IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Edital PROEX/IFRS nº 01/2010 - Fluxo contínuo 2010 - Edital PROEX/IFRS nº 01/2010 - Fluxo contínuo 2010

Este edital não possui texto de chamada.



 

Edital PROEX/IFRS nº 01/2010

Fluxo contínuo 2010

 

1. Objetivo

1.1 A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) normatiza, por meio deste edital e outros instrumentos, o cadastro das ações de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

 

2. Da elaboração e envio das propostas

2.1 As propostas deverão ser elaboradas diretamente no Módulo SIEX do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) do Ministério da Educação, disponível em http://sigproj.mec.gov.br, e apresentadas sob a forma de Programa, Projeto, Prestação de Serviços, Curso ou Evento, conforme definido no Plano Nacional de Extensão (classificação adotada pelo IFRS).

2.2 Também deverão ser caracterizadas segundo as áreas temáticas (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho) e de acordo com uma das 53 linhas de extensão definidas no Plano Nacional de Extensão.

2.3 Uma via impressa da proposta enviada, com número de protocolo do SIEX/SIGProj, rubricada e assinada pelo coordenador da ação, deverá ser entregue no Departamento/Coordenadoria de Extensão (ou equivalente), que ficará responsável por protocolar no campus/núcleo.

2.4 Devem ser cadastradas no SIEX/SIGProj:

2.4.1 Obrigatoriamente:

a) Todas as ações de extensão do exercício de 2010;

b) Todos os programas e projetos em vigor, independente da data de início;

c) Propostas enviadas em 2010 para agências de fomento, mesmo as que não foram aprovadas.

2.4.2 Opcionalmente:

a) Outras ações de extensão realizadas desde 30.12.2008 (data de criação do IFRS).

 

3. Da análise

3.1 Cabe ao Diretor/Coordenador de Extensão (ou equivalente) no campus/núcleo (Unidade de Origem) emitir o primeiro despacho de avaliação das propostas.

3.2 Cabe à Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão – CGAE (Unidade Geral) emitir o segundo despacho de avaliação das propostas.

3.3 Em qualquer uma das fases, a proposta poderá receber o seguinte status:

a)       Recomendada;

b)      Não Recomendada;

c)       A Reformular.

 

4. Do acompanhamento da tramitação

4.1 É responsabilidade de cada coordenador acompanhar a tramitação de sua(s) proposta(s) no SIEX e/ou sistema de protocolo do IFRS, e providenciar as reformulações, se necessário, independente de receber ou não algum aviso do SIEX por e-mail.

 

5. Da execução

5.1 As propostas somente poderão ser executadas quando receberem o status de “Ação Recomendada pela Unidade Geral”, ou seja, que receberam o despacho da Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE) autorizando o início da ação. Obs.: consulte as seções “Status das propostas” e também “Fluxograma das ações de extensão” do Tutorial do SIEX.

 

6. Da antecedência

6.1 É recomendável que as propostas sejam enviadas com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência.

6.2 O cadastro das propostas enviadas às agências de fomento poderá ser realizado posteriormente ao prazo estipulado nos referidos editais.

 

7. Da responsabilidade pelo cadastro

7.1 O coordenador de cada ação é o responsável pelo cadastramento no SIEX/SIGProj.

 

8. Da submissão de relatórios

8.1 Os Relatórios Parciais deverão ser preenchidos apenas para as modalidades de programa e projeto e enviados no máximo em 05 (cinco) dias úteis do encerramento do semestre.

8.2 O Relatório Final deverá ser preenchido para todas as modalidades e enviado no máximo em 10 (dez) dias úteis do encerramento da ação.

 

9. Das cópias para a PROEX

9.1 O Diretor/Coordenador de Extensão (ou equivalente) do campus/núcleo encaminhará para a PROEX as cópias dos relatórios parciais e final, juntamente com as cópias dos pareceres de avaliação da Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE), dos programas e dos projetos. (Revogado através do Edital PROEX/IFRS nº 02/2011)

 

10. Da vigência

10.1 Este edital estará disponível até 31.12.2010 para o cadastro das ações mencionadas no item 02.

(Prorrogado até 31.03.2011, conforme Edital PROEX/IFRS nº 03/2010)

(Prorrogado até 15.04.2011, conforme Edital PROEX/IFRS nº 02/2011)

 

11. Dos campi/núcleos habilitados para envio das propostas

11.1 Somente os campi/núcleos cujos Diretores/Coordenadores de Extensão (ou equivalentes) já tenham realizado os testes propostos pela PROEX e que tenham enviado uma cópia da portaria de designação da Comissão de Gerenciamento das Ações de Extensão (CGAE) estarão habilitados a enviarem propostas pelo SIEX/SIGProj. A relação dos campi/núcleos habilitados poderá ser consultada na página da PROEX (http://www.ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=61).

 

12. Disposições gerais

12.1 A Pró-Reitoria de Extensão do IFRS se exime de responsabilidades financeiras, patrimoniais, de pessoal ou quaisquer despesas decorrentes de fatores externos e/ou internos, relacionados às ações apresentadas e aprovadas pelo presente Edital.

12.2 A aprovação das propostas pela Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão (CGAE) deverá levar em consideração o planejamento realizado no ano imediatamente anterior quanto a disponibilidade de recursos para as referidas ações.

12.3 A qualquer tempo este Edital poderá ser revogado, retificado ou anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que isso implique direito à indenização de qualquer natureza.

12.4 O Tutorial do SIEX, a Cartilha de Extensão, as orientações contidas na página da PROEX, as orientações contidas no menu personalizado do IFRS no SIEX, e atualizações, complementam este edital.

12.5 Esclarecimentos também poderão ser solicitados através da ferramenta de Correio Eletrônico do SIEX (preferencialmente) ou através do e-mail proex@ifrs.edu.br.

12.6 Os casos omissos serão decididos pela Pró-Reitoria de Extensão e/ou Comitê de Extensão.

 

Bento Gonçalves (RS), 06 de julho de 2010.

 

 

 

Gina Mikowaiski Valent,

Pró-Reitora de Extensão, em exercício.