UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Proexc 01/2019 - PIBEX - Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) - 2019

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), torna público e convoca a sua comunidade acadêmica a apresentar propostas de Projeto ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), em conformidade com o que estabelece o presente Edital.



 

EDITAL PROEXC 01/2019

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO (PIBEX)

Edital para concessão de bolsas de projeto de Extensão – Pibex 2019

 

 

 

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), torna público e convoca a sua comunidade acadêmica a apresentar propostas de Projeto ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), em conformidade com o que estabelece o presente Edital.

 

1.    DOS OBJETIVOS

 

1.1.São objetivos do Pibex:

1.1.1.                 Promover a interação da comunidade universitária com a comunidade externa na resolução de problemas, superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços;

1.1.2.                 Incentivar a integração entre docentes, discentes e técnico-administrativos na realização de ações de extensão universitária;

1.1.3.                 Possibilitar a aprendizagem em métodos e processos de extensão universitária;

1.1.4.                 Contribuir com a formação dos discentes a partir da interação com a realidade da população brasileira — em especial, a das regiões de abrangência da UFVJM, qualificando-os para os desafios enfrentados no mundo atual em relação à atuação profissional e ao exercício da cidadania.

 

2.    DA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

 

2.1.Este edital será gerenciado pela PROEXC. Os projetos serão submetidos via sistema SIGProj, conforme link http://sigproj1.mec.gov.br. Todos os campos para preenchimento de informações estarão disponíveis em formulário do próprio sistema.

2.2.Este edital disponibiliza 100 vagas para bolsas.

2.3.Os projetos poderão ser apresentados por servidores em cargo efetivo, docente ou técnico-administrativo da UFVJM, com curso de graduação concluído.

2.4.As propostas deverão estar adequadas ao conceito de extensão universitária, definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex, 2010) e ratificado pela Política de Extensão da UFVJM (disponível no site da Proexc, link http://www.ufvjm.edu.br/proexc/politicaextensao.html): “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.

2.5.As propostas direcionadas ao presente edital deverão atender às seguintes diretrizes para a extensão universitária, (a) indissociabilidade ensino-pequisa-extensão, (b) impacto e transformação social,(c) interação social, (d) interdisciplinaridade

Parágrafo único: As diretrizes referidas no item 2.5 estão descritas na Política de Extensão da UFVJM, disponível no site da Proexc, link http://www.ufvjm.edu.br/proexc/politicaextensao.html.

2.6.Os projetos deverão ser encaminhados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) segundo as instruções contidas no item 8 (Das Inscrições) deste Edital.

 

3.    DO APOIO FINANCEIRO

 

3.1.O coordenador de cada proposta poderá optar por solicitar ou não recursos de custeio. As faixas de valores disponíveis para custeio são: Faixa 1 – Sem recurso, somente bolsa; Faixa 2 - de R$ 1,00 (um real) até R$1.000,00 (um mil reais); Faixa 3 - de R$ 1.001,00 (um mil e um reais) até R$ 2.000,00 (dois mil reais); Faixa 4 - de R$ 2.001,00 (dois mil e um reais) até R$ 3.000,00 (três mil reais). Os recursos devem ser distribuídos segundo orientações presentes na tabela disponível no item 10 do Anexo I e deverão ser preenchidas em campo próprio no formulário disponível no sistema SIGProj.
Parágrafo Único: A proposta será automaticamente enquadrada em uma das faixas a partir do preenchimento do item 4 (Despesas) no SIGProj.

3.2.A classificação do projeto não implica a concessão integral do valor proposto, sendo permitida à Proexc a aprovação parcial dos recursos solicitados.

3.3.O valor de custeio será analisado pela Proexc com base na justificativa e na estimativa de custo dos recursos descritos (que devem ser incluídas no orçamento do projeto), bem como na disponibilidade orçamentária.

