UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

PAEXT/2013 - PAEXT/2013 (UFMS) - Com ônus para a UFMS

UFMS abre processo seletivo para oferecimento de apoio financeiro ao desenvolvimento de ações de extensão no exercício de 2013.



EDITAL Nº 029/2012-PREAE, DE 1º DE OUTUBRO DE 2012
PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PAEXT/2013

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE), torna público o presente Edital de abertura de processo seletivo, com vistas ao oferecimento de apoio financeiro do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PAEXT) e do Programa de Bolsas de Extensão (PBEXT) para ações de extensão a serem desenvolvidas no exercício de 2013.

 

1. OBJETIVO

1.1. Fomentar e apoiar financeiramente, no todo ou em parte, o desenvolvimento de ações de extensão no exercício de 2013, em observação ao disposto nas Normas Regulamentares das Ações de Extensão da UFMS (Resolução nº 13/2011-COEX), no Regulamento do Programa de Bolsas de Extensão (Resolução nº 71/2011-CD) e nas condições, orientações e procedimentos dispostos no presente Edital, proposto pela Coordenadoria de Extensão e aprovado, consultada a Comissão Central de Extensão, Cultura e Desporto, pelo Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.

1.1.1. A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.

 

2. CALENDÁRIO

RESPONSÁVEL

DATA OU PERÍODO

2.1. Período de elaboração e submissão das propostas (exclusivamente via Sigproj – anexar manifestação favorável da Unidade de Aprovação do proponente coordenador)

Proponentes Coordenadores

Abertura dia 1º/10/2012 e encerramento às 23h do dia 1º/11/2012*

(horário de MS)

2.2. Análise de enquadramento, avaliação e divulgação do resultado preliminar – média fina e classificação das propostas recebidas

CEX/PREAE e consultores ad hoc

Até 26/11/2012

2.3. Pedidos de reconsideração do resultado preliminar mediante apresentação de recurso fundamentado

Proponentes Coordenadores

De 27/11 a 29/11/2012

2.4. Análise dos recursos fundamentados e divulgação do resultado final (média final, classificação, recursos financeiros aprovados e cota de bolsas alocada em cada proposta)

CEX/PREAE

Até 07/12/2012

2.5. Entrega das propostas aprovadas na CEX/PREAE, formalizadas em processo devidamente instruído

Coordenadores das propostas aprovadas

Até 14/12/2012

2.6. Lançamento do Edital para seleção de discentes candidatos a bolsas de extensão

CEX/PREAE

Até 21/12/2012

2.7. Desenvolvimento das ações de extensão

Coordenadores e equipes das propostas aprovadas

Início a partir de 04/02/2013 e encerramento até 31/12/2013

2.8. Liberação dos recursos financeiros aprovados, inclusive bolsas, quando for o caso

CEX/PREAE

A partir de abril de 2013

2.9. Vigência das Bolsas de Extensão

PBEXT e Edital

Mínimo de TRÊS e máximo de OITO meses

2.10. Desde que devidamente justificada a necessidade, poderá ser autorizada a liberação de recursos financeiros, incluindo bolsas, a partir de fevereiro de 2013, conforme disponibilidade orçamentária e financeira da PREAE, em qualquer caso respeitado o limite máximo de OITO meses para bolsas de extensão.

 * Data alterada pela Instrução de Serviço nº 130/2012-PREAE

3. MODALIDADES

3.1. As propostas de Ações de Extensão, no âmbito deste Edital, deverão ser apresentadas nas modalidades Projeto, Curso ou Evento, conforme definições contidas nas Normas Regulamentares das Ações de Extensão da UFMS:

3.1.1. Entende-se por Projeto: conjunto de ações, processuais e contínuas de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, para alcançar um objetivo bem definido e limitado a um prazo determinado;

3.1.2. Entende-se por Curso: conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, planejadas e organizadas de modo sistemático, com carga horária mínima de oito horas e processo de avaliação.

3.1.2.1. Os cursos são classificados em duas categorias:

3.1.2.1.1.  presencial: exige a presença do aluno em pelo menos 75% da carga horária;

3.1.2.1.2. a distância: as ações presenciais não devem ultrapassar 20% da carga horária total do curso;

3.1.2.2. Cursos de iniciação, atualização ou treinamento/qualificação profissional devem ser realizados com carga horária mínima de quarenta horas.

3.1.3. Entende-se por Evento: conjunto de ações que implicam na apresentação e exibição pública e livre, ou, também, com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, científico e tecnológico, desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade, dentre eles: congressos; fórum; seminários; semanas; exposição; espetáculo; evento esportivo; festival ou equivalentes; e outros.

3.2.  As propostas nas modalidades Programa e Prestação de Serviços não serão contempladas neste Edital.


4. LIMITAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS E FINANCEIRAS

4.1. Projetos ou Cursos ou Eventos Internacionais: limite de até R$ 10.000,00 (dez mil reais), entre Materiais de Consumo e ou Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica.

4.1.1. As ações de extensão nas modalidades “Projeto” e “Curso” poderão solicitar Cota de Bolsas de Extensão, adicionalmente ao limite disposto no item “4.1”, conforme disposição contida no item “5.3” do presente Edital.

4.2. Eventos Nacionais ou Regionais: limite de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais), entre Materiais de Consumo e ou Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica.

4.3. Eventos Municipais ou Locais: limite de até R$ 2.000,00 (dois mil reais), entre Materiais de Consumo e ou Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica.

5. ITENS FINANCIÁVEIS

5.1. Materiais de Consumo especificados no Anexo I (DIVERSOS) e ou no Anexo II (GÊNEROS ALIMENTÍCIOS).

5.2. Outros Serviços de Terceiros – Pessoa Jurídica especificados no Anexo III (PRODUTOS E SERVIÇOS DA EDITORA/UFMS) e ou serviços a serem contratados (no caso de existência de previsão do oferecimento do serviço e disponibilidade da quantidade desejada em Ata de Registro de Preços/UFMS vigente à época da contratação), ou licitados e contratados (sob a responsabilidade do proponente coordenador e seguindo o trâmite processual da UFMS).

5.3. Bolsas de Extensão para discentes de graduação ou de pós-graduação stricto sensu da UFMS (exclusivamente para ações de extensão nas modalidades “Projeto” e “Curso”), no valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), com duração mínima de TRÊS e máxima de OITO meses cada bolsa.

5.3.1. As bolsas de extensão, via de regra, deverão se iniciar a partir de abril de 2013. Entretanto, desde que devidamente justificada a necessidade, poderá ser autorizada a liberação de pagamento de bolsas a partir de fevereiro de 2013, conforme disponibilidade orçamentária e financeira da PREAE, respeitado, em qualquer caso, o limite máximo de OITO meses.

