UFT - Universidade Federal do Tocantins

EDITAL UFT/PROEX 001/2011 - Edital de Fluxo Contínuo das Ações de Extensão sem ônus para Universidade Federal do Tocantins para o ano de 2011

Este edital não possui texto de chamada.



 
 
EDITAL 001/2011
DE FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO (EXT-2011)
 
 
A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, torna pública abertura de inscrições para os extensionistas a apresentarem propostas de ações de extensão a serem executadas em 2011 por meio do SIGProj, de acordo com as condições definidas neste Edital.
 
1.      OBJETIVO
 
O presente Edital tem por objetivo regularizar, por fluxo contínuo, o desenvolvimento de ações de extensão sem ônus para a Universidade Federal do Tocantins (UFT), representando significativa articulação entre ensino e pesquisa com as demandas da sociedade e do desenvolvimento regional do Estado de Tocantins.
 
2.      PRAZOS
 
2.1. Vigência do Edital: 01/01/2011 a 17/12/2011.
 
3.      PROPONENTES
 
3.1. Poderão ser proponentes da ação de extensão:
3.1.1.    Docentes e técnico-administrativos que fazem parte do quadro efetivo de servidores da UFT;
3.2. O docente visitante, substituto, colaborador e voluntário não poderão ser, em nenhuma hipótese, coordenador ou gestor de ação de extensão.
3.3. A Pró-reitoria de Extensão não financia ações de extensão.
3.4. Se houver recurso financeiro, a ação deverá ter, obrigatoriamente, um gestor que será um docente ou um técnico-administrativo do quadro efetivo da UFT.
3.5. O docente ou técnico-administrativo poderá acumular as atividades de coordenação, orientação e gestão.
3.6. Os proponentes devem ser cadastrados no sistema SIGPROJ
 
4.      MODALIDADE DE EXTENSÃO
 
4.1. As propostas de ação de extensão deverão ser apresentadas sob a forma de Programa, Projeto, Curso, Evento e Prestação de Serviço, conforme definida nas Normas de Ações de Extensão da UFT, no Plano Nacional de Extensão.
4.2. Obrigatoriamente
4.2.1.    todos programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviço no exercício de 2011
4.2.2.    propostas enviadas e aprovadas em agências de fomento/editais.
 
5.      TEMAS
 
5.1. De acordo com a política de extensão universitária da UFT, atendendo ao Plano de Desenvolvimento Institucional e o Planejamento Estratégico em vigor.
 
6.      ELABORAÇÃO DA PROPOSTA
 
6.1. As propostas deverão atender às seguintes diretrizes específicas:
6.1.1.    de natureza acadêmica:
a)    Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente com o impacto na formação do estudante e na geração de novo conhecimento; ou
b)    Interdisciplinaridade
c)     Envolver discentes.
6.1.2.    da relação com a sociedade:
a)    Impacto social;
b)    Relação dialógica com a sociedade; ou
c)     Contribuição na formulação, implementação e acompanhamento das políticas públicas prioritárias ao desenvolvimento regional e nacional.
6.2. As propostas com vigênica de execução em 2011 deverão ser formuladas e encaminhadas diretamente no SIGProj, sendo que após a data de vigência 17/12/2011, independentemente de problemas de acesso e conexão no SIGProj no último dia, todas as propostas serão desconsideradas por este Edital.
6.3. As propostas deverão:
6.3.1.    explicitar detalhadamente os fundamentos teóricos que a orientam;
6.3.2.    descrever, de forma, clara e precisa os objetivos;
6.3.3.    explicitar os procedimentos metodológicos;
6.3.4.    indicar o público-alvo e o número estimado de pessoas beneficiadas;
6.3.5.    definir cronograma de execução detalhado;
6.3.6.    descrever o processo de acompanhamento e avaliação, com a explicitação dos indicadores e da sistemática de avaliação;
6.3.7.    registrar a experiência acadêmica e extensionista da equipe executora;
6.3.8.    detalhar a infra-estrutura necessária para a execução da proposta; e
6.3.9.    definir ementa do curso, se a ação for do tipo curso.
6.4. As propostas de ações de extensão não elaboradas e cadastradas no SIGProj não serão enquadradas neste Edital.
a)     Não serão aceitas propostas de ações elaboradas e encaminhadas a PROEX em quaisquer outros formatos. Restringindo aqui o cadastro manual das visitas técnicas não cadastradas no sistema.
6.5. As propostas deverão ser aprovadas emUnidade de Origem (Colegiado) ou pela chefia do setor de origem (no caso de técnico-administrativo) até a data limite de vigência deste Edital, e a declaração de aprovação da ação deverá ser anexada à proposta.
6.6. As propostas geradas deverão ser encaminhadas digitalmente via sistema SIGProj e submetida junto com a versão digital da declaração emitida pela Unidade de Origem (Colegiado) ou pela chefia do setor de origem (no caso de técnico-administrativo) informando que a ação de extensão foi aprovada em reunião de colegiado.
 
7.      REQUISITOS PARA ADMISSÃO
 
7.1. A proposta de ação de extensão deverá estar de acordo com as Normas de Atividades de Extensão da UFT, Resolução nº 36 CONSEPE, de 04 de abril de 2005, e disponível no website da UFT ( Verificar Resolução correspondente da UFT).
7.2. A proposta de ação de extensão deverá estar devidamente assinada pelo coordenador.
7.3. O coordenador/proponente da ação de extensão não deverá possuir quaisquer pendências em relatórios finais de ações de extensão na PROEX.
 
8.      ANÁLISE E JULGAMENTO
 
8.1. Caberá a PROEX, por meio da Câmara de Extensão, nos temas do Edital, a análise e julgamento das propostas.
8.2. As propostas poderão receber os status
8.2.1.    recomendada
8.2.2.    não recomendada
8.2.3.    reformular
8.2 Após a proposta receber o status recomendada ela deve ser encaminhada à PROEX assinada com a cópia da declaração da unidade de origem (colegiado) ou da chefia do setor de origem aprovando a realização da ação.
 
9.      DO ACOMPANHAMENTO E DA TRAMITAÇÃO
 
9.1. É responsabilidade de cada coordenador acompanhar a tramitação de sua(s) proposta(s) no SIGPROJ, e providenciar as reformulações e documentos necessários, independente de receber ou não algum aviso por e-mail.
9.2. Encaminhar relatório final para todas as modalidades de ação e o mesmo deve ser encaminhado via sistema SIGProj no máximo em 10 dias úteis após o encerramento da ação.
 
10.DA EXECUÇÃO
 
10.1.                  As propostas somente poderão ser executadas quando recebem o status de ação recomendada pela unidade geral.
10.2.                  É recomendável que as propostas sejam enviadas com no mínimo 30 dias (dias) de antecedência.
10.3.                  O cadastro das propostas enviadas às agências de fomento poderá ser realizado posteriormente ao prazo estipulado no referido edital.
 
11.DISPOSIÇÕES GERAIS
 
11.1.                  Editais específicos de apoio a eventos de extensão – semanas acadêmicas e bolsas de extensão – bolsa permanência modalidade extensão não serão contemplados neste edital.
11.2.                  A Pró-reitoria de Extensão da UFT se exime de responsabilidades financeiras, patrimoniais, de pessoal ou qualquer despesa decorrentes de fatores externos e/ou internos, relacionados às ações apresentadas.
11.3.                  A qualquer tempo, este Edital poderá ser revogado ou alterado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que isso implique direito à indenização de qualquer natureza.
11.4.                  As ações de extensão validadas neste Edital, quando apresentados em material de divulgação, deverão, obrigatoriamente, citar o apoio da UFT da seguinte forma: “Apoio: PROEX/UFT”.
11.5.                  Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos, contatando-se a Coordenação de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT pelo telefone (63) 3232-8064 ou por correio eletrônico no endereço projeto_extensao@uft.edu.br.
11.6.                  Para situações não previstas no presente Edital, prevalecem as normas e procedimentos da PROEX.
11.7.                  Os termos deste Edital somente poderão ser impugnados, mediante manifestação formal e fundamentada, apresentada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, até cinco dias úteis após a sua divulgação.
 
 
Palmas, 21 de dezembro de 2010
 
 
 
Marluce Zacariotti
Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários