UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

BExtensão_2009 - Bolsa de Extensão _2009

Este edital não possui texto de chamada.



UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

 

EDITAL 02/2009 - PRAE

BOLSAS DE EXTENSÃO

 

            A Pró-Reitoria de Extensão (PRAE) da UFRPE, por meio deste edital, abre inscrições para concorrência a bolsas de extensão.

Entende-se por bolsa de extensão o auxílio financeiro dispensado a um projeto de extensão pago a um estudante da UFRPE pelo desempenho das atividades vinculadas ao referido projeto, com carga horária mínima de 12 horas semanais durante o período de 1 (um) mês, correspondente a R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais). Para cada projeto selecionado, serão disponibilizadas no máximo 06 (seis) bolsas, correspondendo a um valor total de R$ 1.500,00 (um mil quinhentos reais), distribuídas de acordo com o cronograma de atividades proposto no projeto.

A cota disponibilizada por projeto é de no máximo 06 (seis) bolsas mensais. Esta modalidade de bolsa mensal permite uma maior flexibilidade ao coordenador do projeto, compatível com a pluralidade de possibilidades de atuação da UFRPE. Sendo assim, um projeto poderá ter apenas um aluno desenvolvendo atividades por um período de até 06 (seis) meses, ou até 06 (seis) alunos desenvolvendo atividades por um período correspondente a 1 (um) mês.

Com ênfase e em sintonia com o Plano Nacional de Extensão, os projetos inscritos para a seleção de bolsas preferencialmente precisam estimular a cidadania e a inclusão social. Dessa forma, a Universidade ultrapassa seus muros e estabelece a relação teoria e prática, essencial para a formação dos alunos, oportunizando-lhes enxergar a profissão escolhida de forma mais crítica, participativa e humana.

 

 

1.         Dos Objetivos

·         Estimular a participação de estudantes da UFRPE em ações de extensão, com vistas a promover a cidadania e a inclusão social;

·         Contribuir para a transformação social da comunidade alvo;

·         Fomentar a realização de ações integradas (ensino, pesquisa e extensão) nas seguintes áreas temáticas: (1) Saúde, (2) Educação, (3) Cultura, (4) Tecnologia, (5) Direitos Humanos, (6) Trabalho, (7) Meio ambiente e (8) Comunicação.

 

2.         Dos Procedimentos

·         Os projetos deverão ser encaminhados à Pró-Reitoria de Extensão (PRAE) até o dia 17/04/2009, acompanhados do plano de trabalho do bolsista. Só serão considerados os projetos aprovados pelo menos pelo CTA Departamental de acordo com a Resolução nº 148/ 2004 – CEPE de 11/05/2004 que dispõe sobre as ações de extensão universitária na UFRPE.

·           O coordenador do projeto selecionará o(s) bolsista(s), que obrigatoriamente deverá(ão) ter matrícula regular em curso de graduação da UFRPE, apresentar(em) disponibilidade para o cumprimento das atividades previstas e, caso apresentar(em) reprovações não recuperadas em seu histórico escolar, deverão anexar justificativa assinada pelo coordenador.

·           O(s) aluno(s) bolsista(s) não poderá(ão) acumular outro tipo de bolsa ou auxílio financeiro de instituições oficiais.

·           É obrigação do coordenador, durante a vigência da bolsa, encaminhar a PRAE até 20 dias do mês corrente a freqüência mensal do(s) bolsista(s). O não cumprimento dessa obrigação suspenderá o pagamento da bolsa no mês subseqüente (se houver).

·           O coordenador deverá apresentar à PRAE os resultados finais e/ou parciais do projeto em relatório aprovado pelo CTA Departamental ao término do período de concessão da(s) bolsa(s). Essa condição é indispensável para que o(s) aluno(s) bolsista(s) receba(m) certificado de participação no projeto, expedido pela PRAE, constando o período de atuação e carga horária total.

·           O orientador e o bolsista deverão apresentar os resultados finais e/ou parciais do projeto, sob a forma de painel e/ou exposição oral, em evento de extensão com essa finalidade. O não cumprimento dessa obrigação excluirá o solicitante da análise de futuras propostas.

 

 

 

3.         Da Seleção dos Projetos

·         Os projetos de extensão serão apreciados por uma Comissão de Seleção designada especialmente para esse fim, de acordo com os seguintes critérios de avaliação:

a)       integração com o ensino e a pesquisa;

b)       caracterização do problema a ser tratado;

c)       clareza nos objetivos;

d)       detalhamento da metodologia e das etapas do trabalho;

e)       coerência entre os objetivos declarados e os resultados esperados;

f)        relevância social (público a ser atendido e participação da comunidade);

g)       viabilidade no cronograma;

h)       adequação das atividades do(s) bolsista(s) aos objetivos do projeto de extensão;

i)         compatibilidade das etapas de trabalho com a duração das bolsas;

j)         enquadramento do projeto nas áreas temáticas propostas neste edital;

k)       projetos de extensão que atuem com comunidades extramuros;

l)         ausência de pendências do coordenador junto à PRAE (Relatórios de Editais anteriores);

m)     cumprimento das disposições da Resolução nº 148/ 2004 CEPE de 11/05/04;

 

4.         Da Documentação Necessária

·         Cópia da inclusão do Projeto de Extensão Universitária, no SIEX pelo endereço http://siex.ledes.net;

·         Cópia da Decisão do CTA ou Resolução do CEPE (Departamentos não Acadêmicos estão dispensados desta exigência);

·         Plano de trabalho do bolsista com detalhamento das atividades e cronograma mensal em separado;

·         Cópia do Histórico Escolar Atualizado;

·         Termo de Compromisso do Aluno para Concessão de Bolsa de Extensão:

·         Plano de Concessão de Bolsa de Extensão (cronograma do uso das 06 cotas).

 

5.         Prazos

Lançamento deste Edital - A partir de 23 de março de 2009.

Encaminhamento das Propostas - Até 17/04/2009

Análise e Divulgação dos Resultados - Até 28/04/2008

Vigência da Bolsa de Extensão.- De 04/05/2009 a 31/10/2009 (os projetos fora da vigência devem apresentar uma justificativa para ser avaliada pela comissão de seleção)