MEC - Ministério da Educação

PEC-G - Informações sobre alunos PEC-G

Informações das IES participantes do Programa PEC-G referentes aos anos de 2008 e 2009.



Prezados (as) Coordenadores (as) do PEC-G nas IES,

Senhores (as) Coordenadores (as),

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) constitui uma atividade de cooperação, prioritariamente, com países em desenvolvimento, que objetiva a formação de recursos humanos, possibilitando a cidadãos de países com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais realizarem estudos universitários no Brasil, em nível de graduação, nas Instituições de Ensino Superior brasileiras (doravante denominadas IES) participantes do PEC-G.

Tendo em vista o que regulamenta o Protocolo PEC-G em vigor de 13 de março de 1998, onde considera dentre as responsabilidades da Secretaria de Educação Superior - SESu, abaixo:

Cláusula 3 - Compete à SESu promover a tramitação dos procedimentos referentes à vida acadêmica dos estudantes junto às IES.

Clausula 4 - Compete, conjuntamente, ao DCT e à SESu, sem prejuízo do constante da cláusula 3, monitorar o PEC-G junto às IES e aos estudantes-convênio, a fim de assegurar seu bom resultado.

Cláusula 26 - Cabe à SESu fornecer ao DCT, ao final de cada período letivo, a relação nominal dos estudantes-convênio participantes do PEC-G que se graduaram, mediante informação a ser fornecida pelas respectivas IES.

Desta forma, enviamos a planilha em anexo para preenchimento (estudantes-convênio ativos e excluídos desde 2008) no Sistema SIGPROJ no seguinte sítio: sigproj.mec.gov.br a partir do modelo proposto até o dia 25 de novembro de 2009.

Pedimos, após o preenchimento, por gentileza o envio de mensagem ao email: hilton.batista@mec.gov.br.

Na oportunidade, externamos nossos protestos de estima e consideração e nos colocamos à disposição para dirimir eventuais dúvidas.

Atenciosamente,

Hilton Sales Batista

CGRE/DIFES/SESu/MEC

Coordenação do PEC-G

Tel:(61) 2022-8182

Fax:(61) 2022-8187

O modelo da Planilha do Banco de Dados do PEC-G para inserção dos dados está disponível no SIGPROJ.

A planilha constará os seguintes campos: IES Sigla, Curso, Matrícula, Habilitação, Ingr PEC-G, RNE,Rend. Acad. (0,00 a 10), Exclusão, Bolsista

No campo Exclusão as IES irão lançar: formados (F), desistentes/desligados (D) e Tranferidos (T).

Com relação a inclusão na Planilha no Sistema penso que as IES poderão inserir os ativos e os inativos a partir de 2008, com um prazo de 2 semanas