UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

2012-PROEXT-TREINAMENTO EAD -FLUXO CONTÍNUO - 2012-PROEXT-TREINAMENTO EAD-FLUXO CONTÍNUO DE REGISTRO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO -2012

Este edital não possui texto de chamada.



TREINAMENTO


A Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão - PROEXT torna público

os procedimentos necessários ao REGISTRO PRÉVIO das ações de extensão/EAD a serem

executadas em 2012 por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj –

http://sigproj1.mec.gov.br), de acordo com as condições definidas neste Edital.

 

1.OBJETIVO

 O presente Edital, na modalidade de fluxo contínuo, tem por objetivo definir procedimentos para o

registro prévio de ações de extensão/EAD (programas, projetos, cursos, eventos e serviços),

sem ônus para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o exercício de 2012.

 

2.DIRETRIZES GERAIS

2.1.A atividade deverá ser apresentada e coordenada por servidores docentes ou técnico-administrativo de nível superior, vinculado ao quadro ativo permanente   da UFPE; ou por docentes ou técnicos administrativos de nível superior aposentados, regidos pela resolução 03/2007;

2.2. Ser aprovada pelo Órgão Colegiado do Departamento ou Núcleo de lotação do proponente,ou pelaDireção, em caso de Órgão Suplementar; e pela Coordenação Setorial de Extensão,se houver; e

 

3. ELABORAÇÃO DA PROPOSTA

As propostas deverão atender às seguintes diretrizes específicas:

 

3.1. Da relação dialógica com a sociedade, contribuindo para a formação de recursos humanos e no desenvolvimento das políticas públicas e de transformação social;

 

3.2. As propostas deverão:      

3.2.1.Explicitar detalhadamente os fundamentos teóricos que a orientam;

3.2.2.Descrever de forma clara e precisa os objetivos;      

3.2.3.Explicitar os procedimentos metodológicos;

3.2.4.Indicar o público-alvo e o número estimado de pessoas beneficiadas;

3.2.5.Definir cronograma de execução detalhado;

3.2.6.Descrever o processo de acompanhamento e avaliação, com a explicitação dos

indicadores e da sistemática de avaliação;

3.2.7.Definir o conteúdo programático, se a ação for da modalidade curso.

 

3.3. As propostas deverão ser formuladas e registradas previamente a sua execução,     diretamente no SIGProj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos - http://sigproj1.mec.gov.br no prazo de vigência do Edital, sendo que após a data     de vigência 30/12/2012, independentemente  de problemas de acesso e conexão no SIGProj no último dia, todas as propostas serão  desconsideradas por este Edital, em virtude da consolidação dos dados estatísticos  institucional.

 

4. REQUISITOS PARA ADMISSÃO

        4.1. As propostas de ação de extensão deverão estar de acordo com a Resolução nº 9/2007 do CCEPE, que aprova as Normas que regulamentam as Ações de Extensão da UFPE;

 4.2. As ações de extensão não cadastradas no SIGProj não serão consideradas REGISTRADAS;

 4.3.Um mesmo proponente poderá enviar mais de uma proposta de ação de extensão como Coordenador; e

 4.4.O coordenador da ação de extensão não deverá possuir quaisquer pendências em relatórios parciais e finais de ações de extensão na PROEXT.

 

4.5-Os recursos  deverão ser informado através de planilha anexada à proposta;

 OBS: No preenchimento da proposta responder NÃO a pergunta referente ao envolvimento

de recursos financeiros.

5. DOCUMENTAÇÃO A SER ANEXADA NO SIGPROJ

a)Ata de aprovação pelas Unidades Acadêmicas ou parecer da Direção,  em caso de Órgão

Suplementar;

b) Termo de Aceitação da Coordenação de Educação a Distância-CEAD;

c) Planilha  orçamentária/financeira conforme item 4.5;

d) Relatório parcial e/ou final.

 

6. DA ACEITAÇÃO DA AÇÃO DE EXTENSÃO

6.1. Após a análise do mérito, da relevância e avaliação da ação de extensão, caberá a Coord. Setorial

de Extensão se houver:

a)   Recomendar a atividade;

b)   Não recomendar a atividade; e

c)  Solicitar reformulação da atividade.

 

7. DOS PROCEDIMENTOS E OBRIGAÇÕES

7.1. O coordenador de projeto apresentado será considerado parecerista ad hoc de propostas de editais da PROEXT e avaliador do ENEXT;

 

7.2. À atividade extensionista, na modalidade PROJETO e/ou SERVIÇO com prazo de execução superior à 6(seis) meses, é obrigatória a apresentação de Relatório Parcial na metade da vigência, a partir da data de sua aprovação; e do Relatório Final até o limite de 30 dias da data de seu encerramento;

 

7.3. Quanto às demais atividades, os relatórios finais deverão ser apresentados até 30 dias após seu encerramento;

 

7.4. O relatório, após a aprovação na unidade de origem do proponente, será anexado  diretamente no sigproj;

 

7.5- Nos casos de Cursos e Eventos que não forem objeto de contratos e convênios, e que haja captação de recursos, a taxa de 5% (cinco por cento) da receita bruta deve ser recolhida ao Fundo de Extensão da PROEXT. Os depósitos deverão ser feitos na conta corrente 220.783-4 do Banco do Brasil, agência 3613-7, conta aberta especificamente para esse fim administrada pela FADE.

           

8. VIGÊNCIA

8.1. Vigência do Edital: de 01 de agosto de 2012 a 30 de Dezembro de 2012.

 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1.Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos, contatando-se  a Coordenação de Gestão da Extensão da PROEXT pelo telefone (81) 2126.8134 por correio eletrônico no endereço sigproj.proext@ufpe.br;

 

9.2. A PROEXT não assumirá qualquer compromisso de liberação de recursos para fazer 

Face às despesas decorrentes de atividades apresentadas neste Edital;

 

9.3.Os resultados obtidos pelas ações de extensão registradas e aprovadas por este Edital, quando apresentados em eventos, cursos, comunicações, congressos na forma de publicações, folders, posters, banners, ou outras formas de comunicação, deverão citar, obrigatoriamente, o apoio da UFPE /PROEXT;

 

9.4.A qualquer tempo, este Edital poderá ser revogado ou alterado, no todo ou em parte,

por motivo de interesse institucional; e

 

9.5.Para situações não previstas no presente Edital, prevalecem as normas  e procedimentos da PROEXT e da Câmara de Extensão da UFPE.