unissex, tecido malha fria (67% poliéster e 33% viscose), fio 30, 170g/m² ou superior, COR A DEFINIR (exceto branca e preta), gola ribana (podendo variar a cor da gola), manga curta (podendo variar cor da manga), tamanho variável (PP, P, M, G, GG, XG, XGG), com até 4 estampas (frente, costas, mangas) em até 4 cores, artes a serem fornecidas juntamente com cada pedido, lote mínimo de 30 unidades para cada cor/arte - unidade

Unidade

BDO

6,70

168

Camiseta masculina OU feminina, tecido malha piquet 50% poliéster e 50% algodão, fio 30 penteada, COR A DEFINIR, gola polo com peitilho, fechamento com botões, manga curta com acabamento em ribana (cor a definir), tamanho variável (PP, P, M, G, GG, XG, XGG), com logomarca da instituição e ou do evento bordada na altura do tórax em cor contrastante (a definir, conforme cor do tecido), lote mínimo de 30 unidades para cada cor - unidade

Unidade

BDO

10,50


ANEXO II – LINHAS DE EXTENSÃO

1. Alfabetização, Leitura e Escrita: Alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos; formação do leitor e do produtor de textos; incentivo à leitura; literatura; desenvolvimento de metodologias de ensino da leitura e da escrita e sua inclusão nos projetos político pedagógicos das escolas.

2. Artes Cênicas: Dança, teatro, técnicas circenses, performance; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

3. Artes Integradas: Ações multiculturais, envolvendo as diversas áreas da produção e da prática artística em um único programa integrado; memória, produção e difusão cultural e artística.

4. Artes Plásticas: Escultura, pintura, desenho, gravura, instalação, apropriação; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

5. Artes Visuais: Artes gráficas, fotografia, cinema, vídeo; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

6. Comunicação Estratégica: Elaboração, implementação e avaliação de planos estratégicos de comunicação; realização de assessorias e consultorias para organizações de natureza diversa em atividades de publicidade, propaganda e de relações públicas; suporte de comunicação a programas e projetos de mobilização social, a organizações governamentais e da sociedade civil.

7. Desenvolvimento de Produtos: Produção de origem animal, vegetal, mineral e laboratorial; manejo, transformação, manipulação, dispensação, conservação e comercialização de produtos e subprodutos.

8. Desenvolvimento Regional: Elaboração de diagnóstico e de propostas de planejamento regional (urbano e rural) envolvendo práticas destinadas a elaboração de planos diretores, a soluções, tratamento de problemas e melhoria a qualidade de vida da população local, tendo em vista sua capacidade produtiva e potencial de incorporação na implementação das ações; participação em fóruns, Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável DLIS; participação e assessoria a conselhos regionais, estaduais e locais de desenvolvimento e a fóruns de municípios e associações afins; elaboração de matrizes e estudos sobre desenvolvimento regional integrado, tendo como base recursos locais renováveis e práticas sustentáveis; discussão sobre permacultura; definição de indicadores e métodos de avaliação de desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade.

9. Desenvolvimento Rural e Questão Agrária: Constituição e/ou manutenção de iniciativas de reforma agrária, matrizes produtivas locais ou regionais e de políticas de desenvolvimento rural; assistência técnica; planejamento do desenvolvimento rural sustentável; organização rural; comercialização; agroindústria; gestão de propriedades e/ou organizações; arbitragem de conflitos de reforma agrária; educação para o desenvolvimento rural; definição de critérios e de políticas de fomento para o meio rural; avaliação de impactos de políticas de desenvolvimento rural.

10. Desenvolvimento Tecnológico: Processos de investigação e produção de novas tecnologias, técnicas, processos produtivos, padrões de consumo e produção (inclusive tecnologias sociais, práticas e protocolos de produção de bens e serviços); serviços tecnológicos; estudos de viabilidade técnica, financeira e econômica; adaptação de tecnologias.

