IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

EDITAL IFRS PROPI Nº 005/2012 - Iniciação Científica - PROBIC Fapergs - EDITAL IFRS PROPI Nº 005/2012 - Iniciação Científica - PROBIC Fapergs

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA) PROBIC/IFRS/FAPERGS, no uso de suas atribuições legais, tornam público que está aberto o período de submissão de propostas para solicitação de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), destinadas aos estudantes de graduação, conforme normas do PROBIC/FAPERGS e Instruções Normativas 001, 002, 003 e 004/2011 do IFRS.



Ministério da Educação
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação
EDITAL PROPI Nº 005/2012 – PROBIC/IFRS/FAPERGS
 
O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA) PROBIC/IFRS/FAPERGS, no uso de suas atribuições legais, tornam público que está aberto o período de submissão de propostas para solicitação de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), destinadas aos estudantes de graduação, conforme normas do PROBIC/FAPERGS e Instruções Normativas 001, 002, 003 e 004/2011 do IFRS, nos termos definidos no referido Edital, abaixo especificado:
 
1. DA NATUREZA E OBJETIVOS DO PROGRAMA PROBIC/IFRS/FAPERGS
1.1. Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica, através da participação no desenvolvimento de atividades previstas em planos de trabalho vinculados a projetos de pesquisas realizados no IFRS;
1.2. Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados.
 
2. MODALIDADE DE BOLSA, BENEFÍCIOS E DURAÇÃO
2.1. Modalidade: PROBIC/IFRS/FAPERGS - Iniciação Científica;
2.2. Período de vigência da bolsa: agosto de 2012 até julho de 2013;
2.3. Número de bolsas: 10 (dez) bolsas;
2.3.1. O quantitativo de bolsas pode ser alterado em função da comunicação final das cotas institucionais pela FAPERGS em 31/05;
2.4. Valor da bolsa: R$ 360,00/mês (trezentos e sessenta reais por mês).
 
