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CHAMADA DE TRABALHO PARA O IV ENEXC - Encontro de Extensão e Cultura da UFPE 2018 - CHAMADA DE TRABALHO PARA O IV ENEXC - Encontro de Extensão e Cultura da UFPE - 2018

A inscrição do Resumo de trabalho para Comunicação Oral e Comunicação Artística para o IV ENEXC UPFE 2018, deverá ser preenchida nesta plataforma até 8 de outubro de 2018. Para consultar a Chamada de Trabalho para o IV ENEXC, bem como os Anexo I ou Anexo II, que deverá ser anexado na proposta, localize os mesmos na coluna à direita de sua conta no Sigproj, no item Arquivos. Para começar a preencher sua proposta de resumo, clique no ícone verde abaixo (sinal de adição '+'). Maiores informações nos telefones: 2126.8134 / 2126.8609 ou pelo e-mail enexc.ufpe@gmail.com



CHAMADA DE TRABALHOS

IV Enexc – Encontro de Extensão e Cultura da UFPE - 2018

II Sepec – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFPE: “50 anos da Pedagogia do Oprimido – Vozes da Formação”

Local: Campus UFPE Recife - Centro de Tecnologia e Geociências - CTG.

Período: 21 a 23 de novembro de 2018.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará, este ano, a II Sepec (Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura), que reunirá encontros e congressos científicos de quatro Pró-Reitorias:

• Proexc – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura: Encontro de Extensão e Cultura (Enexc);

• Proacad - Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos: Encontro do Programa de Educação Tutorial (PET, PETSAÚDE GRADUASUS, Monitoria);

• Propesq - Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação: Congresso de Iniciação Científica da UFPE (Conic), Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Coniti) e Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFPE (Enic).

• Proaes– Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis: Encontro da Ação UFPE no meu quintal

O tema da II Sepec será “50 anos da Pedagogia do Oprimido – Vozes da Formação” e terá como objetivo congregar os eventos dessas quatro Pró-Reitorias. Será um momento para comunicação científica e diálogo de saberes dos projetos desenvolvidos por docentes, técnicos administrativos, discentes e comunidade externa.

Dentro da II Sepec, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ficará responsável pela coordenação do IV Enexc, evento de caráter extensionista para comunicação da produção científica de extensão e cultura durante o ano de 2018.

Esta Chamada é especifica para os apresentadores de trabalho no IV Enexc UFPE 2018.

O Enexc 2018 será composto pela produção científica extensionista dos docentes, técnicos administrativos e dos discentes, através dos projetos desenvolvidos no Edital Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura - Pibexc 2018, no Programa Bolsa de Incentivo Acadêmico - BIA 2017 e 2018 (Edital Facepe) e no Edital de Apoio à Pesquisa em Criação Artística 2017/2018.

1. DOS OBJETIVOS

1.1. Divulgar projetos, práticas e experiências que ampliem a integração e as interfaces entre a Extensão/Ensino/Pesquisa, contribuindo para o fortalecimento da formação integral do estudante de graduação e da aproximação e diálogo Universidade/Sociedade.

1.2. Apresentar e avaliar a produção da Extensão e da Cultura universitária em projetos apoiados pelo Edital Pibexc 2018, pelo Programa BIA 2017 e 2018 e pelo Edital de Apoio a Pesquisa em Criação Artística.

2. DAS ATIVIDADES

2.1. Apresentação de trabalhos na modalidade Comunicação Oral ou Comunicação Artística, oriundos de projetos ou experiências de extensão ou de pesquisa-ação, proporcionando espaços para discutir, divulgar e criar oportunidades de diálogo, integração e de trocas de conhecimentos e saberes entre os sujeitos (docentes, técnicos, estudantes e comunidades) envolvidos nos projetos acadêmicos.

3. DOS PARTICIPANTES

3.1. Haverá três modalidades de participantes:

a) Apresentador(a) de trabalho de Comunicação Oral em Sessão Temática;

b) Apresentador(a) de Trabalho de Comunicação Artística (Apresentação Oral e Performance Artística);

c) Ouvinte.

3.1.1. O(a) apresentador(a) de comunicação oral ou comunicação artística poderá inscrever-se também como ouvinte, conforme orientações do item 4.4 Nesse caso, serão emitidos dois certificados, um pela modalidade apresentador e um segundo pela modalidade ouvinte.

3.2. É recomendada a participação, como ouvinte, no IV Enexc, dos parceiros institucionais e não institucionais, de programas e projetos (movimentos sociais, ONG´s, secretarias estaduais e municipais, escolas, comitês, fóruns etc.), com o propósito de fortalecer e aproximar o diálogo Universidade/Sociedade.

4. DAS INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

4.1. Haverá os seguintes tipos de inscrições:

a) Resumo de trabalho para Comunicação Oral em Sessão Temática;

b) Proposta de Comunicação Artística (composta de Resumo para Apresentação Oral e Proposta de Performance Artística);

c) Ouvintes.

4.2. DA INSCRIÇÃO DO RESUMO DE TRABALHO PARA COMUNICAÇÃO ORAL EM SESSÃO TEMÁTICA

4.2.1. A inscrição do resumo de trabalho para Comunicação Oral em Sessão Temática será efetuada no Sigproj (http://sigproj1.mec.gov.br), pelo(a) coordenador(a) do projeto de extensão, até 08 de outubro de 2018.

4.2.1.1. O (a) Coordenador(a) do projeto será considerado(a) Orientador(a) do trabalho inscrito.

4.2.2. O(a) coordenador(a) do projeto deverá entrar na sua conta do Sigproj e, no item Editais Abertos, acessar a Chamada de Trabalho para o IV Enexc – Encontro de Extensão e Cultura da UFPE 2018, e preencher os campos no Formulário Eletrônico (Identificação, Proposta de Extensão, Descrição, Autores e Anexos).

4.2.3. A inscrição do resumo de trabalho a ser apresentado deve estar vinculada a um projeto selecionado no Edital Pibexc 2018, Edital de Apoio à Pesquisa em Criação Artística 2017/2018 e/ou estar vinculado ao programa BIA 2017/2018 (Edital da Facepe).

4.2.3.1. No caso de haver inscrição de resumo de trabalho vinculado a outro edital da Proexc em 2018, a Comissão Científica do IV Enexc decidirá, com base na nota dos pareceristas e na disposição de vagas para apresentação em comunicação oral, se o resumo será enquadrado nos subitens “a”, “b” ou “c” do item 5.2. desta chamada.

4.2.4. O resumo de trabalho inscrito no Sigproj deverá ter entre 500 e 800 palavras (desconsiderar o limite de 350 palavras, indicado no formulário do Sigproj - campo “Descrição”) e conter informações essenciais como: Introdução, Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Principais Resultados e Conclusões/Considerações.

4.2.4.1. As informações referentes a título e autores deverão ser preenchidas nos campos específicos.

4.2.5. No trabalho inscrito, deverá constar obrigatoriamente o nome do(s) autor(es) e do(a) coordenador(a)/orientador(a), sendo as informações de total responsabilidade dos mesmos.

4.2.5.1. O(a) coordenador(a), no ato da inscrição, indicará o(a) estudante que irá apresentar o trabalho.

4.2.5.2. Nos projetos com mais de 1 (um) estudante, ficará a critério do(a) coordenador(a), a indicação do responsável pela apresentação do trabalho.

4.2.5.3. A apresentação de trabalhos é aberta a estudantes da UFPE (bolsistas ou não), vinculados aos projetos aprovados pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibexc 2018, Edital de Apoio à Pesquisa em Criação Artística 20174/2018 e pelo Programa BIA 2017/2018 (Edital Facepe).

4.2.6. Deverá ser anexada ao Formulário Eletrônico do Sigproj, a versão em Word (DOC/DOCX) do Formulário de Inscrição (Anexo I); o Formulário de inscrição é composto por duas partes: a primeira contém os dados do trabalho, do(a) coordenador(a) do projeto e do(a) apresentador(a) do trabalho; a segunda parte é composta por uma versão completa do resumo, com o nome do(a) coordenador(a), nomes dos(as) autores(as), por ordem de autoria, e as referências.

4.2.6.1. A versão completa do resumo deverá estar no seguinte formato:

a) todo o título em maiúsculo, centralizado e em negrito na primeira linha da página, com no máximo 150 caracteres (com espaços);

b) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) alinhado(s) à direita, e nome do orientador, em espaçamento simples;

c) resumo em parágrafo único, alinhamento justificado, contendo três palavras-chave, em espaçamento simples (entre 500 a 800 palavras);

d) papel tamanho A4;

e) fonte Times New Roman, tamanho 12;

f) margens superior e inferior: 2,5cm; e esquerda e direita: 3,0cm.

4.2.6.2. O não cumprimento à formatação indicada e aos critérios de: clareza, articulação das ideias, correção, adequação ortográfica e gramatical, são fatores determinantes para a não indicação da apresentação do trabalho.

4.2.6.3. O Sigproj disponibilizará para a Comissão Científica apenas o último arquivo anexado, portanto deve-se anexar o Formulário de Inscrição e o Resumo Completo em um único arquivo.

4.2.6.4. O único arquivo a ser anexado deverá estar exclusivamente no formato Word (DOC/DOCX).

4.2.7. No caso de haver inscrição de mais de 1 (um) trabalho vinculado ao mesmo projeto, a Comissão Científica do III Enexc decidirá, com base na nota dos pareceristas e na disposição de vagas para apresentação em comunicação oral, como esses trabalhos serão enquadrados nos subitens “a”, “b” ou “c” do item 5.2. desta chamada.

4.2.7.1. Considerando o item 4.2.7, a apresentação em comunicação oral (item 5.2, subitem “a”) poderá ser de até 1 (um) trabalho por projeto.

4.2.7.2. Considerando o item 4.2.7, os nomes dos autores dos trabalhos que se vinculem a um mesmo projeto, bem como o conteúdo dos mesmos (objetivos e resultados), deverão ser distintos, excetuando-se o nome do(a) coordenador(a).

4.3. DA INSCRIÇÃO DO RESUMO DE TRABALHO PARA COMUNICAÇÃO ARTÍSTICA

4.3.1. A inscrição do resumo para Comunicação Artística seguirá as mesmas orientações da inscrição de resumo para Comunicação Oral em sessão temática, descritas no item 4.2 e seus subitens.

4.3.2. Com relação ao subitem 4.2.6, que se refere a ficha de inscrição, para a submissão da Comunicação Artística, pede-se o envio do formulário correspondente apenas ao Anexo II desta chamada de trabalhos.

4.3.3. As Comunicações Artísticas acontecerão em espaço designado pela organização da II SEPEC e disponibilizará projetor e computador. Demais recursos técnicos necessários ao desempenho da performance artística devem ser providenciados pelo apresentador do trabalho.

4.3.4. Cada Comunicação Artística deverá ter apenas um apresentador para o conteúdo correspondente à Apresentação Oral do trabalho, conforme explicitado nos itens 6 e 7 desta chamada. Para a performance artística poderão participar mais de uma pessoa, incluindo ou não o apresentador da parte científica da comunicação

4.4. DA INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO COMO OUVINTE

4.4.1. A inscrição para ouvinte será realizada nas páginas da Proexc, da Propesq, da Proacad e da Proaes, através de link da página do evento.

4.4.2. O link para inscrição de ouvintes estará disponível no período de 5 a 12 de novembro de 2018.

4.4.3. Não será possível fazer inscrição de ouvinte durante o evento.

5. DA AVALIAÇÃO E ACEITAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1. A seleção e aprovação dos trabalhos estão condicionadas ao atendimento das orientações constantes nesta Chamada; o julgamento de qualidade acadêmico-científica dos resumos será realizado por Pareceristas Ad Hoc e Comissão Científica do IV Enexc. Para as comunicações artísticas, o Comitê Cultural do IV Enexc avaliará a viabilidade técnica das propostas.

5.2. O resumo inscrito poderá:

a) ser aceito para comunicação oral ou comunicação artística e disponibilização nos anais do evento;

b) ser aceito apenas para a disponibilização nos anais do evento;

c) ser recusado por não atender as normas e configurações estabelecidas nesta Chamada.

5.3. A avaliação será realizada a partir da apreciação do resumo, quanto à clareza e articulação das ideias, correção e adequação de linguagem; e da apresentação do trabalho, quanto ao domínio do conteúdo e capacidade de síntese.

5.4. Recomenda-se que os coordenadores de projetos registrados em editais da Proexc, inscrevam-se como Pareceristas e/ou Coordenadores/Avaliadores da II Sepec – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, através de Chamada Pública, a ser divulgada.

6. DOS PROCEDIMENTOS E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

6.1. Os trabalhos serão apresentados na modalidade “comunicação oral” em sessão temática ou “comunicação artística”.

6.2. Cada comunicação oral deverá ser apresentada em até 10 (dez) minutos.

6.3. Cada comunicação artística deverá ser apresentada em até 20 (vinte) minutos, dos quais até 10 (dez) minutos devem corresponder à apresentação oral, e até 10 (dez) minutos devem corresponder à performance artística.

6.4. As sessões temáticas terão duração de até 2 (duas) horas e serão compostas por até 9 (nove) comunicações orais, mediadas por um(a) coordenador(a), designado(a) pela comissão científica do evento.

6.5. As sessões de comunicação artística terão duração de duas horas e serão compostas por até 4 trabalhos, mediadas por um(a) coordenador(a), designado(a) pelo comitê cultural do evento.

6.6. Os(as) apresentadores(as) de trabalhos, independentemente da modalidade de comunicação escolhida - oral ou artística, deverão permanecer na sala durante toda a sessão.

6.7. A apresentação oral dos trabalhos selecionados (sejam eles de comunicação oral ou comunicação artística) poderá estar disposta em slides, elaborados em PowerPoint (PPT/PPTX), com um número de slides adequados ao tempo de apresentação (até 10 minutos), contendo as seguintes informações: Identificação do trabalho (título, autores, coordenador); objetivos; local de execução, público envolvido, parcerias; metodologia utilizada; atividades desenvolvidas e resultados parciais/finais obtidos; e contribuição do projeto na formação acadêmica do estudante e para a sociedade.

6.7.1. Os slides poderão ser elaborados em modelo padrão, disponibilizado pela Proexc, junto com a divulgação dos trabalhos aprovados.

6.7.2. Para os trabalhos de comunicação artística, a performance artística apresentada deve ter relação direta com o explicitado na apresentação oral do trabalho.

6.8. A comissão científica agrupará as comunicações orais de acordo com a linha temática dos trabalhos inscritos, a partir da afinidade com as áreas definidas para a extensão universitária: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Tecnologia e Produção.

6.9. O comitê cultural agrupará as comunicações artísticas de acordo com a complexidade de produção da performance, e, em segundo lugar, pela afinidade temática, dando prioridade à mistura de linguagens artísticas.

7. DOS RECURSOS MATERIAIS PARA APRESENTAÇÃO EM COMUNICAÇÃO ORAL

7.1. O(a) apresentador(a) de comunicação oral poderá disponibilizar o arquivo de seu trabalho em PowerPoint (conforme instrução no item 6.7), em local e data a ser informados junto com a divulgação dos trabalhos aprovados.

7.2. Cada trabalho poderá conter um número de slides suficientes ao tempo de apresentação oral (até 10 minutos), conforme indicação nos itens 6.2, 6.3 e 6.5 desta Chamada.

7.3. Recomenda-se que cada apresentador mantenha um backup dos seus slides em seu domínio, para possíveis imprevistos.

7.4. Serão disponibilizados no dia da apresentação, como recursos de apoio para comunicação oral em sessão temática: projetor e computador.

7.5. O(a) apresentador(a) que tenha indicado no formulário de inscrição o interesse e/ou necessidade do uso de material de apoio na área de acessibilidade, deverá se apresentar na secretaria do evento, até 30 (trinta) minutos antes do início da sessão temática.

8. DOS RECURSOS MATERIAIS PARA APRESENTAÇÃO EM COMUNICAÇÃO ARTÍSTICA

8.1. A parte da comunicação artística correspondente à apresentação oral seguirá as mesmas orientações da comunicação oral, dispostas no item 7 desta chamada.

8.2. Para a realização da performance artística, o apresentador do trabalho selecionado deverá fazer visita prévia à sala de apresentação, em data marcada pelo comitê cultural, para verificação de possíveis demandas técnicas.

8.3. A produção do evento dispõe apenas de computador e projetor como recursos técnicos para a apresentação. Outras demandas de produção executiva das performances artísticas (como caixa de som, iluminação, expositores, microfones, amplificadores, extensões elétricas, adaptadores de tomada, etc) são de responsabilidade única do apresentador de trabalho. Por isso, a visita técnica à sala de apresentação, conforme item 8.2, é requisito crucial para viabilidade da comunicação artística durante a II Sepec/IV Enexc.

9. DA PREMIAÇÃO

9.1. Os trabalhos melhores avaliados serão selecionados para premiação com Menção Honrosa, sendo 1 (um) por área temática.

9.2. Será considerada como critério para premiação, a maior pontuação no somatório geral de avaliação do resumo inscrito e da apresentação em comunicação oral (para a Comunicação Artística contará para a pontuação apenas a apresentação oral).

9.3. A premiação será divulgada na página da Proexc e da II Sepec – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, até o dia 10 de dezembro de 2018.

10. DA CERTIFICAÇÃO

10.1. Os certificados da II Sepec da UFPE serão disponibilizados na página do evento a partir do dia 17 de dezembro de 2018.

11. DO CRONOGRAMA

Lançamento desta Chamada 21 de setembro de 2018.
Inscrição de trabalhos Até 8 de outubro de 2018.
Análise dos trabalhos Até 22 de outubro de 2018.
Divulgação dos trabalhos aprovados Até 26 de outubro de 2018.
Interposição de recursos Até 30 de outubro de 2018.
Resultado da interposição de recursos Até 6 de novembro de 2018.
Inscrição para ouvintes De 5 a 12 de novembro de 2018.
Divulgação do local, data e horário da apresentação Até 19 de novembro de 2018.
II Sepec – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFPE 21 a 23 de novembro de 2018.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. Esclarecimentos e informações adicionais sobre esta Chamada poderão ser obtidos pelo e-mail enexc.ufpe@gmail.com e pelos telefones: (81) 2126-8134/2126-8609/2126-8633.

12.2. As dúvidas, casos omissos e situações não previstas nesta Chamada, serão dirimidos pela Comissão Científica, Comitê Cultural e Câmara de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE.

Recife, 21 de setembro de 2018.

Maria Christina de Medeiros Nunes

Pró-Reitora de Extensão e Cultura