11. Desenvolvimento Urbano: Planejamento, implementação e avaliação de processos e metodologias visando proporcionar soluções e o tratamento de problemas das comunidades urbanas; urbanismo.

12. Direitos Individuais e Coletivos: Apoio a organizações e ações de memória social, defesa, proteção e promoção de direitos humanos; direito agrário e fundiário; assistência jurídica e judiciária individual e coletiva, a instituições e organizações; bioética médica e jurídica; ações educativas e preventivas para garantia de direitos humanos.

13. Educação Profissional: Processos de formação técnica profissional, visando a valorização, aperfeiçoamento, promoção do acesso aos direitos trabalhistas e inserção no mercado de trabalho.

14. Empreendedorismo: Constituição e gestão de empresas juniores, pré incubadoras, incubadoras de empresas, parques e pólos tecnológicos, cooperativas e empreendimentos solidários e outras ações voltadas para a identificação, aproveitamento de novas oportunidades e recursos de maneira inovadora, com foco na criação de empregos e negócios estimulando a próatividade.

15. Emprego e Renda: Defesa, proteção, promoção e apoio a oportunidades de trabalho, emprego e renda para empreendedores, setor informal, proprietários rurais, formas cooperadas/associadas de produção, empreendimentos produtivos solidários, economia solidária, agricultura familiar, dentre outros.

16. Endemias e Epidemias: Planejamento, implementação e avaliação de metodologias de intervenção e de investigação tendo como tema o perfil epidemiológico de endemias e epidemias e a transmissão de doenças no meio rural.e urbano; previsão e prevenção.

17. Divulgação Científica e Tecnológica: Difusão e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos em espaços de ciência, como museus, observatórios, planetários, estações marinhas, entre outros; organização de espaços de ciência e tecnologia.

18. Esporte e Lazer: Práticas esportivas, experiências culturais, atividades físicas e vivências de lazer para crianças, jovens e adultos, como princípios de cidadania, inclusão, participação social e promoção da saúde; esportes e lazer nos projetos político pedagógico das escolas; desenvolvimento de metodologias e inovações pedagógicas no ensino da Educação Física, Esportes e Lazer; iniciação e prática esportiva; detecção e fomento de talentos esportivos.

19. Estilismo: Design e modelagem criativa de vestuário, calçados, ornamentos e utensílios pessoais relacionados à moda.

20. Fármacos e Medicamentos: Uso correto de medicamentos para a assistência à saúde, em seus processos que envolvem a farmacoterapia; farmácia nuclear; diagnóstico laboratorial; análises químicas, físicoquímicas, biológicas, microbiológicas e toxicológicas de fármacos, insumos farmacêuticos, medicamentos e fitoterápicos.

21. Formação de Professores: Formação e valorização de professores, envolvendo a discussão de fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico, tendo em vista o aprimoramento profissional, a valorização, a garantia de direitos trabalhistas e a inclusão no mercado de trabalho formal.

22. Gestão do Trabalho: Estratégias de administração; ambiente empresarial; relações de trabalho urbano, rural e industrial (formas associadas de produção, trabalho informal, incubadora de cooperativas populares, agronegócios, agroindústria, práticas e produções caseiras, dentre outros).

23. Gestão Informacional: Sistemas de fornecimento e divulgação de informações econômicas, financeiras, físicas e sociais das instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

24. Gestão Institucional: Estratégias administrativas e organizacionais em órgãos e instituições públicas, privadas e do terceiro setor, governamentais e não governamentais.

25. Gestão Pública: Sistemas regionais e locais de políticas públicas; análise do impacto dos fatores sociais, econômicos e demográficos nas políticas públicas (movimentos populacionais, geográficos e econômicos, setores produtivos); formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam nos sistemas públicos (atuais ou potenciais).

26. Grupos Sociais Vulneráveis: Questões de gênero, de etnia, de orientação sexual, de diversidade cultural, de credos religiosos, dentre outro, processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc), de emancipação, de respeito à identidade e inclusão; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção.

