IFMT - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

Projeto de Pesquisa Abigael - EDITAL N° 009/2013 PROPES/IFMT - SIGPROJ (TESTE DE EDITAL)

A Pro Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES) do IFMT, divulga a homologação dos Projetos em Sustentabilidade conforme o Edital 009/2013 PROPES/IFMT.



A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES por delegação de competência concedida através da Portaria No 1.306/2012 torna público o processo de seleção de Projetos de Pesquisa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio do CNPq (PIBIC EM/CNPq), na área de “Sustentabilidade” para serem desenvolvidos de 01 de março de 2013 a 31 de janeiro de 2014, de acordo com disposições deste edital.

Titulo I
Dos Princípios Gerais e Objetivos

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio do CNPq (PIBICEM/CNPq), de acordo com as diretrizes do CNPq tem como objetivo fortalecer o processo de disseminação de informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários a educação científica e tecnológica dos alunos do ensino médio e técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

O Edital 009/2013 tem o seguinte objetivo:

Estimular a realização de projetos de pesquisa na área de sustentabilidade ambiental, voltadas para a produção, desenvolvimento e/ou socialização de tecnologias que busquem a redução dos impactos ambientais promovidos pela ação humana.

Para efeito deste edital define-se como SUSTENTABILIDADE “O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades" (Brundtland, 1987). Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Ações relacionadas a sustentabilidade que podem ser tema de projetos neste edital: coleta seletiva de lixo; manejo e reciclagem de resíduos; poluição do ar, da água e do solo; tecnologias de baixo custo; energia renovável; desenvolvimento sócio econômico; preservação ambiental; métodos alternativos de produção, entre outras.

Tipos de Projetos que podem ser apresentados neste Edital: Para a área da sustentabilidade, existem principalmente dois tipos de pesquisas, em que se enquadra a maioria dos projetos: pesquisa experimental e pesquisa ação.

Pesquisa experimental – neste tipo de projeto, o pesquisador manipula ou testa as variáveis independentes e estuda os efeitos desta manipulação nas variáveis dependentes.

Pesquisa ação – diz respeito a aplicação de medidas com a finalidade de resolver determinada situação ou problema.