UFPB - Universidade Federal da Paraíba

XIII ENEX - XIII ENEX 2011

Este edital não possui texto de chamada.







Universidade Federal da Paraíba

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS


 

COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE AÇÃO CoMUNITÁRIA

 

 

Convocatória N. 05/2011

XIII ENCONTRO DE EXTENSÃO

17 a 21 de outubro de 2011

 

1. Apresentação

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários convoca a Comunidade Universitária a participar do XIII ENCONTRO DE EXTENSÃO (ENEX), com o mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia "Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenções de Riscos", a ser realizado durante a II Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura (SECITEAC), no período de 17 a 21 de outubro de 2011, no Campus I, em João Pessoa, envolvendo os Campi I e IV, e no período de 25 a 27 de outubro de 2011, no Campus II, em Areia, envolvendo os Campi II e III.

 

2. Inscrição

As inscrições estão abertas no período de 01 a 20 de setembro de 2011, para a apresentação de trabalhos e deverão ser realizadas on line, pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) – http://sigproj1.mec.gov.br ficando o sistema aberto até o dia 20 de setembro às 23h59min.

As inscrições são feitas pelo coordenador do projeto mediante o preenchimento e envio da Ficha de Inscrição preenchida on line, anexando o arquivo (resumo ou artigo) de acordo com as normas estabelecidas nesta convocatória. Os autores e coautores só podem ser aqueles que estão registrados na equipe do referido projeto no SIGProj.

 

3. Submissão de trabalhos

Cada projeto do PROBEX/PROEXT/FLUEX poderá submeter um trabalho para apresentação na modalidade ORAL, pelo(s) aluno(s) bolsista(s), e outro(s) na modalidade PÔSTER, pelo(s) aluno(s) extensionista(s) e colaborador(es).

Os trabalhos poderão ser apresentados para publicação na forma de artigo ou resumo, sendo de inteira responsabilidade dos autores, sendo devidamente revisados pelo orientador/coordenador.

 

4. Áreas Temáticas

É fundamental a classificação do trabalho na área temática mais pertinente.

 

1. Comunicação

Comunicação social; mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; televisão universitária, rádio universitária; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de comunicação social; cooperação interinstitucional na área.

2. Cultura

Desenvolvimento de cultura; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de artes plásticas e artes gráficas; produção cultural e artística na área de fotografia; produção cultural e artística na área de música e dança; produção teatral e circense; capacitação de gestores de políticas públicas do setor cultural; cooperação interinstitucional na área.

3. Direitos Humanos

Assistência jurídica; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de direitos humanos; direitos de grupos sociais; organizações populares; questão agrária; cooperação interinstitucional na área.

4. Educação

Educação básica; educação e cidadania; educação à distância; educação continuada; educação de jovens e adultos; educação especial; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; incentivo à leitura; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de educação; cooperação interinstitucional na área.

5. Meio Ambiente

Preservação e sustentabilidade do meio ambiente; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional sustentável; aspectos de meio ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento urbano e rural; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de meio ambiente; educação ambiental; gestão de recursos naturais, sistemas integrados para bacias regionais; cooperação interinstitucional na área.

6. Saúde

Promoção à saúde e qualidade de vida; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; atenção integral a mulher; atenção integral à criança; atenção integral à saúde de adultos; atenção integral à terceira idade; atenção integral ao adolescente e ao jovem; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; desenvolvimento do sistema de saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; novas endemias e epidemias; saúde da família; uso e dependência de droga; cooperação interinstitucional na área.

7. Tecnologia

Transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo; empresas juniores; inovação tecnológica; pólos tecnológicos; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de ciências e tecnologia; direitos de propriedades e patentes; cooperação interinstitucional na área.

8. Trabalho

Reforma agrária e trabalho rural; trabalho e inclusão social; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas do trabalho; educação profissional; organizações populares para o trabalho; cooperativas populares; questão agrária; saúde e segurança no trabalho; trabalho infantil; turismo e oportunidades de trabalho; cooperação interinstitucional na área.

 

5. Apresentação

Cada aluno(a) só poderá apresentar um trabalho, podendo fazer parte de outros trabalhos na qualidade coautor.

5.1. - Comunicação Oral:

a) Deverá ser realizada por um(a) aluno(a) bolsista;

b) Duração: 10 minutos para apresentação e 05 minutos para debate;

c) A exposição deve ser realizada, preferencialmente, em powerpoint.

5.2. - Pôster

a) Deverá ser realizado por aluno(s) extensionista(s) colaborador(es);

b) Tamanho do painel: 90 cm x 70 cm;

c) Os autores deverão permanecer junto aos seus painéis, para responder as questões;

d) O painel deverá ser afixado no local indicado, com a devida antecedência;

e) O painel deverá ser autoexplicativo.

 

6. Publicação

6.1. Artigos: Contendo 05 a 08 páginas no formato A4 com 03 cm de margem de cada lado, no editor de texto Word for Windows 6.0 ou superior (em .doc ou .rtf), digitado em fonte Arial tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,5.

          Estrutura do Artigo: Identificação com título e autor(es), Resumo, Palavras-chaves (três), Introdução, Descrição metodológica, Resultados, Conclusão e Referências.

6.2. Resumo: Contendo no máximo 400 palavras (corpo do resumo) no formato A4 com 03 cm de margem de cada lado, no editor de texto Word for Windows 6.0 ou superior, (em .doc ou .rtf), digitado em fonte Arial tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,5, sem parágrafos.

        Estrutura do Resumo: Identificação com título e autor(es), Palavras-chaves (três), Corpo do Resumo com breve descrição do trabalho desenvolvido (introdução, objetivos, descrição metodológica, resultados, conclusão).

6.3. Identificação do Trabalho (Artigo ou Resumo): na 1ª linha deverá constar o título do trabalho em letra maiúscula, em negrito e centralizado; na 2ª linha o nome dos autores e coautores na sequência: nome, sobrenome (sem abreviações), usando letras maiúsculas e minúsculas. Especificar ao lado do nome dos participantes o número correspondente a: (1) aluno bolsista, (2) aluno colaborador, (3) orientador/coordenador, (4) professor colaborador e (5) servidor técnico colaborador. Na 3ª linha identificar o Centro, Departamento e o Edital do SIGProj (PROBEX, PROEXT, FLUEX) ao qual o projeto está vinculado (ver modelo). Espaçamento entre linhas simples e alinhamento centralizado.

 

Exemplo:

PISCICULTURA FAMILIAR COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO ASSENTAMENTO ESTIVA DE GERALDO, LUCENA-PB.

Fabiana Bezerra Marinho(1); Gabriela Marques Peixoto(2); Ana Elizabeth Dias da Silva(2); Jane Enisa Ribeiro Torelli(3); Maria Cristina Crispim(4); Gilson Melo(5)

Centro de Ciências Exatas e da Natureza/Departamento de Sistemática e Ecologia/PROBEX

 

7. Certificados

Serão emitidos dois certificados por trabalho apresentado, contendo título, nome do autor e coautores na mesma sequência enviada no trabalho.

 

8. Avaliação

Os trabalhos apresentados serão avaliados pelo comitê de avaliação da extensão, formado por professores e técnicos da Universidade Federal da Paraíba, nas diversas áreas temáticas, observando-se os seguintes indicadores: Apresentação, Domínio do conteúdo, Coerência entre objetivos propostos e os resultados obtidos, contribuição acadêmico-científica do trabalho.

 

9. Premiação

Serão premiados os 3(três) melhores trabalhos de cada área temática, segundo a indicação do comitê de avaliação da extensão.

 

10. Outras informações

Podem ser obtidas na coordenação do XIII ENCONTRO DE EXTENSÃO, na COPAC/PRAC, pelos fones 3216-7071 e 3216-7331 e email: secretariacopac@hotmail.com

 

 

João Pessoa, 29 de agosto de 2011.

 

 

 

 

 

Fernando Augusto Medeiros da silva                                             Lúcia de Fátima Guerra Ferreira

Coordenação de Programas de Ação Comunitária               Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários