UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

EDITAL 03/2010 -PIBEX - PROEC/UEMS - EDITAL 03/2010 -PIBEX - PROEC/UEMS

Este edital não possui texto de chamada.



                                                                       
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS.
DIVISÃO DE EXTENSÃO
 
 
 
EDITAL 03/2010 – PIBEX - PROEC /UEMS
 
 
Seleção de acadêmicos da UEMS ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX
 
 
CRONOGRAMA
1- Lançamento do Edital
08/02/2010
2- Inscrições
01/03/2010 a 26/03/2010
3- Publicação de indeferimento
A partir de 09/04/2010
4- Seleção e classificação
12/04/2010 a 30/04/2010
5- Resultado final
A partir de 30/04/2010
6- Período da Bolsa PIBEX
10 de maio/ 2010 a 31 de janeiro / 2011
 
 

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários.
Divisão de Extensão
Programa Institucional de Bolsas de Extensão –PIBEX – RESOLUÇÃO CEPE/UEMS Nº. 263, de 04 de dezembro de 2001.
 
Edital 03/2010-PIBEX - PROEC/UEMS
 
A Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários - PROEC/UEMS, no uso de suas atribuições legais, torna público, para conhecimento da comunidade acadêmica –UEMS, o Edital 03/2010- PIBEX - PROEC/UEMS, do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX, seleciona bolsistas para atender os programas ou projetos de Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
 
OBJETIVOS
1.1 O Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX tem como objetivos:
I - estimular professores a incluírem alunos de graduação nas práticas voltadas para o atendimento de necessidades sociais emergentes como as relacionadas com as áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho, Habitação, dentre outros;
II - oportunizar aos bolsistas e seus orientadores a ampliar a oferta de oportunidades para a aprendizagem e melhorar a qualidade da Educação, incluindo a Educação Continuada e a Distância;
III - possibilitar aos bolsistas novos meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social do País;
IV – estimular bolsistas e orientadores a desenvolverem atividades que impliquem em relações multi, inter ou transdiciplinares e interprofissionais de setores da Universidade e da Sociedade;
V - provocar a produção de conhecimentos científicos a partir das necessidades detectadas na vivência com a comunidade e com o conhecimento popular;
VI - proporcionar aos bolsistas e aos orientadores condições para que tenham uma relação bidirecional entre a Universidade e a Sociedade, de tal modo que os problemas urgentes da sociedade recebam atenção produtiva por parte da Universidade.
2. INSCRIÇÕES
2.1 - Antes de efetuar a inscrição, o acadêmico e orientador deverão conhecer o edital e certificarem-se de que atendem todos os requisitos exigidos para a inscrição no Programa. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, bem como da Resolução CEPE/UEMS 263, de 04 de dezembro de 2001, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
2.2 As inscrições estarão abertas no período de 1º de março de 2010 a 26 de março de 2010.
2.3 O acadêmico deve se cadastrar no Sistema de Informação e Gestão de Projetos – SIGProj, disponível no site http://sigproj.mec.gov.br/ preenchendo corretamente todos os dados de identificação, endereço, endereço de e-mail e conta corrente (se houver).
2.3.1. É de inteira responsabilidade do acadêmico o preenchimento de todos os dados no SIGProj, que serão utilizados posteriormente caso seja contemplado com a bolsa, para envio de correspondências e pagamento.
2.4 O acadêmico deverá cadastrar sua proposta no SIGProj, em linguagem clara e gramaticalmente correta, preenchendo todos os campos, sendo o caminho para cadastro: “extensão” “bolsa de extensão” “criar nova proposta”.
2.4.1 Além de cadastrar o projeto no SIGProj, o acadêmico deverá anexar, no referido Sistema, o Formulário 1 – Cadastro do acadêmico e Formulário 2 - Cadastro Geral de Bolsa de Extensão, devidamente preenchido, disponível no site http://www.uems.br/proec/dex/formularios.php .
2.4.2 Não é necessário acolher assinatura do Gerente da unidade no formulário do SIGProj.
2.5 Após cadastrar a proposta e anexar os formulários constantes no item 2.4.1, clique em “salvar” e após “submeter proposta”. Somente as propostas submetidas pelo SIGProj serão analisadas.
2.6 Concluída a submissão no SIGProj, o acadêmico deverá imprimir o projeto, assinar, acolher assinatura do(a) orientador(a) e juntar a documentação especificada no item 3.1 deste Edital.
2.7 As inscrições da Unidade de Dourados serão recebidas SOMENTE na Divisão de Extensão - PROEC/UEMS, até o dia 26/03/2010, às 14 horas. As inscrições das demais Unidades Universitárias deverão ser recebidas nas coordenações de cursos até 13h30 do dia 26/03/2010 e deverão ser encaminhadas pela coordenação do Curso no malote do mesmo dia.
Após a data limite de 26/03/2010 o SIGProj não aceitará cadastro.
3. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO
3.1 O acadêmico deverá encaminhar à Divisão de Extensão/PROEC, em envelope lacrado e identificado, cópia dos seguintes documentos:
a)      A proposta que foi cadastrada e submetida no SIGProj, devidamente assinada pelo acadêmico e orientador;
b)      Formulário 1 - Cadastro do acadêmico;
c)      Formulário 2 – Cadastro Geral de Bolsa de Extensão, devidamente preenchido e assinado pelo acadêmico, orientador e coordenador de curso ou gerente;
d)      curriculum lattes do acadêmico devidamente documentado, com produção intelectual dos últimos 2 (dois) anos, com comprovação da participação, principalmente em ações  extensionistas;
e)      cópia do CPF;
f)        Cópia de Carteira de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública ou de Justiça; e pelas Forças Armadas ou Polícia Militar ou Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (com foto) ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (com foto);
g)      comprovante do número da agência e conta-corrente ou poupança - Banco do Brasil S/A ou Caixa Econômica Federal (caso já possua conta).
3.2 A ausência de documentos exigidos implicará no indeferimento da inscrição no PIBEX.
3.3 O preenchimento dos documentos elencados no item 3.1 deverá ser realizado conjuntamente pelo acadêmico e orientador.
3.4 O acadêmico contemplado deverá entregar na DEX/PROEC, pessoalmente ou pelo fax (67) 3902-2632, até o dia 5 de maio de 2010, a cópia de comprovante de conta corrente ou poupança ou qualquer documento que comprove a conta bancária do Banco do Brasil S/A ou Caixa Econômica Federal, para as devidas providências junto ao Setor Financeiro/PROAP. O não cumprimento dessa exigência implicará na desclassificação automática do acadêmico e será convocado o próximo da lista de classificação.
3.5 Os acadêmicos não selecionados terão um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data de publicação do resultado final, para retirarem a documentação de inscrição. Após esse período, os documentos serão inutilizados.
4. CONDIÇÕES EXIGIDAS PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO:
4.1 Referentes ao acadêmico:
a)            ser aluno regularmente matriculado em qualquer série dos Cursos de Graduação da UEMS, cursando no mínimo 3 (três) disciplinas no período de vigência da bolsa;
b)            ser selecionado e indicado pelo orientador para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX;
c)            dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de extensão, com disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades de extensão;
d)            preferencialmente ter participação, como colaborador, em ações de Extensão comprovada junto a DEX ou DCAC.
e)            preferencialmente não ter concluído nenhum outro Curso de Graduação;
f)              estar com o cadastro atualizado no SIGProj, principalmente no que se refere aos dados para contato;
g)            não estar, sob quaisquer circunstâncias, inadimplente com qualquer Programa da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, demais Pró-Reitorias e Bibliotecas da UEMS, inclusive relatório parcial;
h)            não perceber remuneração em quaisquer outros programas institucionais;
i)              não possuir vínculo familiar de qualquer espécie com o orientador;
j)              não concorrer com mais de uma proposta;
k)            não possuir vínculo empregatício de qualquer espécie, durante o período de vigência da bolsa;
l)              não estar participando de estágio remunerado em qualquer órgão, entidade e afins;
Obs: O Programa a que se refere este Edital não gerará qualquer vínculo empregatício entre o aluno e a Universidade.
4.2. Referentes ao orientador:
a)      fazer parte do quadro de DOCENTES da UEMS;
b)      não estar afastado integralmente a qualquer título pela Instituição;
c)      possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq;
d)      possuir, no mínimo, o título de especialista;
e)      ser coordenador de Programa ou Projeto de Extensão aprovado, registrado e em desenvolvimento, conforme as normas da Divisão de Extensão;
f) não ser, sob quaisquer circunstâncias, inadimplente com qualquer ação da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, demais Pró-Reitorias e Bibliotecas da UEMS;
g)      quando convocado ou visitante, ater-se ao tempo previsto para a finalização total do Projeto, conforme o período contratual e orientar mediante a co-orientação de um professor efetivo que se responsabilizará por uma eventual substituição;
h)      quando cedido, orientar mediante a co-orientação de um professor efetivo que se responsabilizará por uma eventual substituição;
i)  quando o orientador, sem justificativa fundamentada e plausível, cancelar a bolsa do acadêmico ficará impedido de participar do PIBEX, pelo período de 2 (dois) anos;
j)  responsabilizar-se pelo bolsista no que se refere ao cumprimento das atividades previstas e no cumprimento da resolução CEPE/UEMS N. º263, de 04/12/2001.
Observação: o programa ou projeto citados na letra ‘E’ devem estar em vigência durante todo o período de realização da bolsa de extensão, podendo a bolsa não ser aprovada caso o programa/projeto do orientador tenha seu término previsto antes do término da bolsa.
5. PLANO DE TRABALHO (Cadastro no SIGProj)
5.1 O Plano de trabalho deverá:
a) Caracterizar-se claramente como extensão universitária, com atividades voltadas para a comunidade externa, sendo extensão conceituada como “processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa, de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e sociedade”;
b) Apresentar detalhadamente as ações a serem desenvolvidas pelo bolsista, com rigor técnico e científico, as quais deverão ser distintas daquelas desenvolvidas pelo orientador;
c) ter clareza e consistência dos objetivos gerais e específicos, e do cronograma de trabalho;
d) constar, na metodologia, como os objetivos serão alcançados;
e) ser individual e diferenciado no caso de dois ou três bolsistas trabalharem no mesmo Projeto de Extensão;
f) estar vinculado ao Programa ou Projeto de Extensão do orientador;
g) não apresentar recurso financeiro;
h) ter título distinto do título do projeto do orientador.
6. DAS BOLSAS
6.1 Serão concedidas 75 bolsas para Programas, projetos e cursos de Extensão, no valor de R$300,00 (trezentos reais), no período de 10 de maio de 2010 a 31 de janeiro de 2011, sem possibilidade de prorrogação.
6.2 A bolsa será suspensa e/ou cancelada, pela PROEC, caso o bolsista não cumpra o prazo de entrega dos relatórios, apresente insuficiência de desempenho ou por solicitação justificada do orientador.
7. PROCESSO DE SELEÇÃO
a)      A Divisão de Extensão fará a seleção prévia dos processos inscritos e verificará se todas as condições previstas no Edital foram atendidas. Aqueles que não atenderem, serão indeferidos;
b)      os planos de trabalho e os currículos serão avaliados pelo Comitê Assessor de Bolsas de Extensão;
c)      serão concedidas, concomitantemente, no máximo, 3 (três) bolsas para orientadores com titulação de Doutor, 2 (duas) bolsas para orientadores com titulação de Mestre e 1(uma) para titulação de Especialista;
d)      o professor poderá apresentar um número de propostas maior do que a sua titulação permite, porém a concessão das bolsas não poderá ir além do que o previsto no item C;
e)      os pedidos de concessão de Bolsas serão contemplados de acordo com as Áreas Temáticas da Extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho;
f)        o Comitê Assessor de Bolsas de Extensão fará uma pré-seleção dos pedidos de bolsa baseada na pontuação de itens de produção científica, titulação do orientador, experiência anterior e desempenho acadêmico do candidato;
8. ANÁLISE DAS PROPOSTAS
8.1 Na avaliação serão considerados o Projeto de Extensão, o Plano de Trabalho, currículo do orientador e do acadêmico, e histórico escolar;
8.2 serão desclassificadas as propostas que estiverem em desacordo com os requisitos básicos para a inscrição;
8.3 em caso de desistência do Bolsista, não havendo outro bolsista inscrito e classificado na lista de espera do coordenador do projeto, a bolsa será concedida ao bolsista que estiver classificado na lista de espera pela ordem de classificação geral da Instituição;
8.4 serão avaliados a viabilidade da proposta, o impacto da ação junto à comunidade e a contribuição na formação do acadêmico;
8.5 será analisado a coerência dos objetivos propostos com a metodologia e o cronograma.
8.6 Após análise pelo Comitê, as propostas podem ser aprovadas, reprovadas ou enviadas para reformulação.
8.7 As propostas que sofrerem pedidos de reformulação deverão ser alteradas no prazo solicitado pela Divisão de Extensão e após a reformulação, podem ser aprovadas ou reprovadas, sendo que o pedido de reformulação será encaminhado para o e-mail do acadêmico autor da proposta e para o e-mail do seu orientador/a.
9 DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 O aluno deverá comprometer-se a apresentar os resultados parciais e finais de extensão, sob a forma de exposições orais ou painéis (principalmente em evento institucional SEMEX – Seminário de Extensão Universitária).
9.2Não nos responsabilizamos por congestionamento no site da UEMS e falhas na Internet.
9.3Não serão permitidas, após o término das inscrições, juntada de documentos.
9.4 Das decisões do Comitê Assessor de Bolsa de Extensão e dos resultados não caberá recurso.
9.5 Mais informações poderão ser obtidas na Divisão de Extensão/PROEC, das 8h às 16h, em Dourados, pelo telefone: (67) 3902-2562, com Mônica, e/ou pelo e-mail dex@uems.br .
9.6 Os casos omissos serão resolvidos pela Divisão de Extensão e Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários.
 
Dourados, 2 de fevereiro de 2010
 
 
 
Profª Dra. Beatriz dos Santos Landa
Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários.
PROEC/UEMS