3.4.Devem ser detalhados no ato de submissão do projeto, todos os materiais que serão solicitados via almoxarifado, contendo descrição, quantidade, preço e código do material no SIGA, quando houver.

3.4.1.                 Para o detalhamento dos materiais, devem ser utilizados os preços constantes no SIGA.

3.4.2.                 Para os materiais cujos preços não constarem no SIGA deve-se realizar uma pesquisa de preços visando estimar o valor dos produtos solicitados. A pesquisa pode ser realizada através do “Painel de Preços (disponível em http://paineldeprecos.planejamento.gov.br), contratações similares de outros entes públicos, pesquisa publicada em mídia especializada ou pesquisa com os fornecedores. Os preços estimados serão contabilizados nos recursos de custeio solicitados.

3.4.3.                 Os materiais que não forem detalhados no SIGProj terão o seu pedido negado e possíveis mudanças de rubrica serão analisadas e decididas pela PROEXC.

3.4.4.                 O coordenador do projeto deverá montar processo de aquisição de material, nos casos em que os itens de custeio não estiverem disponíveis no almoxarifado, respeitando os prazos e orientações da Pró-Reitoria de Administração (ProAd);

3.5.O Recurso de custeio deverá ser utilizado por meio de requisições, conforme instruções da PROEXC, efetuadas somente pelo coordenador do projeto.

3.6.Todas as requisições devem conter número de registro do projeto e justificativa do uso do material/veículo solicitado. Em caso de solicitações de veículo, deve ficar clara a ação que será desenvolvida com o veículo solicitado, com a descrição da ação a ser desenvolvida.

Parágrafo Único: Quando de sua utilização em transporte, o recurso de custeio poderá ser utilizado apenas no pagamento de combustível dos veículos (somente oficiais), não sendo permitido o pagamento de passagens e/ou diárias;

3.7.O montante aprovado para o custeio do projeto será utilizado do seguinte modo:

3.7.1.                 Até metade do valor total aprovado deverá ser utilizado nos 6 primeiros meses de vigência do edital e a outra metade do valor total aprovado nos 6 últimos meses de vigência do edital.

3.8.Não será permitida a utilização dos recursos fora dos prazos estipulados neste Edital.

 

4.    DAS BOLSAS, DURAÇÃO E DESLIGAMENTO/SUBSTITUIÇÃO DO BOLSISTA

 

4.1.Os recursos financeiros para pagamento das bolsas descritas neste Edital são oriundos do orçamento da Universidade e exclusivos para pagamento de bolsas a alunos de graduação desta instituição, vinculados a projetos registrados na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM, classificados conforme descrito neste Edital.

4.2.Serão disponibilizadas para o presente Edital um total de 100 (cem) bolsas.

4.3.Cada projeto classificado, conforme descrito neste Edital, entre os cem primeiros terá direito a 01 (uma) bolsa.

4.4.Cada bolsa terá o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por mês.

4.5.A bolsa será concedida pelo prazo de 12 (doze) meses no período compreendido entre 01 de fevereiro de 2019 e 31 de janeiro de 2020.

4.6.O pagamento da bolsa estará diretamente condicionado à entrega da Declaração Mensal de Atividades do(a) Bolsista, dentro do prazo estipulado neste Edital.

4.7.A Declaração Mensal de Atividades deve ser assinada pelo coordenador do projeto e pelo bolsista conforme orientação da PROEXC.

4.8.Todos os campos da Declaração citada acima devem ser preenchidos sob pena de não recebimento da bolsa.

4.9.Durante a vigência do Edital será permitido o desligamento do bolsista, devendo ser encaminhada à Coordenadoria de Apoio e Fomento a solicitação de substituição do discente ou o cancelamento da bolsa até o dia 05 de cada mês. Solicitações encaminhadas após o dia 05, somente serão implementadas no mês subsequente.

4.10.         O bolsista só poderá ser substituído até 3 (três) meses antes do término do edital.

4.11.         O bolsista substituído deve entregar o relatório final de acordo com o formulário disponível no site da Proexc, link http://www.ufvjm.edu.br/proexc/pibex.html até 30 dias após o seu desligamento.

4.12.         A solicitação de substituição de bolsista deve ser entregue na forma de memorando, acrescida dos documentos solicitados nos itens 13.1.2, 13.1.3, 13.1.4 e 13.1.5.

4.13.         Na substituição do bolsista fica o coordenador obrigado a repassar todas as informações e os procedimentos vigentes para atuação no projeto e recebimento da bolsa.

4.14.         Em caso de substituição, o bolsista substituído fica obrigado a repassar ao(a) coordenador(a) todas as informações, atividades, processos e conhecimentos, adquiridos e desenvolvidos durante a sua participação no projeto.

4.15.         É responsabilidade do coordenador dar ciência ao bolsista acerca do cancelamento da bolsa ou sua substituição até o último dia útil do mês anterior à substituição.

4.16.         É de responsabilidade do coordenador a substituição do bolsista quando da sua desvinculação da UFVJM e/ou em outro(s) impedimento(s) que vierem constar neste edital.

 

5.    DOS REQUISITOS

 

5.1.Para o coordenador do projeto:

5.1.1.                 Ser servidor em cargo efetivo, docente ou técnico-administrativo com curso de graduação concluído.

5.1.2.                 Não estar afastado da Instituição durante a vigência do projeto por um período corrente superior a 60 dias.

5.1.3.                 Não possuir inadimplência com a Proexc.

5.2.Para o discente bolsista:

5.2.1.                 Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFVJM.

5.2.2.                 Te Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) acumulado igual ou superior a 60.

5.2.3.                 Não manter vínculo empregatício e não acumular bolsa de qualquer natureza, inclusive da própria UFVJM.

5.2.4.                 Não estar com a formatura prevista para data anterior ao término da bolsa, exceto nos casos (Bacharelados Interdisciplinares) em que o estudante dará continuidade aos estudos em outro curso de graduação da UFVJM.

 

6.    DOS COMPROMISSOS

 

6.1.Do coordenador do projeto:

6.1.1.                 Selecionar e indicar, para bolsista, discente com perfil adequado e formação compatível para as atividades previstas no projeto.

6.1.2.                 Prever as atividades a serem desenvolvidas no Formulário de Registro do Bolsista, conforme Anexo III deste edital.

6.1.3.                 Supervisionar o discente-bolsista em todas as fases do projeto, podendo eventualmente designar outro membro da equipe como orientador do discente-bolsista.

6.1.4.                 Responsabilizar-se pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Anexo IV) e pelo Termo de Cessão de Imagem (Anexo V) para o caso de projetos que utilizem imagens e ou depoimentos, conforme modelos disponíveis no link http://www.ufvjm.edu.br/proexc/component/content/article/88-editais-de-bolsas/2804-editaisproexc2019.html.

6.1.5.                 Cumprir o previsto no Capítulo XIII (Da Divulgação dos Projetos Contemplados) do Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e especificado no item 15 deste Edital.

6.1.6.                 Em caso de saída da coordenação do projeto antes do término previsto, nomear um novo coordenador, docente ou técnico-administrativo, via memorando, para análise e deliberação da Proexc ou cancelar o projeto, mediante comunicação oficial à Proexc.

6.1.7.                 Dar anuência mensal ao relatório de atividades do bolsista, para fim de comprovação do trabalho realizado e consequente pagamento da bolsa.

6.1.8.                 Participar de reuniões agendadas pela Proexc. Em caso de impedimento, indicar um integrante da equipe do projeto.

6.1.9.                 Atuar como consultor e avaliador de trabalhos, quando solicitado, em ações e eventos institucionais promovidos pela Proexc e realizados em qualquer campus da UFVJM.

6.1.10.               Apresentar resultados do projeto em evento institucional da UFVJM.

Parágrafo único: O não cumprimento de um ou mais compromissos enumerados poderá acarretar no cancelamento da bolsa, ou caracterizar inadimplência, segundo decisão do Conselho de Extensão e Cultura (Coexc).

6.1.11.               Quando do término do projeto, enviar o relatório final à Proexc, acordo com o formulário disponível no sistema SIGProj, para prestação de contas e emissão dos certificados.
Parágrafo Único: O prazo para entrega do relatório final é de 30 (trinta) dias após o término de vigência do edital.

6.1.12.               O não cumprimento de um ou mais compromissos enumerados poderá acarretar no cancelamento da bolsa, ou caracterizar inadimplência, segundo decisão do Conselho de Extensão e Cultura (Coexc)

Parágrafo Único: O cancelamento do projeto antes do término da vigência do edital não exime o coordenador dos compromissos.

6.2.Do discente-bolsista:

6.2.1.                 Dedicar, no mínimo, 12 (doze) horas semanais às atividades previstas no Formulário de Registro do Bolsista.

6.2.2.                 Apresentar à Proexc, impreterivelmente até o dia 22 (vinte e dois) de cada mês, a Declaração de Atividade Mensal do(a) Bolsista / Pibex (link http://www.ufvjm.edu.br/proexc/pibex.html), devidamente datada e assinada pelo coordenador e bolsista, conforme orientações da PROEXC.

6.2.3.                 Manter atualizados seus dados cadastrais junto à Proexc.

6.2.4.                 Enviar o relatório parcial semestral, de acordo com o formulário disponível no site da Proexc, link http://www.ufvjm.edu.br/proexc/pibex.html, até 30 (trinta) dias após 6 (seis) meses do início das atividades do projeto, conforme previsto no cronograma.

6.2.5.                 Quando do término do projeto, enviar o relatório final à Proexc, de acordo com o formulário disponível no site da Proexc, link http://www.ufvjm.edu.br/proexc/pibex.html, até 30 (trinta) dias após o término de vigência do edital.

§1º - O não cumprimento dos compromissos enumerados poderá acarretar o cancelamento da bolsa ou a substituição do bolsista, mediante justificativa formal encaminhada pelo coordenador do projeto ao Coexc.

§2º - A não entrega da Declaração Mensal de Atividades do Bolsista por 02 (dois) meses consecutivos acarretará o desligamento do discente-bolsista do Pibex.

 

 

 

7.    DO CANCELAMENTO E SUSPENSÃO DAS BOLSAS

 

7.1.Poderão acarretar o cancelamento da bolsa ou a substituição do bolsista:

7.1.1.                 O descumprimento de quaisquer dos compromissos enumerados no item 6.2 deste Edital;

7.1.2.                 Infrações disciplinares;

7.1.3.                 A constatação, a qualquer tempo, da sobreposição de bolsas por parte do discente bolsista.

§1º - Todas as alterações relacionadas aos bolsistas deverão ser encaminhadas à Proexc até o dia 05 (cinco) de cada mês pelo coordenador do projeto, via memorando destinado à Coordenadoria de Apoio e Fomento.

§2º - O bolsista que apresentar sobreposição de bolsas terá suspensa, imediatamente, a bolsa a que se refere este Edital, até que a situação seja corrigida e os valores recebidos indevidamente sejam devolvidos.

§3º - Nos casos em que for constatada a sobreposição e não houver a devolução dos valores recebidos indevidamente no período máximo de 30 (trinta) dias corridos, o discente bolsista será desligado do Programa de Bolsas referente a este Edital, podendo ainda ser responsabilizado administrativa, civil ou penalmente.

 

8.    DAS INSCRIÇÕES

 

8.1.As inscrições poderão ser realizadas até as 23h59min do dia 19 de novembro de 2018.

8.2.Os projetos deverão ser encaminhados via sistema SIGProj, conforme instruções do Manual de Submissão de Projetos em Editais Pibex e Procarte, disponível no site da Proexc no link http://www.ufvjm.edu.br/proexc/sigproj.html.

8.3.Em hipótese alguma a equipe deverá ser identificada no sistema SIGProj, exceto em campos específicos em que o sistema solicitará a identificação.

Parágrafo único: O não cumprimento deste item acarretará a desclassificação do projeto.

8.4.Cada proponente/coordenador poderá submeter até dois projetos a este Edital.

Parágrafo Único: Caso ocorra o envio de mais de duas propostas para este edital, serão consideradas para avaliação, as duas últimas propostas enviadas no SIGProj.

8.5.A inscrição implicará ao proponente o conhecimento e a aceitação das instruções e condições tais como se encontram estabelecidas neste Edital, bem como, em eventuais aditamentos, retificações, comunicações, instruções e convocações relativas aos certames, acerca dos quais não poderá alegar desconhecimento.

8.6.A Proexc não se responsabiliza por qualquer problema na submissão das propostas motivada por eventuais falhas de conexões com a internet, falta de energia elétrica, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a conexão ou a transferência de dados. Essas eventualidades não serão aceitas como argumento para a submissão de propostas após o prazo. Recomenda-se que as propostas sejam encaminhadas com prudente antecedência.

8.7.Não serão aceitas inscrições via postal, por fac-símile (fax) ou qualquer outra via que não a especificada neste Edital, nem inscrições condicionais ou extemporâneas.

8.8.A inobservância dos procedimentos para inscrição estabelecidas neste Edital implicará a sua não efetivação.

8.9.Ao realizar a inscrição, o proponente declara estar ciente do conteúdo deste Edital e do conteúdo do Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) disponível no site da Proexc (link http://www.ufvjm.edu.br/proexc/component/content/article/88-editais-de-bolsas/2804-editaisproexc2019.html

 

9.    DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS PROJETOS

 

9.1.A seleção dos projetos submetidos será realizada conforme as seguintes diretrizes de avaliação:

9.1.1.                 Concordância com os objetivos propostos pelo Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX).

9.1.2.                 Consonância do projeto com a Política de Extensão da UFVJM (Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, Impacto e Transformação Social, Interação Social, Interdisciplinaridade).

9.1.3.                 Viabilidade da proposta compatível com a infraestrutura existente na UFVJM.

Parágrafo Único: O modelo de projeto com a escala de pontuação está descrito no Anexo I deste edital será disponibilizado para preenchimento eletrônico via sistema SIGProj.

9.2.Cada projeto será avaliado por dois pareceristas.

9.3.Em caso de empate será dada preferência a projetos que estejam em andamento e devidamente registrados na Proexc. Persistindo o empate, a preferência será ao projeto com registro a mais tempo na Proexc.

9.4.Para ser classificado, o projeto deverá ter pontuação mínima de 60%. A classificação não implica em aprovação com recurso.

9.5.Na hipótese de desistência ou não cumprimento de algum item do edital que implique em desclassificação, a Proexc procederá a chamada de projetos classificados para o preenchimento das vagas previstas no edital.

 

10.  DA DESCLASSIFICAÇÃO DOS PROJETOS

 

10.1.         Serão desclassificados os projetos:

10.1.1.               Elaborados fora nos moldes da Proexc estabelecidos neste Edital.

10.1.2.               Com conteúdos idênticos, ou que caracterizem plágio.

10.1.3.               Cujo coordenador não apresentar a documentação para registro do bolsista, nos prazos exigidos neste Edital.

Parágrafo Único: Propostas submetidas ao edital Proexc 02/2019 Procarte não poderão ser submetidas neste edital.

 

11.  DOS RESULTADOS

 

11.1.         Os resultados serão divulgados em duas etapas: resultado parcial e resultado final, no site da Proexc, conforme prazos estabelecidos no item 14 (Do Cronograma).

§1º - O resultado parcial será divulgado por ordem decrescente da pontuação obtida pelos projetos junto aos avaliadores, cabendo recurso nessa etapa, conforme este edital.

§2º - O resultado parcial não garante o recebimento da bolsa.

11.2.         Os resultados parcial e final serão divulgados com a seguinte nomenclatura:

11.2.1.               “Aprovado com recursos”, para projetos com nota superior ou igual a 60 pontos e dentro do número de vagas disponibilizadas pelo edital;

11.2.2.               “Aprovado sem recursos”, para projetos com nota superior ou igual a 60 pontos e fora do número de vagas disponibilizadas pelo edital;

11.2.3.               “Reprovado”, para projetos com nota inferior a 60 pontos.

 

12.  DOS RECURSOS

 

12.1.         Serão admitidos recursos até 48 (quarenta e oito) horas subsequentes à publicação do Resultado Parcial no site da UFVJM, na página da Proexc.

12.2.         Os recursos deverão ser encaminhados por escrito em forma de Memorando ao Conselho de Extensão e Cultura (Coexc) de acordo com modelo disponível no sistema SIGProj.

12.3.         O Coexc adotará os seguintes critérios para avaliação dos recursos:

12.3.1.               Notas discrepantes: Quando a nota de um avaliador for menor que 60 e a nota do outro avaliador acima de 60, e houver uma diferença de 20 pontos ou mais entre as notas.

12.3.2.               Reprovação e não descrição da Síntese da avaliação: Quando o avaliador der uma nota abaixo de 60 e não descrever a síntese da avaliação.

12.3.3.               Diferença de pontos: quando os avaliadores derem nota acima de 60 mas existir uma diferença entre as notas de 30 pontos ou mais.

12.3.4.               Projeto zerado: pelo menos por um dos avaliadores.

12.4.         Caso o recurso seja aceito pelo Coexc, este solicitará à Comissão a distribuição do projeto para 02 (dois) novos pareceristas para efetuar uma nova avaliação do projeto.

 

13.  DA DOCUMENTAÇÃO

 

13.1.         Após a divulgação do resultado final, o Coordenador do Projeto deverá apresentar junto à Proexc, conforme cronograma, a seguinte documentação:

13.1.1.               Parecer favorável da Unidade Acadêmica ou setor de lotação do coordenador conforme Anexo II (Versão original do documento submetido ao SIGProj).

13.1.2.               Formulário de Registro do Bolsista (anexo III).

13.1.3.               Histórico Escolar do discente-bolsista atualizado.

13.1.4.               Cópia dos documentos do discente-bolsista: Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); Carteira de Identidade (RG);

13.1.5.               Comprovante de dados bancários contendo Nome, número da agência e número da conta. Ex: Cópia do Cartão ou Extrato bancário.

§1º - A entrega dos documentos é indispensável a todos os projetos classificados dentro das vagas, mesmo para projetos aprovados em editais anteriores.

§2º – Em caso de não entrega dos documentos dentro do prazo, será procedida a chamada dos demais projetos. Os projetos que não entregarem os documentos terão suas propostas consideradas, no SIGProj, como “Não realizada”.

 

14.  DO CRONOGRAMA

 

 

 

 

 

Período de inscrição

23/10/2018 a 19/11/2018

 

Período de avaliação

21/11/2018 a 07/12/2018

 

Resultado parcial

10/12/2018

 

Prazo para Recursos

11/12/2018 e 12/12/2018

 

Resultado final

21/12/2018

 

Entrega dos documentos

07/01/2019 a 11/01/2019

 

Início das atividades do projeto

01/02/2019

 

15.  DA DIVULGAÇÃO DO PROJETO

 

15.1.         Todo projeto aprovado no Pibex deverá produzir material de divulgação e enviá-lo para a Proexc, de acordo com as especificações abaixo:

15.1.1.               Todo projeto aprovado neste Edital deverá produzir pelo menos um relato com fotos e enviá-lo para a Proexc (Diamantina) e DECACE (Teófilo Otoni) pessoalmente ou via malote (Campi Janaúba e Unaí), em mídia digital (CD/DVD), até o final do terceiro trimestre do prazo de execução do projeto.

15.1.2.               O relato deverá ter no mínimo 1 (uma) e no máximo 3 (três) páginas, em documento word ou similar, com fotos no tamanho de 600X600 px, formato JPG e resolução mínima de 300 dpi

15.1.3.               O projeto deverá destinar parte dos seus recursos  a produção de um banner institucional do mesmo, no tamanho de 1,00 M X 1,20M, impressão em lona, em 4 (quatro) cores, com bastão e corda, previsto em pregão eletrônico vigente na UFVJM com os seguintes dizeres:

“Título”: “Título do projeto”

“Frase padrão”: Esta é uma ação de extensão e cultura da UFVJM

Assinatura: Projeto Pibex - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/UFVJM

Parágrafo Único: Em caso da não existência de pregão eletrônico vigente na UFVJM o projeto deverá destinar parte dos seus recursos à impressão de um cartaz A3 colorido, na gráfica da UFVJM, com o mesmo conteúdo descrito neste item 15.1.3.

15.1.4.               O banner deverá ser utilizado em todas as ações do projeto com registro fotográfico para apresentação no Relatório Final.

15.1.5.               É obrigatória a produção de um documentário em vídeo do projeto, com depoimentos do bolsista, do coordenador e de beneficiários da ação, contendo duração mínima de 3 (três) minutos e máxima de 5 (cinco) minutos. Os vídeos deverão ser entregues na Proexc juntamente ao relatório final, em formato AVI, gravados na orientação horizontal.

Parágrafo Único: O vídeo deverá ser entregue juntamente com o relatório final do Projeto, em CD ou DVD.

 

16.  DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

16.1.         O discente/bolsista será indicado pelo proponente/coordenador do projeto contemplado, após a publicação do resultado final.

16.2.         É imprescindível que o proponente/coordenador e o discente/bolsista indicado tenham ciência do Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), disponível no site da Proexc, no link http://www.ufvjm.edu.br/proexc/component/content/article/88-editais-de-bolsas/2804-editaisproexc2019.html

16.3.         Os projetos poderão ter período de execução superior a 12 (doze) meses, respeitando-se o encerramento do pagamento das bolsas e da utilização dos recursos de custeio, conforme itens 3.5, 3.6 e 4.5, independentemente do percentual de recurso utilizado ou número de bolsas pagas.

16.4.         Independentemente da continuidade do projeto, ao término do período de vigência da bolsa, deverão ser encaminhados à Proexc os Relatórios Parcial e Final do Bolsista e Relatório Final do Coordenador, conforme estabelecido neste Edital.

16.5.         Havendo necessidade de substituição do coordenador durante a vigência da bolsa, este deverá ser substituído por um docente ou servidor técnico-administrativo, até no máximo 4 (quatro) meses antes do término do período de vigência.

16.6.         Este Edital poderá ser revogado pela Proexc caso não haja dotação orçamentária.

16.7.         Os quantitativos de bolsas e de recursos financeiros poderão ser reduzidos conforme disponibilidade orçamentária.

16.8.         As propostas que não foram contempladas com bolsa, serão consideradas, no SIGProj, como “Não realizada”, e poderão ser registradas na Proexc separadamente.

16.9.         Os casos omissos e controversos na aplicação do presente Edital serão analisados, em primeira instância, pelo Coexc e submetidos ao Consepe, se for o caso.

 

Diamantina, 23 de outubro de 2018

 

 

Prof. André Luiz Covre

Diretor de Extensão

Prof. Joerley Moreira

Pró-Reitor de Extensão e Cultura