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Edital PROEX Nº4/2018 - Seleção de Projetos de Extensão com Bolsas para as Ligas Acadêmicas/UFGD - Edital PROEX Nº4/2018 - Seleção de Projetos de Extensão com Bolsas para as Ligas Acadêmicas/UFGD

Este edital não possui texto de chamada.



A Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no uso das atribuições legais, amparada pela legislação federal que regulamenta a concessão de bolsas para o desenvolvimento de atividades de extensão universitária (Lei nº 12.155, de 23/12/2009 e Decreto nº 7.416, de 30/12/2010, da Presidência da República – Casa Civil), bem como a Resolução do COUNI nº 174/2017 – Regulamento Geral de Concessão de Bolsa da UFGD, torna pública a seleção de Projetos de Extensão com bolsas, visando à CRIAÇÃO, AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DAS LIGAS ACADÊMICAS/UFGD, observados o orçamento e as seguintes especificações: 1. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA 1.1 O presente Edital visa criar, ampliar a atuação e fortalecer as ligas acadêmicas da UFGD, ao possibilitar a concessão de bolsas de extensão. 1.2 A seleção de bolsistas para atuarem nas ligas da UFGD tem por objetivo: a) Complementar a formação acadêmica por meio de atividades a serem planejadas, executadas, acompanhadas e avaliadas em conformidade com os currículos e programas, a fim de se constituírem em instrumentos de integração para fins de aperfeiçoamento profissional, técnico-cultural, científico e de relacionamento humano. b) Constituir-se em atividades de Extensão extraclasse, despertando hábitos e aptidões compatíveis com sua futura atividade profissional. c) Propiciar a troca de saberes entre sua área de atuação e demais estudantes de outras áreas e, a comunidade externa, através de cursos, palestras, simpósios, jornadas. d) A prestação de serviços à comunidade, devendo ser encarada como um trabalho social, ou seja, ação deliberada que se constitui a partir e sobre a realidade objetiva, produzindo conhecimentos que visem à transformação social, conforme define a Política Nacional de Extensão. f) Interação entre o corpo discente, docente e técnico-administrativo da UFGD. 2. DOS PRAZOS O prazo de vigência deste edital será de 06 de fevereiro de 2018 a 31 de dezembro de 2018, respectivamente, período de abertura deste edital e encerramento da vigência das bolsas. 1. Início da submissão das propostas no SIGProj 06/02/2018 2. Término da submissão das propostas no SIGProj 04/03/2018 3. Prazo final para envio das propostas à COEX 12/03/2018 4. Aprovação pela Câmara de Extensão e Cultura 15/03/2018 5. Divulgação do resultado provisório 16/03/2018 6. Recurso ao resultado provisório 17 a 19/03/2018 7. Divulgação do resultado final 20/03/2018 8. Prazo final para entrega da documentação dos bolsistas 29/03/2018 9. Período de vigência das bolsas Até 9 meses 10. Início da execução das propostas A partir de 01/04/2018 11. Entrega dos relatórios finais Até 60 dias após o término da ação 3. DOS PROPONENTES 3.1 Poderão ser proponentes de propostas de extensão docentes que fazem parte do quadro efetivo de servidores da UFGD. 3.2 Docentes visitantes e/ou substitutos poderão coordenar proposta de extensão, desde que a data prevista para o término da execução, incluindo a apresentação do Relatório Final, seja de 60 dias antes do término de seus contratos com a UFGD. 3.3 As propostas de extensão deverão ser institucionalizadas no âmbito da UFGD, devendo ser cadastradas e submetidas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos - SIGProj e aprovadas em todas as instâncias consultivas e avaliativas previstas nos regimentos e estatutos da UFGD. 3.4 As propostas de ligas acadêmicas que já possuem bolsa em andamento não poderão ser reapresentadas. 4. DAS CONDIÇÕES DA BOLSA 4.1 Serão concedidas 9 (nove) bolsas de extensão com a duração de 9 meses (de abril a dezembro). 4.1.1 Será concedida, preferencialmente, apenas 1 (uma) bolsa por proposta. 4.2 A previsão orçamentária para o presente edital é de até R$ 32.400,00 (trinta e dois mil e quatrocentos reais para bolsa de extensão), dependendo da disponibilidade orçamentária da UFGD/PROEX. 4.3 A Bolsa mensal será no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais). 4.4 A bolsa terá vigência entre 01/04/2018 a 31/12/2018. 