FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Edital PROEXC/FURG 02/2011- cadastro geral das ações de extensão 2011 - Fluxo contínuo de ações de extensão 2011

Edital para cadastro das ações de extensão na FURG



 
1 Objetivo
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da Diretoria de Extensão, por meio do presente edital normatiza o cadastro das ações de extensão no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande - FURG com ou sem previsão de captação de recursos financeiros.
 
 
 
2 Vigência
2.1 A vigência deste Edital é de 01 de janeiro a 10 de dezembro de 2011, período em que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura estará recebendo e supervisionando o cadastro das ações de extensão desenvolvidas pela FURG.
 
 
 
3 Dos proponentes
Poderão ser proponentes de ações de extensão docentes e técnicos-administrativos em educação que fazem parte do quadro efetivo de servidores da FURG.
 
 
 
4 Da elaboração e submissão das propostas
4.1 As propostas de ações de extensão deverão ser apresentadas sob a forma de Programa, Projeto, Curso, Evento, Publicações e outros Produtos Acadêmicos ou Prestação de Serviço, conforme definido no Plano Nacional de Extensão – PNE, disponível em www.diex.furg.br, na opção Documentos e Publicações.
 
 4.2 As ações de extensão deverão ser elaboradas conforme as áreas de extensão, definidas no Plano Nacional de Extensão, a saber: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.
 
4.3  As propostas deverão atender às seguintes diretrizes:
4.3.1 De natureza acadêmica:
a) Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente com impacto na formação do estudante e na geração de novos conhecimentos;
b) Interdisciplinaridade.
 
4.3.2 Da relação com a sociedade:
a) Impacto social;
b) Relação dialógica com a sociedade;
c) Contribuição na formulação, implementação e acompanhamento das políticas públicas prioritárias ao desenvolvimento local, regional e nacional.
 
4.4 Devem ser cadastradas no SIGProj:
a) Todas as ações de extensão do exercício de 2011;
b) Todas as propostas enviadas em 2011 para agências de fomento, mesmo as que não foram aprovadas mas que serão implementadas;
c) Todas as ações de extensão em vigor, independente da data de início, que não puderam ser cadastradas no Edital 01/2010;
d) Todas as propostas enviadas em 2010 para agências de fomento, mesmo as que não foram aprovadas e que não puderam ser cadastradas no Edital 01/2010 desde que tenham sido (ou serão) implementadas;
e) Todas ações de extensão permanentes as quais deverão ser replicadas e submetidas ao edital de 2011.
 
4.5 As propostas deverão ser aprovadas pelas unidades de origem e validadas por meio de carta de aprovação (modelo anexo no SIGProj e em http://www.diex.furg.br em DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES).
 
 
 
5 Da ordem do fluxo
5.1 As propostas deverão ser elaboradas diretamente no SIGProj – Sistema de Informação e Gestão de Projetos do Ministério da Educação (http://sigproj.mec.gov.br), aprovadas na unidade de origem (Conselho da Unidade Educacional ou Chefia/Coordenação das demais unidades da FURG) e, posteriormente, submetidas para cadastro no SIGProj, de acordo com o fluxograma disponível em www.diex.furg.br, na opção DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES e dentro do SIGProj;
 
5.2 Aprovada a proposta, a direção da unidade de origem ou a chefia da unidade geral emite para o Coordenador da ação de extensão a carta de aprovação (disponível em www.diex.furg.br, na opção DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES e dentro do SIGProj);
 
5.3 De posse da carta de aprovação, o Coordenador retorna ao SIGProj e submete a proposta;
 
5.4 Depois de submetida a proposta, o Coordenador envia para a PROEXC, via protocolo, somente a carta de aprovação devidamente assinada, onde constará o número da ata de aprovação (se for Unidade Educacional).
 
5.6 Não será necessário o envio de cópia impressa da ação de extensão para a PROEXC.
5.7 A ação de extensão poderá ser aprovada pela Unidade Educacional  "ad referendum", devendo essa condição ser informada à PROEXC na própria carta de aprovação.
 
5.8 Recomenda-se que a Unidade de Origem/Unidade Geral mantenha um arquivo com as ações de extensão e relatórios, impressos e devidamente assinados.
 
 
 
6 Do financiamento
6.1 As propostas que tenham financiamento externo ou visem à captação de recursos financeiros e seu gerenciamento pela FAURG ou FAHERG, são elaboradas da mesma forma constante nos itens 5.1, 5.2, 5.3 e após, deverão seguir a Instrução Normativa Conjunta nº 01/2009 (PROPLAD/PROGRAD/PROEXC/PROPESP), que dispõe sobre a regulamentação no âmbito interno da FURG, do fluxo dos processos de convênios e contratos firmados com as Fundações de Apoio disponível em www.diex.furg.br, na opção DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES e dentro do SIGProj;
 
 
7 Do relatório
7.1 Os relatórios serão elaborados diretamente no SIGProj, recomendando-se que a sua elaboração seja feita dentro do prazo de dez dias após o término da ação de extensão.
 
7.2 Os relatórios parciais deverão ser preenchidos apenas para as modalidades de programa e projeto, quando as mesmas têm continuidade e relatório final para todas as modalidades quando as mesmas são pontuais, não se repetindo seqüencialmente no ano seguinte.
 
7.3  Concluído o relatório e não havendo nenhuma pendência, ele é impresso e encaminhado, sem ser submetido, ao conselho da unidade de origem ou ao chefe da unidade geral, para apreciação e aprovação;
 
7.4  Aprovado o relatório, o Coordenador solicita à direção da unidade de origem uma cópia da ata de aprovação ou, no caso de não haver ata, solicita à chefia da unidade geral um documento aprovando o relatório (memorando);
 
7.5 De posse do documento de aprovação do relatório (ata ou memorando), o Coordenador retorna ao SIGProj e submete o relatório;
 
7.6 Depois de submetido o relatório, o Coordenador envia a ata de aprovação (ou memorando), via protocolo, para a PROEXC.
 
7.7 Não será necessário o envio de cópia impressa do relatório para a PROEXC.
7.8 O relatório poderá ser aprovado pela Unidade Educacional  "ad referendum", devendo essa condição ser informada à PROEXC através de memorando.
 
 
 
8 Da responsabilidade
8.1 O coordenador de cada ação de extensão é o responsável pelo cadastramento no SIGProj.
 
 
 
9 Do acompanhamento da tramitação
9.1 É responsabilidade de cada coordenador acompanhar a tramitação de sua(s) proposta(s) na unidade de origem ou unidade geral, no SIGProj, no protocolo da FURG,  na PROEXC,  providenciar as reformulações quando propostas, bem como toda documentação necessária.
 
 
 
10 Da antecedência
10.1 É recomendável que as propostas sejam enviadas para a PROEXC com, no mínimo, dez  dias de antecedência do início das mesmas.
 
10.2 O cadastro das propostas enviadas às agências de fomento poderá ser realizado posteriormente ao prazo estipulado nos referidos editais.
 
 
 
11 Da documentação a ser encaminhada à DIEX/PROEXC
11.1 A documentação a ser enviada para a DIEX/PROEXC, após o submetimento da proposta de ação de extensão deverá ser a carta de aprovação da unidade de origem assinada pelo seu diretor ou chefe.
 
 
 
12 Da análise das propostas
12.1 A análise das propostas de ações de extensão será realizada pela DIEX/PROEXC e/ou pelo Comitê de Extensão a partir dos seguintes passos:
            a) recebimento da carta de aprovação para localização da proposta de ação de extensão no SIGProj;
           b) reconhecimento institucional da ação de extensão (cadastramento).
 
12.2 Caso haja necessidade de alterações na proposta cadastrada, será solicitado ao seu coordenador as modificações necessárias para adequação.
 
12.3 As atividades não reconhecidas poderão ser re-submetidas neste Edital desde que o coordenador realize as modificações necessárias.
 
 
 
 
13 Da certificação
13.1 É responsabilidade do coordenador de cada ação de extensão a emissão de certificados e entrega  aos envolvidos/participantes da mesma.
 
13.2 O registro dos certificados será feito pelo Serviço de Apoio às Ações de Extensão-SAAE/DIEX/PROEXC, nos termos da Instrução Normativa 004/2010 - PROEXC.
 
13.3 O modelo padrão para impressão dos certificados está disponível em www.diex.furg.br, na opção DOCUMENTOS E PUBLICAÇÕES e dentro do SIGProj.
 
 
 
14 Informações adicionais
14.1 A qualquer tempo este  Edital poderá  ser revogado, retificado ou anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que isso implique direito à indenização de qualquer natureza.
 
14.2 Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos diretamente com a Servidora Everli Martins no Serviço de Apoio às Ações de Extensão – SAAE/DIEX/PROEXC, localizada no Centro de Convivência da FURG – Campus Carreiros, pelos fones: (53) 3233 6826 ou pelo e-mail: proexc.projetos@furg.br
                                                               
14.3 Os casos omissos serão decididos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e pelo Comitê de Extensão.
 
                                                                     Rio Grande, 15 de dezembro de 2010.
 
  
 
                                                                               Profa. Rita Patta Rache
                                      Pró-Reitora de Extensão e Cultura em exercício