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2012-PROEXT-EAD-Educação a Distância- FLUXO CONTÍNUO - 2012-PROEXT-Educação a Distância - EAD - FLUXO CONTÍNUO DE REGISTRO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO - 2012

O presente Edital, na modalidade de fluxo contínuo, tem por objetivo definir procedimentos para o registro prévio de ações de extensão/EAD (programas, projetos, cursos, eventos e serviços), sem ônus para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o exercício de 2012.



EDITAL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD

FLUXO CONTÍNUO DE REGISTRO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO - 2012

 
 

A Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria de Extensão - PROEXT

torna público os procedimentos necessários ao REGISTRO PRÉVIO das ações de extensão/EAD  

a serem executadas em 2012 por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos

(SIGProj – http://sigproj1.mec.gov.br), de acordo com as condições definidas neste Edital.

 

1. OBJETIVO

 O presente Edital, na modalidade de fluxo contínuo, tem por objetivo definir procedimentos

para o registro prévio de ações de extensão/EAD (programas, projetos, cursos, eventos e serviços), sem ônus para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o exercício de 2012.

 
 

2. DIRETRIZES GERAIS

2.1. A atividade deverá será apresentada e coordenada por servidores docentes ou técnico-administrativo de nível superior, vinculados ao quadro ativo permanente   da UFPE; ou por docentes ou técnicos administrativos de nível superior aposentados, regidos pela resolução 03/2007;

 

2.2. Ser aprovada pelo Órgão Colegiado do Departamento ou Núcleo de lotação do proponente,ou pela Direção, em caso de Órgão Suplementar; e pela Coordenação Setorial de Extensão, se houver.

 
 

3. ELABORAÇÃO DA PROPOSTA

As propostas deverão:

 

3.1. Atender à diretriz da relação dialógica com a sociedade, contribuindo para a formação de recursos humanos e no desenvolvimento das políticas públicas e de transformação social;

 

3.2. Explicitar detalhadamente os fundamentos teóricos que a orientam;

 

3.3. Descrever de forma clara e precisa os objetivos;   

 

3.4. Explicitar os procedimentos metodológicos;

 

3.5. Indicar o público-alvo e o número estimado de pessoas beneficiadas;

 

3.6. Definir cronograma de execução detalhado;

 

3.7. Descrever o processo de acompanhamento e avaliação, com a explicitação dos

indicadores e da sistemática de avaliação;

 

3.8. Definir o conteúdo programático, se a ação for da modalidade curso;

 

3.9. As propostas deverão ser formuladas e registradas previamente a sua execução, diretamente

no SIGProj (Sistema de Informação e Gestão de Projetos - http://sigproj1.mec.gov.br

no prazo de vigência do Edital, sendo que após a data     de vigência 30/12/2012, independentemente de problemas de acesso e conexão no SIGProj, todas as propostas serão desconsideradas por este Edital, em virtude da consolidação dos dados estatísticos institucional.

 
 

4. REQUISITOS PARA ADMISSÃO

 4.1. As propostas de ação de extensão deverão estar de acordo com a Resolução nº 9/2007

do CCEPE, que aprova as normas que regulamentam as ações de extensão da UFPE;

 

4.2. As ações de extensão não cadastradas no SIGProj não serão consideradas REGISTRADAS;

 

4.3. Um mesmo proponente poderá enviar mais de uma proposta de ação de extensão como Coordenador;

 

4.4. O coordenador da ação de extensão não deverá possuir quaisquer pendências de relatórios parciais e finais de ações de extensão na PROEXT;

 

4.5-Os recursos  deverão ser informados através de planilha anexada à proposta;

OBS: No preenchimento da proposta responder NÃO a pergunta referente ao envolvimento

de recursos financeiros.