4.7 O bolsista deverá ser cadastrado como membro da equipe do projeto de extensão, mediante a apresentação de plano de trabalho (parte integrante do Formulário do SIGProj para projetos com bolsas). 4.8 A concessão da bolsa não implica vínculo empregatício com a UFGD. 4.9 A UFGD poderá cancelar, suspender e/ou solicitar a devolução da bolsa a qualquer momento, caso verifiquem o descumprimento das normas estabelecidas neste Edital. 4.10 O bolsista deverá cumprir 12 (doze) horas semanais, as quais devem ser compatíveis com o horário das atividades a serem desempenhadas nas ações de extensão, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. 5. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BOLSA: 5. 1 Os coordenadores das ações deverão entregar na COEX até dia 29/03/2018, os seguintes documentos: a) Termo de Compromisso do Acadêmico/Candidato quanto ao desenvolvimento do trabalho e da carga horária (formulário próprio). c) Atestado de matrícula no curso. d) Cópias do RG, CPF e cartão do banco. 5.2 Das condições exigidas para a participação: 5.2.1 quanto ao acadêmico: a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação, pós-graduação lato ou stricto sensu da UFGD. b) Ter disponibilidade para se dedicar 12 horas semanais às atividades referentes ao cumprimento do Plano de Trabalho. c) Não possuir outra bolsa, de qualquer natureza, exceto as bolsas da PROAE, as de curta duração, e Bolsa Formador em Línguas Estrangeiras. d) Comprometer-se, por meio de Termo Compromisso, a apresentar seu trabalho em eventos de extensão, e a participar das ações sociais que serão realizadas em 2018 pela PROEX. e) Apresentar relatório parcial após três (3) meses de concessão da bolsa, e relatório final até 60 dias apóso término da vigência da bolsa. 5.2.2 quanto ao orientador: a) Ser docente. b) Não estar licenciado ou afastado da UFGD, a qualquer título, no período da execução da ação de extensão. c) Comprometer-se a orientar e acompanhar o Acadêmico/Bolsista nas distintas fases do trabalho, incluindo a elaboração dos relatórios e a apresentação dos resultados em congressos, seminários, encontros etc. d) Apresentar, ao longo e no encerramento da ação de extensão, os relatórios parciais e finais nas datas definidas pela PROEX. e) Comprometer-se a comunicar a Coordenadoria de Extensão, por meio de Memorando , com antecedência mínima de 30 dias, desligamentos de bolsistas e/ou substituições destes, a fim de evitar pagamentos indevidos. 6. DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA 6.1 As propostas devem atender às seguintes diretrizes específicas: 6.1.1 De natureza acadêmica: • Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente com impacto na formação do estudante e na geração de novos conhecimentos; ou • Interdisciplinaridade. 6.1.2 Da relação com a sociedade: • Impacto social; • Relação dialógica com a sociedade; ou • Contribuição na formulação, implementação e acompanhamento das políticas públicas prioritárias ao desenvolvimento regional e nacional. 6.2 As propostas serão cadastradas na modalidade projeto de extensão, a saber: • Projeto - Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado e carga horária superior a 468 horas, incluídas horas de planejamento, execução e elaboração de relatórios. Têm como objetivos o desenvolvimento de comunidades, a integração social e a integração com instituições de ensino. Um projeto pode ser: vinculado a um programa (o projeto faz parte de uma nucleação de ações); ou não-vinculado a programa (projeto isolado); 6.3 As propostas devem ser formuladas e registradas diretamente no SIGProj – no endereço eletrônico (http://sigproj1.mec.gov.br). Para tanto, é necessário que os extensionistas participantes da ação estejam cadastrados no Sistema. O cadastro poderá ser feito na homepage do SIGProj, clicando no link “Não sou cadastrado”. 6.4 As propostas de ações de extensão não cadastradas no SIGProj serão desconsideradas para efeito de avaliação. 7. DOS REQUISITOS PARA ADMISSÃO 7.1 As propostas de ações de extensão devem atender as Normas das Ações de Extensão da UFGD, disponíveis no site da UFGD (http://portal.ufgd.edu.br/pro-reitoria/proex/documentos-baixar). 7.2 Atender todas as exigências contidas neste edital. 