UFPB - Universidade Federal da Paraíba

PROBEX - Edital PROBEX 2013

Este edital não possui texto de chamada.



PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO – PROBEX

CONVOCATÓRIA – 2013

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PRAC e a Coordenação de Programas de Ação Comunitária – COPAC convocam a Comunidade Universitária a participar do Programa de Bolsas de Extensão – PROBEX, Edição 2013.

Esse programa se constitui em uma das estratégias da política de extensão da UFPB, que prioriza a formação acadêmica e cidadã do seu corpo discente através de ações identificadas com as necessidades e as demandas da sociedade paraibana, no sentido de promover o desenvolvimento a partir de um trabalho conjunto com as comunidades e grupos envolvidos.

O PROBEX é mantido com recursos próprios da Universidade, previstos no orçamento da Reitoria, e tem o propósito de contribuir para a formação acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação e das escolas técnicas, a partir da experiência em ações de extensão universitária. A COPAC é responsável pela seleção de projetos, distribuição de cotas e implementação das bolsas, conforme sua base normativa está fixada nas Resoluções do CONSEPE N. 09/93 e N. 76/97. Diante do exposto, faz-se necessária a colaboração dos Centros, Departamentos e Setores, ou/e de parceiros externos, com outras formas de apoio e recursos para contribuir para a execução dos projetos do PROBEX. O calendário de atividades para o PROBEX 2013 está apresentado no quadro a seguir:

CALENDÁRIO

ATIVIDADES

PERÍODO

O(a) coordenador(a) prepara e registra o projeto na Plataforma Sigproj http://sigproj1.mec.gov.br/

06/02 a 06/03/2013

O(a) coordenador(a) envia o projeto em arquivo PDF à Assessoria de Extensão do Centro junto, com as Declarações necessárias para a inscrição do projeto ( veja item 1.2)

Até 13/03/13

A Assessoria de Extensão do Centro verifica e registra a entrega da documentação, relatório final PROBEX 2012 e preenchimento da auto-avaliação dos projetos PROBEX 2012 (veja item II.3), e envia pdf via e-mail dos projetos à COPAC/PRAC

Até 14/03/2013

Convite e inscrição dos avaliadores de projetos

Até 18/03/13

Treinamento com Assessores, Membros da CMAE e Avaliadores

21 e 22/03/2013

Distribuição e envio dos Projetos aos avaliadores

25/03 a 08/04/2013

Aplicação dos critérios de distribuição de bolsas e divulgação dos resultados da seleção

A partir do 12/04/2013

Inscrição dos alunos

15 a 19/04/2013

Seleção dos bolsistas

22 a 26/04/2013

Divulgação dos resultados

29/04/2013

Período de Inscrição dos Alunos no Projeto (Sigproj)

Até 10/05/13

Período de início e término da bolsa

02/05 a 30/12/2013

XIV Encontro de Extensão – ENEX

10/2013

I - CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS

1.1 Distribuição das bolsas

O PROBEX – 2013 contará com 420 bolsas de extensão, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) que serão distribuídas conforme aprovação dos projetos no processo seletivo, na seguinte proporção:

  1. 112 bolsas distribuídas equitativamente com os Centros ( 7 para cada Centro, respeitando-se a pontuação mínima média de 7,0 dada pelos critérios de seleção). As bolsas que não forem alocadas para os Centros devido à desclassificação dos projetos serão incluídas no montante do item (d), abaixo;

  2. 21 bolsas, equivalentes a 5% do total para projetos estratégicos de extensão para os setores vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PRAC, respeitando-se a pontuação mínima média de 7,0 dada pelos critérios de seleção. As bolsas que não forem alocadas para a PRAC devido à pontuação dos projetos serão incluídas no montante do item (d), abaixo;

  3. 34 bolsas distribuídas a alunos cotistas para a Comissão de Monitoramento e Avaliação da Extensão, sendo 2 para cada Centro e 2 para a Coordenação Técnica da CMAE;

  4. 253 bolsas (ou número superior, em consonância com os itens (a) e (b), acima) distribuídas segundo a classificação obtida pelos projetos no processo de seleção em ordem decrescente, respeitando-se a proporcionalidade por Centros (segundo o número de alunos matriculados) e a pontuação mínima média de 7,0 dada pelos critérios de seleção.

  5. Em situações em que houverem bolsas residuais, as mesmas deverão ser redistribuídas como segunda bolsa aos projetos que apresentarem as melhores notas dos respectivos centros.

1.2 Inscrição de Projetos

O proponente, docente ou técnico-administrativo de nível superior, poderá coordenar apenas um projeto de Extensão. A equipe do projeto poderá ser composta por professor ou servidor extensionista orientador (coordenador), professor(es) ou servidore(s) extencionista(s) colaborador(es), extensionista(s) colaborador(es) (membros externos), aluno(s) bolsista(s), aluno(s) colaborador(es), em número proporcional ao âmbito e às demandas do projeto, sendo permitido o cadastro de até 4 (quatro) extensionistas colaboradores.

O proponente deverá fazer o cadastramento pessoal e gerar uma senha de acesso no Sistema de Informação e Gestão de Projetos – SIGproj, no site http://SIGproj1.mec.gov.br, para em seguida inscrever o projeto e anexar as seguintes certidões:

  1. certidão de aprovação do projeto pelo Departamento ou Setor a que o projeto está vinculado;

  2. certidão de que o projeto está articulado ao Projeto Pedagógico do Curso de graduação, emitida pela coordenação de curso, se for o caso;

  3. documento de concordância do órgão/setor/entidade parceira que abrigará o projeto, se for o caso.

Os projetos serão relacionados às áreas temáticas de maior expressão, conforme relação a seguir:

  1. Comunicação

  2. Cultura

  3. Direitos Humanos e Justiça

  4. Educação

  5. Meio Ambiente

  6. Saúde

  7. Tecnologia e Produção

  8. Trabalho

II - PROCESSO SELETIVO

Serão classificados os projetos que atingirem a pontuação mínima média de 7,0 (de um máximo de 10,0) dada pelos critérios de seleção (item 3). O processo de seleção compreende:

  1. Comissão de Seleção

A Comissão Permanente de Seleção do PROBEX é responsável pelo estabelecimento dos critérios e etapas, pelo gerenciamento operacional do processo de seleção, sendo formada pelo Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Coordenadores da PRAC, Técnicos da COPAC, Comissão de Monitoramento e Avaliação da Extensão (CMAE) e Assessores de Extensão dos Centros.

  1. Processo de Avaliação

A seleção das propostas será feita por corpo pareceristas que será constituído pelos coordenadores que apresentem projetos 2013, Comitê Assessor, Técnicos da COPAC e outros extensionistas de comprovada experiência no desenvolvimento/gerenciamento de projetos de extensão.

  1. Critérios Prévios de Aceitação do Projeto

O proponente do projeto deverá atender os seguintes critérios:

3.1 Ser docente ou servidor com função de nível superior na UFPB;

3.2 Inscrever o projeto no SIGproj, cumprindo calendário de atividades, com geração do número do protocolo pelo sistema;

3.3 Ter enviado o Relatório Final do projeto PROBEX 2012, pelo SIGproj (para coordenadores da edição PROBEX 2012), assim como, anexar(s) relatório do(s) bolsista(s) e do(s) aluno(s) colaborador(es).

3.4. Ter preenchido a ficha de auto-avaliação eletrônica (para coordenadores da Edição 2012) disponível no site:  

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFVjVHRva3BnQzk3Vi01VzY1bXFHYnc6MA

O não cumprimento desses critérios implica na desclassificação da proposta.

Obs: Na edição PROBEX 2014 será exigido o envio de relatórios de todos os membros do projeto – edição 2013.

III - CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS PROJETOS

  1. Relevância Acadêmica

    1. Articulação do projeto com programa de extensão do Centro ou Departamento.

    2. Articulação das atividades de extensão propostas com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

    3. Articulação com o ensino (conteúdos de disciplinas, procedimentos metodológicos) e a pesquisa (produção e difusão de dados da realidade, subsídio dos dados para a intervenção).

    4. Articulação das áreas do conhecimento na consecução do projeto, por meio da interdisciplinaridade.

    5. Participação de outros extensionistas, além do coordenador do projeto.

    6. Fundamentação conceitual e metodológica.


  1. Relevância Social

    1. Articulação do projeto com as necessidades e as demandas provenientes da sociedade e grupos.

    2. Participação e engajamento da população/grupos participantes.

    3. Vínculo claro dos objetivos e metas com a população participante.

    4. Grau de vulnerabilidade da população participante.

    5. Objetivos dirigidos a empoderar os participantes.


  1. Viabilidade de execução do projeto

    1. Objetivos geral e específicos apropriadamente formulados e vinculados com metas.

    2. Coerência entre os objetivos e metas e a estratégia/atividades propostas.

    3. Mecanismos e formas de monitoramento e avaliação bem estabelecidos.

    4. Consistência do plano e cronograma de atividades.


IV – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS

  1. O desenvolvimento dos projetos será acompanhado pela Comissão de Extensão e Monitoramento e Avaliação (CMAE) e pela COPAC.

  2. Mudanças e/ou adequações no projeto aprovado deverão ser comunicadas à Assessoria de Extensão do Centro que, por sua vez, solicitará à COPAC a liberação do projeto para as devidas alterações no sistema SigProj.

  3. O coordenador é responsável pela atualização dos dados, pelo envio, via SIGproj, de um relatório parcial (metade da execução do projeto) e do relatório final, anexando relatórios dos todos os membros cadastrados no projeto, bem como, ficha de auto-avaliação.

V – SELEÇÃO DOS ALUNOS BOLSISTAS E COLABORADORES

5.1 Requisitos e inscrição

a. Estar regularmente matriculado(a) na UFPB;

b. Não participar, como bolsist, de outros programas acadêmicos;

c. Ter registro no SIGproj (http://SIGproj1.mec.gov.br) ;

d. Não ter relação de consanguinidade de 1º e 2º graus com o(a) orientador(a);

e. Os alunos só poderão participar do Projeto, como Bolsista de Extensão PROBEX, em no máximo duas edições, conforme Parágrafo Único da Resolução Nº 76/97.

f. As inscrições serão realizadas junto às Assessorias de Extensão dos Centros e unidades da UFPB a qual o projeto estar vinculado, apresentando a seguinte documentação:

5.2 Atribuições

a. Executar o projeto com dedicação mínima de 20 (vinte) horas semanais;

b. Elaborar 1 (um) relatório parcial de suas atividades (após 50% de execução do projeto) e outro ao final da ação e entregar ao coordenador que deverá incorporar, como anexo, no Sigproj.

c. Apresentar os resultados da atividade no XIV Encontro de Extensão (ENEX) promovido pela PRAC, previsto para outubro de 2013.

VI – DISPOSIÇÕES GERAIS

  1. O coordenador deverá inscrever todos os membros participantes do projeto no sistema SIGproj, logo após a seleção da equipe: aluno bolsista, aluno colaborador, servidor colaborador e professor colaborador e outros extensionistas externos, com carga horária conforme a tabela a seguir:

    Equipe

    Carga Horária

    Semanal

    Carga Horária

    Mensal

    Carga Horária Total

    no Projeto

    Coordenador

    Professor ou Servidor

    20 h

    80 h

    640 h

    Professor Colaborador

    10 h

    40 h

    320 h

    Servidor Colaborador

    10 h

    40 h

    320 h

    Aluno Bolsista

    20 h

    80 h

    640 h

    Aluno Colaborador

    10 h

    80 h

    320 h

    Extensionista externo

    10 h

    80 h

  2. Os certificados de participação serão emitidos pela COPAC/PRAC, àqueles que tiverem participação total no projeto. Os participantes com envolvimento parcial terão direito a uma declaração de participação correspondente à sua carga horária informada no projeto, via Sigproj.

  3. Os certificados de participação da equipe executora só serão emitidos àqueles informados no Projeto com suas respectivas atividades e carga horária.

  4. A frequência mensal do aluno bolsista e colaborador(es) deverá ser encaminhada através do formulário (anexo3) pelo Coordenador do projeto à Assessoria de Extensão do Centro até o dia 25 de cada mês, que, por sua vez, a remeterá à COPAC/PRAC até o dia 30 (o não cumprimento dos prazos implicará a suspensão do pagamento da bolsa).

  5. O desligamento e/ou substituição de alunos bolsistas e voluntários deverá ser comunicado através do formulário (anexo 4) pelo Coordenador do projeto à Assessoria de Extensão do Centro até o dia 25 de cada mês que, por sua vez, a remeterá à COPAC/PRAC até o dia 30. A COPAC fará a liberação do projeto no SIGproj para atualização da equipe pelo coordenador do projeto.

Os casos omissos serão decididos pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PRAC, ouvido o Comitê Assessor de Extensão.


João Pessoa, 08 de fevereiro de 2013


Bernardina Silva de Carvalho

Coordenador/COPAC

Orlando de Cavalcanti Villar Filho

Pró-Reitor/PRAC