27. Infância e Adolescência: Processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc); promoção, defesa e garantia de direitos; ações especiais de prevenção e erradicação do trabalho infantil; desenvolvimento de metodologias de intervenção, tendo como objeto enfocado na ação crianças, adolescentes e suas famílias.

28. Inovação Tecnológica: Introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos e melhorias significativas a serem implementadas em produtos ou processos existentes nas diversas áreas do conhecimento. Considera-se uma inovação tecnológica de produto ou processo aquela que tenha sido implementada e introduzida no mercado (inovação de produto) ou utilizada no processo de produção (inovação de processo).

29. Jornalismo: Processos de produção e edição de notícias para mídias impressas e eletrônicas; assessorias e consultorias para órgãos de imprensa em geral; crítica de mídia.

30. Jovens e Adultos: Processos de atenção (saúde, assistência social, etc), de emancipação e inclusão; educação formal e não formal; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção, tendo como objeto a juventude e/ou a idade adulta.

31. Línguas Estrangeiras: Processos de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e sua inclusão nos projetos políticopedagógicos das escolas; desenvolvimento de processos de formação em línguas estrangeiras; literatura; tradução.

32. Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem: Metodologias e estratégias específicas de ensino/aprendizagem, como a educação a distância, o ensino presencial e de pedagogia de formação inicial, educação continuada, educação permanente e formação profissional.

33. Mídiaartes: Mídias contemporâneas, multimídia, webarte, arte digital; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

34. Mídias: Produção e difusão de informações e conhecimentos através de veículos comunitários e universitários, impressos e eletrônicos (boletins, rádio, televisão, jornal, revistas, internet, etc); promoção do uso didático dos meios de comunicação e de ações educativas sobre as mídias.

35. Música: Apreciação, criação e performance; formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam na área musical; produção e divulgação de informações, conhecimentos e material didático na área; memória, produção e difusão cultural e artística.

36. Organizações da Sociedade e Movimentos Sociais e Populares: Apoio à formação, organização e desenvolvimento de comitês, comissões, fóruns, associa ções, ONG’s, OSCIP’s, redes, cooperativas populares, sindicatos, dentre outros.

37. Patrimônio Cultural, Histórico e Natural: Preservação, recuperação, promoção e difusão de patrimônio artístico, cultural e histórico (bens culturais móveis e imóveis, obras de arte, arquitetura, espaço urbano, paisagismo, música, literatura, teatro, dança, artesanato, folclore, manifestações religiosas populares), natural (natureza, meio ambiente) material e imaterial (culinária, costumes do povo), mediante formação, organização, manutenção, ampliação e equipamento de museus, bibliotecas, centros culturais, arquivos e outras organizações culturais, coleções e acervos; restauração de bens móveis e imóveis de reconhecido valor cultural; proteção e promoção do folclore, do artesanato, das tradições culturais e dos movimentos religiosos populares; valorização do patrimônio; memória, produção e difusão cultural e artística.

38. Pessoas com Deficiências, Incapacidades e Necessidades Especiais: Processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc) de emancipação e inclusão de pessoas com deficiências, incapacidades físicas, sensoriais e mentais, síndromes, doenças crônicas, altas habilidades, dentre outras; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção individual e coletiva, tendo como objeto enfocado na ação essas pessoas e suas famílias.

39. Propriedade Intelectual e Patente: Processos de identificação, regulamentação e registro de direitos autorais e outros sobre propriedade intelectual e patente.

40. Questões Ambientais: Implementação e avaliação de processos de educação ambiental de redução da poluição do ar, águas e solo; discussão da Agenda 21; discussão de impactos ambientais de empreendimentos e de planos básicos ambientais; preservação de recursos naturais e planejamento ambiental; questões florestais; meio ambiente e qualidade de vida; cidadania e meio ambiente.

