UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

IV ENEX - 2009 - IV ENEX Encontro de Extensão da UFMS

Este edital não possui texto de chamada.



INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 798 DE 06 OUTUBRO DE 2009.
A PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, no uso de suas atribuições legais,
 
R E S O L V E:
 
Art. 1º Aprovar o Edital do “II Encontro de Extensão Universitária da UFMS (II EPEX-UFMS)”, que faz parte integrante desta Instrução de Serviço.
 
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
 
 
MILTON AUGUSTO PASQUOTTO MARIANI
 
 

EDITAL DO II ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (II EPEX) DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
 
 
 
CAPÍTULO I
DOS OBJETIVOS
 
Art. 1º A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE) torna pública a abertura de inscrições e envio de trabalhos sobre Extensão Universitária a serem apresentados no “II Encontro de Extensão Universitária da UFMS (II EPEX-UFMS)” com realização nos dias 19 e 20 de novembro de 2009 em conjunto com o “IV Encontro de Extensão Universitário da UFMS (IV ENEX)”, “X Encontro de Iniciação Científica da UFMS (X EIC)” e “II Mostra de Trabalhos PET e PEG da UFMS (II PETPEG)”.
 Parágrafo único. O evento será de natureza acadêmico, científico-cultural, e tem por finalidade reunir os bolsistas e orientadores participantes do II EPEX para apresentar, socializar e divulgar os resultados parciais e finais das ações de extensão desenvolvidas na UFMS.
 
Art. 2º São objetivos do evento:
       I - promover a interação entre a Universidade e a sociedade por meio do relato das ações de extensão concluídas ou em andamento pela CEX/PREAE-UFMS, desenvolvidas no âmbito de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços;
II - proporcionar a troca de experiências entre os extensionistas da UFMS;
III - reconhecer as novas demandas de ações de extensão da sociedade;
IV - registrar e divulgar as ações de extensão da UFMS a fim de fortalecer e institucionalizar a memória da extensão na UFMS;
 
CAPÍTULO II
DOS PRAZOS DA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
 
Art. 3º O prazo para inscrição de trabalhos no evento será de 09 de outubro a 09 de novembro de 2009, período em que a Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto da UFMS (CEX/PREAE) estará recebendo, eletronicamente, os trabalhos para avaliação.
 
§1º A inscrição dos trabalhos deverá ser feita diretamente pelo Sistema de Informação em Extensão Universitária (SIGPROJ - http://sigproj.mec.gov.br).
 
§2º Poderão inscrever trabalho(s) os docentes, técnico-administrativos e discentes da UFMS que estejam vinculados a ações de extensão (programas, projetos, cursos e prestação de serviços de extensão) recomendadas (em andamento ou concluídas) pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE).
 
Art. 5ºOs trabalhos serão submetidos somente para a modalidade BANNER.
 
Art. 6º O formulário de inscrição dos trabalhos estará disponível no SIGPROJ, deverá ser preenchido e enviado on-line por um de seus autores e será composto pelas seguintes informações:
 
I - Identificação do Trabalho:
a)      Selecionar o Edital - II EPEX;
b)     Selecionar o tipo do trabalho – BANNER; e
c)      Selecionar a área temática do trabalho em consonância com a ação de extensão.
II - Ação de Extensão: vincular a ação de extensão em que o trabalho será apresentado e discutido.
III - Descrição do Trabalho:
a)            Preencher o título do trabalho;
b)            Preencher o resumo com no máximo 350 palavras explicitando as seguintes informações: introdução, objetivo(s), atividades desenvolvidas, metodologia, público-alvo, principais resultados alcançados e conclusão do trabalho; e
c)            Preencher as palavras-chave, digitando no máximo cinco expressões separadas por vírgula.
IV - Autores:
a)            Adicionar todos os autores do trabalho envolvidos na ação;
b)            Selecionar o responsável pela exposição dentre os autores inseridos.
 
§1º As inscrições dos trabalhos serão confirmadas pelo SIGPROJ a todos os autores por meio de correio eletrônico com comprovante eletrônico após submissão do trabalho.
 
§2º Somente será aceito um trabalho por ação de extensão.
 
§3º Todos os bolsistas de extensão do PBEXT/UFMS-2009 deverão, obrigatoriamente, participar como autores de pelo menos um resumo para o II EPEX-UFMS, conforme previsto no Termo de Compromisso do(a) Bolsista, sob pena do coordenador/orientador da ação de extensão não concorrer ao Edital PBEXT/UFMS-2010.
 
§4º O coordenador da ação de extensão deverá, necessariamente, ser um dos autores do trabalho, sob pena de exclusão do processo de seleção do PBEXT/UFMS-2010.
 
CAPÍTULO III
DA SELEÇÃO, APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
 
Art. 7º Os trabalhos inscritos serão analisados e selecionados pela Comissão Científica do II EPEX-UFMS, considerando a proposta da ação de extensão, o Plano Nacional de Extensão Universitária e as diretrizes do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEXT).
Parágrafo único. Será instituída uma Comissão Científica para a avaliação dos trabalhos inscritos no II EPEX-UFMS formada pelos membros da Comissão Central de Extensão, Cultura e Desporto da UFMS, além de consultores “ad hoc” envolvidos diretamente com a Extensão Universitária na UFMS.
 
Art. 8º O prazo para divulgação dos trabalhos aceitos será até 11 de novembro de 2009 no websiteda PREAE/UFMS.
 
Parágrafo único. Os trabalhos aceitos serão apresentados na forma de Banner.
 
Art. 9º A exposição dos trabalhos aceitos será sob a forma de Banner, conforme encaminhamentos da Comissão Científica do evento.
 
§1º O expositor de trabalho aceito para Banner deverá estar presente no período de exposição pré-definido pela organização do evento para dirimir dúvidas e explicações.
 
§2º Será disponibilizado um local específico na UFMS para fixação dos pôsteres.
 
Art. 10. Para publicação em forma de coletânea, deverá ser enviado um RESUMO de todos os trabalhos a serem apresentados, contendo as seguintes informações:  título do trabalho: câmpus onde a ação de extensão foi desenvolvida; área temática; nome do(s) bolsista(s) que desenvolveu(eram) a ação de extensão; resumo com, no máximo, trezentas palavras explicitando as seguintes informações: objetivos, público-alvo, metodologia, desenvolvimento das atividades, resultados alcançados e conclusão; palavras-chave (máximo três expressões).
 
 
CAPÍTULO IV
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
 
Art. 15. Os trabalhos que não atenderem às normas estabelecidas neste Edital não serão avaliados.
 
Art. 16. Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pelo Coordenador de Extensão, Cultura e Desporto e pela Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS.
 
Art. 17. A qualquer tempo este Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que isso implique direito à indenização de qualquer natureza.
 
Art. 18. Os termos deste Edital somente poderão ser impugnados mediante manifestação formal à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis até cinco dias úteis após a sua publicação.
 
Art. 19. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos contatando-se a Coordenadoria de Extensão, Cultura e Desporto da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura de Assuntos Estudantis da UFMS pelos telefones (67) 3345-7235, 3345-7244 ou pelo correio eletrônico interno ao SIGPROJ.