UFPB - Universidade Federal da Paraíba

FLUEX 2008 - FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO DA UFPB 2008

estabelece os critérios para a elaboração de atividades de extensão no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, e com ou sem previsão de



UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO COMUNITÁRIAS

FLUXO CONTÍNUO DE EXTENSÃO DA UFPB 2008

1. OBJETIVOS

Estabelece os critérios para a elaboração de atividades de extensão no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, e com ou sem previsão de captação de recursos financeiros, anexo a esta instrução.

2. VIGÊNCIA

2.1.Vigência do Edital: de 21 de Janeiro de 2008 a 31 de Dezembro de 2008, período em que a Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC/PRAC) estará recebendo e supervisionando o registro das atividades de extensão.

Temas priorizados:

2.2.    A proposta de atividade de extensão deverá estar de acordo com as normas que regem as atividades de extensão da UFPB, disponíveis no website da PRAC (www.prac.ufpb.br).

2.3 Divulgação dos Resultados: até quinze dias após o registro da atividade, e avaliação pela assessoria de extensão do centro ou equivalente em outras unidades.

2.4. Poderão ser proponentes da atividade de extensão os docentes e os técnico-administrativos de nível superior que fazem parte do quadro efetivo de servidores da UFPB;

3. MODALIDADE DE EXTENSÃO APOIADA

3.1. A proposta de atividade de extensão deverá estar de acordo com as normas que regem as atividades de extensão da UFPB, disponíveis no website da PRAC (www.prac.ufpb.br). 7.2. A proposta de atividade de extensão deverá estar devidamente assinada pelo coordenador.   

3.2. A proposta de atividade de extensão deverá estar devidamente assinada pelo coordenador.

4. ELABORAÇÃO DA PROPOSTA

4.1. As propostas deverão atender às seguintes diretrizes específicas:
       4.1.1. de natureza acadêmica:
·Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente com o impacto na formação do estudante e na geração de novo conhecimento;
·Interdisciplinaridade.
4.1.2. da relação com a sociedade:
-Impacto social;
-Relação dialógica com a sociedade;
-Contribuição na formulação, implementação e acompanhamento das políticas públicas prioritárias ao desenvolvimento regional e nacional.
       
4.2.        As propostas deverão ser formuladas e registradas diretamente no SIEX-IPES: Sistema de Informação em Extensão Universitária para as Instituições Públicas de Ensino Superior (http://siex.ledes.net.br/), sendo que após a data de vigência, independentemente de problemas de acesso e conexão no SIEX-IPES no último dia, todas as propostas serão desconsideradas por este Edital.
 
4.3.As propostas deverão:
4.3.1.        explicitar detalhadamente os fundamentos teóricos que a orientam;
4.3.2.        descrever, de forma, clara e precisa os objetivos;
4.3.3.        explicitar os procedimentos metodológicos;
4.3.4.        indicar o público-alvo e o número estimado de pessoas beneficiadas;
4.3.5.        definir cronograma de execução detalhado;
4.3.6.        descrever o processo de acompanhamento e avaliação, com a explicitação dos indicadores e da sistemática de avaliação;
4.3.7.        registrar a experiência acadêmica e extensionista da equipe executora;
4.3.8.        detalhar a infra-estrutura necessária para a execução da proposta; e
4.3.9.        definir ementa do curso, se a ação for do tipo curso.
 
4.4. As propostas de atividades de extensão não elaboradas e cadastradas no SIEX-IPES não serão enquadradas neste Edital.
·       Não serão aceitas propostas de atividades elaboradas e encaminhadas a COPAC/PRAC em quaisquer outros formatos eletrônicos.
 
4.5. As propostas deverão ser aprovadas pelas unidades (Proponente e Aprovação) até a data limite de vigência deste Edital.

5. DOCUMENTAÇÃO A SER ENVIADA A ASSESSORIA DE EXTENSÃO DO CENTRO OUA COPAC/PRAC

As propostas de atividades de extensão deverão ser entregues à Assessoria de Extensão do Centro ou à COPAC/PRAC, acompanhadas da seguinte documentação obrigatória:
5.1. Proposta da atividade de extensão assinada e impressa a partir do SIEX-IPES, contendo obrigatoriamente o número de protocolo gerado pelo SIEX;

6. ANÁLISE E JULGAMENTO

6.1. Caberá a assessoria de extensão dos centros e unidades e COPAC/PRAC, nos termos do Edital, a análise e julgamento das propostas.
6.2. Os critérios de julgamento deverão considerar a coerência e o conteúdo teórico das propostas.
6.3. A análise da atividade de extensão será realizada a partir dos seguintes passos:
a) recebimento das propostas das atividades de extensão;
b) conferência e confirmação no SIEX (http://www.preae.ufms.br/siex), do registro das propostas preenchidas pelos respectivos proponentes. Caso haja necessidade de alterações na proposta cadastrada, deverá ocorrer a solicitação de modificações necessárias para adequação;

<span style='>e) as atividades não enquadradas poderão ser re-submetidas neste Edital desde que o coordenador realize as modificações necessárias

 7. DA ACEITAÇÃO DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO

Os casos omissos serão decididos pelo Comitê Assessor de Extensão e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB.

João Pessoa, 02 de fevereiro de 2008.

Fernando Augusto Medeiro da Silva                                                      Lúcia de Fátima Guerra Ferreira

      Coordenadora/ da COPAC                                                                           Pró-reitora da PRAC

           copac@prac.ufpb.br

EMENTA:

Em benefício dos extensionistas usuários do Sistema de Informação de Extensão, declaro reaberto a possibilidade de cadastro das atividades retardatárias, desenvolvidas no ano de 2008, mas que, por ocasiões outras, não foram devidamente cadastradas naquele ano. Ratifico que o período de 02 de fevereiro de 2009 a 02 de maio de 2009 será destinado a essas ações.

João Pessoa, 02 de fevereiro de 2009

Cordialmente,

Fernando Augusto Medeiro da Silva                                                  Lúcia de Fátima Guerra Ferreira

     Coordenadora/ da COPAC                                                                        Pró-reitora da PRAC

           copac@prac.ufpb.br