UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

III SEREX - III SEREX

Este edital não possui texto de chamada.



EDITAL DE INSCRIÇÃO DOS RESUMOS DE TRABALHOS DA UFMS PARA O III SEREX-CO

Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste

Cuiabá/MT, 28 a 30 de abril de 2010

 

1.     APRESENTAÇÃO

1.1   A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - PREAE torna pública a realização do III SEREX - Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste, na perspectiva de abrir espaços para atividades integradas entre grupos de áreas distintas do conhecimento visando estimular, ampliar e aprofundar o debate sobre a Extensão Universitária, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso.

1.2   O III SEREX será realizado em Cuiabá/MT, no período de 28 a 30 de abril de 2010 e, como um encontro científico congregando regionalmente todos os que trabalham na área da extensão universitária, cumpre proposta gerada no âmbito do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.

1.3   A temática escolhida para o evento - EXTENSÃO, CONHECIMENTO E DIREITOS HUMANOS - é desafiadora, principalmente se levarmos em conta os marcos históricos de exclusão e violência social apresentados em nossa sociedade. Mais do que um tema, torna-se imperativo que universidades comprometidas possam contribuir para a discussão e implementação de políticas públicas em Direitos Humanos, representando assim um caminho possível para a transformação social e a construção da cidadania.

2.     OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral: Promover a difusão do conhecimento e o intercâmbio entre as Instituições de Ensino Superior da região Centro-Oeste no que tange à consolidação e ampliação da extensão científica universitária comprometida com a transformação da sociedade brasileira.

2.2. Objetivos Específicos:

- Divulgar a produção acadêmica e científica, resultante das atividades de Extensão Universitária;

- Contribuir para a reflexão teórico-metodológica sobre a Extensão e sua articulação com o Ensino e a Pesquisa;

- Promover a análise crítica de experiências e formulações teóricas no campo da Extensão sob o aspecto dos direitos humanos;

- Proporcionar a troca de experiências entre os extensionistas da UFMS e das diferentes instituições do Centro-Oeste;

- Registrar e divulgar as ações de Extensão da UFMS e demais Instituições de Ensino Superior da Região Centro-Oeste, a fim de fortalecer e institucionalizar a memória da Extensão Universitária.

3.     PÚBLICO ALVO

Docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul participantes de Ações de Extensão devidamente aprovadas junto à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS.

4.     DATA DA REALIZAÇÃO

28 a 30 de abril de 2010.

5.     CRONOGRAMA

Divulgação da home-page e programação prévia: 25 de fevereiro de 2010

Publicação das normas para inscrição de trabalhos: 25 de fevereiro de 2010

Submissão de trabalhos à UFMS: 25 de fevereiro a 25 de março de 2010

Encaminhamento dos trabalhos aprovados/selecionados pela UFMS a UFMT: até 10 de abril de 2010

Inscrição para participar do SEREX sem apresentação de trabalhos: até 15 de abril de 2010

Divulgação dos trabalhos aceitos e confirmação da programação: 15 de abril de 2010

6.     PROGRAMAÇÃO

6.1. Estrutura Geral da Programação

A programação do III Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste constará de conferência de abertura, mesas redondas, sessões de comunicação oral, apresentação de pôsteres, produtos, vídeos, lançamento de livros, reuniões e atividades artístico-culturais.

6.2. Programação: (sujeita a modificações)

28/04/2010

MANHÃ

8 h - Credenciamento

8:30 h - Abertura Oficial

9 h - Conferência ou Palestra de Abertura

10:30 h - Mesa Redonda

TARDE

14 h - Mostra de trabalhos

17 h - Painel ou Mesa com os Pró-reitores de Extensão: “Institucionalização da Extensão nas Instituições de Ensino do Centro-Oeste.

19 h - Programação Artística

29/04/2010

MANHÃ

8:30 h - Mesa Redonda

10 h - Mesa Redonda

TARDE

14 h - Mostra de trabalhos

17 h - Reunião do Fórum dos Pró-reitores de Extensão da Região Centro Oeste.

19 h - Programação Artísticas

30/04/2010

MANHÃ

8:30 h - Mesa Redonda

10 h - Encerramento do III Serex

11 h - Apresentações Artísticas

TARDE

14 h – Mostra de trabalhos (se houver necessidade)

7.     INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS - ORIENTAÇÕES GERAIS

7.1.Poderão inscrever trabalhos docentes, técnico-administrativos e discentes da UFMS que estejam vinculados a ação de Extensão (programas, projetos, cursos, prestação de serviço de extensão) recomendada (em andamento ou concluídas) pela Pró-Reitoria Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

7.2.Poderão inscrever trabalhos os membros de atividades de Extensão, desde que considerem o tema “Extensão, Conhecimento e Direitos Humanos” e/ou as áreas temáticas indicadas neste edital/projeto. O caráter Extensionista deve ser prioritário no escopo do trabalho proposto.

7.3.Cada trabalho só poderá ser inscrito em uma única modalidade.

7.4.Diferentes atividades de um mesmo programa poderão ser inscritas separadamente, desde que como trabalhos com subtítulos específicos.

7.5.Quando, por motivo de falha, o mesmo trabalho for inscrito mais de uma vez, a Comissão Científica considerará válida a última inscrição.

7.6.Será obrigatória a indicação de 01 (um) único relator, assinalando no campo específico do Formulário de Inscrição de Trabalho o seu e-mail. Para inscrição do trabalho, o número máximo permitido de autores é de 09 (nove). Dentre os mesmos, obrigatoriamente, deverá constar o nome do docente ou técnico responsável pelo programa/projeto.

7.7.Os coordenadores de programas/projetos de extensão da UFMS que tiveram ou tenham a participação de bolsista(s) de extensão no ano em 2009 ou no ano em curso deverão, obrigatoriamente, inscrever o trabalho para apresentação no III SEREX-CO, conforme edital PBEXT-2009 - UFMS.

7.8.Os programas/projetos registrados no SIGProj/PREAE/UFMS, quando da inscrição do trabalho, deverão, obrigatoriamente, mencionar o número de registro no SIGProj.

7.9.A inscrição de trabalho somente será aceita se o formulário estiver preenchido corretamente.

8.     SUBMISSÃO DOS TRABALHOS - ORIENTAÇÕES GERAIS

8.1.            As inscrições de trabalhos deverão ser encaminhadas Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis – PREAE/UFMS até o dia 25 de março de 2010.

8.2.             O formulário de inscrição dos trabalhos está disponível no SIGProj (http://sigproj.mec.gov.br).

8.3.             Caberá a UFMS a seleção interna dos trabalhos, para depois serem encaminhadas à UFMT, por meio eletrônico, ressaltando-se os limites da Instituição e por modalidade estabelecidos.

8.4.             A UFMS encaminhará até 50 trabalhos ao todo, distribuídas nas modalidades, respeitando os seguintes limites:

Pôster: 20; Comunicação Oral: 15; Vídeo: 05; Produto: 05; Apresentação Artística: 05

8.5.             Independentemente da modalidade de apresentação, os trabalhos a serem submetidos deverão estar no formato de resumos, de acordo com as normas para publicação, indicadas em anexo a este edital. Todos os resumos aceitos serão publicados nos Anais do Congresso (Cd).

8.6.             No formulário específico, no item Resumo para inscrição de trabalhos, deverá constar obrigatoriamente: introdução, objetivo, clientela, metodologia e resultados, obedecendo ao número de caracteres permitidos. Sugere-se evitar o uso de siglas e abreviações.

9.     DA SELEÇÃO, APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO

9.1. DA SELEÇÃO:

9.1.1.        Os trabalhos inscritos serão analisados e selecionados pela equipe da Coordenadoria de Extensão, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, mediante a obrigatoriedade de atendimento ao tema do III SEREX ou a uma das áreas temáticas estabelecidas e mencionadas no presente Edital.

9.1.2.        Após, a UFMS enviará a UFMT os trabalhos selecionados para que os mesmos sejam distribuídos de acordo com a modalidade de apresentação e linha temática.

9.1.3.        O resultado da seleção final dos trabalhos será divulgado oficialmente até 20 de abril de 2010, pela internet.

9.2.      DA APRESENTAÇÃO:

9.2.1.        A distribuição de todas as Ações de Extensão, que incluem o local, o dia e a hora da apresentação, isto é, aquelas submetidas e aprovadas (nas universidades de origem), serão de responsabilidade da equipe de coordenação nomeada pela Câmara de Extensão da UFMT.

9.2.2.        O relator deverá verificar a disponibilidade de tempo e horário para apresentação do trabalho pois, após seleção, os trabalhos serão distribuídos durante o período do III SEREX a critério da Comissão Científica.

9.2.3.        Cada relator poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos por dia.

9.2.4.        Os resumos submetidos e aprovados nas diferentes modalidades serão apresentados verbalmente aos membros da Comissão Científica, de acordo com escala pré-estabelecida.

9.2.5.        Salienta-se que os pôsteres e as comunicações orais serão distribuídas conforme as Áreas Temáticas da Extensão.

9.3.      DA AVALIAÇÃO:

9.3.1.        As Ações de Extensão apresentadas no III SEREX serão avaliadas por um Comitê de Avaliação, com membros indicados previamente pelas Universidades participantes.

9.3.2.        Essa avaliação tem como objetivo principal a interação com a comunidade presente ao evento, através do registro de opiniões e sugestões que venham a contribuir para o desenvolvimento e a implementação dos mesmos pelas Instituições apresentadoras.

9.3.3.        Os questionários serão elaborados pela Comissão Organizadora após ouvir a Comissão Científica e nortear-se-ão através de critérios tais como: relevância social, integração com a comunidade, clareza de idéias, criatividade, presença dos autores, entre outros.

9.3.4.        À Coordenação de Avaliação caberá a distribuição das equipes nos diferentes espaços de apresentação das ações de extensão, as quais serão responsáveis pelo preenchimento da planilha de avaliação e controle de tempo de cada atividade.

10.    INSCRIÇÃO DOS RESUMOS – NORMAS TÉCNICAS

10.1. A inscrição no III SEREX-CO, independentemente da modalidade inscrita (pôster, comunicação oral, produto, apresentação artística ou vídeo) exige a elaboração de um RESUMO, cujas especificações seguem abaixo:

Formato: doc e pdf

Margens: Superior (3cm), inferior (2cm), esquerda (3cm) e direita (2cm).

Papel: A4.

Número máximo de páginas: 01 página.

Cabeçalho: III Seminário de ExtensãoUniversitária da Região Centro-Oeste - formatação → fonte Arial 12, normal, alinhamento centralizado.

Título da Ação: formatação → fonte Arial 12, MAIÚSCULA, negrito, alinhamento centralizado.

Autores: Nome completo – formatação → fonte Arial 12, normal, alinhamento à direita.

- OBS: inserir nota de rodapé que informe se os autores são docentes, acadêmicos (as), Técnico-Administrativos (as) ou participante externo e Curso e/ou departamento e Instituição.

Resumo: no máximo 350 palavras – formatação → fonte Arial 12, normal, espaçamento simples entre linhas, alinhamento justificado. ATENÇÃO: utilizar somente texto. O resumo deverá conter introdução, metodologia e conclusão.

Palavras-chave: até 04 palavras separadas por vírgula – formatação → fonte Arial 12, normal, alinhamento justificado.

Coordenador da Ação de Extensão: Nome completo e e-mail - formatação → fonte Arial 12, normal, alinhamento justificado.

Área temática: indicar uma das 11 áreas trabalhadas pela UFMS* - formatação → fonte Arial 12, normal, alinhamento justificado.

Nota de rodapé: faz referência aos autores, contendo os seguintes aspectos: docente, acadêmico (a), Técnico Administrativo (a) ou participante externo e departamento/instituição - formatação → fonte Arial 12, normal, alinhamento justificado.

10.2. Cabe ainda ressaltar que as inscrições na categoria VÍDEO, requerem o arquivo do resumo (.pdf e .doc) e o arquivo de vídeo (.avi).

10.3. As inscrições na categoria APRESENTAÇÃO ARTÍSTICAS requerem o arquivo do resumo (.pdf e .doc) e o arquivo contendo o Programa e Ficha Técnica.

