UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

03/2013 - PIBEV / UFRJ - Edital 03/2013 - Programa Institucional de Bolsas de Eventos - PIBEV

Este edital não possui texto de chamada.



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL Nº 03/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EVENTOS – PIBEV A Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão - PR-5, convoca a Comunidade Universitária a apresentar propostas para o Edital de Bolsas de Eventos edição 2013, de acordo com as condições definidas neste edital. 1. OBJETIVOS O Edital de Bolsas de Eventos tem como objetivos: 1.1. Apoiar a realização de Eventos no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que contribuam para o debate, a divulgação e/ou desenvolvimento de ações específicas ou integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão, de forma a fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito das Unidades e dos Centros da UFRJ; 1.2. Promover o envolvimento e a cooperação entre docentes, técnico-administrativos e estudantes em atividades de construção e divulgação do saber, favorecendo a integração entre a UFRJ e os outros setores da sociedade. 2. DEFINIÇÕES 2.1. No contexto deste edital, define-se Evento como: “Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade” (FORPROEX, 2007). 2.2. O Evento pode ser caracterizado como: campanhas em geral, campeonato, ciclo de estudos, circuito, colóquio, concerto, conclave, conferência, congresso, concurso, debate, encontro, espetáculo, exposição, feira, festival, fórum, jornada, lançamento de publicações e produtos, mesa redonda, mostra, olimpíada, palestra, recital, semana de estudos, seminário, simpósio e torneio, que congreguem pessoas em torno de objetivos específicos. A seguir apresentamos a classificação (tipos) de eventos e definições: CLASSIFICAÇÃO DEFINIÇÃO Congresso e Seminário Evento de âmbito regional, nacional ou internacional, em geral com duração até 7 dias, que reúne participantes de uma comunidade científica ou profissional ampla. O congresso é realizado como um conjunto de atividades (mesas redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, cursos, minicursos, oficinas/workshops). Os cursos incluídos no congresso, com duração igual ou superior a 8 horas devem, também, ser registrados e certificados como curso. Incluem-se nessa classificação eventos como Conferência Nacional, Reunião Anual, Seminário, Encontro, Simpósio Jornada, Colóquio, Fórum, etc. Ciclo de debates Encontros seqüenciais que visam a discussão de temas específicos. Inclui: Ciclo, Circuito, Semana. Exposição Exibição pública e promoção de obras de arte, produtos, serviços, etc. Tais como: Feira, Salão, Mostra, Lançamento, Vernissage. Espetáculo Demonstração pública de eventos artísticos e culturais, tais como: Recital, Concerto, Show, Apresentação teatral, Exibição de cinema e televisão, Musicais e interpretação musical. Evento esportivo Inclui: campeonato, torneio, olimpíada, apresentação esportiva. Festival Série de ações/eventos ou espetáculos artísticos, culturais ou esportivos, realizados concomitantemente, em geral em edições periódicas. Campanhas Ação pontual de mobilização que visa a um objetivo definido. 3. PROPONENTES 3.1. Poderão ser proponentes docentes ou técnico-administrativos em educação da carreira de nível superior que fazem parte do quadro permanente da UFRJ. As propostas de eventos deverão ser aprovadas pela Unidade, Centro ou equivalente na qual o coordenador estiver vinculado. 3.2. Cada proponente só poderá coordenar até dois eventos. 2 4. RECURSOS FINANCEIROS E VIGÊNCIA DAS BOLSAS 4.1- No âmbito deste edital serão comprometidos recursos financeiros para 500 (quinhentas) bolsas de eventos destinadas a estudantes de graduação da UFRJ, no valor unitário de R$ 200,00 (duzentos reais) ao mês, com vigência para o ano de 2013. 4.2- As bolsas concedidas aos eventos terão carga horária semanal de 10 (dez) horas e duração de no mínimo um mês e no máximo três meses. 4.3. Os eventos deverão ter contrapartida da(s) Unidade(s), dos Centros (quando for o caso) e/ou instituições envolvidas, sob a forma de apoio operacional e de infraestrutura. 5. INSCRIÇÃO 5.1. As propostas deverão ser enviadas pelos coordenadores via internet por meio do uso da plataforma eletrônica SIGPROJ - disponibilizada no endereço http://sigproj1.mec.gov.br/ 5.2. Todas as propostas de eventos concorrentes deverão cumprir os procedimentos acadêmicos da UFRJ, devidamente aprovados nas instâncias competentes; 5.2.1. Somente serão aceitas propostas que tenham sido aprovadas pelas instâncias acadêmicas (Unidades ou Centros ou equivalente) ao qual o coordenador está vinculado; 5.2.2. As propostas aprovadas devem ser transmitidas pelo SIGPROJ até às 23horas e 59 minutos, horário de Brasília, da data limite de submissão de propostas (item 10). 5.2.3. O responsável pelo envio receberá, imediatamente após o envio, um recibo eletrônico de protocolo da sua proposta enviada. 5.2.4. A PR-5 não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamento das linhas de comunicação. 6. ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS 6.1. Os documentos integrantes da proposta deverão atender às seguintes exigências: a. Preenchimento do formulário de proposta, disponível no site http://sigproj1.mec.gov.br; b. Explicitação detalhada dos fundamentos teóricos que a orientaram, bem como caracterização e justificativa; c. Clareza e precisão dos objetivos definidos; d. Explicitação dos procedimentos metodológicos; e. Indicação do público-alvo e do número estimado de pessoas beneficiadas; f. Cronograma de execução; g. Descrição do processo de acompanhamento e avaliação, com a explicitação dos indicadores e da sistemática de avaliação; h. Explicitar o plano de trabalho de cada bolsista ou grupo de bolsistas; i. Comprovação da experiência acadêmica da equipe executora, a qual deverá ser composta majoritariamente por docente, técnico-administrativos em educação e estudantes da UFRJ. O coordenador da equipe executora, bem como os demais membros deverão obrigatoriamente ter o seu Currículo Lattes preenchido e atualizado; j. O proponente poderá coordenar até duas propostas, não estando impedido de participar de outras propostas como membro da equipe; k. Detalhamento da infraestrutura existente para a execução da proposta; l. Anexar documento comprobatório de aprovação da proposta pela instância acadêmica ao qual está vinculado, assinado pelo Diretor da Unidade e pelo coordenador. m. Anexar documento comprobatório da previsão de crédito para as atividades de extensão nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação, quando for o caso. 6.2. Todas as informações prestadas pelo coordenador estarão sujeitas à comprovação. 7. PROCESSO DE ANÁLISE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS 7.1. O processo de avaliação será realizado por uma Comissão de Avaliação instituída pela Pró-Reitoria de Extensão, que terá como atribuições organizar e sistematizar o resultado da avaliação. 7.1.1. Caso algum dos membros da comissão estiver coordenando ou integrando a equipe do evento inscrito no edital, o mesmo não poderá ter acesso a avaliação da proposta. 7.1.2. Os integrantes da comissão deverão manter sigilo sobre o seu trabalho e as identidades dos consultores de cada projeto. 7.2. A Comissão de Avaliação solicitará pareceres de consultores ad hoc (docentes e técnico-administrativos da carreira de nível superior) oriundos de todos os Centros da UFRJ e das demais Pró-Reitorias Acadêmicas (PR-1 e PR-2), com atuação em ensino, pesquisa e extensão. 7.2.1. Caberá aos consultores avaliar e emitir parecer consubstanciado acerca das propostas recebidas. 7.2.2. Os consultores não poderão avaliar propostas provenientes da sua instância acadêmica. 7.3. Cada proposta será avaliada por dois consultores ad hoc, havendo a interveniência de um terceiro, quando houver divergência nas pontuações dadas pelos dois primeiros. 3 7.3.1. Cada proposta deverá ser avaliada obrigatoriamente por um consultor do Centro ao qual a mesma estiver vinculada, não podendo uma mesma proposta ser avaliada exclusivamente por representantes de um mesmo Centro. 7.4. A avaliação será realizada considerando-se os quesitos identificados na tabela de pontuação: Tabela de Pontuação CRITÉRIOS DE ANÁLISE E JULGAMENTO NOTA PESO 1. Relevância do evento: A proposta deve demonstrar a relevância do evento para a comunidade a que se destina bem como a importância para a área de conhecimento que trata o evento. 0 a 3 2 2. Contribuição: Contribuição para divulgação do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico produzido na UFRJ. 0 a 3 2 3. Adequação da infraestrutura: A proposta deve evidenciar que os proponentes receberam ou irão receber auxílio financeiro de quaisquer outras instâncias de fomento e/ou especificar a infraestrutura existente na Unidade ou Centro de origem do coordenador para realização do evento. 0 a 3 1 4. Resultados: Resultados esperados. 0 a 3 2 5. Cronograma Viabilidade do cronograma de execução 0 a 3 1 6. Periodicidade do evento: A proposta deve demonstrar que o evento tem periodicidade e não trata de proposta esporádica ou quando se tratar da primeira edição, demonstrar que se pretende manter o evento com periodicidade. 0 a 3 1 7. Currículo: Qualificação e experiência do coordenador/equipe na temática do evento 0 a 3 1 Na atribuição de cada conceito será considerada a seguinte escala de valoração: Quadro de conceitos a serem atribuídos às propostas CONCEITO DESCRIÇÃO 0 Não tem informações na proposta apresentada 1 Atende superficialmente, com informações vagas nas justificativas 2 Atende parcialmente, com detalhamento dos itens contemplados 3 Atende completamente, com detalhamento completo de todos os itens. 7.5. As propostas serão classificadas de acordo com a média ponderada dos quesitos atribuídos por cada consultor ad hoc. 7.6. Em caso de empate na pontuação provisória e final será considerada a maior pontuação obtida nos seguintes quesitos, obedecida a ordem de prioridade estabelecida: a. Relevância do evento; b. Contribuição; c. Adequação da infraestrutura; d. Resultados; e. Periodicidade do evento; f. Currículo do coordenador. 7.7. Os coordenadores de eventos aprovados, após ampla divulgação, deverão selecionar os estudantes aos quais serão destinadas as bolsas, observando os seguintes requisitos: a. Estar regularmente matriculados em cursos de graduação da UFRJ, no ano letivo em curso; b. Ter disponibilidade de horário para execução das atividades propostas; c. Não ter sido anteriormente excluídos de nenhum Programa Institucional de Bolsas, devido a desempenho insatisfatório. 7.8. Os coordenadores deverão enviar na data estabelecida pela Divisão de Cultura e Divulgação Científica, a frequência dos bolsistas selecionados, com os respectivos dados bancários, números de DRE e CPF. 8. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E PEDIDOS DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS 8.1. Será desclassificada do resultado provisório a proposta que: a. Não atender ao quesito 1 da tabela de pontuação; b. Não atingir o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do total de pontos possíveis, de acordo com a tabela de pontuação. 4 8.2. O julgamento e a classificação provisória e final são atos exclusivos da Comissão de Avaliação que, em conseqüência, reserva-se o direito de desclassificar as propostas em desacordo com este edital ou ainda, que se revelarem manifestamente inexeqüíveis. 8.3. Durante o processo de análise, a Comissão de Avaliação poderá recomendar adequações às propostas. 8.4. Os resultados (preliminar e final) do julgamento das solicitações de bolsas serão divulgados na página da PR-5 (http://www.pr5.ufrj.br). 8.5. Será admitido recurso contra o resultado provisório, que deverá vir assinado pelo coordenador da proposta. a. O recurso após assinado deverá ser escaneado – em formato PDF – e anexado à mensagem eletrônica. b. O recurso deverá ser remetido para o endereço eletrônico eventos@pr5.ufrj.br com o seguinte título para o campo assunto: RECURSO CONTRA O RESULTADO PROVISÓRIO DO EDITAL PIBEV 2013. c. Os recursos devem ser enviados até às 23 horas e 59 minutos, horário de Brasília, da data limite da interposição de recursos (item 10). 8.6. A decisão dos recursos será dada a conhecer, coletivamente, por meio de divulgação do resultado final a ser publicado na página da PR-5. 8.7. A PR-5 não se responsabiliza por recursos não recebidos em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamento nas linhas de comunicação nem por documentos corrompidos. 8.8. Durante o processo de análise dos recursos, a Comissão de Avaliação poderá recomendar adequações nas propostas. 9. DISPOSIÇÕES FINAIS 9.1. A solicitação de bolsas e posterior indicação do bolsista implicarão a aceitação, pelo orientador/coordenador e pelo estudante, das normas contidas neste Edital. 9.2. Situações não previstas neste Edital serão tratadas pela Comissão de Avaliação do PIBEV. 9.3. A Pró-Reitoria de Extensão se reserva o direito de reconsiderar o número de bolsas PIBEV durante a execução dos projetos, tendo como base a análise decorrente do acompanhamento técnico dos mesmos, devendo os coordenadores ser avisados com antecedência mínima de 30 dias. 9.4. Informações adicionais sobre o PIBEV poderão ser obtidas na Divisão de Cultura e Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão – PR-5 - Prédio da Reitoria – Sala 815 – Campus Fundão, através dos endereços eletrônicos: cultura@pr5.ufrj.br; eventos@pr5.ufrj.br; pelos telefones: 2598-9691 / 2598-9698 e também pela web site http://www.pr5.ufrj.br. 10. CRONOGRAMA 10.1. Eventos de 01/03/2013 a 30/06/2013 - 1º ETAPA ATIVIDADE PERÍODO Lançamento do Edital 10/12/2012 Submissão de Proposta pelo SIGPROJ 11/12/2012 a 30/01/2013 Distribuição das Propostas para os consultores/avaliadores ad hoc 31/01/2013 Avaliação das Propostas pelos consultores/avaliadores ad hoc 01/02 a 06/02/2013 Sistematização das avaliações pela Comissão de Avaliação 07/02/2013 Divulgação do resultado preliminar 07/02/2013 Interposição de recursos 08 a 18/02/2013 Avaliação dos recursos 19/02/2013 Divulgação do resultado final 20/02/2013 10.2. Eventos de 01/07/2013 a 31/11/2013 - 2º ETAPA ATIVIDADE PERÍODO Submissão de Proposta pelo SIGPROJ 01/05/2013 a 31/05/2013 Distribuição das Propostas para os consultores/avaliadores ad hoc 03 e 04/06/2013 Avaliação das Propostas pelos consultores/avaliadores ad hoc 05 a 12/06/2013 Sistematização das avaliações pela Comissão de Avaliação 13 e 14/06/2013 Divulgação do resultado preliminar 17/06/2013 Interposição de recursos 18 a 20/06/2013 Avaliação dos recursos 21 e 24/06/2013 Divulgação do resultado final 25/06/2013 Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2012. Pablo Cesar Benetti Pró-Reitor de Extensão