FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

EditalTESTE - Não utilizar - Edital TESTE - Não utilizar

Este edital não possui texto de chamada.



 

1 Objetivo

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da Superintendência de Extensão, por meio do presente edital normatiza o cadastro das ações de extensão no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande - FURG com ou sem previsão de captação de recursos financeiros.

 

2 Vigência

2.1 A vigência deste Edital é de 01 de janeiro a 30 de dezembro de 2010, período em que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura estará recebendo e supervisionando o cadastro das ações de extensão desenvolvidas pela FURG.

 

3 Dos proponentes

Poderão ser proponentes de ações de extensão docentes e técnicos-administrativos em educação que fazem parte do quadro efetivo de servidores da FURG.

 

4 Da elaboração e submissão das propostas

4.1 As propostas de ações de extensão deverão ser apresentadas sob a forma de Programa, Projeto, Curso, Evento, Publicações e outros Produtos Acadêmicos ou Prestação de Serviço, conforme definido no Plano Nacional de Extensão – PNE, disponível em www.supext.furg.br , no link documentos e publicações.

 

 4.2 As ações de extensão deverão ser elaboradas conforme as áreas de extensão, definidas no Plano Nacional de Extensão, a saber: 1. Comunicação; 2. Cultura; 3. Direitos Humanos e Justiça; 4. Educação; 5. Meio Ambiente; 6. Saúde; 7. Tecnologia e Produção; e 8. Trabalho.

 

4.3  As propostas deverão atender às seguintes diretrizes:

4.3.1 De natureza acadêmica:

• Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente com impacto na formação do estudante e na geração de novos conhecimentos;

• Interdisciplinaridade.

4.3.2 Da relação com a sociedade:

Impacto social;

Relação dialógica com a sociedade;

Contribuição na formulação, implementação e acompanhamento das políticas públicas prioritárias ao desenvolvimento local, regional e nacional.

 

4.4 As propostas deverão ser elaboradas diretamente no SIGProj – Sistema de Informação e Gestão de Projetos do Ministério da Educação (http://sigproj.mec.gov.br), aprovadas na unidade de origem (Conselho da Unidade Educacional ou Chefia/Coordenação das demais unidades da FURG) e, posteriormente, submetidas para cadastro no SIGProj, de acordo com o fluxograma anexo (Anexo 1).

 

4.5 As propostas de atividades de extensão elaboradas em outros formatos ou modelos que não o SIGProj não serão cadastradas pela SUPEXT e enquadradas no fluxo espontâneo de ações de extensão da FURG.

 

4.6 As propostas deverão ser aprovadas pelas unidades de origem e validadas por meio de carta de aceite (modelo anexo ao edital no SIGProj), que deverá ser anexada à proposta quando da sua submissão no SIGProj.

 

4.7 As propostas que tenham financiamento externo ou visem à captação de recursos financeiros e seu gerenciamento pela FAURG ou FAHERG, além dos itens citados neste edital, deverão seguir a Instrução Normativa Conjunta nº 01/2009 (PROPLAD/PROGRAD/PROEXC/PROPESP), que dispõe sobre a regulamentação no âmbito interno da FURG, do fluxo dos processos de convênios e contratos firmados com as Fundações de Apoio, disponível em www.supext.furg.br , no link documentos e publicações.

 

5 Da documentação a ser encaminhada à SUPEXT/PROEXC

5.1 A proposta de ação de extensão deverá ser entregue na SUPEXT/PROEXC, A/C da Secretaria de Apoio às Ações de Extensão – SAAE, em uma via impressa assinada pelo coordenador, juntamente com a carta de aceite da unidade de origem assinada pelo seu diretor ou chefe.

 

5.2 Somente serão aceitas as propostas submetidas diretamente no SIGProj que  contenham obrigatoriamente o número de protocolo gerado pelo sistema.

 

6 Da análise das propostas

6.1 A análise das propostas de ações de extensão será realizada pela SUPEXT/PROEXC e/ou pelo Comitê de Extensão a partir dos seguintes passos:

·         recebimento das propostas impressas e assinadas na SAAE;

·         conferência e confirmação no SIGProj do registro das propostas preenchidas pelos respectivos proponentes;

·         reconhecimento institucional da ação de extensão.

 

6.2 Caso haja necessidade de alterações na proposta cadastrada, será solicitado ao seu coordenador as modificações necessárias para adequação;

6.3 As atividades não reconhecidas poderão ser re-submetidas neste Edital desde que o coordenador realize as modificações necessárias.

 

7 Informações adicionais

7.1 Os casos omissos serão decididos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e pelo Comitê de Extensão.

 

7.2 Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos diretamente com a Servidora Everli Martins na Secretaria de Apoio às Ações de Extensão – SUPEXT/PROEXC, localizada no Centro de Convivência da FURG – Campus Carreiros, pelos fones: (53) 3233 6826/ 3233 6984 ou pelo e-mail: proexc.projetos@furg.br.

                                                                

 

                                                                     Rio Grande, 1º de janeiro de 2010.

 

 

 

 

                                               Rita Patta Rache

                                        Pró-Reitora de Extensão e Cultura em exercício                    

Anexo 1 – Fluxograma Cadastro de Ações de Extensão

 

Anexo 2 – Modelo de Carta de Aceite

(versão .doc disponível em www.supext.furg.br , no link ações de extensão)