IFAC - Instituto Federal do Acre

EDITAL PROGRAMA IFAC- CANADÁ- Nº 01/2013 - PROGRAMA IFAC-CANADÁ - EDITAL INTERNO Nº. 01/2013, DE 27 DE JUNHO DE 2013

Este edital não possui texto de chamada.



 

PROGRAMA IFAC-CANADÁ

As Pró-Reitorias de Inovação, Ensino e Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, juntamente com Assessoria de Relações Internacionais, no uso de suas atribuições, tornam pública a seleção de projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento educacional para o Programa IFAC-Canadá. O Programa, com base no acordo assinado entre o IFAC e o

British Columbia Institute of Technology - BCIT tem como objetivo apoiar o intercâmbio científico entre grupos de estudantes pesquisadores.

1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 O programa consiste de projetos conjuntos de pesquisa nas especialidades de interesse correlatos das instituições envolvidas para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares;

1.2 No Brasil, a entidade responsável pelo programa é o IFAC.

1.3 No Canadá, a entidade responsável pelo programa é o

1.4 A seleção será regida por este edital e executada pelo IFAC, através das Pró-Reitorias de Ensino, Inovação e Assistência Estudantil;

1.5 O concurso visa selecionar projetos conjuntos de pesquisa, com o início das atividades no ano de 2013/2;

1.6 A seleção das propostas de que trata este edital consistirá de quatro fases, respectivamente: verificação do mérito do projeto; análise da consistência documental, avaliação psicopedagógica e aprovação na proficiência;

1.7 Cada proposta de projeto conjunto de pesquisa deverá planejar suas atividades considerando a duração de um ano, com atividades de sete dias nas dependências do

BCIT. BCIT. Os critérios estarão condicionados à aprovação dos projetos, frequências e aproveitamento de aulas, cursos, publicações e justificativas para a prorrogação e disponibilidade orçamentária;

2 DO CRONOGRAMA

Período/2013

Atividade prevista

12 de julho

Publicação do Edital

1ª etapa: projetos de pesquisa

12 de julho a 12 agosto

Inscrição das propostas no SIGPROJ/SIPES

13 e 14 de agosto

Análise de mérito e classificação de propostas

15 de agosto

Divulgação resultado preliminar da1ª etapa

16 de agosto

Interposição de Recurso e divulgação do resultado final da 1ª etapa

2ª etapa: Análise documental e psicopedagógica

19 a 20 de agosto

Entrega de documentos a Equipe de Assistência Estudantil do Câmpus de Origem

21 de agosto

Protocolo de documentos do Câmpus de Origem para Pró-Reitoria de Assistência Estudantil

22 e 23 de agosto

Análise e conferência de documentos

26 de agosto

Divulgação de agenda com local e horário da entrevista

27 a 30 de agosto

Entrevistas psicopedagógicas

02 de setembro

Divulgação do resultado preliminar 2ª etapa

03 de setembro

Interposição de Recurso

04 de setembro

Análise de recurso e divulgação do resultado final da 2ª etapa

3ª etapa: Proficiência em Língua Inglesa

05 de setembro

Avaliação Oral nos Câmpus

09 de setembro

Divulgação do Resultado Final do edital

9 a 16 de novembro

Visita técnica ao Canadá

 

3 DOS BENEFÍCIOS E VANTAGENS

3.1 Missões de Pesquisa

 

3.1.1 Será concedida uma missão de pesquisa ao Canadá por projeto. A missão de pesquisa consiste na participação e visita técnica dos discentes selecionados ao Canadá, a fim de estreitarem os laços de discussões dos projetos aprovados no Brasil e ainda para conhecimento das estruturas e tecnologias canadenses;

3.1.2 O coordenador do projeto ou outros professores que porventura sejam componentes da equipe de pesquisa não acompanharão os estudantes selecionados e não serão beneficiários de bolsa neste projeto.

3.1.3 Aos quatro discentes selecionados serão concedidos, pela Pró-Reitoria Assistência Estudantil, os seguintes benefícios:

3.1.3.1 Auxilio missão internacional no valor máximo de R$ 14.000,00 (quatorze mil reais), distribuído da seguinte forma:

 R$12.300,00 (doze mil e trezentos reais) para os estudantes por período de sete dias para despesas referentes à emissão do passaporte e visto, as passagens aéreas de deslocamento Rio Branco/Vancouver/ Rio Branco e hospedagem.

 R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais) para custear despesas com alimentação, transporte na cidade de Vancouver/Canadá e custos pessoais no período.

 R$300,00 (trezentos reais) para despesas com seguro saúde, pago em uma única parcela no Brasil de acordo com previsão do IFAC.

3.1.4 Todas as ações e transações financeiras referentes à missão internacional serão realizadas no nome do aluno ou de seu responsável legal, com o apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil.

3.1.5 A utilização de recursos fora do planejamento previsto em edital implicará em responsabilização por parte do discente ou de seu responsável legal, o que inclui o ressarcimento ao erário público dos valores repassados.

3.1.6 As ausências dos discentes em atividades regulares de ensino serão justificadas, considerando se tratar de uma atividade que integra ações de ensino e aprendizagem, integradas à pesquisa.

3.2 Bolsa de Pesquisa para realização do Projeto

 

3.2.1 Está prevista a concessão de 04 (quatro) bolsas de pesquisa no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), durante 12 (doze) meses, pagas com recursos da Pró-Reitoria de Inovação, aos estudantes com projetos de pesquisa selecionados.

 

4 DAS OBRIGAÇÕES DOS BOLSISTAS

 

4.1 A concessão da bolsa de estudo ao candidato selecionado no âmbito do projeto estará condicionada à assinatura de Termo e Responsabilidade, no qual se obrigará a:

4.2 Dedicar-se integralmente às atividades do plano de estudo discente;

4.3 Ressarcir o IFAC de todo o investimento feito na sua formação, na eventualidade de ocorrência de revogação da concessão da bolsa, motivada por ação ou omissão dolosa ou culposa do bolsista.

 

5 DAS OBRIGAÇÕES DOS ORENTADORES/COORDENADORES DO PROJETO

 

5.1 Orientar elaboração de projeto do bolsista, incluindo plano de ação discente para Missão de Pesquisa ao Canadá;

5.2 Orientar elaboração de relatórios solicitados pela Pró-Reitoria de Inovação, sendo o mínimo de um relatório específico da Missão Canadá, um relatório parcial e um relatório final do projeto;

5.3 Incluir projeto aprovado no Plano Individual de Trabalho (PIT), entregue à Diretoria de Ensino do Câmpus a que o coordenador/orientador está vinculado;

5.4 O não cumprimento do plano de trabalho pelo bolsista e seu orientador acarretar em: a) Impedimento de participação em eventos científicos com apoio do IFAC; b) Impedimento de participar de novos editais de pesquisa do IFAC.

5.5 A critério do IFAC, um ou mais coordenadores de projetos aprovados por esse edital poderão ser convidados para organizar no Acre seminários, fóruns ou reuniões de trabalho sobre temas afetos aos projetos de pesquisa.

 

6 DA SELEÇÃO

 

6.1.1 Do projeto de pesquisa

 

6.1.1.1 As inscrições serão gratuitas, disponíveis somente via internet, através de Sistema SIGProj plataforma da pesquisa disponível no site do IFAC (www.ifac.edu.br);

6.1.1.2 O responsável pelo preenchimento das inscrições é o Coordenador do Projeto, devendo o aluno também ser cadastrado no sistema.

6.1.1.3 A proposta de pesquisa deverá estar vinculada a um Grupo de Pesquisa cadastrado e certificado no IFAC, contemplar a formação dos estudantes e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos projetos;

6.1.1.4 Os projetos devem estar relacionados uma das três linhas de pesquisa do BCIT, conforme descrição abaixo:

 Gerenciamento de Recursos Sustentáveis (Sustainable Resource Management: http://www.bcit.ca/study/programs/7270diplt);

 Recursos renováveis (Renewable Resources: http://www.bcit.ca/study/programs/7200diplt)

 Tecnologia Química e Ambiental (Chemical and Environmental Technology: http://www.bcit.ca/study/programs/537bdiplt).

6.1.1.5 O projeto precisa ter caráter inovador, prever a publicação conjunta de artigos científico/patentes, ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos e, ainda, ser submetido por um coordenador que seja servidor do IFAC.

6.1.1.6 O projeto deve ser escrito conforme especificidades do SIGProj na plataforma da pesquisa, contendo identificação dos proponentes e do projeto, especificação de áreas de pesquisa, delimitação de tema, objetivos, metodologia, fundamentação teórica, referências, cronograma de atividades e anexos obrigatórios.

6.1.1.7 São anexos obrigatórios do projeto, já disponíveis no SIGProj/SIPES:

 Aprovação da IES co-participante para os casos de projeto em rede e/ou Termo de Cooperação entre IFAC instituição parceira, se for o caso.

 Curriculum Lattes Atualizado (mês da submissão do projeto) de todos os membros da equipe;

 Carta de anuência da Direção Geral do Câmpus para execução do projeto;

 Termo de responsabilidade do bolsista

 Termo de responsabilidade do orientador

6.1.1.8 O preenchimento de campos no SIGProj é de inteira responsabilidade do proponente, reservando-se o IFAC o direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher o formulário de forma completa e correta.

6.1.1.9 O IFAC não se responsabilizará por inscrição não concretizada em decorrência de problemas técnicos de Tecnologia da Informação, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

6.1.1.10 Uma comissão específica, escolhida pela Pró-Reitoria de Inovação avaliará as propostas, atribuindo nota às candidaturas com o objetivo de identificar as propostas que melhor atendem as prioridades da política em educação, ciência e tecnologia, bem como à política externa brasileira.

6.1.1.11 Para ser classificado para próxima etapa deverá a proposta obter nota igual ou superior a 70 pontos, conforme formulário de avaliação disponível no SIGProj/SIPES.

 

6.1.2 Da avaliação documental e psicopedagógica

 

6.1.2.1 Os alunos que tiverem o seu projeto aprovado na 1ª etapa deverão fazer sua inscrição e apresentar cópia dos documentos que serão, no ato, conferidos com os originais por servidor designado no Câmpus de origem do candidato.

6.1.2.2 Os documentos deverão ser entregues em envelope para o servidor designado no Câmpus de origem do candidato, cabendo ao Câmpus à responsabilidade de encaminhar os envelopes lacrados para a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil em data estipulada no cronograma desse edital, conforme descrição a seguir:

 Formulário de identificação do aluno (Anexo 1);

 RG do candidato válido – Original e cópia;

 CPF do candidato – Original e cópia;

 Histórico escolar parcial assinado por profissional do registro escolar no Câmpus de Origem do Aluno;

 Autorização dos genitores para viagem internacional de adolescentes residentes no Brasil acompanhados de terceiros maiores e capazes indicados pelo IFAC, conforme Resolução CNJ nº131, de 26 de maio de 2011 (Anexo II);

 Declaração de ciência da viagem, com telefone e endereço, assinado por algum familiar próximo para os alunos maiores de idade.

6.1.2.3 As inscrições com documentações incompletas, de forma indevida ou fora do prazo estabelecido serão canceladas e, neste caso, o candidato não estará apto à realização de entrevistas.

6.1.2.4 A data e local das entrevistas será publicada em edital complementar, conforme previsão em cronograma, respeitando o Câmpus de origem do candidato.

6.1.2.5 A avaliação psicopedagógica tem caráter classificatório e ocorrerá a partir de uma entrevista com profissionais designados pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e pela Pró- Reitoria de Ensino, a partir de critérios objetivos e subjetivos elaborados pela comissão específica de avaliação.

6.1.2.6 A Comissão específica, designada pelas Pró-Reitorias supramencionadas, divulgará ao final o resultado da 2ª etapa, devendo o estudante alcançar, no mínimo, a nota 70 (setenta).

 

6.1.3 Da prova de proficiência de língua estrangeira - Inglês

 

6.1.3.1 Uma Comissão específica designada pela Assessoria de Relações Internacionais e Projetos Especiais avaliará o conhecimento em nível básico de língua inglesa, o qual será realizado mediante exame oral de desempenho do idioma, devendo o estudante alcançar, no mínimo, a nota 70 (setenta).

6.1.3.2 A prova será elaborada pela própria Comissão Avaliadora e sua aplicação e correção ficarão a cargo dos componentes dessa Comissão.

6.1.3.3 A prova de proficiência em língua estrangeira será realizada em data prevista no cronograma, no período vespertino das 14 às 17 horas.

6.2 Na ocorrência de empate entre os candidatos será considerado, como critério de desempate, a data de ingresso no curso (mais antiga) e, mantido o empate, o estudante que tiver a idade maior. Permanecendo o empate, realizar-se-á sorteio no gabinete do diretor-geral do Câmpus

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7.1 Serão oferecidas quatro vagas no total, distribuídas aos câmpus conforme quadro abaixo:

CÂMPUS

NÚMERO DE VAGAS POR CÂMPUS

Cruzeiro do Sul

01

Rio Branco*

01

Sena Madureira

01

Xapuri

01

TOTAL GERAL DE VAGAS

04

*

7.2 Na ocorrência de não participação e/ou ausência de inscrições em atendimento ao edital em um ou mais câmpus, a(s) vaga(s) a ele(s) prevista(s) será(ão) redistribuída(s) por mérito mediante nota de classificação.

 

8 DO ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS

 

8.1 O acompanhamento dos projetos de pesquisa aprovados competirá a Pró-Reitoria de Inovação, através da Diretoria de Pesquisa Aplicada, ficando previamente exigidos aos coordenadores, juntamente com seus bolsistas, um relatório de atividades do projeto em até 30 (trinta) dias após o final da primeira visita técnica ao Canadá, mais um relatório parcial e um relatório final referente à execução do projeto.

8.2 Os discentes e servidores participantes da viagem Brasil/Canadá também deverão apresentar o relatório de viagem da visita técnica ao Canadá em até 05(cinco) dias após o retorno ao Brasil junto à Assessoria de Relações Internacionais.

 

9 DOS CASOS OMISSOS E DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

 

9.1 Eventuais situações não contempladas neste edital serão decididas em reunião conjunta de Comissão Avaliadora Geral, composta por Comissões Específicas nomeadas segundo indicação das Pró-Reitorias de Inovação, Assistência Estudantil e Ensino, bem como da Assessoria de Relações Internacionais.

9.2 Para sanar dúvidas ou entrar com recurso sobre etapas do certame será utilizado exclusivamente o e-mail da Assessoria de Relações Internacionais e Projetos Especiais, a saber, aripe@ifac.edu.br.

 

Rio Branco, 12 de julho de 2013.

 

(original assinado)

 

Reitor

Breno Carrillo Silveira Pro Tempore
Inclusive alunos do Câmpus Avançado Baixada do Sol
, com a presença de dois representantes da equipe avaliadora, sendo aberta a participação dos candidatos. DA DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS AOS CÂMPUS

6.1 A seleção se desenvolverá em três fases distintas, conforme quadro abaixo:

Etapa/Fase

Responsabilidade

Tipo

Análise do Projeto de Pesquisa

Pró-Reitoria de Inovação

Eliminatória/classificatória

Consistência documental, avaliação psicopedagógica

Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Pró-Reitoria de Ensino

Eliminatória/classificatória

Avaliação de proficiência de Língua Inglesa

Assessoria de Relações Internacionais e Projetos Especiais

Classificatória

EDITAL INTERNO Nº. 01/2013, DE 27 DE JUNHO DE 2013