41. Recursos Hídricos: Planejamento de microbacias, preservação de mata ciliar e dos recursos hídricos, gerenciamento de recursos hídricos e Bacias Hidrográficas prevenção e controle da poluição; arbitragem de conflitos; participação em agências e comitês estaduais e nacionais; assessoria técnica a conselhos estaduais, comitês e consórcios municipais de recursos hídricos.

42. Resíduos Sólidos: Ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento com base em critérios sanitários, ambientais e econômicos, para coletar, segregar, tratar e dispor resíduos ou dejetos; orientação para elaboração e desenvolvimento de projetos de planos de gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva, instalação de manejo de resíduos sólidos urbanos (RSU) reaproveitáveis (compostagem e reciclagem), destinação final de RSU (aterros sanitários e controlados), remediação de resíduos ou dejetos a céu aberto; orientação à organização de catadores de lixo.

43. Saúde Animal: Processos e metodologias visando a assistência à saúde animal: prevenção, diagnóstico e tratamento; prestação de serviços institucionais em laboratórios, clínicas e hospitais veterinários universitários.

44. Saúde da Família: Processos assistenciais e metodologias de intervenção para a saúde da família.

45. Saúde e Proteção no Trabalho: Processos assistenciais, metodologias de intervenção, ergonomia, educação para a saúde e vigilância epidemiológica ambiental, tendo como alvo o ambiente de trabalho e como público os trabalhadores urbanos e rurais; saúde ocupacional.

46. Saúde Humana: Promoção da saúde das pessoas, famílias e comunidades; humanização dos serviços; prestação de serviços institucionais em ambulatórios, laboratórios, clínicas e hospitais universitários; assistência à saúde de pessoas em serviços especializados de diagnóstico, análises clínicas e tratamento; clínicas odontológicas, de psicologia, dentre outras.

47. Segurança Alimentar e Nutricional: Incentivo à produção de alimentos básicos, autoabastecimento, agricultura urbana, hortas escolares e comunitárias, nutrição, educação para o consumo, regulação do mercado de alimentos, promoção e defesa do consumo alimentar.

48. Segurança Pública e Defesa Social: Planejamento, implementação e avaliação de processos e metodologias, dentro de uma compreensão global do conceito de segurança pública, visando proporcionar soluções e o tratamento de problemas relacionados; orientação e assistência jurídica, judiciária, psicológica e social à população carcerária e familiares; assessoria a projetos de educação, saúde e trabalho aos apenados e familiares; questão penitenciária; violência; mediação de conflitos; atenção a vítimas de crimes violentos; proteção a testemunhas; policiamento comunitário.

49. Tecnologia da Informação: Desenvolvimento de competência informacional para identificar, localizar, interpretar, relacionar, analisar, sintetizar, avaliar e comunicar informação em fontes impressas ou eletrônicas; inclusão digital.

50. Terceira Idade: Planejamento, implementação e avaliação de processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc), de emancipação e inclusão; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção, tendo como objeto enfocado na ação pessoas idosas e suas famílias.

51. Turismo: Planejamento e implementação do turismo (ecológico, cultural, de lazer, de negócios, religioso, etc) como setor gerador de emprego e renda para os municípios; desenvolvimento de novas tecnologias para avaliações de potencial turístico; produção e divulgação de imagens em acordo com as especificidades culturais das populações locais.

52. Uso de Drogas e Dependência Química: Prevenção e limitação da incidência e do consumo de drogas; tratamento de dependentes; assistência e orientação a usuários de drogas; recuperação e reintegração social.

53. Desenvolvimento Humano: Temas das diversas áreas do conhecimento, especialmente de ciências humanas, biológicas, sociais aplicadas, exatas e da terra, da saúde, ciências agrárias, engenharias, lingüística, (letras e artes), visando a reflexão discussão, atualização e aperfeiçoamento humano, espiritualidade e religiosidade.