3. DO CRONOGRAMA
Etapas
Período
Abertura do edital
15/05/2012
Período de inscrição da proposta
15/05/2012 a 04/06/2012
(até as 23:59h no SIGProj)
Entrega da proposta e Protocolo SUAP nas Diretorias/Coordenações de Pesquisa dos Câmpus
15/05/2012 a 05/06/2012
(até as 12:00h)
Divulgação das propostas homologadas
12/06/2012
Divulgação parcial das propostas aprovadas
12/06/2012
Pedido de reconsideração para Currículo Lattes
13/06/2012
(até as 11:00 h)
Divulgação final das propostas aprovadas
13/06/2012
Entrega dos termos de outorga na Coordenação/Direção de Pesquisa e Inovação do Câmpus
14/07/2012
Implementação das Bolsas
01/08/2012
Prazo de entrega de relatório parcial
15 a 28/02/2013
Prazo de entrega de relatório final
01 a 31/07/2013
4. DOS REQUISITOS, COMPROMISSOS E DIREITOS DO COORDENADOR:
4.1. Ter titulação de doutor;
4.2. No caso do coordenador ser um técnico administrativo em educação, a carga horária para tal função deverá ser regulamentada pela Direção Geral do Câmpus no qual o servidor encontra-se lotado e levar em consideração a descrição sumária do cargo que ele ocupa.
4.3. Ter Currículo Lattes atualizado, com data a partir de fevereiro de 2012;
4.4. Apresentar produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente, divulgada nos principais periódicos ou eventos científicos da área;
4.5. Possuir vínculo institucional com o IFRS;
4.6. Pertencer a grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI);
4.7. Incluir o(s) bolsista(s) em grupos(s) de pesquisa do IFRS cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, após a implementação da bolsa;
4.8. Não poderá solicitar bolsa caso esteja afastado ou se encontre em processo de afastamento;
4.9. Indicar, para bolsista(s), estudante(s) com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas;
4.9.1. O pesquisador deverá solicitar a substituição do bolsista que tiver(em) reprovação(ões) em disciplina(s) do curso durante a vigência da bolsa;
4.9.2. O coordenador poderá indicar aluno que pertença a qualquer curso superior público ou privado do país, não necessariamente da instituição que distribui a bolsa;
4.10. Solicitar à CISA o cancelamento da bolsa do aluno que descumprir o plano de trabalho ou estabelecer vínculo empregatício durante a vigência da bolsa concedida pela FAPERGS;
4.11. É vedada a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais alunos;
4.12. É vedado ao professor orientador repassar diretamente a outro pesquisador, a orientação de seu(s) bolsista(s). Em casos de eventual impedimento, o professor orientador deverá comunicar o fato à CISA, que deliberará acerca da continuidade da execução do projeto de pesquisa e a orientação do aluno por outro pesquisador, autorizando-a, desde que a substituição não cause prejuízos ao bolsista ou ao projeto de pesquisa, casos em que caberão os procedimentos de cancelamento da bolsa;
4.13. Incluir o nome do bolsista nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiverem a participação efetiva do bolsista;
4.14. Acompanhar o desempenho acadêmico do bolsista, durante a vigência do projeto, bem como assumir compromisso formal com as atividades do mesmo (atividades do projeto de pesquisa e inovação, relatório técnico-científico parcial e final);
4.15. Participar, quando convocado pela PROPI, das comissões de avaliação de projetos, bancas e afins;
4.16. Orientar o bolsista na apresentação da produção científica, vinculada ao projeto de pesquisa, no encontro científico anual promovido pelo IFRS, incluindo elaboração de relatórios técnico-científicos e de outros meios para divulgação dos resultados, juntamente com seu(s) bolsista(s);
4.17. Manter sob sua guarda a documentação de seu(s) bolsista(s);
4.18. Informar, imediatamente, à CISA sobre qualquer alteração na relação e compromissos do bolsista com o desenvolvimento das atividades de seu plano de trabalho;
4.19. Cada pesquisador poderá receber sob sua orientação, no máximo, 02 (dois)           bolsistas, no âmbito deste Programa;
4.20. Atender às demais normas do PROBIC/FAPERGS.
 
5. DOS REQUISITOS E COMPROMISSOS DO BOLSISTA
5.1. Estar regularmente matriculado em curso superior do IFRS ou em outra instituição de ensino superior, além de possuir bom desempenho acadêmico;
5.2. Ter Currículo Lattes atualizado, com data a partir de fevereiro de 2012;
5.3. Não possuir vínculo empregatício;
5.4. Receber apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com a de outros programas da FAPERGS ou bolsas de outras instituições;
5.5. Entregar, ao coordenador do projeto, os documentos necessários para implementação da bolsa;
5.6. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;
5.7. Apresentar a produção científica, vinculada ao projeto de pesquisa, no encontro científico anual promovido pelo IFRS;
5.8. Fazer referência à sua condição de bolsista do PROBIC/IFRS/FAPERGS, nas publicações e trabalhos apresentados, com as seguintes expressões, no idioma do trabalho:
a) se publicado individualmente: “O presente trabalho foi realizado com apoio da FAPERGS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil”.
b) se publicado em co-autoria: “Bolsista do PROBIC/IFRS/FAPERGS – Brasil“.
5.9. Demonstrar potencial interesse na carreira de pesquisador;
5.10. Demonstrar bom desempenho acadêmico;
5.11. Cumprir integralmente as atividades previstas no plano de trabalho aprovado, relativas ao projeto de pesquisa;
5.12. Devolver a FAPERGS, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos neste edital não sejam cumpridos.
 
6. DA ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS
6.1. As propostas deverão ser elaboradas pelo coordenador do projeto diretamente no Módulo SIPes (Pesquisa) do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) do Ministério da Educação, disponível em http, conforme Instrução Normativa PROPI Nº 003, de 23 de maio de 2011.://sigproj1.mec.gov.br/
6.2. O coordenador de cada proposta é o responsável pelo cadastramento no SIPes/SIGProj.
6.3. O coordenador deverá preencher sua proposta no módulo SIPes/SIGProj e cadastrá-la na forma de Projeto de Pesquisa, vinculando-a ao Edital PROPI Nº 001/2012 – Fluxo Contínuo (a Unidade Geral deve ser cadastrada como o Câmpus de Origem da proposta).
6.4. Para concorrer às Bolsas Institucionais PROBIC, o coordenador deverá submeter também projeto(s) de Iniciação Científica vinculando-o ao Edital PROPI Nº 005/2012 – PROBIC-FAPERGS (a Unidade Geral deve ser cadastrada como Reitoria), indicando o(s) aluno(s) candidato(s) a bolsa com o detalhamento da(s) atividade(s) a ser(em) exercida(s) pelo(s) bolsista(s) no(s) cronograma(s).
6.5. Na elaboração do projeto de pesquisa e inovação, o coordenador obrigatoriamente deve preencher os campos referentes aos “Recursos Financeiros envolvidos” na proposta. Os dados referentes aos recursos financeiros envolvidos na proposta, referente a este edital, não sofrerão análise, servindo apenas para levantamento estatístico do custo para manutenção dos projetos. 
6.6. Projetos que necessitem análise do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e/ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), devem ser encaminhados pelo coordenador do projeto aos referidos órgãos para avaliação.
6.7. Para a inscrição das propostas no Câmpus serão aceitos os comprovantes de aprovação dos projetos ao CEP e/ou à CEUA, conforme necessidade da proposta.
 
7. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO DA PROPOSTA
7.1. Compõe a proposta o conjunto formado pelo Projeto de Iniciação Científica, o Projeto de Pesquisa, o Cadastro de Orientador e Bolsista (Anexo I), Currículo Lattes do coordenador do projeto de pesquisa e, se necessário, o comprovante de aprovação do projeto submetido ao CEP e/ou à CEUA.
a) A coordenação da proposta e do projeto de pesquisa são de responsabilidade do mesmo pesquisador.
7.2. Somente poderá realizar a inscrição de uma proposta o pesquisador com titulação mínima indicada no item 4.1.
7.3. Técnicos administrativos em educação somente poderão inscrever propostas se apresentarem, na descrição de seu cargo, a possibilidade de coordenar projetos de pesquisa e obterem autorização da Direção-Geral de seu Câmpus;
7.4. O pesquisador poderá inscrever, no máximo, 01 (um) projeto de pesquisa;
7.5. Projetos de pesquisa contemplados com bolsa e/ou AIPCT nos Editais de Fomento Interno do IFRS não poderão ser submetidos a este edital;
7.6. O pesquisador poderá solicitar, no máximo, 02 (dois) bolsistas para o projeto de pesquisa;
a) O Cronograma de Atividades do(s) Bolsista(s) deverá(ão) estar vinculado(s) ao projeto de pesquisa do pesquisador, devendo demonstrar que o(s) bolsista(s) terá(ão) acesso aos métodos e processos científicos, além de especificar as atividades que o(s) mesmo(s) executará(ão) durante o período da bolsa (com carga horária semanal de 16 horas);
b) Os pesquisadores que solicitarem dois bolsistas deverão discriminar Cronogramas de Atividades distintos, os quais serão usados como referência para elaboração dos relatórios parcial/final dos alunos e analisados pela CISA durante a avaliação do projeto e dos relatórios.
7.7. Documentos necessários para a inscrição da proposta:
a) 01 (uma) cópia impressa do Projeto de Pesquisa, devidamente assinadas pelo pesquisador solicitante.
b) 01 (uma) cópia impressa do Projeto de Iniciação Científica, devidamente assinadas pelo pesquisador solicitante.
c) 01 (uma) cópia impressa do Cadastro de Orientador e Bolsista, devidamente assinadas pelo pesquisador e bolsistas solicitantes.
d) 01 (uma) cópia impressa do Currículo Lattes/CNPq do pesquisador (coordenador da proposta), em língua portuguesa.
e) 01 (uma) cópia impressa dos comprovantes de aprovação dos projetos ao CEP e/ou à CEUA, conforme necessidade da proposta.
f) 01 (uma) cópia da descrição do cargo e 01 (uma) cópia da autorização da Direção-Geral do Câmpuspara submissão de proposta de técnico-administrativos em educação como coordenadores de projetos de pesquisa.
7.8. Para efetivação da inscrição, os documentos relativos à proposta para solicitação de bolsa deverão ser entregues pelo pesquisador à Direção/Coordenação de Pesquisa e Inovação do respectivo Câmpus, que protocolará a proposta no Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP anexará à cópia impressa do protocolo junto à proposta, lacrará o envelope e encaminhará, via Sedex, para a Comissão Institucional PROBIC/IFRS/FAPERGS para homologação e avaliação, dentro do prazo estabelecido no cronograma (seção 3).
7.9. Não serão aceitas inscrições fora do período estabelecido no cronograma.
7.10. A homologação das propostas será realizada pela CISA;
7.11. A documentação e as informações prestadas pelo pesquisador coordenador da proposta serão de responsabilidade deste, não sendo homologado(s) a(s) propostas(s) que não apresentar(em) a documentação de forma completa, correta e legível e/ou fornecer dados inverídicos.
 
8. DA AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS
8.1. Somente serão avaliadas as propostas homologadas;
8.2. As propostas submetidas e homologadas serão avaliadas pela CISA;
8.3. O processo de seleção para provimento das bolsas elencadas no item 2.3. adotará os seguintes procedimentos:
8.3.1. Para análise do mérito do projeto:
a) A análise dos projetos de pesquisa, será realizada pelos avaliadores da CISA, conforme pontuação estabelecida para os itens do projeto que constam no Formulário de Avaliação de Projetos de Pesquisa (Anexo II).
b) A nota do projeto será a média aritmética, obtida pelas notas atribuídas pelos avaliadores da CISA.
c) A nota do projeto será distribuída numa escala de zero a 100 (cem);
d) A nota média do projeto somente terá efeito classificatório para fins de desempate, conforme item 8.5.
8.3.2. Para análise do mérito do pesquisador coordenador do projeto:
a) Análise do Currículo Lattes do pesquisador. Nessa etapa será avaliada a produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente a partir do Currículo Lattes do pesquisador coordenador do projeto de pesquisa, a partir de janeiro de 2007, e pontuado conforme descrito no Formulário de Avaliação do Pesquisador Coordenador do Projeto de Pesquisa e Inovação (Anexo III).
b) A pontuação obtida pelo pesquisador no Currículo Lattes será distribuída numa escala de 0 (zero) a 100 (cem), para que possa ser inserida na fórmula de cálculo da nota final. Receberá nota 100 (cem) o pesquisador que apresentar a maior nota absoluta no Currículo Lattes e os demais terão a notas calculadas em relação a esse.
8.4. A classificação das propostas será realizada em função da nota final, que será a média aritmética da nota projeto de pesquisa e da nota do Currículo Lattes .
a) A CISA fará a classificação em ordem decrescente baseada na nota final de cada proposta.
b) As propostas que obtiverem nota inferior a 50 (cinquenta) serão desclassificadas e não entrarão para classificação e concessão de bolsas. 
8.5 Em caso de empate entre duas ou mais propostas, terá preferência, para efeito de desempate, a de autoria do pesquisador que:
a) obtiver maior nota na avaliação do projeto de pesquisa;
b) obtiver maior nota do Currículo Lattes;
c) for mais idoso, considerando o seu ano, mês e dia de nascimento.
 
9. DA DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS
9.1. Considerando-se a classificação final aludida no item 8.4, distribuir-se-ão as bolsas de forma que cada um dos projetos de pesquisa aprovado receberá 01 (uma) bolsa, conforme disponibilidade expressa nesse edital. Após feita essa distribuição, caso tenha(m) sobrado bolsa(s), far-se-á a distribuição desta(s), observando-se a classificação final e a quantidade de bolsas solicitadas pelo pesquisador em seu projeto de pesquisa.
 
10. DOS PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO
10.1. Caberá pedido de reconsideração quanto à pontuação do Currículo Lattes.
10.2. O pesquisador que desejar pedir reconsideração deverá fazê-lo observando os prazos da seção 3 deste edital.
10.3. Se desejar a reconsideração, o pesquisador deverá enviar pedido com justificativa para o e-mail: probic2012@ifrs.edu.br.
10.4. Não serão apreciados pedidos sem justificativa.
10.5. A CISA não se responsabilizará por pedidos de reconsideração não recebidos via e-mail por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, cabendo ao pesquisador se certificar com a Comissão Institucional quanto ao recebimento do seu pedido de reconsideração.
 
11. DA IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS E PAGAMENTO
11.1. Para implementação da bolsa, após a divulgação do resultado final, o coordenador da proposta deverá solicitar os seguintes documentos aos estudantes selecionados para as bolsas:
a) Cópia da Cédula de Identidade;
b) Cópia do CPF;
c) Comprovante de matrícula do semestre vigente e início de cada semestre letivo do curso do estudante;
d) Cópia do Currículo Lattes, impresso em língua portuguesa;
11.2. Manter sob sua guarda uma cópia de toda documentação dos bolsistas e encaminhar os originais juntamente com o Termo de Outorga à Direção/Coordenação de Pesquisa do Câmpus, que protocolará no Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP anexará à cópia impressa aos documentos, lacrará o envelope e encaminhará para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI);
11.3. O pagamento das bolsas será efetuado diretamente aos bolsistas pela FAPERGS, mediante depósito mensal em conta bancária do bolsista, no Banco Banrisul;
a) O crédito em conta bancária ocorrerá no mês subsequente ao de competência;
b) A FAPERGS não realizará pagamento retroativo de mensalidade.
 
12. DO INÍCIO DAS ATIVIDADES, CANCELAMENTOS E SUBSTITUIÇÕES DOS BOLSISTAS
12.1. O(s) bolsista(s) deverá(ão) iniciar suas atividades a partir do dia 01 de agosto de 2012;
12.2. O coordenador do projeto de pesquisa e inovação poderá, com justificativa, solicitar a substituição de um bolsista, podendo indicar novo estudante para a vaga, desde que satisfeitos os prazos operacionais adotados pelo IFRS/FAPERGS;
12.3. O coordenador do projeto poderá substituir o bolsista, mediante justificativa. Para isso, deve realizar o preenchimento de Formulário de Substituição do Bolsista (Anexo IV) e submeter para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI), que solicitará análise pela CISA e, mediante autorização, encaminhará para a FAPERGS;
12.4. A qualquer tempo, a Comissão Institucional de Seleção e Avaliação poderá autorizar substituição do aluno/bolsista que tenha interrompido o curso, que tenha desistido ou sido desligado, que não tenha apresentado desempenho acadêmico satisfatório ou por outra razão fundamentada, desde que seja mantido o programa de trabalho conforme proposto originalmente e não acarrete prejuízos para a execução do projeto de pesquisa:
a) Neste processo de substituição, a Comissão Institucional deverá observar os mesmos requisitos e critérios estabelecidos para a concessão da bolsa;
b) O bolsista substituto exercerá as atividades previstas pelo período remanescente de execução do projeto que em hipótese nenhuma ultrapassará a vigência do Termo de Outorga firmado;
c) Somente serão aceitos e implementados pedidos de substituição que estiverem com a documentação completa;
d) As substituições deverão ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) até o 1º dia útil de cada mês, vida Sedex, para implementação da bolsa no próprio mês. Solicitações encaminhadas após esta data serão implementadas no mês seguinte.
e) É vedada a substituição do bolsista nos 04 (quatro) meses que antecedem o prazo final de vigência do Termo de Outorga;
f) Os bolsistas excluídos não poderão retornar ao sistema na mesma vigência;
 
Documentação para substituição bolsista:
a) Formulário de Substituição;
b) Cópia do CPF/RG;
c) 01 via do Termo de Outorga devidamente preenchido e assinado pelo orientador, pelo bolsista e pelo representante legal da instituição participante.
 

AOS CUIDADOS DA:
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO
Comissão Institucional do PROBIC/IFRS/FAPERGS
Rua General Osório, nº 348
Bairro Centro
Bento Gonçalves
CEP: 95700-000
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

13. DAS SUBSTITUIÇÕES DOS ORIENTADORES
13.1. A qualquer tempo, a CISA poderá autorizar substituição do coordenador do projeto que tenha desistido ou sido desligado ou por outra razão fundamentada, exceto nos 04 (quatro) meses que antecedem o prazo final de vigência do Termo de Outorga. Para tanto deve ser encaminhada a FAPERGS a seguinte documentação:
a) Oficio da instituição participante informando a substituição fundamentada;
b) Formulário Cadastro Coordenador/Bolsista;
c) Cópia CPF/RG do coordenador;
d) 01 via do Termo de Outorga devidamente preenchido e assinado pelo coordenador substituto, pelo bolsista e pelo representante legal da instituição participante.
 
14. DO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
14.1. O pesquisador comprometer-se-á a acompanhar o desenvolvimento das atividades de pesquisa realizadas por seu(s) bolsista(s);
14.2. Os bolsistas, com auxílio dos pesquisadores, comprometer-se-ão a elaborar relatório técnico-científico e entregar à Direção/Coordenação de Pesquisa e Inovação do Câmpus, conforme cronograma (seção 3), os seguintes documentos:
a) 01 relatório parcial (01 via), impresso e assinado, e boletim de desempenho acadêmico do bolsista, constando nota/parecer das disciplinas cursadas no 2º semestre de 2012;
b) 01 relatório final (01 via) impresso e assinado;
14.2.1. Cada bolsista deverá elaborar seu relatório parcial e final, sob orientação do coordenador do projeto de pesquisa e inovação;
14.3. Os documentos aludidos no item 14.2 serão protocolados, no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), pela Direção/Coordenação de Pesquisa e Inovação do Câmpus e enviados para a CISA;
14.4. A avaliação final dos trabalhos realizados será feita com base no(s) cronograma(s) de atividades do(s) bolsista(s) e no(s) relatório(s) parcial e final apresentados;
14.5. Durante o Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS os bolsistas deverão apresentar os resultados de suas pesquisas à CISA.
 
15. CONSIDERAÇÕES FINAIS
15.1. A Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA) PROBIC/IFRS/FAPERGS será formada pelos membros do Comitê de Pesquisa e Inovação (COPI) do IFRS, o qual é composto pelos Diretores/Coordenadores de Pesquisa e Inovação dos Câmpus.
15.2. Em nenhum momento do processo seletivo poderá ser anexado documento adicional posterior aos documentos enviados no momento da inscrição.
15.3. A bolsa ficará automaticamente cancelada por solicitação do pesquisador, por desistência ou por desempenho não satisfatório do bolsista.
15.4. Os Câmpus deverão oferecer como contrapartida, para os projetos aprovados neste Edital, toda a infraestrutura mínima para o desenvolvimento dos mesmos.
15.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Institucional de Seleção e Avaliação (CISA) PROBIC/IFRS/FAPERGS.
 
 
 
 
Bento Gonçalves/RS, 15 de maio de 2012.
 
 
 
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Márcio Luis Vieira
Presidente da Comissão Institucional
PROBIC/IFRS/FAPERGS
Alan Carlos Bueno Da Rocha
Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação
IFRS
 
 
(O original encontra-se assinado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação)