UFT - Universidade Federal do Tocantins

EDITAL Nº 06/2014; AUXÍLIO FINANCEIRO PARA EVENTOS DE MAIO A AGOSTO DE 2014 - EDITAL Nº 06/2014, ABERTURA DE SOLICITAÇÕES DO PROGRAMA AUXÍLIO FINANCEIRO PARA EVENTOS

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital de abertura de inscrições, visando à seleção de candidatos ao Programa de Auxílio Financeiro para Apresentação de trabalhos em Eventos Científicos e Artísticos no Brasil, para eventos que ocorrerão de Maio a Agosto de 2014. Este Edital segue as normas da Resolução nº 02/2007 do CONSEPE disponível no endereço : www.uft.edu.br (CONSEPE > Resoluções 2007 > Consepe – 02/2007 – Concessão de auxílio).



FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE AUXÍLIO FINANCEIRO - PROPESQ


EDITAL Nº 06/2014,  DE 18 DE MARÇO DE 2014

ABERTURA DE SOLICITAÇÕES DO PROGRAMA AUXÍLIO FINANCEIRO

MAIO A AGOSTO

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital de abertura de inscrições, visando à seleção de candidatos ao Programa de Auxílio Financeiro para Apresentação de trabalhos em Eventos Científicos e Artísticos no Brasil, para eventos que ocorrerão de Maio  a Agosto de 2014. Este Edital segue as normas da Resolução nº 02/2007 do CONSEPE disponível no endereço : www.uft.edu.br (CONSEPE > Resoluções 2007 > Consepe – 02/2007 – Concessão de auxílio).

I – DO OBJETIVO

Conceder auxílio para apresentação de trabalhos em eventos científicos/artísticos nacionais a professores efetivos em exercício, técnicos administrativos efetivos em exercício e alunos matriculados na UFT, que estejam apresentando, na qualidade de primeiro autor, trabalhos devidamente aceitos pelos eventos em questão.

II – DOS PRAZOS

2.1 De  25 de Março  a  11 de Abril de 2014, período em que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ estará recebendo as inscrições para obtenção de auxílio financeiro para apresentação de trabalhos científicos e artísticos no Brasil.

2.2 As solicitações deverão ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletronico no SIGPROJ, dentro do prazo estabelecido no Edital, no horário das 08h às 23:59h.

2.3 A data provável para a divulgação dos resultados será dia 17/04/2014, via internet no portal da UFT : http://www.uft.edu.br

2.4 O prazo para interposição de recurso do julgamento será de 48 (quarenta e oito) horas, contados da divulgação.

2.4.1 O recurso deverá ser protocolado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPESQ ou enviado para o e-mail: auxeventos@uft.edu.br , durante o horário de expediente e observando-se o prazo, conforme o Item 2.4.   

2.4.2 O resultado final será divulgado até 2 (dois) dias úteis após o término do prazo do recurso.

2.4.3 Da divulgação do prazo final não caberá recurso.

III – DOS PROPONENTES

3.1 Poderão se inscrever professores efetivos em exercício, técnicos administrativos efetivos em exercício e alunos matriculados na UFT, que estejam apresentando, na qualidade de primeiro autor, trabalhos devidamente aceitos pelos eventos em questão.

IV – DA DOCUMENTAÇÃO A SER ENCAMINHADA

As solicitações deverão ser encaminhadas à PROPESQ, através de Formulário Modelo – Requerimento para Solicitação de Auxílio Financeiro para Apresentação de Trabalhos em Eventos Científicos/Artísticos (ANEXO I), após recolhimento de assinaturas e carimbos no referido formulário, sendo:

a)      Discente: assinatura e carimbo do COORDENADOR DO CURSO;

b)      Docente: assinatura e carimbo do COORDENADOR DO CURSO;

c)      Técnico: assinatura e carimbo da CHEFIA IMEDIATA.

Juntamente com o Formulário, deverão ser anexados os seguintes documentos:

4.1 Cópia do artigo ou resumo a ser apresentado 

4.2 Informações detalhadas sobre o evento científico, incluindo programação e folder;

4.3 Justificativa da solicitação se não for o 1° autor do artigo ou resumo;

4.4 Currículo Lattes atualizado dos últimos 5 anos “produção científica e orientações concluídas”(o currículo Lattes é de responsabilidade do solicitante); 

4.5 Carta de aceitação do trabalho ou resumo, especificando a forma de apresentação (poderá ser encaminhada até 15 dias úteis antes do início do evento);

4.6 Comprovante da submissão do trabalho contemplado anteriormente, em periódicos indexados (Qualis A, B), livro ou capítulo de livro com conselho editorial, caso o solicitante já tenha recebido auxílio no ano anterior. 

4.7  Formulário de pontuação, devidamente preenchido e assinado, conforme ANEXO V. 

4.7.1  O preenchimento do  formulário, de que trata o Item 4.7, estará sujeita a alterações após a avaliação do Comitê Técnico Científico - CTC da UFT.

V – DA AVALIAÇÃO

A avaliação das solicitações será feita pelo Comitê Técnico Científico da UFT, levando-se em     consideração critérios enumerados e valorados por matriz comparativa de mérito.

5.1  Tipo de trabalho: artigo completo/ obra artística com curadoria, resumo, resumo expandido e obra artística sem curadoria;

5.2 Tipo de evento: internacional (realizado no Brasil), nacional, regional, estadual;

5.3 Trabalhos provenientes de grupos de pesquisa do Diretório de Grupos do CNPq terão  prioridade sobre os demais tipos de trabalho;

5.4 Análise de Currículo Lattes: será valorizada a produção recente (5 anos) do pesquisador, orientação (pós-graduação “stricto sensu e lato sensu” e iniciação científica,) e produção bibliográfica considerando artigos publicados em revistas indexadas (Qualis A, B), livros ou capítulos de livros com conselho editorial e participação em eventos com apresentação de trabalhos ou palestras;

5.5 Qualificação: doutores terão prioridade sobre os mestres e estes sobre os especialistas; alunos de pós-graduação stricto sensu e de graduação inseridos no programa de Iniciação Científica terão prioridade sobre os demais;

5.6 Função: professores DE e funcionários em Grupo de Pesquisas terão prioridade sobre as outras categorias explicitadas na matriz;

5.7 Como critério de desempate, serão analisadas as concessões feitas em anos anteriores,    dando-se prioridade aos não contemplados com auxílio da UFT.

VI – DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 O contemplado com auxílio poderá fazer nova solicitação nos anos subsequentes desde que o produto do trabalho contemplado seja submetido para publicação, sendo aceito ou não, em algum meio ou forma que obtenha pontuação pelos critérios da Capes, devendo a comprovação ser encaminhada junto com a documentação para a nova solicitação.

6.2 Excepcionalmente, quando houver impedimento justificado da participação do primeiro autor, outro autor do trabalho poderá solicitar a concessão do auxílio.

6.3 Quando o evento ocorrer em período de férias, o solicitante (professor ou funcionário) deverá pleitear alteração da respectiva data de férias, para poder receber o benefício. 

6.4 O auxílio concedido pela UFT para professores e técnicos será, preferencialmente, a passagem aérea (ida e volta) até a cidade mais próxima do local de realização do evento, ou diárias (no máximo quatro). Para alunos, o benefício será, preferencialmente, a passagem terrestre (ida e volta).

6.5 A liberação do auxílio está vinculada à disponibilidade orçamentária do período e ao encaminhamento da carta de aceitação do trabalho emitida pela coordenação do evento, a ser anexada ao pedido de auxílio, até quinze dias úteis antes do início do evento.

6.6 A distribuição do recurso disponível para este programa deverá ser feito de modo a contemplar de forma equânime os três períodos de solicitação de auxílio e as diferentes áreas do conhecimento (1-agrárias, 2-biológicas, 3-exatas e da terra, 4-humanas, sociais aplicadas, linguística, letras e artes) , ou eventualmente do trabalho a ser apresentado (em caso de eventos que contemplem todas as áreas do conhecimento). Caso não haja solicitações em uma das áreas do conhecimento, o recurso será repassado para as outras áreas. 

6.7 É de inteira responsabilidade do solicitante, em comum acordo com a respectiva Coordenação de Curso/Setor e Coordenação de Campus, a organização das atividades acadêmicas/administrativas durante o período de participação no evento.

6.8 O participante deverá apresentar à PROPESQ o certificado de apresentação do trabalho em até 15 (quinze) dias após o evento.

VII – DISPOSIÇÕES FINAIS

 7.1 Os casos omissos serão analisados pelo Reitor ou pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

7.2 Fazem parte deste Edital os seguintes documentos:

Anexo I - Formulário-Requerimento para solicitação de Auxílio Financeiro para Apresentação de Trabalho em Eventos Científicos/Artísticos;  

Anexo II  -  Matriz Comparativa de Mérito – Participação em Eventos.

Anexo III – Modelo de Relatório de Viagem.

Anexo IV- Modelo de capa do envelope.

Anexo V – Formulário de Pontuação.

7.3 Após o retorno da viagem, todos os contemplados (professores, alunos ou técnicos ) deverão realizar a prestação de contas apresentando os seguintes documentos:

7.3.1 Cópia do Certificado de apresentação do trabalho no evento;

7.3.2 Bilhetes de passagens aéreas ou terrestres (originais);

7.3.3 Relatório de Viagem Assinado (conforme Anexo III)

7.4 CONTATOS

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós – Graduação - PROPESQ

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação- Waldecy Rodrigues

Fone/Fax: (63) 3232-8037/8218

E-mail: auxeventos@uft.edu.br

 

Palmas, 24 de Março de 2014.

 

 

 

Waldecy Rodrigues

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação