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PROExC - REGISTRO DE PROJETOS PRÉ-ACADÊMICOS - PROExC - REGISTRO DE PROJETOS PRÉ-ACADÊMICOS APOIADOS PELA UFPE/PROExC

O presente Edital, na modalidade de REGISTRO , tem por objetivo definir procedimentos para o cadastramento de Projetos Pré-Acadêmicos que são/serão apoiados pela PROEXT/UFPE  com a finalidade de validar a institucionalidade dos projetos  perante a UFPE.



 


A Universidade  Federal  de  Pernambuco,  através  da  Pró-Reitoria  de  Extensão -  PROEXT  torna público  os  procedimentos  necessários  ao  REGISTRO DE PROJETOS PRÉ-ACADÊMICOS APOIADOS PELA UFPE/PROEXT a serem executados  em  2014.


1. OBJETIVO: 


O presente Edital, na modalidade de REGISTRO , tem por objetivo definir procedimentos para o cadastramento de Projetos Pré-Acadêmicos que são/serão apoiados pela PROEXT/UFPE  com a finalidade de validar a institucionalidade dos projetos  perante a UFPE.


2. DIRETRIZES:


2.1. A atividade deverá ser apresentada e coordenada por servidores docentes ou técnico-        administrativo de nível superior, vinculado ao quadro ativo permanente  da UFPE;  ou por docentes ou técnicos administrativos de nível superior aposentados, regidos pela resolução 03/2007; 


2.2.
As propostas deverão ser previamente registradas diretamente no SIGProj  (Sistema de Informação e Gestão de Projetos – (http://sigproj1.mec.gov.br/)  no prazo de vigência do Edital, 26/12/2014, em virtude da consolidação dos dados  estatísticos  institucionais. 


3. REQUISITOS PARA ADMISSÃO: 


3.1.
As propostas de ação de extensão deverão estar de acordo com a Resolução nº 9/2007 do CCEPE, que aprova as Normas que regulamentam as Ações de Extensão da UFPE; 


3.2. As ações de extensão não submetidas on-line não serão consideradas como cadastradas (REGISTRADAS) no SIGProj, mesmo constando na conta do coordenador da ação como “Proposta em Elaboração”; 


3.3. O coordenador da ação de extensão não deverá possuir quaisquer pendências em relatórios finais de ações de extensão na PROEXT. 


4. DA PROPOSTA: 


4.1. Ao realizar o preenchimento do formulário a ação deverá ser vinculada ao PROGRAMA PRÉ-ACADÊMICOS PROEXT/UFPE.

4.2. O Coordenador da ação deverá colocar no formulário como Unidade Geral: PROEXT  e Unidade de Origem: Diretoria de Extensão Acadêmica (DEA).

5.  DOCUMENTAÇÃO A SER ANEXADA NO SIGPROJ :


5.1. Na proposta de ação deverá ser preenchido e anexado o questionário PRÉ-ACADÊMICOS - INFORMAÇÕES ADICIONAIS DA PROPOSTA (modelo no item Anexos - do formulário SIGPROJ), constando:

1)    Ano de implantação e local atual e horário de  funcionamento do Projeto;
2)    Critérios de acesso ( renda, origem da escolaridade, localização de moradia etc) ;
3)    Formas de acesso dos beneficiários aos projetos (provas, inscrição, indicação );
4)    Período de seleção e início das aulas;
5)    Número de vagas oferecidas ;
6)    Quantitativo e característica dos monitores ( alunos de graduação e/ou pós graduação? licenciaturas ou qualquer curso? Só da UFPE ou também de outras IES? Quais? Bolsistas e/ou voluntários? Se bolsistas, pagos por quem?
7)    Se o monitor recebe algum tipo de treinamento? Algum acompanhamento didático?

5.2. Termo de adesão da entidade parceira externa, se houver; 

5.3. Planilha orçamentária com estimativa dos principais gastos com o projeto, os quais tem a intenção de solicitar apoio em posteriores editais da PROEXT. 


6. DA REALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS : 

6.1. Ao final de cada execução anual, o Relatório Final da ação de extensão deverá ser realizado e submetido através do SIGPROJ. 

6.2. No relatório final, deverá ser preenchido e anexado o questionário PRÉ-ACADÊMICOS - INFORMAÇÕES ADICIONAIS DO RELATÓRIO FINAL (modelo no item Anexos - do formulário SIGPROJ), constando:

1)    Índice percentual de evasão e suas principais razões;
2)    N° de alunos frequentes o ano todo;
3)    Índice/N° de alunos aprovados:
a.     Enem;
b.    Vestibular;
c.    Universidades Públicas;
d.    Universidades Privadas;
4)    N° de Bolsistas (PROUNI, FIES);
5)    Principais gastos com o projeto?  
6)    Formas de manutenção financeira (patrocínios, taxa cobrada, doações, parcerias).


6.3. O coordenador da ação, se achar necessário, poderá colocar em anexo, informações relevantes quando da execução do projeto em anos anteriores a 2014.

6.4. Caso haja solicitação de declarações, deverá constar a relação dos envolvidos especificando a modalidade de participação de cada um. 

7. DOS PROCEDIMENTOS E OBRIGAÇÕES:

7.1. É obrigatória a realização de Relatório Final até o limite de 30 dias da data de seu fechamento anual através de seu preenchimento e submissão online pelo SIGPROJ;

8. VIGÊNCIA: 


De 26 de dezembro de 2013 a 26 de Dezembro de 2014.


9. DISPOSIÇÕES GERAIS:

9.1. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos, contatando-se   a Coordenação de Gestão da Extensão da PROEXT pelo telefone (81) 2126.8134 por correio eletrônico no endereço sigproj.proext@ufpe.br;

 
9.2. Os resultados obtidos pelos cursos pré-vestibulares registradas e aprovadas por este Edital, quando apresentados em eventos, cursos, comunicações, congressos  na forma de publicações, folders, posters, banners, ou outras formas de comunicação, deverão citar, obrigatoriamente, o apoio da UFPE /PROEXT; 

9.3. A qualquer tempo, este Edital poderá ser revogado ou alterado, no todo ou em parte,por motivo de interesse institucional;

9.4. Para situações não previstas no presente Edital, prevalecem as normas e procedimentos da PROEXT e da Câmara de Extensão da UFPE. 


 
Recife 26 de dezembro de 2013.