UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Edital 021/2012-PROEC-UEMS-PROJETO RONDON - Edital 021/2012-PROEC-UEMS-PROJETO RONDON

Este edital não possui texto de chamada.



                                                                       

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS.

DIVISÃO DE EXTENSÃO

 

EDITAL 021/2012 – PROEC /UEMS

 

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE AÇÕES DE EXTENSÃO PARA O MINI RONDON DA UEMS

 

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários no uso de suas atribuições legais, torna público, para conhecimento da comunidade acadêmica, o Edital n° 21/2012 - PROEC/UEMS de seleção de propostas de Ações de Extensão e pré seleção de alunos da UEMS interessados nas Operações do Projeto Rondon Nacional que ocorrerão em janeiro de 2013.

Cronograma:

Data

Atividades

18 /09/2012

Lançamento do Edital pela UEMS

05/10/2012

Prazo final para submissão das propostas de curso no SIGProj

a partir de17/10/2012

Divulgação das propostas de curso aprovadas.

18/10/2012

Início das ações dos cursos

19/11/2012

Término das ações dos cursos

26/11/ 2012

Prazo final para submissão do Relatório Final no SIGProj

 

1 – DO OBJETO

1.1 Selecionar propostas de atividades envolvendo ações de extensão na forma de cursos a serem desenvolvidas nas Unidades Universitárias da UEMS, no período de outubro a novembro de 2012, de acordo com o item 3 deste Edital.

1.2 Pré-selecionar alunos para participarem das Operações de janeiro de 2013, na expectativa da UEMS concorrer e ser selecionada para um dos conjuntos, A ou B pelo Ministério da Defesa. Terão pontuação diferenciada aqueles alunos que concluírem com êxito as atividades propostas para o Edital 021/2012 – PROEC/UEMS.

2 – DOS PARTICIPANTES

2.1 Alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UEMS, que estejam na segunda metade do curso no primeiro semestre de 2013, como coordenadores da proposta, sem quaisquer pendências em ações de Extensão ou com o Programa Institucional de Bolsa Extensão – PIBEX.

2.2 Docentes do quadro efetivo da UEMS como orientadores, sem quaisquer pendências em ações de Extensão ou com o Programa Institucional de Bolsa Extensão – PIBEX.

2.3 Somente os alunos coordenadores de propostas pontuarão na seleção para o Projeto Rondon Nacional, que ocorrerá em janeiro de 2013.

3 – DAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES

3.1 A proposta de curso deverá ser apresentada ao Edital 021/2012-PROEC/UEMS.

3.2 Só serão aceitas propostas de Cursos de Extensão submetidas no SIGProj - (http://sigproj.mec.gov.br).

3.3 Cada proposta será desenvolvida em município onde se localiza a Unidade Universitária, ou no seu entorno - em uma das áreas do conjunto A ou B.

3.4 A proposta deverá ser fundamentada por um diagnóstico local que indique a necessidade ou aceite do curso a ser oferecido,  seja em uma escola, associação, sindicato, posto de saúde, órgão público, organização de ajuda humanitária – asilos, creches, dentre outros locais.

3.5 O curso deve contemplar a(s) necessidade(s) levantada(s) no diagnóstico, e ter a duração máxima de 4 (quatro) semanas, com carga horária de ação efetiva junto ao público alvo mínima de 8 (oito) e máxima de 20 (vinte) horas.

3.6 A ação de extensão do Mini Rondon da UEMS deverá abranger uma das áreas citadas nos conjuntos A ou B do Convite da Operação Rondon Nacional de janeiro de 2013, discriminadas abaixo:

Conjunto A – quatro (4) opções de áreas para diagnóstico e proposta de curso: Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Saúde.

Conjunto B - quatro (4) opções de áreas para diagnóstico e proposta de curso: Comunicação; Tecnologia e Produção; Meio Ambiente; Trabalho.

3.7 As proposta de curso, de acordo com os itens do SIG Proj, deverá conter: 1°) Resumo da Proposta; 2°) Justificativa; 3°) Fundamentação Teórica; 4°) Objetivos;  5°) Metodologia e Avaliação; 6°) Conteúdo Programático; 7°) Relação entre a Extensão,o Ensino e a Pesquisa; 8°) Forma de avaliação da proposta; 9°) Referências Bibliográficas  e 10°) Cronograma de Atividades

3.8 As propostas de Cursos de Extensão poderão ou não prever a captação de recursos financeiros por meio de inscrições e/ou recursos de terceiros, em conformidade com as Resoluções, COUNI-UEMS Nº. 289/2005, CEPE-UEMS Nºs. 579 e 580/2005.

3.9 Havendo captação de recursos,caberá ao orientador a responsabilidade pelos mesmos e pela respectiva prestação de contas.

3.10 As propostas não poderão prever ônus para a UEMS.

3.11 Após a submissão no SIGProj, o coordenador da proposta deverá imprimí-la, assiná-la e encaminhá-la com parecer da Coordenadoria de Curso e Gerência da Unidade à Divisão de Extensão - DEX/PROEC, via malote.

4 – ANÁLISE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES

4.1 As propostas serão avaliadas pelo Comitê de Extensão da UEMS.  

4.2 Os critérios de julgamento considerarão o diagnóstico, a coerência e o conteúdo teórico das propostas, o cronograma das atividades previstas e o atendimento a uma das áreas do Conjunto A ou do Conjunto B, conforme Item 3.6 deste Edital.

4.3 Concluído o julgamento das propostas, será divulgado via Edital o resultado final do mesmo.

5-ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

O acompanhamento das propostas dar-se-á por intermédio de:

5.1 Análise do relatório final de atividades;

5.2 Verificação “in loco” das ações em desenvolvimento;

6-DOS RELATÓRIOS

6.1 O Coordenador da ação deverá elaborar o relatório final de atividades e encaminhá-lo a DEX/PROEC via Coordenação do Curso e Gerência da Unidade Executora para análise e aprovação do relatório;

6.2 O relatório deverá ser elaborado e preenchido em formulário específico disponibilizado no Sistema SIGPROJ.

7 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários.

                                                                                          Dourados- MS, 18 de setembro de 2012.

 

Prof. Dr. Edmilson de Souza

Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários.

                                    PROEC/UEMS