5.3.2. As bolsas de extensão somente serão admitidas quando direta e estritamente relacionadas com os objetivos a serem alcançados pela proposta, em quantidade devidamente justificada e com prévia do plano de trabalho individualizado expresso no Anexo IV (Formulário para Solicitação de Cota de Bolsas de Extensão), que deverá ser anexado à proposta via Sigproj (http://sigproj.mec.gov.br).

5.3.3. Os bolsistas de extensão somente poderão ser definidos após a realização do competente processo seletivo, nos termos de edital específico a ser oportuna e amplamente divulgado pela PREAE até o dia 21 de dezembro de 2012.

5.4. O valor global e o número de bolsas aprovados para cada proposta poderão ser menores do que aqueles solicitados, conforme orientado pelo processo seletivo disposto no presente Edital e respeitada a disponibilidade orçamentária e financeira da PREAE.

 

6. PROPOSIÇÃO

6.1. Pode ser Coordenador da Ação de Extensão, no âmbito deste Edital:

6.1.1. Docente ou Técnico-Administrativo do quadro efetivo de servidores da UFMS;

6.1.2. Docente visitante e/ou substituto, desde que a data prevista para o término da execução da ação e apresentação do relatório final seja de sessenta dias antes da data do término de seu contrato com a UFMS.

6.2. Não pode ser Coordenador da Ação de Extensão, no âmbito deste Edital:

6.2.1. Docente Colaborador ou Voluntário ou Temporário;

6.2.2. Discente.

6.3. As propostas deverão ser formuladas e registradas diretamente no Sigproj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos – http://sigproj.mec.gov.br) no prazo de vigência do Edital, independentemente de problemas de acesso e conexão à internet ou ao Sigproj.

6.4. Um mesmo proponente poderá enviar até duas propostas de Ações de Extensão como Coordenador.

6.4.1. Na eventualidade de um mesmo proponente submeter mais de duas propostas, serão consideradas, para fins de participação no processo seletivo, apenas as duas últimas.

6.5. O proponente da Ação de Extensão (entenda-se, Coordenador) não deverá possuir quaisquer pendências em relatórios parciais e finais de Ações de Extensão na CEX/PREAE, além de não estar sob processo administrativo ou sindicância na UFMS.

 

7. ORGANIZAÇÃO DAS PROPOSTAS

7.1. As propostas deverão:

7.1.1. explicitar detalhadamente os fundamentos teóricos que a orientam;

7.1.2. descrever, de forma clara e precisa, os objetivos;

7.1.3. explicitar os procedimentos metodológicos;

7.1.4. indicar o público-alvo e o número estimado de pessoas beneficiadas;

7.1.5. definir cronograma de execução detalhado de acordo com as atividades que compõem a proposta;

7.1.6. descrever o processo de acompanhamento e avaliação, com a explicitação dos indicadores e da sistemática de avaliação;

7.1.7. registrar, na justificativa, a experiência acadêmica e extensionista da equipe executora;

7.1.8. incluir na metodologia o detalhamento da infraestrutura necessária para a execução da proposta;

7.1.9. estar adequada à norma padrão da Língua Portuguesa, respeitando o princípio da boa escrita, clara, coesa e coerente.

7.2. Toda Ação de Extensão deverá envolver discentes regularmente matriculados em cursos de graduação e ou de pós-graduação da UFMS na equipe de trabalho, a fim de proporcionar-lhes vivenciar a relação ensino-aprendizagem a partir da interlocução com as demandas e problemas da sociedade.

7.2.1. A não participação de discentes na equipe de trabalho é critério para a não recomendação da Ação de Extensão pela Comissão Central de Extensão, Cultura e Desporto.

7.3. As propostas deverão ser submetidas, via Sigproj (http://sigproj.mec.gov.br), apenas se efetivamente obtiverem manifestação favorável pela sua execução, por parte da Unidade de Aprovação, que deverá ser, conforme o caso:

7.3.1. Conselho da Unidade da Administração Setorial ou Conselho Diretivo do Núcleo, caso a ação esteja restrita aos limites de interesse de um curso ou Centro ou Campus ou Faculdade ou Instituto ou Núcleo.

7.3.2. Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, caso o proponente da ação seja vinculado a uma Pró-Reitoria, à Vice-Reitoria ou à Reitoria, ou caso a ação ultrapasse os limites de interesse de um curso ou Centro ou Campus ou Faculdade ou Instituto ou Núcleo.

7.4. Para fins de manifestação favorável pela execução da Ação de Extensão, a Unidade de Aprovação deverá basear-se no disposto no art. 25 da Resolução nº 13/2011-COEX, em especial com relação aos seguintes itens:

7.4.1. A proposta deve apresentar as demandas da sociedade e/ou da comunidade universitária, bem como descrever o público-alvo, de modo a caracterizar-se como uma ação extensionista.

7.4.2. As demandas a serem atendidas pela ação e o escopo de atuação proposto devem ser compatíveis com o Plano Diretor, com o Plano de Desenvolvimento Institucional, com a Política de Extensão e com as demais diretrizes da UFMS e da Unidade de Aprovação.

7.4.3. Os recursos humanos, o espaço físico, as instalações e os equipamentos necessários para a realização da ação devem estar adequadamente previstos, quantificados e qualificados na proposta e devem ser disponibilizados pela Unidade de Aprovação ou garantidos por meio de parcerias externas.

7.4.4.  A carga horária de dedicação semanal do proponente coordenador, conforme previsto na proposta, deve ser compatível com as atribuições e obrigações assumidas na Unidade de Aprovação e com a jornada de trabalho a que está submetido.

7.5. O proponente coordenador deverá registrar (ainda sem submeter) a proposta no Sigproj, imprimi-la, assiná-la e submetê-la à anuência da sua Unidade de Aprovação, conforme especificado no item “7.3” do presente Edital. Havendo anuência (manifestação favorável à execução), o proponente coordenador deverá digitalizar e anexar o documento comprobatório na proposta elaborada e, somente então, submetê-la via Sigproj (http://sigproj.mec.gov.br), respeitada a data limite estipulada no presente Edital (23h, horário de MS, do dia 1º de novembro de 2012*).

* Data alterada pela Instrução de Serviço nº 130/2012-PREAE

 8. ÁREA DO CONHECIMENTO, ÁREAS TEMÁTICAS E LINHAS DE EXTENSÃO

8.1. Cada proposta deve se vincular a uma Área do Conhecimento, conforme classificação do CNPq disponível no Sigproj.

8.2. As propostas deverão ser elaboradas em consonância com uma das Áreas Temáticas definidas no Plano Nacional de Extensão Universitária e contempladas no presente Edital:

8.2.1. Comunicação

8.2.2. Cultura

8.2.3. Direitos Humanos e Justiça

8.2.4. Educação

8.2.5. Meio Ambiente

8.2.6. Saúde

8.2.7. Tecnologia e Produção

8.2.8. Trabalho

8.3. O enquadramento na Área Temática principal é obrigatório, sendo facultativa a escolha de uma área temática secundária.

8.4. Para a classificação por área temática deve ser observado o objeto ou o tema que é enfocado na ação, ou seja, a questão substantiva que perpassa a ação. Por exemplo, um curso sobre tratamento de feridas crônicas deve ser registrado na área temática SAÚDE; o fato de se tratar de “curso” (ação) não o caracteriza como EDUCAÇÃO, pois a questão substantiva que perpassa o curso refere-se à saúde. O registro quanto ao tipo de ação de extensão (neste exemplo, “curso”) está contemplado no campo “modalidade” do Sigproj (http://sigproj.mec.gov.br).

8.5. Todas as propostas da ação de extensão deverão circunscrever-se a uma única Linha de Extensão, dentre as cinquenta e três linhas enunciadas no Plano Nacional de Extensão e descritas no Anexo V.

 

9. ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO E AVALIAÇÃO DE MÉRITO E RELEVÂNCIA SOCIAL

9.1. As propostas serão avaliadas exclusivamente por meio do Sigproj (http://sigproj.mec.gov.br) – não haverá necessidade de envio da cópia impressa para participar do processo de análise de enquadramento e de avaliação de mérito e relevância social.

9.2. Somente serão avaliadas as propostas submetidas dentro do prazo de vigência do presente Edital e que contiverem, como anexo, arquivo digitalizado da manifestação favorável pela execução da proposta, emitido pela Unidade de Aprovação do proponente coordenador, conforme disposto nos itens “7.3”, 7.4 e 7.5do presente Edital.

9.3. A seleção das propostas de Ações de Extensão obedecerá a duas etapas:

9.3.1. Análise de Enquadramento, de caráter eliminatório, e

9.3.2. Avaliação de Mérito e Relevância Social, de caráter classificatório.

9.4. A Análise de Enquadramento da Ação de Extensão será realizada pela equipe técnica da CEX/PREAE e compreenderá:

9.4.1. Conferência do anexo obrigatório (manifestação favorável pela Unidade de Aprovação do proponente coordenador);

9.4.2. Inexistência de pendências do proponente coordenador com relação às ações de extensão em execução ou realizadas anteriormente (apresentação de relatórios parciais e ou finais, quando couber);

9.4.3. Respeito aos limites orçamentários e financeiros previstos no presente Edital;

9.4.4. Previsão de bolsistas de extensão, quando permitido, nos termos do disposto no item “5.3” do presente Edital e com o respectivo detalhamento justificado no Formulário para Solicitação de Cota de Bolsas de Extensão (Anexo IV) que deverá estar anexado à proposta no Sigproj.

9.4.5. Não serão considerados pedidos de cota de bolsas de extensão que não atendam ao disposto no presente Edital.

9.5. As Ações de Extensão analisadas como não enquadradas serão eliminadas do processo seletivo e não poderão ser ressubmetidas no âmbito do presente Edital, sendo facultado aos proponentes coordenadores replicá-las (no Sigproj, http://sigproj.mec.gov.br), redimensioná-las, reformulá-las e submetê-las no âmbito do Edital de Fluxo contínuo (sem recursos da UFMS).

9.6. Somente serão encaminhadas para avaliação na segunda etapa as propostas consideradas “enquadradas” na primeira etapa.

9.7. A Avaliação de Mérito e Relevância Social (segunda etapa) será realizada por comissão de seleção constituída por docentes e técnicos administrativos da UFMS e ou de outras Instituições Federais de Ensino Superior, na qualidade de consultores ad hoc, de acordo com as Áreas Temáticas definidas no presente Edital.

9.7.1.  Os consultores ad hoc constituídos devem manter sigilo sobre suas atividades e identidades;

9.7.2. Não poderão atuar como consultores ad hoc na avaliação de propostas docentes ou técnicos administrativos da mesma Unidade de Aprovação do proponente coordenador;

9.7.3. Será evitada a designação de consultor ad hoc que possua proposta de Ação de Extensão submetida no âmbito do presente Edital, mas, se estritamente necessário fazê-lo, este não terá acesso à mesma, em nenhuma hipótese;

9.7.4. Cada avaliação será realizada por dois consultores ad hoc;

9.7.5. Caso a diferença entre o somatório das pontuações atribuídas pelos dois avaliadores seja menor do que 3,0 (três vírgula zero), a média final da proposta será a média aritmética das duas pontuações obtidas;

9.7.6. Caso a diferença entre o somatório das pontuações atribuídas pelos dois avaliadores seja maior ou igual a 3,0 (três ponto zero), a proposta será submetida à avaliação de um terceiro consultor ad hoc e, neste caso, a média final será a média aritmética dos dois pareceres cuja pontuação ficarem mais próximas.

9.8. A Avaliação de Mérito e Relevância Social das Ações de Extensão enquadradas seguirão os seguintes critérios de pontuação, para cada quesito avaliado:

9.8.1.  Não atende = 5,00;

9.8.2. Insuficiente = 6,00;

9.8.3. Regular = 7,00;

9.8.2. Bom = 8,00;

9.8.3. Muito bom = 9,00, e

9.8.4. Ótimo = 10,00

9.9. As propostas serão avaliadas de acordo com os seguintes quesitos e pesos:

 

QUESITOS AVALIADOS

PESO

9.9.1. Correto enquadramento na modalidade “Projeto”, “Curso” ou “Evento”

0,15

9.9.2. Coerência entre itens de recursos financeiros solicitados e objetivos propostos

0,15

9.9.3. Natureza Acadêmica: indissociabilidade e interdisciplinaridade

0,15

9.9.4. Relação Universidade-Sociedade: impacto social, público-alvo e parcerias

0,15

9.9.5. Justificativa, Fundamentação Teórica e Objetivos

0,10

9.9.6. Metodologia, Critérios de Avaliação, Referencial Teórico-Prático

0,05

9.9.7. Inclusão Social: Políticas Públicas, População Beneficiada e Sustentabilidade

0,05

9.9.8. Equipe Executora, vínculo com o Cronograma de Atividades e Carga Horária

0,10

9.9.9. Mecanismos de Acompanhamento e Avaliação

0,05

9.9.10. Infra-estrutura disponibilizada para o desenvolvimento da ação

0,05

 

9.10. A Média Final de cada ação submetida à Avaliação de Mérito e Relevância Social será obtida a partir da fórmula “MF = (C1 + C2) / 2”, onde:

MF = Média Final;

C1 = Somatório das pontuações atribuídas pelo consultor 1 (nota de cada quesito x peso do quesito);

C2 = Somatório das pontuações atribuídas pelo consultor 2 (nota de cada quesito x peso do quesito).


9.13. Propostas que não alcançarem Média Final igual ou superior a 70% (setenta por cento) do total de pontos possíveis não poderão ser contempladas com recursos orçamentários e financeiros no âmbito do presente Edital.

 

10. RESULTADO PRELIMINAR E PEDIDOS DE REVISÃO

10.1. O Resultado Preliminar será divulgado no sítio da PREAE (www.preae.ufms.br) até o dia 26 de novembro de 2012 e abrangerá as propostas enquadradas e não enquadradas, classificadas segundo a Média Final alcançada na Avaliação de Mérito e Relevância Social, quando enquadradas, em ordem decrescente de classificação e segundo a modalidade proposta (“Projeto”, “Curso” e “Evento”).

10.2. Os eventuais pedidos de reconsideração com relação ao Resultado Preliminar somente serão considerados se apresentados pelos proponentes coordenadores no período de 27 a 29 de novembro de 2011, mediante recurso fundamentado e estritamente circunscrito ao conteúdo das propostas submetidas ou à pontuação atribuída pelos consultores ad hoc em algum dos quesitos avaliados.

10.3. Não serão consideradas, no processo de análise dos eventuais pedidos de reconsideração com relação ao Resultado Preliminar, informações adicionais não inseridas na proposta submetida.

 

11. ANÁLISE FINANCEIRA, ALOCAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E DE BOLSAS DE EXTENSÃO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

11.1.  Analisados os eventuais pedidos de reconsideração com relação ao Resultado Preliminar, quando julgados procedentes, a alocação de recursos orçamentários, a ser feita pela CEX/PREAE, obedecerá à análise financeira de cada proposta classificada com Média Final igual ou superior a 70% (setenta por cento) do total de pontos possíveis, observada a ordem de classificação, a pertinência de cada item previsto para a consecução dos objetivos propostos e segundo as limitações orçamentárias e financeiras dispostas no item “4” do presente Edital.

11.2. O Resultado Final, comportando Média Final, classificação, recursos financeiros aprovados e cota de bolsas alocada em cada proposta, será divulgado no sítio da PREAE (www.preae.ufms.br) até o dia 7 de dezembro de 2012.

 

12. DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. Os coordenadores das propostas aprovadas deverão providenciar a impressão de suas propostas, aposição de assinatura, formalização de processo, devidamente instruído com a manifestação de parecer favorável pela correspondente Unidade de Aprovação, incluindo o Formulário para Solicitação de Cota de Bolsas de Extensão, quando for o caso, e entregá-lo na CEX/PREAE até o dia 14 de dezembro de 2012.

12.2. A PREAE disciplinará e divulgará, por meio de edital específico a ser lançado até o dia 21 de dezembro de 2012, a seleção de discentes candidatos a bolsas de extensão par atuação nas ações de extensão aprovadas no âmbito do presente Edital.

12.3. As ações de extensão aprovadas no âmbito do presente Edital poderão ter início a partir do dia 4 de fevereiro de 2013 e não poderão exceder ao dia 31 de dezembro de 2013.

12.4. Os recursos financeiros aprovados, inclusive pagamento de bolsas de extensão, quando for o caso, somente serão liberados a partir do mês de abril de 2013.

12.4.1. Desde que devidamente justificada a necessidade, poderá ser autorizada a liberação de recursos financeiros, incluindo o pagamento de bolsas, a partir de fevereiro de 2013, conforme disponibilidade orçamentária e financeira da PREAE.

12.5. Todas as Ações de Extensão financiadas no âmbito do presente Edital, quando apresentadas em eventos, cursos, comunicações em congressos ou publicações, assim como em folderes, posteres e banners, deverão mencionar, obrigatoriamente, o apoio financeiro da PREAE/UFMS.

12.6. Todas as Ações de Extensão financiadas no âmbito do presente Edital deverão apresentar resultados parciais ou finais no VIII ENEX-UFMS 2013.

12.7. Os Coordenadores das ações de extensão aprovadas no âmbito do presente Edital deverão, ao final da execução, elaborar e submeter artigo para publicação em revistas científicas ou de extensão.

12.8. A PREAE não assume qualquer compromisso de suplementação de recursos para fazer frente a despesas adicionais decorrentes de quaisquer fatores externos e ou internos, relacionadas às ações aprovadas no âmbito do presente Edital.

12.9. A PREAE reserva-se o direito de reajustar o número de bolsas, durante a execução dos projetos, tendo como base a análise decorrente do acompanhamento técnico das Ações de Extensão, comunicando este fato aos Coordenadores com antecedência mínima de trinta dias.

12.10. Este Edital poderá ser revogado ou anulado a qualquer tempo, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que isso implique direito à indenização de qualquer natureza.

12.11. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos com a equipe técnica da CEX/PREAE pelos telefones (67) 3345-7244 / 7235 / 7238 / 7426, ou por correio eletrônico enviado ao endereço cex.preae@ufms.br.

12.12. Situações não previstas no presente Edital serão resolvidas pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.

12.13. As disposições e termos contidos no presente Edital poderão ser impugnados mediante manifestação formal e fundamentada da parte interessada, apresentada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis em até cinco dias úteis após a sua publicação.

 

VALDIR SOUZA FERREIRA


ANEXO I – MATERIAIS DE CONSUMO (DIVERSOS)

ESPECIFICAÇÕES

PREÇO ESTIMATIVO

1

Camiseta, confeccionada em malha em algodão com fio 30, com malha penteada gramatura 160g/m2, em cor de tecido e silk a serem definidos, impressão frente e costas em até 4 cores, tamanhos: P, M, G, GG, EGG, XGG.

R$ 24,47

2

Camiseta, tipo unissex, tecido malha fria, com fio 26, cardada e com gramatura 160g/m2 tipo manga curta, cor branca, tamanhos: P, M, G, GG e EGG, impressão e arte na frente e costas e em até 4 cores.

R$ 16,97

3

Pasta em couro sintético nas cores azul ou preta medindo aproximadamente 37,5cmx28cm, fechamento zíper na parte superior, com brasão da UFMS e outro brasão específico da Universidade em baixo relevo na parte externa.

R$ 28,55

4

Caneta esferográfica escrita grossa, corpo sextavado, transparente, com bico de esfera de tungstênio, cor azul (caixa com 50)

R$ 31,17

5

Caneta esferográfica escrita grossa, corpo sextavado, transparente, com bico de esfera de tungstênio, cor vermelha (caixa com 50)

R$ 31,17

6

Caneta esferográfica escrita grossa, corpo sextavado, transparentes, com bico de esfera de tungstênio, cor preta (caixa com 50)

R$ 31,17

7

Caneta marca texto, 4mm, fluorescente amarela

R$ 1,53

8

Envelope branco ofício, sem timbre, 63g (unidade)

R$ 0,08

9

Pasta plástica de material plástico translúcido resistente, cor cinza, com abas e elástico com presilhas, medindo aproximadamente 25cmx 34cm

R$ 2,57

10

Lápis preto, madeira, mina grafite 2mm, 2 cilindrico, 7mm, 175mm, sem borracha apagadora

R$ 0,38

11

Marcador para quadro branco, plástico nylon cor azul

R$ 3,60

12

CD-R gravável, com capacidade de armazenamento de 700MB, acondicionada em embalagem individual.

R$ 1,01

13

Grampeador de mesa médio, corpo em metal, com capacidade para grampear 15 folhas ou mais (papel 75g/m^2) para uso de grampo 26/6

R$ 14,60

14

Grampo para grampeador 26/6 cobreado - caixa com 1.000 unidades

R$ 4,08

15

Cola escolar, polivinil acetato, PVA 40 gramas, pastosa, branca para papel

R$ 0,65

16

Papel Couche A4, gramatura 120 gramas, caixa com 75fls

R$ 10,10

17

Papel Couche A4, gramatura 180 gramas, caixa com 50 fls

R$ 14,56

 


ANEXO II – MATERIAIS DE CONSUMO (GÊNEROS ALIMENTÍCIOS)

ESPECIFICAÇÕES

PREÇO ESTIMATIVO

1

Açúcar refinado branco, pacote com 1kg

R$ 2,39

2

Adoçante dietético líquido, frasco 100ml

R$ 1,45

3

Água mineral sem gás, garrafa 1,5l

R$ 1,25

4

Água mineral sem gás, copo 200ml

R$ 0,27

5

Biscoito água e sal, embalagem 400g

R$ 1,49

6

Biscoito recheado morango, pacote 170g

R$ 0,93

7

Biscoito recheado chocolate, pacote 170g

R$ 0,93

8

Biscoito maisena, embalagem 400g

R$ 1,50

9

Biscoito redondo salgado, pacote 200g

R$ 1,86

10

Biscoito recheado doce de leite, pacote 200g

R$ 1,90

11

Café torrado e moído, 1kg

R$ 8,39

12

Chá mate, pacote 200g

R$ 1,23

13

Chá preto, pacote 50g

R$ 4,38

14

Doce de leite em pasta, embalagem 400g

R$ 1,95

15

Leite em pó integral, embalagem 400g

R$ 7,00

16

Milho de pipoca, pacote 500g

R$ 1,00

17

Suco concentrado de abacaxi, frasco 500ml

R$ 3,40

18

Suco concentrado de caju, frasco 500ml

R$ 2,15

19

Suco em pó sabor uva, embalagem 1kg

R$ 3,10

20

Suco em pó sabor maracujá, embalagem 1kg

R$ 3,27

21

Suco em pó sabor limão, embalagem 1kg

R$ 3,33

22

Suco em pó sabor laranja, embalagem 1kg

R$ 3,40


ANEXO III – OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS – PESSOA JURÍDICA

(PRODUTOS E SERVIÇOS DA EDITORA/UFMS)

PRODUTO/SERVIÇO

PREÇO ESTIMATIVO

IMPRESSÃO

UNIDADE

VALOR

Pasta personalizada tamanho 44x30cm, com bolso em papel supremo 250g

1

UMA COR

200

180,00

2

DUAS CORES

200

230,00

3

POLICROMIA

200

380,00

Bloco personalizado tamanho 14x21cm, 20fls, papel off-set 75g

4

UMA COR

200

140,00

5

DUAS CORES

200

240,00

Crachá personalizado tamanho 10x14cm, com furo, em papel supremo 250g

6

UMA COR

100

60,00

7

DUAS CORES

100

100,00

8

POLICROMIA

100

160,00

Folheto tamanho 14x21cm, impressão FRENTE em papel couche 120g,

9

UMA COR

300

60,00

11

DUAS CORES

300

110,00

13

POLICROMIA

300

180,00

Folheto tamanho 14x21cm, impressão FRENTE E VERSO em papel couche 120g

10

UMA COR

300

90,00

12

DUAS CORES

300

150,00

14

POLICROMIA

300

220,00

Filipeta tamanho 9x21cm, impressão FRENTE em papel couche 120g

15

UMA COR

300

55,00

17

DUAS CORES

300

100,00

19

POLICROMIA

300

180,00

Filipeta tamanho 9x21cm, impressão FRENTE E VERSO em papel couche 120g

16

UMA COR

300

75,00

18

DUAS CORES

300

140,00

20

POLICROMIA

300

220,00

Folder tamanho A4, impressão FRENTE E VERSO em papel couche 120g

21

UMA COR

300

140,00

22

DUAS CORES

300

170,00

23

POLICROMIA

300

280,00

Cartaz tamanho A3, impressão em papel couche 120g

24

UMA COR

50

90,00

25

DUAS CORES

50

110,00

26

POLICROMIA

50

160,00

Banner tamanho 90cmx120cm, impressão em vinil

27

DUAS CORES

1

120,00

28

POLICROMIA

1

120,00

 


ANEXO IV – FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE COTA DE BOLSAS DE EXTENSÃO

(EXCLUSIVAMENTE PARA PROPOSTAS NAS MODALIDADES PROJETO OU CURSO)

1. INFORMAÇÕES SOBRE A PROPOSTA / COTA DE BOLSAS SOLICITADA:

TÍTULO DA AÇÃO:

 

MODALIDADE DA AÇÃO:

 

COORDENADOR/A:

 

UNIDADE:

 

NÚMERO TOTAL DE BOLSISTAS NECESSÁRIO/DESEJADO:

VALOR TOTAL COM PAGAMENTO DE BOLSISTAS (bolsa mensal R$ 400,00):

     

2. OBJETIVOS, DESCRIÇÃO DA(S) VAGA(S) E JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE COTA DE BOLSAS

Observação 1: Caso a ação de extensão e a solicitação da cota de bolsas sejam aprovadas, as informações aqui solicitadas serão utilizadas para auxiliar na divulgação das vagas (edital PREAE), elaboração dos planos de trabalho (pelos candidatos a bolsas de extensão) e seleção (pelo coordenador da ação de extensão e pelo orientador do futuro bolsista). Portanto, caso haja necessidade de diferenciar as vagas por área/curso, por início desejado e ou por atividades a serem desempenhadas pelo(s) provável(is) bolsista(s), preencher tantos quadros quantos forem necessários para melhor descrever o(s) perfil(is) desejado(s) e permitir a divulgação e seleção. Caso um único perfil consiga atender adequadamente as necessidades da ação, preencher apenas o quadro 2.1.

Observação 2: As bolsas de extensão, via de regra, devem se iniciar a partir de abril e devem ter duração mínima de TRÊS e máxima de OITO meses. Caso seja estritamente necessário iniciar em fevereiro ou em março, explicitar os motivos na justificativa, que será avaliada pela PREAE e, havendo aprovação da proposta e da cota de bolsa e, ainda, havendo disponibilidade orçamentária e financeira, poderão ser autorizados pagamentos de bolsas em fevereiro ou março, em qualquer caso respeitado o limite máximo de OITO meses.

2.1. DESCRIÇÃO SUCINTA DA(S) VAGA(S) E OBJETIVO DA SOLICITAÇÃO DO(S) BOLSISTA(S) – PERFIL 1:

OBJETIVOS:

 

ÁREA/CURSO(S) DE PREFERÊNCIA:

 

Nº VAGAS:

 

DURAÇÃO:

 

INÍCIO DESEJADO:

 

JUSTIFICATIVA PARA QUANTIDADE DE VAGAS E, SE FOR O CASO, PARA INCIAR ANTES DE ABRIL:

 

RESUMO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO/A/S BOLSISTA/S MÊS A MÊS (20h semanais):

MÊS 1:

MÊS 2:

MÊS 3:

MÊS 4:

MÊS 5:

MÊS 6:

MÊS 7:

MÊS 8:

                 

 2.2. DESCRIÇÃO SUCINTA DA(S) VAGA(S) E OBJETIVO DA SOLICITAÇÃO DO(S) BOLSISTA(S) – PERFIL 2:

OBJETIVOS:

 

ÁREA/CURSO(S) DE PREFERÊNCIA:

 

Nº VAGAS:

 

DURAÇÃO:

 

INÍCIO DESEJADO:

 

JUSTIFICATIVA PARA QUANTIDADE DE VAGAS E, SE FOR O CASO, PARA INCIAR ANTES DE ABRIL:

 

RESUMO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO/A/S BOLSISTA/S MÊS A MÊS (20h semanais):

MÊS 1:

MÊS 2:

MÊS 3:

MÊS 4:

MÊS 5:

MÊS 6:

MÊS 7:

MÊS 8:

                 

2.3. DESCRIÇÃO SUCINTA DA(S) VAGA(S) E OBJETIVO DA SOLICITAÇÃO DO(S) BOLSISTA(S) – PERFIL 3:

OBJETIVOS:

 

ÁREA/CURSO(S) DE PREFERÊNCIA:

 

Nº VAGAS:

 

DURAÇÃO:

 

INÍCIO DESEJADO:

 

JUSTIFICATIVA PARA QUANTIDADE DE VAGAS E, SE FOR O CASO, PARA INCIAR ANTES DE ABRIL:

 

RESUMO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO/A/S BOLSISTA/S MÊS A MÊS (20h semanais):

MÊS 1:

MÊS 2:

MÊS 3:

MÊS 4:

MÊS 5:

MÊS 6:

MÊS 7:

MÊS 8:

                 

 2.4. DESCRIÇÃO SUCINTA DA(S) VAGA(S) E OBJETIVO DA SOLICITAÇÃO DO(S) BOLSISTA(S) – PERFIL 4:

OBJETIVOS:

 

ÁREA/CURSO(S) DE PREFERÊNCIA:

 

Nº VAGAS:

 

DURAÇÃO:

 

INÍCIO DESEJADO:

 

JUSTIFICATIVA PARA QUANTIDADE DE VAGAS E, SE FOR O CASO, PARA INCIAR ANTES DE ABRIL:

 

RESUMO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO/A/S BOLSISTA/S MÊS A MÊS (20h semanais):

MÊS 1:

MÊS 2:

MÊS 3:

MÊS 4:

MÊS 5:

MÊS 6:

MÊS 7:

MÊS 8:

                 

 2.5. DESCRIÇÃO SUCINTA DA(S) VAGA(S) E OBJETIVO DA SOLICITAÇÃO DO(S) BOLSISTA(S) – PERFIL 5:

OBJETIVOS:

 

ÁREA/CURSO(S) DE PREFERÊNCIA:

 

Nº VAGAS:

 

DURAÇÃO:

 

INÍCIO DESEJADO:

 

JUSTIFICATIVA PARA QUANTIDADE DE VAGAS E, SE FOR O CASO, PARA INCIAR ANTES DE ABRIL:

 

RESUMO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO/A/S BOLSISTA/S MÊS A MÊS (20h semanais):

MÊS 1:

MÊS 2:

MÊS 3:

MÊS 4:

MÊS 5:

MÊS 6:

MÊS 7:

MÊS 8:

                 

 

 


ANEXO V – LINHAS DE EXTENSÃO

1. Alfabetização, Leitura e Escrita: Alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos; formação do leitor e do produtor de textos; incentivo à leitura; literatura; desenvolvimento de metodologias de ensino da leitura e da escrita e sua inclusão nos projetos político pedagógicos das escolas.

2. Artes Cênicas: Dança, teatro, técnicas circenses, performance; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

3. Artes Integradas: Ações multiculturais, envolvendo as diversas áreas da produção e da prática artística em um único programa integrado; memória, produção e difusão cultural e artística.

4. Artes Plásticas: Escultura, pintura, desenho, gravura, instalação, apropriação; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

5. Artes Visuais: Artes gráficas, fotografia, cinema, vídeo; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

6. Comunicação Estratégica: Elaboração, implementação e avaliação de planos estratégicos de comunicação; realização de assessorias e consultorias para organizações de natureza diversa em atividades de publicidade, propaganda e de relações públicas; suporte de comunicação a programas e projetos de mobilização social, a organizações governamentais e da sociedade civil.

7. Desenvolvimento de Produtos: Produção de origem animal, vegetal, mineral e laboratorial; manejo, transformação, manipulação, dispensação, conservação e comercialização de produtos e subprodutos.

8. Desenvolvimento Regional: Elaboração de diagnóstico e de propostas de planejamento regional (urbano e rural) envolvendo práticas destinadas a elaboração de planos diretores, a soluções, tratamento de problemas e melhoria a qualidade de vida da população local, tendo em vista sua capacidade produtiva e potencial de incorporação na implementação das ações; participação em fóruns, Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável DLIS; participação e assessoria a conselhos regionais, estaduais e locais de desenvolvimento e a fóruns de municípios e associações afins; elaboração de matrizes e estudos sobre desenvolvimento regional integrado, tendo como base recursos locais renováveis e práticas sustentáveis; discussão sobre permacultura; definição de indicadores e métodos de avaliação de desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade.

9. Desenvolvimento Rural e Questão Agrária: Constituição e/ou manutenção de iniciativas de reforma agrária, matrizes produtivas locais ou regionais e de políticas de desenvolvimento rural; assistência técnica; planejamento do desenvolvimento rural sustentável; organização rural; comercialização; agroindústria; gestão de propriedades e/ou organizações; arbitragem de conflitos de reforma agrária; educação para o desenvolvimento rural; definição de critérios e de políticas de fomento para o meio rural; avaliação de impactos de políticas de desenvolvimento rural.

10. Desenvolvimento Tecnológico: Processos de investigação e produção de novas tecnologias, técnicas, processos produtivos, padrões de consumo e produção (inclusive tecnologias sociais, práticas e protocolos de produção de bens e serviços); serviços tecnológicos; estudos de viabilidade técnica, financeira e econômica; adaptação de tecnologias.

11. Desenvolvimento Urbano: Planejamento, implementação e avaliação de processos e metodologias visando proporcionar soluções e o tratamento de problemas das comunidades urbanas; urbanismo.

12. Direitos Individuais e Coletivos: Apoio a organizações e ações de memória social, defesa, proteção e promoção de direitos humanos; direito agrário e fundiário; assistência jurídica e judiciária individual e coletiva, a instituições e organizações; bioética médica e jurídica; ações educativas e preventivas para garantia de direitos humanos.

13. Educação Profissional: Processos de formação técnica profissional, visando a valorização, aperfeiçoamento, promoção do acesso aos direitos trabalhistas e inserção no mercado de trabalho.

14. Empreendedorismo: Constituição e gestão de empresas juniores, pré incubadoras, incubadoras de empresas, parques e pólos tecnológicos, cooperativas e empreendimentos solidários e outras ações voltadas para a identificação, aproveitamento de novas oportunidades e recursos de maneira inovadora, com foco na criação de empregos e negócios estimulando a próatividade.

15. Emprego e Renda: Defesa, proteção, promoção e apoio a oportunidades de trabalho, emprego e renda para empreendedores, setor informal, proprietários rurais, formas cooperadas/associadas de produção, empreendimentos produtivos solidários, economia solidária, agricultura familiar, dentre outros.

16. Endemias e Epidemias: Planejamento, implementação e avaliação de metodologias de intervenção e de investigação tendo como tema o perfil epidemiológico de endemias e epidemias e a transmissão de doenças no meio rural.e urbano; previsão e prevenção.

17. Divulgação Científica e Tecnológica: Difusão e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos em espaços de ciência, como museus, observatórios, planetários, estações marinhas, entre outros; organização de espaços de ciência e tecnologia.

18. Esporte e Lazer: Práticas esportivas, experiências culturais, atividades físicas e vivências de lazer para crianças, jovens e adultos, como princípios de cidadania, inclusão, participação social e promoção da saúde; esportes e lazer nos projetos político pedagógico das escolas; desenvolvimento de metodologias e inovações pedagógicas no ensino da Educação Física, Esportes e Lazer; iniciação e prática esportiva; detecção e fomento de talentos esportivos.

19. Estilismo: Design e modelagem criativa de vestuário, calçados, ornamentos e utensílios pessoais relacionados à moda.

20. Fármacos e Medicamentos: Uso correto de medicamentos para a assistência à saúde, em seus processos que envolvem a farmacoterapia; farmácia nuclear; diagnóstico laboratorial; análises químicas, físicoquímicas, biológicas, microbiológicas e toxicológicas de fármacos, insumos farmacêuticos, medicamentos e fitoterápicos.

21. Formação de Professores: Formação e valorização de professores, envolvendo a discussão de fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico, tendo em vista o aprimoramento profissional, a valorização, a garantia de direitos trabalhistas e a inclusão no mercado de trabalho formal.

22. Gestão do Trabalho: Estratégias de administração; ambiente empresarial; relações de trabalho urbano, rural e industrial (formas associadas de produção, trabalho informal, incubadora de cooperativas populares, agronegócios, agroindústria, práticas e produções caseiras, dentre outros).

23. Gestão Informacional: Sistemas de fornecimento e divulgação de informações econômicas, financeiras, físicas e sociais das instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

24. Gestão Institucional: Estratégias administrativas e organizacionais em órgãos e instituições públicas, privadas e do terceiro setor, governamentais e não governamentais.

25. Gestão Pública: Sistemas regionais e locais de políticas públicas; análise do impacto dos fatores sociais, econômicos e demográficos nas políticas públicas (movimentos populacionais, geográficos e econômicos, setores produtivos); formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam nos sistemas públicos (atuais ou potenciais).

26. Grupos Sociais Vulneráveis: Questões de gênero, de etnia, de orientação sexual, de diversidade cultural, de credos religiosos, dentre outro, processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc), de emancipação, de respeito à identidade e inclusão; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção.

27. Infância e Adolescência: Processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc); promoção, defesa e garantia de direitos; ações especiais de prevenção e erradicação do trabalho infantil; desenvolvimento de metodologias de intervenção, tendo como objeto enfocado na ação crianças, adolescentes e suas famílias.

28. Inovação Tecnológica: Introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos e melhorias significativas a serem implementadas em produtos ou processos existentes nas diversas áreas do conhecimento. Considera-se uma inovação tecnológica de produto ou processo aquela que tenha sido implementada e introduzida no mercado (inovação de produto) ou utilizada no processo de produção (inovação de processo).

29. Jornalismo: Processos de produção e edição de notícias para mídias impressas e eletrônicas; assessorias e consultorias para órgãos de imprensa em geral; crítica de mídia.

30. Jovens e Adultos: Processos de atenção (saúde, assistência social, etc), de emancipação e inclusão; educação formal e não formal; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção, tendo como objeto a juventude e/ou a idade adulta.

31. Línguas Estrangeiras: Processos de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e sua inclusão nos projetos políticopedagógicos das escolas; desenvolvimento de processos de formação em línguas estrangeiras; literatura; tradução.

32. Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem: Metodologias e estratégias específicas de ensino/aprendizagem, como a educação a distância, o ensino presencial e de pedagogia de formação inicial, educação continuada, educação permanente e formação profissional.

33. Mídiaartes: Mídias contemporâneas, multimídia, webarte, arte digital; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

34. Mídias: Produção e difusão de informações e conhecimentos através de veículos comunitários e universitários, impressos e eletrônicos (boletins, rádio, televisão, jornal, revistas, internet, etc); promoção do uso didático dos meios de comunicação e de ações educativas sobre as mídias.

35. Música: Apreciação, criação e performance; formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam na área musical; produção e divulgação de informações, conhecimentos e material didático na área; memória, produção e difusão cultural e artística.

36. Organizações da Sociedade e Movimentos Sociais e Populares: Apoio à formação, organização e desenvolvimento de comitês, comissões, fóruns, associa ções, ONG’s, OSCIP’s, redes, cooperativas populares, sindicatos, dentre outros.

37. Patrimônio Cultural, Histórico e Natural: Preservação, recuperação, promoção e difusão de patrimônio artístico, cultural e histórico (bens culturais móveis e imóveis, obras de arte, arquitetura, espaço urbano, paisagismo, música, literatura, teatro, dança, artesanato, folclore, manifestações religiosas populares), natural (natureza, meio ambiente) material e imaterial (culinária, costumes do povo), mediante formação, organização, manutenção, ampliação e equipamento de museus, bibliotecas, centros culturais, arquivos e outras organizações culturais, coleções e acervos; restauração de bens móveis e imóveis de reconhecido valor cultural; proteção e promoção do folclore, do artesanato, das tradições culturais e dos movimentos religiosos populares; valorização do patrimônio; memória, produção e difusão cultural e artística.

38. Pessoas com Deficiências, Incapacidades e Necessidades Especiais: Processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc) de emancipação e inclusão de pessoas com deficiências, incapacidades físicas, sensoriais e mentais, síndromes, doenças crônicas, altas habilidades, dentre outras; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção individual e coletiva, tendo como objeto enfocado na ação essas pessoas e suas famílias.

39. Propriedade Intelectual e Patente: Processos de identificação, regulamentação e registro de direitos autorais e outros sobre propriedade intelectual e patente.

40. Questões Ambientais: Implementação e avaliação de processos de educação ambiental de redução da poluição do ar, águas e solo; discussão da Agenda 21; discussão de impactos ambientais de empreendimentos e de planos básicos ambientais; preservação de recursos naturais e planejamento ambiental; questões florestais; meio ambiente e qualidade de vida; cidadania e meio ambiente.

41. Recursos Hídricos: Planejamento de microbacias, preservação de mata ciliar e dos recursos hídricos, gerenciamento de recursos hídricos e Bacias Hidrográficas prevenção e controle da poluição; arbitragem de conflitos; participação em agências e comitês estaduais e nacionais; assessoria técnica a conselhos estaduais, comitês e consórcios municipais de recursos hídricos.

42. Resíduos Sólidos: Ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento com base em critérios sanitários, ambientais e econômicos, para coletar, segregar, tratar e dispor resíduos ou dejetos; orientação para elaboração e desenvolvimento de projetos de planos de gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva, instalação de manejo de resíduos sólidos urbanos (RSU) reaproveitáveis (compostagem e reciclagem), destinação final de RSU (aterros sanitários e controlados), remediação de resíduos ou dejetos a céu aberto; orientação à organização de catadores de lixo.

43. Saúde Animal: Processos e metodologias visando a assistência à saúde animal: prevenção, diagnóstico e tratamento; prestação de serviços institucionais em laboratórios, clínicas e hospitais veterinários universitários.

44. Saúde da Família: Processos assistenciais e metodologias de intervenção para a saúde da família.

45. Saúde e Proteção no Trabalho: Processos assistenciais, metodologias de intervenção, ergonomia, educação para a saúde e vigilância epidemiológica ambiental, tendo como alvo o ambiente de trabalho e como público os trabalhadores urbanos e rurais; saúde ocupacional.

46. Saúde Humana: Promoção da saúde das pessoas, famílias e comunidades; humanização dos serviços; prestação de serviços institucionais em ambulatórios, laboratórios, clínicas e hospitais universitários; assistência à saúde de pessoas em serviços especializados de diagnóstico, análises clínicas e tratamento; clínicas odontológicas, de psicologia, dentre outras.

47. Segurança Alimentar e Nutricional: Incentivo à produção de alimentos básicos, autoabastecimento, agricultura urbana, hortas escolares e comunitárias, nutrição, educação para o consumo, regulação do mercado de alimentos, promoção e defesa do consumo alimentar.

48. Segurança Pública e Defesa Social: Planejamento, implementação e avaliação de processos e metodologias, dentro de uma compreensão global do conceito de segurança pública, visando proporcionar soluções e o tratamento de problemas relacionados; orientação e assistência jurídica, judiciária, psicológica e social à população carcerária e familiares; assessoria a projetos de educação, saúde e trabalho aos apenados e familiares; questão penitenciária; violência; mediação de conflitos; atenção a vítimas de crimes violentos; proteção a testemunhas; policiamento comunitário.

49. Tecnologia da Informação: Desenvolvimento de competência informacional para identificar, localizar, interpretar, relacionar, analisar, sintetizar, avaliar e comunicar informação em fontes impressas ou eletrônicas; inclusão digital.

50. Terceira Idade: Planejamento, implementação e avaliação de processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc), de emancipação e inclusão; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção, tendo como objeto enfocado na ação pessoas idosas e suas famílias.

51. Turismo: Planejamento e implementação do turismo (ecológico, cultural, de lazer, de negócios, religioso, etc) como setor gerador de emprego e renda para os municípios; desenvolvimento de novas tecnologias para avaliações de potencial turístico; produção e divulgação de imagens em acordo com as especificidades culturais das populações locais.

52. Uso de Drogas e Dependência Química: Prevenção e limitação da incidência e do consumo de drogas; tratamento de dependentes; assistência e orientação a usuários de drogas; recuperação e reintegração social.

53. Desenvolvimento Humano: Temas das diversas áreas do conhecimento, especialmente de ciências humanas, biológicas, sociais aplicadas, exatas e da terra, da saúde, ciências agrárias, engenharias, lingüística, (letras e artes), visando a reflexão discussão, atualização e aperfeiçoamento humano, espiritualidade e religiosidade.