IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

EDITAL PROPI Nº 008/2013 – PROBIC/PROBITI/IFRS/FAPERGS - EDITAL PROPI Nº 008/2013 – PROBIC/PROBITI/IFRS/FAPERGS

Este edital não possui texto de chamada.



 

EDITAL PROPI Nº 008/2013 – PROBIC/PROBITI/IFRS/FAPERGS


O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA) dos Programas Institucionais de Bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), no uso de suas atribuições legais, tornam público que está aberto o período de submissão de propostas para solicitação de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PROBITI), destinadas aos estudantes de graduação, conforme normas do PROBIC/FAPERGS e PROBITI/FAPERGS e Instruções Normativas 009, 010, 011 e 012/2012 do IFRS, nos termos definidos no referido Edital, abaixo especificado:

1. DA NATUREZA E OBJETIVOS DOS PROGRAMAS

1.1 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) visa desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado.

1.2 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PROBITI) visa desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em projetos de pesquisas, sob a orientação de pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado.

1.3 Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais qualificados.


2. MODALIDADES DE BOLSAS, BENEFÍCIOS E DURAÇÃO

2.1 As modalidades de bolsas a que se refere esse edital correspondem ao PROBIC/IFRS/FAPERGS – Iniciação Científica – e PROBITI/IFRS/FAPERGS – IniciaçãoTecnológica;
2.2 O Período de vigência da bolsa será de agosto de 2013 até julho de 2014;

2.3 O número de bolsas está assim distribuído:
a) PROBIC: 12 (doze) bolsas
b) PROBITI: 10 (dez) bolsas

2.4 Valores das bolsas: PROBIC - R$ 400,00/mês (quatrocentos reais por mês e PROBITI - R$ 360,00/mês (trezentos e sessenta reais por mês).

2.5 A carga horária mínima semanal recomendada é de 16 e 14 horas para os Programas PROBIC e PROBITI, respectivamente.

3. DO CRONOGRAMA

Etapa Período
Abertura do edital 25/06/2013
Período de inscrição e entrega da proposta na Direção/Coordenação de Pesquisa dos Câmpus (com protocolo SUAP e identificação do Câmpus na capa do protocolo) 25/06 a 03/07/2013 (Até 17h30min)
Prazo de envio das propostas pelas Diretorias/Coordenações de Pesquisa dos Câmpus para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação A partir de 04/07/2013
Recebimento na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação/ CISA Até às 9h30min do dia 08/07/2013
Divulgação das propostas homologadas 08/07/2013
Divulgação parcial das propostas aprovadas 08/07/2013
Pedido de reconsideração para Currículo Lattes Até às 12h do dia 09/07/2013
Divulgação final das propostas aprovadas 09/07/2013
Data limite para Indicação do(s) aluno(s) Bolsista(s) 17/07/2013
(Até as 12h)
Cadastramento do Bolsista no SigFapergs e envio de documentação Até 22/07/2013
Envio dos Termos de Outorga e Aceitação de Bolsa, devidamente assinados. Até 31/07/2013
Implementação das Bolsas 01/08/2013
Prazo de entrega de relatório parcial 15 a 28/02/2013
Prazo de entrega de relatório final 01 a 31/07/2013


4. DOS REQUISITOS, COMPROMISSOS E DIREITOS DO COORDENADOR:

4.1 Ter o título de doutor com experiência na área de pesquisa e formação de recursos humanos;

4.2 No caso do coordenador ser um técnico administrativo em educação, a carga horária para tal função deverá ter a anuência da Direção Geral do Câmpus e do chefe imediato no qual o servidor encontra-se lotado e levar em consideração a descrição sumária do cargo que ele ocupa.

4.3 Ter Currículo Lattes atualizado, com data a partir de 01 de abril de 2013;

4.4 Possuir vínculo institucional com o IFRS;

4.5 Pertencer a grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) do IFRS;

4.6 Incluir o(s) bolsista(s) em grupos(s) de pesquisa do IFRS cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, após a implementação da bolsa;

4.7 Não solicitar bolsa caso esteja afastado ou se encontre em processo de afastamento;

4.8 Indicar a Diretoria/Coordenação de Pesquisa do Câmpus, no prazo estabelecido pelo edital, aluno com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades de pesquisa previstas;

4.9 Solicitar à Comissão Interna de Seleção e Avaliação a substituição ou o cancelamento da bolsa do aluno que estabelecer vínculo empregatício durante a vigência da bolsa concedida pela FAPERGS;

4.10 Participar, quando convocado pela PROPI, das comissões de avaliação de projetos, bancas examinadoras e atividades afins;

4.11 Orientar o bolsista na apresentação da produção científica/tecnológica, vinculada ao projeto de pesquisa, no encontro científico anual promovido pelo IFRS;

4.12 Orientar o bolsista na elaboração de relatórios técnico-científicos e de outros meios para divulgação dos resultados;

4.13 Manter sob sua guarda a documentação de seu(s) bolsista(s) pelo prazo de cinco anos, após o término da vigência da bolsa;

4.14 Informar, imediatamente, à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) sobre qualquer alteração nas atribuições e compromissos do bolsista com o desenvolvimento das atividades para encaminhamento à Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA);

4.15 Receber sob sua orientação, no máximo, 02 (dois) bolsistas em cada um dos programas: PROBIC e PROBITI/FAPERGS, de acordo com a natureza do projeto;

4.16 Atender às demais normas do PROBIC/FAPERGS e/ou PROBITI/FAPERGS;

4.17 Incluir os respectivos bolsistas em sua equipe no SigFapergs.
 

5. DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS DO BOLSISTA

5.1. Estar regularmente matriculado em curso superior do IFRS;

5.2. Ter Currículo Lattes atualizado, com data a partir de 01 de abril de 2013;

5.3. Não possuir vínculo empregatício, nem receber qualquer outra bolsa do IFRS, da FAPERGS ou de qualquer outra agência de fomento federal, estadual ou municipal;

5.4. Entregar, ao coordenador do projeto, os documentos necessários para implementação da bolsa;

5.5 Apresentar a produção científica/tecnológica, vinculada ao projeto de pesquisa, no encontro científico anual promovido pelo IFRS;

5.6 Nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência a sua condição de bolsista da FAPERGS;

5.7 Demonstrar bom desempenho acadêmico;

5.8 Cumprir integralmente as atividades previstas no projeto de pesquisa sob sua responsabilidade;

5.9 Devolver a FAPERGS, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos neste edital não sejam cumpridos.

6. DA ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS

6.1. As propostas deverão ser elaboradas pelo coordenador do projeto diretamente no Módulo SIPes (Pesquisa) do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) do Ministério da Educação, disponível em http://sigproj1.mec.gov.br/, conforme Instrução Normativa PROPI Nº 011, de 23 de maio de 2012;

6.2. O coordenador de cada proposta é o responsável pelo cadastramento no SIPes/SIGProj.

6.3 O coordenador deverá preencher sua proposta no módulo SIPes/SIGProj e cadastrá-la na forma de Projeto de Pesquisa diretamente no EDITAL PROPI Nº 008/2013 – PROBIC/PROBITI/IFRS/FAPERGS;

6.4 Na elaboração do projeto de pesquisa e inovação, o coordenador obrigatoriamente deve preencher os campos referentes aos “Recursos Financeiros envolvidos” na proposta. Os dados referentes aos recursos financeiros envolvidos na proposta, constantes neste edital, não sofrerão análise, servindo apenas para levantamento estatístico do custo para manutenção dos projetos;

6.5 Para a inscrição das propostas que necessitem análise do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e/ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) deve ser apresentado, pelo coordenador, parecer favorável da comissão correspondente em cópia impressa.


7. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO DA PROPOSTA

7.1 Documentos necessários para a inscrição da proposta:

a) 01 (uma) cópia impressa do Projeto de Pesquisa devidamente assinada pelo pesquisador solicitante e com o respectivo número de protocolo gerado pelo módulo SIPes/SIGProj;

b) 01 (uma) cópia impressa do Formulário de solicitação de bolsista e modalidade do Programa (Anexo I);

c) 01 (uma) cópia impressa da capa do protocolo SUAP;

d) 01 (uma) cópia impressa do Currículo Lattes/CNPq do pesquisador (coordenador da proposta), em língua portuguesa;

e) 01 (uma) cópia impressa dos comprovantes de aprovação dos projetos ao CEP e/ou à CEUA, conforme necessidade da proposta.

f) 01 (uma) cópia da descrição do cargo e 01 (uma) cópia da anuência da
Direção-Geral do Câmpus e da chefia imediata para submissão de proposta de técnicos administrativos em educação como coordenadores de projetos de pesquisa.

g) Cópia do CPF e do RG do orientador;

h) Cópia autenticada do título de doutor.


7.2 Documentos necessários das propostas selecionados após processo de homologação, avaliação e classificação das propostas:


a) 01 (uma) cópia impressa do Cadastro de Orientador e Bolsista, devidamente
assinada pelo pesquisador e bolsistas solicitantes (Anexo II);

b) cópia do CPF/RG do bolsista.

7.3 Não serão aceitas inscrições fora do período estabelecido no cronograma.

7.4 A homologação das propostas será realizada pela Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA);

7.5 A documentação e as informações prestadas pelo pesquisador coordenador da proposta serão de responsabilidade deste, não sendo homologado(s) a(s) propostas(s) que não apresentar(em) a documentação de forma completa, correta e legível e/ou fornecer dados inverídicos.

7.6 Será avaliada uma única proposta por proponente para cada programa, sendo considerada válida a última proposta submetida no prazo estabelecido neste edital.


8. DA AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

8.1 Somente serão avaliadas as propostas homologadas;

8.2 As propostas submetidas e homologadas serão avaliadas pela Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA);

8.3 O processo de seleção para provimento das bolsas elencadas no item 2.3 adotará os seguintes procedimentos:

8.3.1. Para análise do mérito do projeto:

a) A análise dos projetos de pesquisa será realizada pelos avaliadores da Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA), conforme pontuação estabelecida para os itens do projeto que constam no Formulário de Avaliação de Projetos de Pesquisa (Anexo III);

b) A nota do projeto será a média aritmética obtida pelas notas atribuídas por, pelo menos, dois avaliadores da Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA);

c) A nota do projeto será distribuída numa escala de zero a 100 (cem);

d) O projeto de pesquisa que obtiver nota zero, conforme Anexo III, será desclassificado;
 
8.3.2 Para análise do mérito do pesquisador coordenador do projeto:

a) Análise do Currículo Lattes do pesquisador. Nessa etapa será avaliada a produção científica, tecnológica ou artístico-cultural do Currículo Lattes do pesquisador coordenador do projeto de pesquisa, a partir de janeiro de 2008, e pontuado conforme descrito no Formulário de Avaliação do Pesquisador Coordenador do Projeto de Pesquisa e Inovação (Anexo IV).

8.4. A classificação das propostas será realizada em função da nota final, que será a média aritmética da nota do projeto de pesquisa e da nota do Currículo Lattes.

a) A CISA fará a classificação em ordem decrescente baseada na nota final de cada proposta.

b) O Currículo Lattes que obtiver nota zero, conforme Anexo IV, será desclassificado.

8.5 Em caso de empate entre duas ou mais propostas, terá preferência, para efeito de desempate, a de autoria do pesquisador que:

a) obtiver maior nota na avaliação do projeto de pesquisa;
b) obtiver maior nota do Currículo Lattes;
c) for mais idoso, considerando o seu ano, mês e dia de nascimento.


9. DA DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS

9.1 Considerando-se a classificação final aludida no item 8.4, distribuir-se-ão as bolsas de forma que cada um dos projetos de pesquisa aprovado receberá 01 (uma) bolsa, conforme disponibilidade expressa nesse edital. Após feita essa distribuição e, em caso de não preenchimento de todas as cotas de bolsas, se retomará o mesmo procedimento observando-se a classificação final até a finalização das cotas disponíveis.


10. DOS PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO

10.1 Caberá pedido de reconsideração quanto à pontuação do Currículo Lattes;

10.2 O pesquisador que desejar pedir reconsideração deverá fazê-lo observando os prazos do item 3 deste edital, encaminhando a solicitação justificada para o email fapergs2013@ifrs.edu.br;

10.3 Não serão apreciados pedidos sem justificativa;

10.4 A Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA) não se responsabilizará por pedidos de reconsideração não recebidos via e-mail por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, cabendo ao pesquisador se certificar com a Comissão Institucional quanto ao recebimento do seu pedido de reconsideração.


11. DA IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS E PAGAMENTO

11.1 O coordenador da proposta deverá solicitar os seguintes documentos aos estudantes selecionados para as bolsas, após a divulgação do resultado final:

a) Cópia da Cédula de Identidade;

b) Cópia do CPF;

c) Comprovante de matrícula do semestre vigente e início de cada semestre letivo do curso do estudante;

d) Cópia do Currículo Lattes, impresso em língua portuguesa;

11.2 O Coordenador do projeto deverá manter sob sua guarda uma cópia de toda documentação dos bolsistas;

11.3 O bolsista deverá efetuar seu cadastro no SigFapergs, anexando:
 
a) 01 (uma) cópia digitalizada informando o número da conta e agência no BANRISUL, na qual os recursos serão depositados;

b) 01 (uma) cópia digitalizada do CPF/RG do bolsista;
 
11.3 A bolsa deverá ser paga, mensalmente, pela FAPERGS, mediante depósito em conta corrente, de titularidade do bolsista, obrigatoriamente no Banco Banrisul até o 5º dia útil do mês subsequente ao de competência:

a) É vedado o pagamento de bolsas em caráter retroativo;

b) É de inteira responsabilidade do bolsista, a abertura de conta corrente e a informação correta dos respectivos dados bancários à FAPERGS, em tempo hábil, para a efetivação dos depósitos mensais;

11.4 As assinaturas no Termo de Outorga, do orientador e do representante legal da instituição, deverão, obrigatoriamente, estar identificadas através dos respectivos carimbos. O não atendimento deste item caracterizará o preenchimento incompleto do Termo de Outorga, o qual acarretará novo envio.

11.5 Não serão aceitos Termos de Outorga e Aceitação de Bolsas encaminhados diretamente à FAPERGS por parte dos orientadores e bolsistas, devendo ser encaminhados exclusivamente por meio da instituição;

11.6 O Termo de Outorga e Aceitação de Bolsas será disponibilizado exclusivamente através do sistema SigFapergs;

11.7 O início das atividades dos bolsistas contemplados somente estará autorizado após a assinatura do Termo de Outorga pelo Conselho Técnico-Administrativo da FAPERGS e na data estabelecida para o início destas atividades conforme o cronograma deste edital.


12. DO INÍCIO DAS ATIVIDADES, CANCELAMENTOS E SUBSTITUIÇÕES DOS BOLSISTAS

12.1. O(s) bolsista(s) deverá(ão) iniciar suas atividades a partir do dia 01 de agosto de 2013;

12.2. O coordenador do projeto de pesquisa e inovação poderá, com justificativa, solicitar a substituição de um bolsista, podendo indicar novo estudante para a vaga, desde que satisfeitos os prazos operacionais adotados pelo IFRS/FAPERGS. Para isso, deve realizar o preenchimento de Formulário de Substituição do Bolsista (Anexo V) e submeter para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI), que solicitará análise pela Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA) e, mediante autorização, encaminhará para a FAPERGS;

12.3 A Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA) poderá autorizar substituição do aluno/bolsista que tenha interrompido o curso, que tenha desistido ou sido desligado, que não tenha apresentado desempenho acadêmico satisfatório ou por outra razão fundamentada, desde que seja mantido o programa de trabalho conforme proposto originalmente e não acarrete prejuízos para a execução do projeto de pesquisa:

a) Neste processo de substituição, a Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA) deverá observar os mesmos requisitos e critérios estabelecidos para a concessão da bolsa;

b) O bolsista substituto exercerá as atividades previstas pelo período remanescente de execução do projeto que, em hipótese alguma, ultrapassará a vigência do Termo de Outorga firmado;

c) Somente serão aceitos e implementados pedidos de substituição que estiverem com a documentação completa;

d)  As substituições deverão ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) até o 1º dia útil de cada mês, via Sedex, para implementação da bolsa no próprio mês. Solicitações encaminhadas após esta data serão implementadas no mês seguinte;

AOS CUIDADOS DA:
PRÓ‐REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO (PROPI/IFRS)
Comissão Institucional do PROBIC/PROBITI/FAPERGS/IFRS
Rua General Osório, nº 348
Bairro Centro, Bento Gonçalves, CEP: 95.700‐000


e) Só será possível a substituição do bolsista a partir de 10/10/2013, sendo vedada a partir de 10/04/2014;

f) Os bolsistas excluídos não poderão retornar ao sistema na mesma vigência;

12.4 Documentação para substituição do bolsista a ser enviada pela PROPI/IFRS via SigFapergs:

a) Formulário de Substituição;

b) Cópia do CPF/RG do novo bolsista;

c) Atestado de matrícula do novo bolsista;

d) 02 (duas) vias do Termo de Outorga devidamente preenchido e assinado pelo orientador, pelo bolsista e pelo representante legal da instituição participante.


12.5 Acarretam o cancelamento das bolsas PROBIC e/ou PROBITI institucional:

a) A impossibilidade de substituição do bolsista ou do orientador, por qualquer motivo;

b) A impossibilidade do cumprimento das atividades dentro do prazo previsto;
 
c) O desrespeito às normas estabelecidas pela FAPERGS, à legislação vigente ou aos princípios reguladores da atividade pública;


12.6 O cancelamento da bolsa deverá ser comunicado pela instituição participante, por meio de sua Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA) e pelo orientador, no prazo máximo de 10 (dez) dias contados do evento;

12.7 A inércia em comunicar os fatos que deram causa ao cancelamento acarretará a responsabilidade solidária da instituição participante, do orientador e do bolsista, na devolução dos valores pagos indevidamente pela FAPERGS, acrescido de juros e correção monetária estabelecidos em lei;

12.8 O pagamento mensal das bolsas, em qualquer caso de cancelamento, será imediatamente suspenso pela FAPERGS;

12.9 O cancelamento da bolsa, que tenha por fundamento o motivo elencado na letra “c” do item 12.5, acarretará a devolução integral das mensalidades recebidas pelo bolsista, acrescido de juros e correção monetária estabelecidos em lei, desde a data da disponibilização dos valores em conta, pela FAPERGS;

12.10 O cancelamento da bolsa fundamentado na letra “c” do item 12.5 acarretará a responsabilidade solidária da instituição participante, do orientador e do bolsista na devolução dos recursos mencionados no item anterior.


13. DAS SUBSTITUIÇÕES DOS ORIENTADORES

13.1 A qualquer tempo, a Comissão Interna de Seleção e Avaliação (CISA) poderá autorizar substituição do orientador que tenha desistido ou sido desligado ou por outra razão fundamentada, somente até 10/04/2014. Para tanto deve ser encaminhada à FAPERGS a seguinte documentação:

a) Oficio da instituição participante informando a substituição fundamentada;

b) Formulário Cadastro Orientador/Bolsista;

c) Cópia CPF/RG do orientador;

d) 02 (duas) vias do Termo de Outorga devidamente preenchido e assinado pelo orientador substituto, pelo bolsista e pelo representante legal da instituição.


14. DO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

14.1 O pesquisador comprometer-se-á a acompanhar o desenvolvimento das atividades de pesquisa realizadas por seu(s) bolsista(s);

14.2 Os bolsistas, com auxílio dos pesquisadores, comprometer-se-ão a elaborar relatório técnico-científico e entregar à Direção/Coordenação de Pesquisa e Inovação do Câmpus, conforme cronograma (item 3), os seguintes documentos:

a) 01 relatório parcial (01 via), impresso e assinado;

b) 01 relatório final (01 via) impresso e assinado.

14.2.1 Cada bolsista deverá elaborar seu relatório parcial e final, sob orientação do coordenador do projeto;

14.3. Os documentos aludidos no item 14.2 serão protocolados, no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), pela Direção/Coordenação de Pesquisa e Inovação do Câmpus e enviados para à PROPI;

14.4. A avaliação final dos trabalhos realizados será feita com base no(s) cronograma(s) de atividades do(s) bolsista(s) e no(s) relatório(s) parcial e final apresentados;
 
14.5. Durante o Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS os bolsistas deverão apresentar os resultados, os quais serão avaliados pela Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA).


15. CONSIDERAÇÕES FINAIS

15.1 A Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA) PROBIC/PROBITI/FAPERGS/IFRS será formada pelos membros do Comitê de Pesquisa e Inovação (COPI) do IFRS, o qual é composto pelos Diretores/Coordenadores de Pesquisa e Inovação dos Câmpus;


15.2 Em nenhum momento do processo seletivo poderá ser anexado documento adicional posterior aos documentos enviados no momento da inscrição;

15.3 A bolsa ficará automaticamente cancelada por solicitação do pesquisador, por desistência ou por desempenho não satisfatório do bolsista;

15.4 Os Câmpus deverão oferecer como contrapartida, para os projetos aprovados neste Edital, toda a infraestrutura mínima para o desenvolvimento dos mesmos;
 
15.5 A duração máxima da bolsa será de até 12 (doze) meses e, no mínimo de 30 (trinta) dias e não será permitida a prorrogação;

15.6 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA) PROBIC/PROBITI/FAPERGS/IFRS.

 

Bento Gonçalves/RS, 24 de junho de 2013.

 


_____________________________
Rodrigo Otávio Câmara Monteiro
Presidente da Comissão Institucional
FAPERGS

 

_____________________________
Júlio XandroHeck
Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação
IFRS

 


(O original encontra-se assinado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação)