IFAC - Instituto Federal do Acre

EDITAL 01/2013 - EDITAL Nº 01 /PROIN/IFAC/2013 – INSTITUCIONALIZAÇÃO E APOIO DE PROJETOS DOS GRUPOS DE PESQUISA

Este edital não possui texto de chamada.



 

EDITAL Nº 01 /PROIN/IFAC/2013 – INSTITUCIONALIZAÇÃO E APOIO DE PROJETOS DOS GRUPOS DE PESQUISA

 

O PRO-REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE - IFAC, por meio da Diretoria de Pesquisa Aplicada (DIRPA), torna público o presente edital que estabelece os critérios e os procedimentos para a seleção de projetos de pesquisa de docentes do IFAC vinculados a grupos de pesquisa.

 

1. OBJETIVO GERAL:

 

1.1  Apoiar a consolidação dos grupos de pesquisa do IFAC devidamente Certificados junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e fomentar a sua produção científica junto ao IFAC.

 

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

I - Possibilitar o reconhecimento institucional das atividades de pesquisa desenvolvidas pelos docentes, no âmbito dos grupos de pesquisa, por meio da institucionalização dos projetos de pesquisa submetidos a este edital e considerados meritórios pela comissão avaliadora;

II - Incentivar a cooperação de pesquisadores em projetos integrados de pesquisa, nas diferentes áreas de conhecimento;

III - Incrementar a produção científica dos pesquisadores, criando condições para que aprovem projetos em editais dos órgãos de fomento;

IV - Oportunizar a participação em projetos de pesquisa, de estudantes regularmente matriculados no IFAC.

V - Contribuir para o fortalecimento da cultura de pesquisa na comunidade acadêmica do IFAC.

 

3. BENEFÍCIOS

 

3.1 Os projetos institucionalizados serão elegíveis para a participação de estudantes bolsistas no valor de R$ 400,00 pagos mensalmente durante 12 meses aos estudantes bolsistas

3.2 Os projetos institucionalizados serão elegíveis, para os docentes, atribuírem junto ao PIT, a carga horária de pesquisa.

3.2 Os grupos de pesquisa que tiverem projetos institucionalizados em virtude deste edital poderão concorrer aos editais de fomento aos grupos de pesquisa do IFAC;

 

4. VIGÊNCIA E RECURSOS PARA DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS

 

4.1 Deverão ser submetidos a este edital todos os projetos que serão desenvolvidos pelos docentes no âmbito dos grupos de pesquisa devidamente certificados pela instituição junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa.

4.2 Os projetos de pesquisa deverão prever atividades de doze meses.

4.3 Os recursos necessários ao desenvolvimento do projeto deverão ser solicitados pelos grupos de pesquisa de acordo com o Plano de Desenvolvimento dos Grupos de Pesquisa APRESENTADOS a PROIN, sendo que, para esta chamada não é garantido recursos, somente bolsas aos estudantes.

 

5. EQUIPE EXECUTORA

5.1 Proponentes:

 

5.1.1 Poderão submeter propostas a este edital todos os docentes efetivos do IFAC, que estejam vinculados a grupos de pesquisa certificados pelo IFAC no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

5.1.2 Cada projeto poderá incluir apenas 01 (um) docente pesquisador responsável pela execução, sendo o coordenador.

5.1.3 Os coordenadores são os proponentes e os responsáveis diretos pelos projetos submetidos.

5.1.4 Os pesquisadores poderão ser coordenadores de, no máximo, dois projetos de pesquisa.

5.1.5 Todos os proponentes deverão ter o currículo atualizado na plataforma Lattes do CNPq.

 

5.2 Colaboradores:

 

5.2.1 A inclusão de colaboradores nos projetos é facultativa e poderá ser realizada a qualquer tempo, desde que devidamente justificada.

5.2.2 São considerados colaboradores os docentes ou servidores técnico/administrativos (TAE) do IFAC que estejam vinculados ao mesmo grupo de pesquisa do proponente e que participem efetivamente da execução do projeto.

5.2.3 Cada proposta poderá incluir como colaboradores apenas um docente e/ou um TAEs.

5.2.4 Cada docente ou TAEs poderá participar como colaborador de apenas um projeto.

5.2.5 Todos os colaboradores deverão ter o currículo atualizado na plataforma Lattes do CNPq.

 

5.3 Estudantes:

 

5.3.1 A inclusão de estudantes nos projetos é obrigatória.

5.3.2 Poderão fazer parte da equipe, no âmbito deste edital, alunos regularmente matriculados em cursos técnicos no IFAC vinculados preferencialmente à mesma área de conhecimento da proposta apresentada.

5.3.4 A participação dos estudantes se dará na forma de bolsista PIBIC/IFAC.

5.3.5 Os estudantes deverão desenvolver suas atividades sob a orientação de um professor (proponente) que responderá pela execução do projeto e que deverá ser o coordenador do projeto ao qual o plano de trabalho dos estudantes está vinculado.

5.3.6 Ao final de sua participação no projeto e com a aprovação do relatório das atividades realizadas, os estudantes, deverão apresentar os resultados na Semana Cientifica do IFAC.

5.3.7 Todos os estudantes deverão estar cadastrados na plataforma Lattes e/ou com seu currículos Lattes devidamente atualizados.

 

6 PRAZOS E LOCAIS DE SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

 

6.1 As propostas deverão ser submetidas on line no sistema  SIGProj/SIPE disponível no site do IFAC (www.ifac.edu.br);

6.2 Períodos de inscrições 20/05/2013 a 30/05/2013

6.3Periodo de avaliação 31/05/2013 a 03/06/2013

6.4 Resultados Provisórios e Período de recursos 04/06/2013

6.5 Resultados finais 05/06/2013

 

7 DOCUMENTOS QUE DEVEM COMPOR AS PROPOSTAS

 

7.3 CURRÍCULO LATTES ATUALIZADO

 

O levantamento da produção docente será efetuado pelos membros do Comitê

Cientifico Institucional de cada Campus. Para isso, serão consideradas as produções e atividades registradas no currículo disponível na Plataforma Lattes, o qual deverá ser atualizado até dia 01/06/2013.

 

8 AVALIAÇÃO

 

As propostas serão analisadas pelo Comitê Cientifico Institucional de Pesquisa, levando em consideração os seguintes aspectos: documentação; projeto de pesquisa e plano de trabalho do estudante; currículo do coordenador do projeto (ANEXO IV).

 

8.1 DA DOCUMENTAÇÃO

 

Todas as propostas serão primeiramente submetidas a uma avaliação técnica da documentação apresentada. Sob a responsabilidade da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão dos campus deverá ser realizada a primeira avaliação.

 

8.2 DOS PROJETOS E DOS PLANOS DE TRABALHO

 

Os projetos e os planos de trabalho serão analisados pelo Comitê Institucional de Pesquisa do IFAC e caso necessário, tomando como referência os seguintes critérios:

§1º O mérito técnico-científico dos projetos submetidos.

§2º A convergência dos projetos com a linha de pesquisa a que se vinculam.

§3ºA adequação do plano de trabalho do estudante às tarefas exigidas em cada etapa do desenvolvimento do projeto.

 

8.3 DO COORDENADOR DO PROJETO

 

8.3.1 O coordenador proponente do projeto deverá ser do quadro do IFAC

 

9 SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

 

9.1 Serão institucionalizados, no âmbito deste edital, os projetos que obtiverem notas superiores a sete pontos conforme ficha de avaliação (ANEXO IV)

 

10 INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PROPOSTAS

 

10.1 Os projetos referentes às propostas que forem classificados serão automaticamente institucionalizados, caso contrario o proponente deverá informar a Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão do campus.

 

10.23 Todos os projetos institucionalizados, deverão atender às exigências de apresentação de relatórios, de acordo com o disposto na RESOLUÇÃO Nº.08/2012.

 

11 INCLUSÃO DE BOLSISTAS E ESTUDANTES VOLUNTARIOS

 

11.1 Os estudantes voluntários deverão ser indicados pelos coordenadores dos projetos após a publicação dos resultados do presente edital, de acordo com o cronograma abaixo.

11.2 Cada estudantes voluntario poderá se vincular a apenas um projeto de pesquisa e nenhum projeto poderá ter mais que dois estudantes pelo presente edital, sendo um bolsita e outro voluntario.

12.3 Cada docente poderá orientar apenas um bolsista no âmbito desde edital, mesmo que tenha dois projetos classificados.

11.7 A inclusão dos estudantes nos projetos se dará mediante solicitação protocolizada na Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus a que o proponente está vinculado, com encaminhamento à Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão do respectivo campus, a qual, após análise técnica da documentação encaminhará à Pró-Reitoria de Inovação.

11.8 A solicitação deverá incluir os seguintes documentos:

I. Declaração de vinculo do estudante com o IFAC e declaração de ciência do regime de trabalho de 20h semanais dedicadas ao projeto.

II. Declaração, do estudantes voluntário (quando for o caso) atestando ciência das condições dos trabalhos de pesquisa voluntarias e que não receberá bolsa por esta chamada, e após conclusão do projetos, caso o mesmo apresente todos os relatórios e exigências relacionadas a pesquisa serão certificadas pelo orientador.

 

12 ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS e OBRIGAÇÕES

 

12.1 Até os 16 dias de cada mês o coordenador devera apresentar um relatório das atividades realizadas. A aprovação desse relatório é condição para que o bolsista receba a bolsa.

12.2 Quando terminado o prazo de execução do projeto, de acordo com o cronograma do presente edital, deverá ser apresentado um relatório final da pesquisa, assinado por todos os membros da equipe executora.

12.3 Deverá ser apresentado, sob a responsabilidade de cada coordenador, um Artigo Científico ao final do projeto, de acordo com o cronograma do presente edital.

12.4 Os bolsistas deverão participar do CONNEPI com a apresentação de pelo menos um artigo.

12.5 Se o coordenador se desvincular do IFAC durante a vigência do projeto, é facultada a sua substituição por outro pesquisador pertencente à mesma linha de pesquisa, procurando-se evitar prejuízos para o bolsista.

12.6 Para oficializar o seu desligamento do projeto, o coordenador deverá apresentar um relatório das atividades desenvolvidas até à data do desligamento;

12.7 Toda e qualquer mudança no projeto aprovado deve ser comunicada a PROIN com prazo de 30 dias

 

13 PENALIDADES

13.1 O não cumprimento do plano de trabalho pelo bolsista e seu orientador  acarretara em:

a) Devolução de recurso ao IFAC caso o orientador tenha recebido;

b) Impedimento de participação em eventos científicos com apoio do IFAC;

c) Impedimento de participar a novos editais de pesquisa do IFAC;

d) Devolução de bolsa PIBIC/IFAC.

 

           

Rio Branco 15/05/2013

 

 

Luís Pedro de Melo Plese

Pró-reitor de Inovação

 

 

ANEXOS I

 

TERMO DE ACEITE DE CONCESSÃO DE BOLSA DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

Pelo presente Termo eu,_________________________________________________, CPF:_____________________, declaro conhecer e atender integralmente todas as normas que regem a concessão de bolsas dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica do IFAC (Edital dos Programas de Iniciação Científica, bem como a Resolução Institucional que rege a pesquisa no IFAC) e me comprometo cumpri-las não podendo em nenhuma hipótese, delas alegar desconhecimento.

Declaro ainda ter ciência que:

  1. Não é permitido executar atividade remunerada, pública ou privada no período de vigência da bolsa;
  2. Não é permitido ter vínculo empregatício e que é dever do bolsista dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;
  3. Não é permitido ter outra bolsa, tais como: Monitoria, Assistência, estágio remunerado, etc.;
  4. É necessário dedicar um tempo mínimo para o projeto e desenvolvimento do plano de trabalho apresentado de 20 (vinte) horas semanais;
  5. É uma exigência dos programas apresentar os relatórios bimestral, semestral, e final, participar do Seminário Anual de Iniciação Científica, apresentar o trabalho final na Sessão Pôster, fazer a apresentação oral ao Comitê do PIBIC Externo e encaminhar Resumo para ser publicado;
  6. Devo mencionar nas publicações e trabalhos apresentados que sou bolsista de Iniciação Científica do CNPq/IFAC;
  7. É obrigatório entregar os relatórios bimestrais e semestral na Coordenação de Pesquisa até o dia 25 do mês.
  8. O bolsista que não apresentar o relatório bimestral por dois períodos consecutivos terá sua bolsa automaticamente suspensa, sem garantia de recebimento retroativo, após sua regularização;
  9. A não observância das regras acima mencionadas implicará na reposição integral do recurso recebido pelo bolsista.

E por estar ciente das normas, assino o Presente Termo de Aceite.

Rio Branco – Acre, ____ de                   de  201__ 

_____________________________________________________

Assinatura do(a) Bolsista

 

 

 

ANEXO II

Formulário para Apresentação de Projeto de Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

 

1.Título do Projeto de Pesquisa

 

 

2. Palavras chave  (3)

 

 

 

                                 

3. Orientador (a)            

 

3.1. Nome:

3.2. CPF:

 

3.3. E-mail:

3.4. Fone Residencial

  3.5. Fone Celular

 

 

 

 

 

 

 

4. Titulação:

 

4.1 Graduado          (   )

4.2 Especialista        (   )

4.3 Mestre                 (   )

4.4 Doutor               (  )

 

5. Docente

6. Pesquisador(a)

7. Regime de Trabalho

 

5.1 Sim  (   )

5.2 Não   (   )

6.1 Sim    (   )

6.2 Não   (   )

7.1  20    (   )

7.2 40   (   )

7.3 DE   (   )

 

8. Câmpus (IFAC)

 

8.1 Xapuri         (   )

8.2 Sena Madureira            (   )

8.3 Reitoria (   )

 

8.5 Rio Branco         (   )

8.6 Cruzeiro do Sul           (   )

 

 

9. Áreas Prioritárias de Pesquisas no IFAC (Preencher somente uma área):

 

9.1 Saúde                 (   )

9.2 Educação        (   )

9.3  Meio Ambiente                           (   )

 

9.4 Cultura e Sociedade                                 (   )

9.5 Tecnologia e Desenvolvimento Regional  (   )

 

9.6 Agricola/florestal           (    )

9.7 Outro    (    )

 

10. Áreas de Conhecimento do CNPq (Preencher somente uma área):

 

11.1 Ciências Biológicas                 (   )

11.2 Ciências da Saúde      (   )

11.3 Ciências Exatas e da Terra (   )

 

11.4 Ciências Humanas                   (   )

11.5 Ciências Agrárias       (   )

11.6 Ciências Sociais Aplicadas (   )

 

11.7 Letras, Linguística e Artes      (   )                      

11.8 Engenharias                (   )          

11.9 Outros                                   (   )

 

11. Sub-Área do Conhecimento do CNPq: (Área de Atuação do Orientador)

 

Acesse: http://www.cnpq.br/areasconhecimento/

 

 

 

12. Nome do Grupo de Pesquisa Certificado:

 

13. Curso de Pós-Graduação (Stricto Sensu) de vinculação do Orientador:

 

14. Linha(s) de Pesquisa(s) do Orientador:

 

15.  O Projeto de Pesquisa envolve Aspectos Éticos?

 

 

15.1 Sim (1)              (    )

(1) Em caso afirmativo, cadastrar obrigatoriamente no CEP

15.2 Não                (   )

 

 

 

16. Tipo de Envolvimento Ético (Somente preencher em caso afirmativo no item 16.1)

 

16.1  Pesquisa com Seres Humanos                                                                                                         (    )

 

16.2  Patrimônio Genético                                                                                                                         (    )

 

16.3  Animais                                                                                                                                                (    )

 

16.4  Conhecimentos Tradicionais    (  )    

 

16.4 .1  Índio       (  )

16.4.2  Seringueiro   (   )

16.4.3  Colono     (   )

16.4.4  Ribeirinho            (    )

 

16.4.5  Extrativista                                        (   )

16.4.6  Agricultor                                             (    )

 

16.5  Outro:

 

17.Unidade de Apresentação do Projeto de Pesquisa

17.1 Campus Xapuri       (  )             

17.2 Campus Rio Branco    (  )                    

17.3 Campus Sena Madureira    (   )

17.4 Campus Cruzeiro do Sul   (  )

17.5 Reitoria (    )

 

18. Modalidade do Projeto de Pesquisa

 

18.1 PIBIC                                                        (    )

18.2 PIBIC – Ações Afirmativas                      (   )

 

18.3 PIBITI                                                       (   )

18.4 PIBIC/IFAC                                                 (   )

 

19. Aluno

 

19.1 Novo                                                          (   )

19.2 Renovação                                                 (   )

 

20. Nome Completo do Aluno:

 

 

 

21. CPF:

22. E-mail:

 

23. Curso:

24. Período:

 

25. Telefone Celular:

26. Telefone Residencial:

 

27. Endereço:

 

27.1. Nº:

27.2. Bairro:

27.3. CEP:

 

28. Dados Bancários (Conta no Banco no Brasil, individual e obrigatória se o Aluno for Contemplado com Bolsa do CNPq, ou Caixa Econômica se for bolsa IFAC não pode ser conta conjunta e nem poupança)

 

Banco

Nº da Agência:

Nº da Conta:

 

                                                                             

Pano de Trabalho do Projeto de Pesquisa (preenchimento obrigatório)

 

1) Resumo do Projeto de Pesquisa (150 palavras)

2) Introdução (máximo de 2 páginas)

3) Objetivos (máximo 1 página)

     Geral:

     Específicos:

4) Metodologia ou Material e Método (máximo de 1 página)

5) Resultado e/ou Impactos Esperados (máximo de 1 página)

6) Plano Individual de Atividade do Aluno (máximo de 1 página)

7) Justificativa de Renovação do Aluno (máximo de 1 página)

(8) Referências (máximo de 1 página)

9) Cronograma de Execução do Projeto de Pesquisa

ATIVIDADES

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9.1) Descrição das Atividades (enumere/identifique de acordo com o disposto no cronograma)

 

10) Termo de Compromisso

 

10.1) Compromisso do/a Aluno/a

Declaro, para os fins de direito conhecer as normas fixadas pelo CNPq e IFAC, quando assumo o compromisso de dedicar-me integral e exclusivamente às atividades propostas durante a vigência do beneficio.

                                                                  

 

  Assinatura Aluno        Rio Branco – Acre,

 

 

10.2) Compromisso do/a Orientador/a

Declaro, para os fins de direito conhecer as normas fixadas pelo CNPq e IFAC, pela Resolução da Pesquisa no IFAC quando assumo o compromisso de orientar o aluno supracitado durante a vigência do beneficio, além de informar o IFAC / PROIN / DIRPA qualquer mudança que venha ocorrer dentro do cronograma proposto no projeto de pesquisa.

 

 

Assinatura Orientador       Rio Branco – Acre,

 

  

ANEXO III

 

Relatório dos Programas de Iniciação Científica – PIBIC/PIBITI/ CNPq/IFAC/

 

(    ) Bimestral           (    ) Relatório Semestral           (    )Anual

Título do Projeto de Pesquisa                                                     

Orientador (a)                                                                           Assinatura

 

 

 

Bolsista                                                                                        Assinatura

 

 

           

Período do relatório:  de........  de...........    a  ........  de............  de ............

 

Rio Branco/AC......de........20....

 

Resumo do Projeto (máximo 500 palavras)

 

Introdução (máximo 2 páginas)

 

Objetivos (Geral e Específicos) (máximo 1 páginas)

 

Metodologia (máximo 2 páginas)

 

Resultados e Discussão (máximo 5 páginas)

 

Conclusões (máximo 2 páginas)

 

Referências (máximo 2 páginas)

 

ANEXO IV

FICHA DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Aluno:

Título:

Prof.(a) Orientador(a):

Nota Final do Projeto (Valor 60 pontos):

1)       ANÁLISE METODOLÓGICA E FORMATAÇÃO (VALOR 30,0 PONTOS)

Parâmetros

Valor

Pontos obtidos

Preliminares (estrutura, capa, sumário, listas)

3

 

Texto

 

 

- introdução/justificativa

10

 

- objetivo geral

2

 

- objetivo específico

3

 

- metodologia

10

 

- referencial teórico

10

 

Bibliografia

2

 

Aspectos gramaticais

10

 

Total

50 pontos

 

2)       ANÁLISE DO CONTEÚDO (VALOR: 50 PONTOS)

Parâmetros

Valor

Pontos obtidos

Delimitação do tema

10

 

Justificativa e objetivos

10

 

Embasamento teórico e metodológico

15

 

Viabilidade

10

 

Contribuição científica

5

 

Total

50 pontos

 

3)      OBSERVAÇÕES: