UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

2011-UFPE-PROEXT-PATRIMÔNIO - 2011-PARA AÇÕES VOLTADAS PARA O PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL

Este edital não possui texto de chamada.



EDITAL PROEXT (01) 2011 PARA AÇÕES VOLTADAS

PARA O PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL

 

 

A Pró-Reitoria de Extensão – PROEXT - da Universidade Federal de Pernambuco torna público o presente Edital para ações voltadas para o Patrimônio Artístico e Cultural, conforme abaixo discriminado.

 

2. Objetivos:

1.1   Criar oportunidade, para docente, discente e técnico administrativo de nível superior, de participação em projetos que contribuam para o desenvolvimento da formação cultural e cidadã dos membros e público envolvidos;

1.2   Apoiar com passagens e diárias (em âmbito nacional), e serviços de terceiros de pessoa jurídica as ações de propostas voltadas para o patrimônio artístico e cultural.

 

2. Recursos:

2.1   O presente Edital contemplará, com o valor máximo de R$ 3.000,00 (três mil reais), propostas aprovadas, por ordem de classificação;

2.2   Os recursos destinados aos projetos deverão cumprir o cronograma de desembolso aprovado, observando-se o prazo limite de aplicação, até OUTUBRO de 2011.

 

3. Inscrição das Propostas:

3.1   As propostas deverão ser inscritas via internet pelo sistema SIGPROJ, disponibilizado no endereço eletrônico http://sigproj.mec.gov.br, mediante o qual o proponente, inicialmente, precisará fazer seu cadastro.

3.2   Todas as propostas deverão ser analisadas e aprovadas, nas instâncias previstas pela UFPE, no caso, Departamentos ou Núcleos e Coordenações Setoriais de Extensão, antes da inscrição no SIGPROJ;

3.3   A ata da aprovação interna da proposta, em formato PDF, deverá ser anexada e enviada via SIGPROJ, juntamente com a proposta;

3.4   Efetivada a inscrição da proposta online, o proponente receberá um recibo eletrônico de protocolo;

3.5   serão aceitas propostas enviadas por meio do SIGPROJ, dentro do prazo estabelecido neste Edital;

3.6   A PROEXT não se responsabilizará por propostas que não forem recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos.

 

4.  Diretrizes gerais:

A proposta deve atender as seguintes condições:

4.1   Ser apresentada por docente ou técnico administrativo de nível superior, vinculado ao quadro ativo permanente da UFPE;

4.2   Ser de autoria individual ou coletiva, sendo que o Coordenador deve ter vínculo com a UFPE;

4.3   Ser aprovada pelo Órgão Colegiado do Departamento ou pela Direção, em caso de Núcleo, ou Órgão Suplementar;

4.4   Observar, rigorosamente, o envio das propostas, exclusivamente, pelo SIGPROJ;

4.5   O proponente poderá submeter apenas uma proposta a este Edital, no entanto os demais participantes da proposta submetida poderão fazer parte de outras propostas;

4.6   Estar acompanhada de documento comprobatório da atividade (carta, convite, folder do evento, curso e outros);

4.7   Ser resultado de atividades de extensão em articulação com o ensino e a pesquisa, desenvolvidas na UFPE ou em cooperação com outras universidades ou instituições públicas;

4.8   Serão desclassificadas todas as propostas que não cumprirem essas condições.

 

5. Áreas Temáticas:

O presente Edital contemplará propostas e ações nas seguintes áreas do Plano Nacional de Extensão- PNE:

a) Comunicação;

b) Cultura;

c) Meio ambiente;

d) Tecnologia.

 

6. Critérios de Seleção

Este Edital obedecerá aos seguintes critérios:

6.1        Trabalhos contemplados nas áreas constantes no item 5 deste Edital;

6.2        Trabalhos que reflitam o compromisso social da universidade pública;

6.3        Trabalhos que possuam mérito cultural e técnico-científico, de apoio às atividades de ensino-aprendizagem e pesquisa.

 

7. Análise, Julgamento e Resultado

7.1   A seleção das propostas obedecerá às seguintes etapas:

 a) Análise de enquadramento: consistirá na análise preliminar das propostas pela Comissão Organizadora – PROEXT/UFPE, avaliando-se o enquadramento ou não das mesmas às exigências deste Edital;

 b) Análise do mérito: julgamento das propostas pelos membros da Comissão de Seleção Ad Hoc, com base nos critérios de seleção deste Edital para emissão de parecer a ser homologado pela Câmara de Extensão;

 c) Somente após análise da proposta e da avaliação pela Comissão de Seleção Ad Hoc e pela Câmara de Extensão, a proposta será considerada aprovada ou não, não cabendo recurso à decisão.

7.2   Os projetos serão selecionados, por ordem de classificação, considerando-se a clareza e a coerência da proposta, com base nos seguintes critérios/pontuação:

Critérios

Pontuação

1. Relevância Acadêmica

Articulação das atividades de extensão com o ensino e/ou com a pesquisa, explicitando os impactos culturais e técnico-científicos a serem produzidos (relatórios, recursos didáticos, artigos e outros).

 

2,0

 

2. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade da proposta

Proposta integradora com envolvimento de, no mínimo, 02 áreas do conhecimento, caracterizadas pela interação de modelos e conceitos, com consistência teórica, metodológica e operacional, envolvendo professores, técnicos e alunos de 02 ou mais cursos/departamentos ou núcleos/órgãos suplementares.

 

 2,0

 

3. Alcance sociocultural da proposta

Compromisso com ações voltadas para a superação das desigualdades socioculturais e/ou melhoria da qualidade de vida de segmentos em situação de vulnerabilidade social. A explicitação do alcance sociocultural da proposta está representada neste item com a especificação do público direto e indireto a ser beneficiado pelo projeto.

3,0

 

4. Articulação e envolvimento de outros parceiros

Projeto envolvendo outros segmentos da sociedade (órgãos governamentais, sociedade civil, movimentos sociais, instituições de ensino, empresas privadas) e/ou Órgãos Suplementares da UFPE, com ou sem contrapartida financeira externa (recursos de convênios, editais, parcerias) e/ou outros apoios. 

1,5

 

5. Viabilidade do projeto

Coerência e adequação da proposta quanto à problemática, aos objetivos, à metodologia, às atividades e aos resultados esperados; adequação do orçamento para alcance dos objetivos; adequação do cronograma físico; explicitação dos indicadores descritores do impacto das ações previstas e da sistemática de avaliação.  

1,5

 

Nota:

a.  A pontuação final de cada proposta será dada pelo somatório dos resultados para cada item;

b.  Será considerado como critério de desempate a pontuação maior no item 3;

c.  Será desclassificado o projeto que obtiver 0 (zero) em qualquer dos itens e não atingir a pontuação total mínima de 5,0 (cinco);

d.  Não caberá reconsideração de recurso à decisão da Câmara de Extensão.       

8. Calendário

Itens

Data

1.          Lançamento do Edital

01/03/2011

2.          Inscrição das propostas via SIGPROJ

01/03 a 04/04

3.          Publicação dos resultados da avaliação

19/04/2011

4.          Início das atividades relativas às propostas

Maio de 2011

5.          Apresentação do relatório final

Dezembro de 2011

 

9. Elementos de despesas financiáveis  

a) Materiais de Consumo

Rubrica

Elemento

Descrição

Não permitido

339030.16

Material de expediente

Alfinete; almofada para carimbos; apagador; apontador de lápis; arquivo para disquete; bandeja para papéis; bloco para rascunho; bobina papel para calculadoras; borracha; caderno; caneta; capa de processo; carimbos em geral; cartolina; classificador; clipe; cola; colchete; corretivo; envelope; espátula; estêncil –estilete; extrator de grampos; fita adesiva; fita para máquina de escrever e calcular; giz; goma elástica; grafite; grampeador; grampos; guia para arquivo; guia de endereçamento postal; impressos e formulário em geral; intercalador para fichário; lacre; lápis; lapiseira; limpa tipos; livros de ata, de ponto e de protocolo; papéis; pastas em geral; percevejo; perfurador; pinça; placas de acrílico.

Materiais permanentes:

Guilhotina; quadro branco; lousa; quadro de avisos; encadernadora; copiadora; computador.

Serviços de terceiros:

Fotocópias; banneres; folderes; cartazes, crachás (exceto os plásticos adquiridos em papelarias).

339030.17

Material de informática

Cartuchos de tinta; capas plásticas protetoras para micros e impressoras; CD-Rom virgem; disquetes; leitora/smartcard; mouse e teclado (reposição); mouse pad; peças e acessórios para computadores e periféricos; recarga de cartuchos de tinta; toner para impressoras a laser; cartões magnéticos; reposição de leitora/token pen drive/outros

Materiais permanentes:

Computador; impressora, câmera de vídeo; MP3 player e afins; DVD player; monitor (exceto para reposição. Neste caso, informar o tombamento do equipamento original); scanner.

Serviços de terceiros:

Reparo de máquinas e equipamentos; serviços de impressão de documentos.

 

b) Serviços de pessoa jurídica

Rubrica

Elemento

Descrição

Não permitido

339039.63

Serviços gráficos

Serviços de artes gráficas prestados por pessoa jurídica, bem como com serviços editoriais diversos.

Confecção de impressos em geral; encadernação de livros jornais e revistas; impressão de jornais; boletins; encartes; folders e assemelhados; plastificação de impressos; serviços de identificação de livros editados usando código de barras; serviços editoriais diversos; banneres; folderes; cartazes; crachás (sem plásticos).

Locação de equipamentos gráficos

Gravação de CD

Impressoras, escâneres, máquinas xerográficas.

Reprodução de equipamentos

Xerografia

339039.83

Serviço de reprodução de documentos

Xerografia

Serviços gráficos

 

c) Passagens e diárias

Rubrica

Elemento

Descrição

Não permitido

339033

Passagens

Aéreas e terrestres, para servidores e alunos, em âmbito nacional

Passagens internacionais

339014

Diárias

Exclusivamente para servidores docentes e técnicos administrativos

Para alunos

 

OBS: Dúvidas quanto aos elementos financiáveis, por favor, consultar a Coordenação de Gestão Organizacional, telefone 2126.8131 ou pelo e-mail proext@ufpe.br

        

10. Cláusula de Reserva

Os casos omissões serão resolvidos pela Câmara de Extensão.

 

Recife, 01 de março de 2011

 

Solange Coutinho

Pró-Reitora de Extensão da UFPE