UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

I EBP 2009 - Bolsa Permanência - Edital do 'I Encontro de Bolsistas Permanência da UFMS: Resultados alcançados'

Este edital não possui texto de chamada.



EDITAL DO “I ENCONTRO DE BOLSISTAS PERMANÊNCIA DA UFMS: RESULTADOS ALCANÇADOS”, DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
 
CAPÍTULO I
DOS OBJETIVOS
 
Art. 1° A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE), torna pública a abertura de inscrições para o envio de trabalhos sobre Bolsa Permanência a serem apresentados no “I Encontro de Bolsistas Permanência da UFMS: Resultados Alcançados”, bem como inscrições para participantes (ouvintes) neste Evento, com realização nos dias 4 a 6 novembro de 2009.
Parágrafo único. O evento será de natureza acadêmico, científico-cultural, e tem por finalidade a apresentação de resultados alcançados pela participação do Bolsista Permanência nas ações de ensino, pesquisa, extensão e/ou atividades complementares da UFMS.
Art. 2° São objetivos do Evento:
I – promover a integração ensino-pesquisa-extensão, proporcionando a participação do acadêmico como processos educativo, cultural e científico;
II – registrar e divulgar as atividades desenvolvidas, a fim de fortalecer os programas assistenciais da UFMS;
III – fomentar a construção de uma consciência de cidadania e ética, embasados na prática profissional;
IV – incentivar o intercâmbio entre os Bolsistas Permanência, a fim de identificar os resultados relevantes;
V – Socializar as informações;
VI – avaliar e propor melhorias para o Programa Bolsa Permanência;
VII – conceder o “Prêmio Destaque Bolsa Permanência 2009” ao trabalho de acadêmicos participantes do Programa Bolsa Permanência envolvidos em ações de ensino, pesquisa, extensão e/ou atividades complementares.
 
CAPÍTULO II
DOS PRAZOS PARA INSCRIÇÕES
 
Art. 3° O prazo para vigência deste Edital é de 28 de setembro a 9 de outubro de 2009, período em que a Divisão de Apoio e Assistência Acadêmica (DIAA/CAE/PREAE) estará recebendo a inscrição de trabalhos, através do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj-MEC – http://sigproj.mec.gov.br).
Art. 4° No dia 13 de outubro de 2009, será divulgada a listagem com o nome dos trabalhos selecionados e respectivo apresentador, no website da PREAE/UFMS (http://www.preae.ufms.br), para apresentação nos dias 5 e 6 de novembro de 2009.
Art. 5° O prazo para inscrição como participante (ouvinte) no evento é de 19 a 28 de outubro de 2009.
 
CAPÍTULO III
DA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS E SUAS MODALIDADES
 
Art. 6° Deverá ser preenchido e enviado o formulário de inscrição online,disponível no SIGProj-MEC, pelo apresentador do trabalho, ou pela DIAA/CAE/PREAE, no caso da Cidade Universitária, ou pelas respectivas Comissões Permanentes de Apoio e Assistência Acadêmica (CPACs), nos demais Câmpus.
Art. 7° As modalidades de apresentação dos trabalhos do “I Encontro de Bolsistas Permanência da UFMS: Resultados Alcançados” são BANNER INSTITUCIONAL e BANNER CIENTÍFICO.
§ 1° Na modalidade BANNER INSTITUCIONAL são descritas ações relacionadas com o Programa Bolsa Permanência, com ou sem cunho científico, que podem estar ligadas a ações de ensino, pesquisa, extensão e/ou atividades complementares da UFMS.
I – Na modalidade BANNER INSTITUCIONAL, os autores devem preencher, obrigatoriamente, as seguintes informações:
a)      título do trabalho;
b)      câmpus onde a atividade foi desenvolvida;
c)      área temática (ensino, pesquisa, extensão ou atividade complementar);
d)      nome do(s) bolsita(s) que desenvolveu(eram) a atividade com respectivos endereços eletrônicos;
e)      nome do tutor com respectivo endereço eletrônico;
f)       palavras-chave (máximo três expressões);
g)      corpo do texto contendo objetivos, público-alvo, metodologia (se houver), desenvolvimento das atividades, resultados alcançados, conclusão e referências bibliográficas com fonte (se houver).
§ 2° Na modalidade BANNER CIENTÍFICO, são descritas ações relacionadas com o Programa Bolsa Permanência, de cunho eminentemente científico, ligadas à ações de ensino, pesquisa, extensão e/ou atividades complementares da UFMS.
I – Na modalidade BANNER CIENTÍFICO, os autores devem preencher, obrigatoriamente, as seguintes informações:
a)      título do trabalho;
b)      câmpus onde a atividade foi desenvolvida;
c)      área temática (ensino, pesquisa, extensão ou atividade complementar);
d)      nome do(s) bolsita(s) que desenvolveu(eram) a atividade com respectivos endereços eletrônicos;
e)      nome do tutor com respectivo endereço eletrônico;
f)       palavras-chave (máximo três expressões);
g)      corpo do texto contendo objetivos, público-alvo, metodologia, desenvolvimento das atividades, resultados alcançados, conclusão e referências bibliográficas com fonte.
§ 3° As inscrições dos trabalhos serão confirmadas pelo SIGProj-MEC a todos os autores por meio de correio eletrônico com comprovante de submissão do banner.
§ 4° Somente poderão inscrever trabalhos os bolsistas do Programa Bolsa Permanência regularmente inscritos e que realizem atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e/ ou atividades complementares da UFMS.
Art. 8° Para publicação em forma de coletânea, deverá ser enviado um RESUMO de todos os trabalhos a serem apresentados, contendo as seguintes informações: título do trabalho; câmpus onde a atividade foi desenvolvida; área temática (ensino, pesquisa, extensão ou atividade complementar); nome do(s) bolsista(s) que desenvolveu(eram) a atividade; resumo com no máximo trezentas palavras explicitando as seguintes informações: objetivos, público-alvo, metodologia, desenvolvimento das atividades, resultados alcançados e conclusões; palavras-chave (máximo três expressões).
 
CAPÍTULO IV
DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS
 
Art. 9° Os trabalhos inscritos serão selecionados pelos tutores e DIAA/CAE/PREAE, no caso da Cidade Universitária e pelos tutores e respectivas CPACs, nos demais Câmpus, segundo critério do número limite de vagas disponíveis para cada localidade e considerando a relevância dos resultados alcançados por cada atividade.
 
CAPÍTULO V
DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
 
Art. 10. A apresentação dos trabalhos será exclusivamente sob a forma de banner, conforme programação a ser divulgada oportunamente.
§ 1° O expositor do trabalho deverá estar presente no período de exposição pré-definido na programação para dirimir dúvidas e explicações.
§ 2° Será disponibilizado um local específico para fixação dos banners dos trabalhos.
§ 3° A PREAE subsidiará a elaboração e a impressão do banner, ficando o mesmo, após o evento, de propriedade do respectivo tutor do trabalho.
 
CAPÍTULO VI
DAS PREMIAÇÕES
 
Art. 11. A PREAE concederá o “Prêmio Destaque Bolsa Permanência 2009”, que tem como objetivo incentivar os trabalhos acadêmicos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
Parágrafo único. Poderão concorrer ao “Prêmio Destaque Bolsa Permanência 2009”, exclusivamente os trabalhos selecionados, inscritos e apresentados no “I Encontro de Bolsistas Permanência da UFMS: Resultados Alcançados”, nas modalidades BANNER INSTITUCIONAL ou BANNER CIENTÍFICO.
Art. 12. Serão requisitos para premiação os aspectos destacados, que receberão pontuação de zero a dez para cada item:
I – relação entre ensino-pesquisa-extensão;
II – repercussão da atividade na comunidade universitária do Câmpus/Cidade Universitária em que se insere;
III – caráter interdisciplinar, intercursos, interdepartamental, intercentro e/ou interinstitucional;
IV – ação inovadora no contexto universitário;
V – relevância social, ambiental, artístico-cultural, científica e/ou econômica.
Art. 13. Caberá à Comissão Avaliadora do “I Encontro de Bolsistas Permanência da UFMS: Resultados Alcançados”, designada pela DIAA/CAE/PREAE, avaliar os trabalhos e homologar o resultado dos três primeiros classificados, conforme a pontuação, em ordem decrescente.
Art. 14. Os trabalhos vencedores do “Prêmio Destaque Bolsa Permanência 2009” serão contemplados com os prêmios:
I – primeiro lugar: coletânea de livros e certificado de premiação.
II – segundo e terceiro lugar: certificado de premiação.
Art. 15. Os prêmios serão entregues pela PREAE, em solenidade pública, realizada no Ginásio de Esportes Cel. Eric Tinoco Marques (Moreninho), no dia 6 de novembro de 2009, durante o encerramento do “I Encontro de Bolsistas Permanência da UFMS: Resultados Alcançados”.
 
CAPÍTULO VII
DISPOSIÇÕES GERAIS
 
Art. 16. Os trabalhos que não atenderem às normas estabelecidas neste Edital serão excluídos da participação no evento.
Art. 17. A qualquer tempo, este Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que implique direito à indenização de qualquer natureza.
Art. 18. Os termos deste Edital somente poderão ser impugnados mediante manifestação formal e fundamentada, apresentada à DIAA/CAE/PREAE, até cinco dias úteis após sua divulgação.
Art. 19. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos contatando-se a DIAA/CAE/PREAE pelos telefones (67) 3345-7242 e (67)3345-7449, ou por correio eletrônico no endereço diaa@ufms.br.
Art. 20. Os casos omissos serão resolvidos pela DIAA/CAE/PREAE.