5. DOCUMENTAÇÃO A SER ANEXADA NO SIGPROJ

a)Ata de aprovação pelas Unidades Acadêmicas ou parecer da Direção,  em caso de Órgão Suplementar ou Unidades vinculadas diretamente à Diretoria do Centro;

b) Termo de Aceitação da Coordenação de Educação a Distância-CEAD;

c) Planilha orçamentária/financeira conforme item 4.5;

d) Relatório parcial e/ou final, quando for o caso.

 
 

6. DA ACEITAÇÃO DA AÇÃO DE EXTENSÃO

6.1. Após a análise do mérito, da relevância e avaliação da ação de extensão,

caberá a Coordenação Setorial de Extensão do Centro de vinculação do proponente, se houver:

a)   Recomendar a atividade;
b)   Não recomendar a atividade;
c)  Solicitar reformulação da atividade.
 
 

7. DA REALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS

7.1. Nos períodos previstos, os Relatórios Parciais e Finais das ações de extensão deverão ser realizados e submetidos através do SIGPROJ. Nos relatórios finais, deverá constar em anexo a ata de aprovação do relatório pelo Departamento/Centro/Órgão Suplementar do proponente (contendo nome da ação, nome do coordenador, período de realização e carga horária). Caso haja solicitação de certificados para cursos e eventos, deverá constar a relação dos envolvidos com direito a certificado especificando a modalidade de participação de cada um.

 

8. DOS PROCEDIMENTOS E OBRIGAÇÕES

8.1. O coordenador de projeto apresentado constará no banco de dados da PROEXT como possível parecerista ad hoc de propostas de editais da UFPE/PROEXT e avaliador do ENEXT;

 

8.2. É obrigatória à atividade extensionista, na modalidade PROJETO e/ou SERVIÇO com prazo

de execução superior a seis (6) meses,  a realização de Relatório Parcial na metade

da vigência, a partir da data de sua aprovação; e do Relatório Final até o limite de 30 dias da data

de seu encerramento;
 

8.3. Quanto às demais atividades, os relatórios finais deverão ser apresentados até 30 dias

após seu encerramento;

 

8.4. Nos casos de Cursos e Eventos que não forem objeto de contratos e convênios, e que haja captação de recursos provenientes de arrecadação (inscrições, mensalidades, matrículas), a taxa

de 5% (cinco por cento) da receita bruta deve ser recolhida ao Fundo de Extensão da PROEXT.

Os depósitos deverão ser feitos na conta corrente 220.783-4 do Banco do Brasil, agência 3613-7,

conta aberta especificamente para esse fim com administração dos recursos pela FADE.

          

 

9. VIGÊNCIA

9.1. Vigência do Edital: de 01 de agosto de 2012 a 30 de Dezembro de 2012.

 
 

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos, contatando-se aCoordenação

de Gestão da Extensão da PROEXT pelo telefone (81) 2126.8134 por correio eletrônico no endereço sigproj.proext@ufpe.br;

 

10.2. A PROEXT não assumirá qualquer compromisso de liberação de recursos para fazer 

face às despesas decorrentes de atividades apresentadas neste Edital;

 

10.3. Os resultados obtidos pelas ações de extensão registradas e aprovadas por este Edital,

quando apresentados em eventos, cursos, comunicações, congressos na forma de publicações,

folders, posters, banners, ou outras formas de comunicação, deverão citar, obrigatoriamente,

o apoio da UFPE /PROEXT;

 

10.4. A qualquer tempo, este Edital poderá ser revogado ou alterado, no todo ou emparte,

por motivo de interesse institucional;

 

10.5. Para situações não previstas no presente Edital, prevalecem as normas  e procedimentos

da PROEXT e da Câmara de Extensão da UFPE.

 

Informações adicionais poderão ser obtidas na Coordenação de Gestão da Extensão da PROEXT

pelos telefones: (81) 2126-8134 e 2126-8609 ou por correio eletrônico pelo endereço: sigproj.proext@ufpe.br;

 

Recife, 01 de agosto de 2012.

Edilson Fernandes de Souza

Pró-Reitor de Extensão