UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

2012- UFPE/PROEXT/Edital nrº 1 PARA PUBLICAÇÃO DE LIVROS - EDITAL /PROEXT - nrº1 para PUBLICAÇÃO DE LIVRO-2012

Este edital não possui texto de chamada.



 

Edital 01/2012PARA PUBLICAÇÃO DE LIVROS

A Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Pró-Reitoria de ExtensãoPROEXT torna público o presente Edital 01/2012 de Apoio à Publicação de Livros conforme abaixo discriminado.

1. Natureza

Apoio à publicação de resultados de projetos de extensão e pesquisa.

2. Objeto

Apoiar com design e impressão de livros.

3. Recursos

3.1.      As propostas aprovadas serão financiadas com recursos do orçamento da UFPE com crédito orçamentário a ser repassado à Editora Universitária.

3.2.      A tiragem inicial será de 300 (trezentos) exemplares, 10 % (dez por cento) dos quais serão repassados aos autores a título de direitos autorais.

4. Proposta

 4.1.     A proposta deve ser apresentada por servidores docentes ou técnicos administrativos efetivos da UFPE, ou discentes de pós-graduação ou da graduação, no caso de discente da graduação e da pós-graduação com comprovada participação em projetos de extensão.

 a)  Cada proponente poderá submeter apenas uma proposta a este edital.

 4.2.     As propostas devem ser inscritas via Internet pelo sistema SIGPROJ, disponibilizado pelo endereço eletrônico http://sigproj1.mec.gov.br, mediante o qual o proponente, inicialmente, precisará fazer seu cadastro.

 4.3.     Efetuada a inscrição da proposta online, o proponente receberá um recibo eletrônico de protocolo.

 4.4.     Só serão aceitas propostas enviadas por meio do SIGPROJ, dentro do prazo estabelecido neste edital.

 4.5.     A PROEXT não se responsabilizará por propostas que não forem recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos.

 4.6.     A proposta deve conter a indicação da linha editorial em que se enquadra o livro, o título do livro, o nome do/dos autor/autores, o tipo de vínculo e a vinculação institucional, endereço eletrônico e telefone para contato.

 4.7.     A proposta deverá conter o texto do livro em formato digital, inserido como arquivo anexo no SIGPROJ, e sem capa, uma vez que a mesma será definida pela PROEXT.

 4.8.     A proposta deve ser de autoria individual ou coletiva, sendo que o principal organizador deve ter vínculo com a UFPE.

 4.9.  A proposta deve ainda ser resultado de suas atividades de extensão em articulação com o ensino e a pesquisa, desenvolvidas na UFPE ou em cooperação com outras universidades ou instituições públicas.

 4.10.  A participação de pós-graduados dar-se-á pela proposta de publicação do livro extraído de sua dissertação ou tese, fruto de atividade de pesquisa e de extensão, defendida e aprovada em um dos programas de pós-graduação da UFPE, acompanhada da ata de defesa e devidamente reformatada para o padrão livro.

 4.11.  As obras enviadas pelos participantes deverão, obrigatoriamente, ser inéditas e adequadas ao edital, não possuindo conteúdos que:

 a)  Contenham dados ou informação que constituem ou possam constituir crime (ou contravenção penal) ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal);

 b)  Constituam ofensa à liberdade de crença e às religiões;

 c)  Contenham dados ou informações racistas ou discriminatórias;

 d)  Violem qualquer lei;

 e)  Sejam antiéticas;

 f)   Tenham sido produzidas por terceiros.

5. Inscrição

 5.1.     A presente chamada contemplará a publicação de livros nas seguintes linhas editoriais:

 a)  Editoria de Educação Inclusiva;

 b)  Editoria de Políticas Culturais;

 c)  Editoria de Movimentos Sociais;

 d)  Editoria de Políticas Públicas;

 e)  Editoria da Universidade e Empresa;

 f)   Editoria de Desenvolvimento Sócio-Ambiental;

g) Editorial de Étnico-Raciais.

 5.2.     Caso o livro proposto tenha imagens, cujo direito autoral não pertença ao autor, é de responsabilidade do mesmo providenciar e enviar as devidas autorizações, por escrito, para a PROEXT/UFPE, quando da entrega da proposta de publicação. Tais imagens devem seguir os seguintes parâmetros:

 a)  resolução mínima300 dpi;

 b)  dimensão mínima5x5 cm;

 c)  não devem ser inseridas no MS Word ou em programas similares e precisam estar em JPG, PNG ou TIFF.

 5.3.     O arquivo que acompanhará a proposta de publicação deverá estar em formato DOC (MS Word), tamanho A4, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 linhas, margens (superior 2,0 cm, inferior 2,5, esquerda 3,5, direita 2,5 cm) e normalizado, preferencialmente, de acordo com as normas da ABNT.

6. Critério de Seleção

 6.1.     A seleção de propostas obedecerá aos seguintes critérios:

 a)  Trabalhos contemplados nas linhas editoriais, constantes item 5 deste edital;

 b)  Trabalhos que reflitam o compromisso social da universidade pública;

 c)  Trabalhos que possuam mérito técnico-científico, de apoio às atividades de ensino-aprendizagem ou cultural, atribuído pelo Conselho Científico ad hoc convidados pela PROEXT/UFPE, considerando:

ñ  Relevância do tema;

ñ  Qualidade acadêmica do tema;

ñ  Conformidade com a última reforma ortográfica da língua portuguesa;

ñ  Clareza e objetividade;

ñ  Rigor científico.

 d)  Trabalhos que possuam até 200 páginas.

7. Análise e Julgamento

 7.1.     A seleção das propostas obedecerá às seguintes etapas:

 a)  Análise de enquadramento: consistirá na análise preliminar das propostas pela Comissão Organizadora EditorialPROEXT/UFPE, avaliando-se o enquadramento ou não das mesmas às exigências deste Edital;

 b)  Análise de mérito: julgamento das propostas pelos membros do Conselho Científico ad hoc, com base nos critérios de seleção deste edital, para emissão de parecer a ser homologado pela Câmara de Extensão;

 c)  Somente após análise da proposta e da avaliação do Conselho Científico e da Câmara de Extensão, o livro (de autor individual e/ou coletivo) será considerado aprovado ou não para publicação, não cabendo recurso à decisão.

 

8. Calendário

 

Itens

Data

Lançamento do Edital

04 de junho de 2012

Entrega das propostas

Até 07 de outubro de 2012

Divulgação dos resultados

em aberto

 

9. Cláusula de reserva

Os casos omissos serão resolvidos pela Câmara de Extensão.

 

 

Edilson Fernandes de Souza

Pró-Reitor de Extensão

Recife, 04 de junho de 2012.