10.4. Os PÔSTERES deverão estar sob a forma de banner, apresentando as dimensões já descritas no Edital, podendo conter figuras, tabelas, fotos, etc. Contudo, deverão trazer em seu cabeçalho a denominação do evento: III Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (fonte Arial 95, negrito, alinhamento centralizado)

 

11.    INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS NO III SEREX - NORMAS PARA UFMS

PARA A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS DA UFMS:

11.1. As inscrições de trabalhos da UFMS serão feitas, exclusivamente, pela INTERNET em formulário específico, que estará disponível na página: http://sigproj.mec.gov.br.

11.2. No formulário específico, no item Resumo para inscrição de trabalhos, deverá constar obrigatoriamente: introdução, objetivo, clientela, metodologia e resultados, obedecendo ao número de caracteres permitidos. Sugere-se evitar o uso de siglas e abreviações.

11.3. Para a UFMS, os trabalhos deverão estar inscritos no SIGProj, que deverá ser preenchido e enviado on-line por um de seus autores e será composto das seguintes informações:

I. Identificação do trabalho

a) selecionar o edital - III SEREX

b) Selecionar ao tipo/modalidade de trabalho – Pôster, Comunicação Oral, Produto, Apresentação Artística (Conferir Item 12, a seguir).

c) Selecionar a área temática do trabalho em consonância com a ação de extensão.

II. Ação de Extensão: vincular o trabalho a ser apresentado à ação de extensão cadastrada/registrada na universidade de origem.

III. Descrição do Trabalho:

a) Preencher o título do trabalho;

b) Preencher o resumo com no máximo 350 palavras contendo as seguintes informações: introdução, objetivo(s), atividades desenvolvidas, metodologia, público-alvo, principais resultados alcançados, conclusões do trabalho; e

c) Preencher as palavras-chave, digitando no máximo cinco expressões separadas por vírgula;

d) Anexar o trabalho, respeitando a formatação estabelecida no edital.

IV. Autores:

a) Adicionar todos os autores do trabalho envolvidos na ação;

b) Selecionar o responsável pela exposição dentre os autores inseridos.

12.    MODALIDADES E DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NO III SEREX

12.1. Comunicação oral

Apresentação oral de trabalhos, envolvendo temas afins, seguida de debate no final da explanação. O relator deverá contar com 15 minutos para a apresentação e 5 minutos para debate.

Para a apresentação das Comunicações Orais serão disponibilizados os seguintes recursos audiovisuais: retroprojetor, aparelho multimídia (a confirmar com a Comissão Científica) e projetor de slides. Qualquer outro tipo de recurso audiovisual que o relator desejar ficará sob sua responsabilidade. Neste caso, o relator do trabalho deverá comunicar formalmente (memorando ou outra documentação) à Comissão Científica, até o dia 15 de abril de 2010, o tipo de equipamento que será utilizado na explanação. A referida documentação deverá ser entregue no protocolo da PROCEV/CODEX ou enviada via e-mail para a Comissão Científica.

12.2. Pôster

Painel podendo conter fotos, quadros estatísticos e textos, que cobre uma superfície ou parte dela, apresentando um panorama sobre a atividade.

Os pôsteres deverão ser apresentados no formato mínimo A2 (420 x 594 mm) e ocuparão espaço máximo de 1,20m (largura) x 1,40m (altura). Deverão conter, ainda, a identificação visual ou logomarca da instituição de origem e do evento em questão.

Os trabalhos que não atenderem às normas estabelecidas pela Comissão Científica não serão aceitos para apresentação.

Os pôsteres serão afixados nos dias estabelecidos pela Comissão Científica em área previamente definida. O relator, obrigatoriamente, deverá estar à disposição para esclarecimento ao público no horário das 15 às 18h. A montagem dos pôsteres deverá ocorrer de 10 às 13h e a retirada deverá ser feita entre 19 e 20h do dia de sua apresentação.

Recomenda-se a presença do coordenador durante a apresentação do trabalho.

A Comissão Cientifica não se responsabilizará pelos trabalhos que não forem retirados no horário previsto.

12.3. Vídeo

Apresentaçãode DVD, com duração de no máximo 20 minutos, seguida de debate no final da explanação. Cada relator deverá contar com 05 minutos para debate. A PROCEV disponibilizará a TV, aparelho de DVD e projetor multimídia.

12.4. Produto

Resultado gerado a partir de uma atividade, processado por meio de diversos instrumentos, tais como: manual, cartilha, livro, revista (interativa ou não), etc. Para apresentação do Produto selecionado o(s) autor(es) deverá(ão) fazer exposição e exibição do material produzido.

A PROCEV disponibilizará, para apresentação do Produto, apenas o espaço físico, sendo de responsabilidade do(s) autor(es) os equipamentos e materiais necessários a sua exposição e exibição. Neste caso o relator deverá informar à Comissão Científica os equipamentos que deverão ser usados.

A ordem de apresentação dos trabalhos obedecerá ao cronograma a ser estabelecido pela Comissão Científica e será antecipadamente informada ao relator.

Os produtos deverão ficar expostos das 13 às 19h. O relator deverá estar obrigatoriamente presente das 15 às 18h, para esclarecimentos ao público.

12.5. Apresentação Artística

Apresentação in loco, com duração de no máximo 20 minutos. Após a apresentação, cada coordenador/grupo deverá contar com 05 minutos para debate acerca da apresentação.

As apresentações inscritas deverão, obrigatoriamente, ser resultado de uma ação de extensão.

A PROCEV disponibilizará, para Apresentação Artística, apenas o espaço físico e um técnico de som, sendo de responsabilidade do(s) autor(es) os equipamentos e materiais necessários a sua performance.

Qualquer outro tipo de recurso que o relator desejar ficará sob sua responsabilidade. Neste caso, o relator do trabalho deverá comunicar formalmente (memorando ou outra documentação) à Comissão Científica, até o dia 15 de abril de 2010, o outro tipo de equipamento que será utilizado na explanação. A referida documentação deverá ser entregue no protocolo da PROCEV/CODEX ou enviada via e-mail para a Comissão Científica.

13.    ÁREAS TEMÁTICAS

ARTES

COMUNICAÇÃO

CULTURA

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA

EDUCAÇÃO

ESPORTES

LETRAS

MEIO AMBIENTE

SAÚDE

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO

TRABALHO

14.    DISPOSIÇÕES FINAIS E CONTATOS UFMS/III SEREX

14.1. A inscrição do trabalho no III SEREX-CO não caracterizará a inscrição do(s) autor(es) como participante(s). O(s) autor(es) deverá(ão) fazer sua inscrição para participar do III SEREX. Para participar do EVENTO, o indivíduo deverá preencher o formulário pelo seguinte link www.ufmt.br/serex2010 .

14.2 Feita a inscrição para PARTICIPAÇÃO no evento, via site do evento (item 14.1) a inscrição para APRESENTAÇÃO DE TRABALHO (regulamentada por este Edital e feita via SIGProj) será deferida, ficando a critério da equipe da Coordenadoria de Extensão/PREAE a aprovação da apresentação de trabalho, cujo resultado será divulgado em XX.

14.3 Os interessados em participar como OUVINTE devem inscrever-se na página do Evento (www.ufmt.br/serex2010) e na página da Preae (www.preae.ufms.br), sendo que a Inscrição para a UFMS (via página da PREAE) deverá ser enviada por e-mail para cexpreae@nin.ufms.br até o dia 15 de abril.

14.4 Os interessados em participar como OUVINTE ficam cientes de que a prioridade para aceitação de inscrições é de participantes com apresentação de trabalhos e que, na existência de vagas, serão contemplados participantes OUVINTES.

14.5. A UFMT disponibilizará 220 vagas para alojamento gratuito aos participantes que primeiro se inscrevem com apresentação de trabalho aprovado por sua IES. O alojamento será no Ginásio Aecim Tocantins e será necessário levar roupa de cama e banho.

14.6. A UFMT disponibilizará também almoço no RU ao custo de R$ 1,00 aos alunos e R$ 4,50 para servidores técnicos e docentes, desde que inscritos regularmente no evento e portando documentação.

14.7. Caberá a UFMS o transporte dos participantes no evento.

14.8. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, em acordo com os Pró-Reitores de Extensão envolvidos no evento.

CONTATOS

Pró-Reitor PREAE - Milton Marianni

Coordenadoria de Extensão - João Batista

Telefones 3345-7244 / 3345-7235

site: www.ufmt.br/serex2010

e-mail: serex@ufmt.br