8. DA DOCUMENTAÇÃO A SER ENCAMINHADA PARA A PROEX 8.1 Deverão ser encaminhadas à COEX a cópia da proposta de extensão gerada pelo SIGProj, devidamente aprovada em todas as instâncias na unidade à qual pertence o proponente, acompanhada de Parecer da Comissão de Extensão da Unidade Acadêmica e da Resolução ou Instrução de Serviço da Unidade Proponente. 9. DA ANÁLISE E JULGAMENTO 9.1 A análise das ações caberá a avaliadores externos à UFGD e será realizada sem a identificação do coordenador. 9.2 As propostas, que, por ventura, não forem avaliadas por pareceristas externos, deverão ser analisadas pela CEC em reunião. 9.3 As propostas serão apreciadas e priorizadas observando os seguintes quesitos de análise e julgamento do mérito: CRITÉRIOS DE ANÁLISE E JULGAMENTO QUESITOS PONTUAÇÃO 1 Adequação orçamentária. A proposta apresenta orçamento condizente com as ações propostas? Eliminatório 2 Adimplência do coordenador. O coordenador não possui pendências de relatórios de ações de extensão já encerradas? Eliminatório 3 Documentação. O coordenador anexou à proposta os documentos exigidos no edital (Parecer da Comissão de Extensão da Unidade, Resolução do Conselho Diretor da Unidade Acadêmica ou Instrução de Serviço da Unidade Administrativa)? Eliminatório 4 Relação público-alvo e atividades. As ações propostas estão em consonância com o público beneficiado? Classificatório (0 a 10 pontos) 5 Enquadramento na área temática. A ação de extensão está enquadrada na área temática correta? Classificatório (0 ou 10 pontos) 6 A natureza acadêmica. Cumpre o preceito da indissociabilidade extensão, ensino e pesquisa? Da articulação interdisciplinar ou multidisciplinar e contribuição para a formação integral discente? Da produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias? Da geração de produtos ou processos como publicações, monografias, dissertações, teses? Classificatório (0 a 10 pontos) 7 Relação com a sociedade. A proposta produz impacto social, pela ação transformadora sobre os problemas sociais, contribuição à inclusão de grupos sociais, ao desenvolvimento de meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimento e à ampliação de oportunidades educacionais, facilitando o acesso ao processo de formação e de qualificação? Classificatório (0 a 10 pontos) 8 Caracterização e justificativa da proposta. A proposta possui qualidade da descrição da problemática a ser abordada? Possui fundamentos teóricos que orientaram a proposta? Classificatório (0 a 10 pontos) 9 Cronograma de atividades, carga horária e objetivos propostos. O cronograma de atividades, carga horária individual e total são adequados para a exequibilidade dos objetivos propostos? Classificatório (0 a 10 pontos) 10 Clareza de objetivos. A proposta apresenta qualidade da definição do objetivo geral da proposta? Clareza e precisão dos objetivos específicos? Classificatório (0 a 10 pontos) 11 Adequação e qualidade da metodologia. A proposta explicita os procedimentos metodológicos utilizados? Possibilita a participação da comunidade beneficiada no processo decisório? Possui coerência metodológica com os objetivos da proposta? Classificatório (0 a 10 pontos) 12 Caracterização do público-alvo. A proposta descreve pormenorizado o público-alvo e o número estimado de pessoas beneficiadas? Justificada a pertinência do público alvo escolhido? Classificatório (0 a 10 pontos) 13 Acompanhamento e avaliação. A proposta possui qualidade na descrição do processo de acompanhamento e avaliação? Prevê métodos avaliativos que consideram a opinião da comunidade e do público alvo? Tem indicadores bem definidos e explicitação sistemática da avaliação? Classificatório (0 a 10 pontos) TOTAL 0 a 100 pontos 9.4 Em caso de igualdade da pontuação final entre duas ou mais propostas, serão aplicados, sucessivamente os seguintes critérios de desempate: a) Relação público-alvo e atividades. b) Relação com a sociedade c) A natureza acadêmica. d) Clareza de objetivos. e) Caracterização e justificativa da proposta. f) Cronograma de atividades, carga horária e objetivos propostos. g) Adequação e qualidade da metodologia. h) Caracterização do público-alvo. i) Acompanhamento e avaliação. j) Enquadramento na grande área. 9.5 A COEX fará a conferência e confirmação no SIGPROJ do registro das propostas preenchidas pelos respectivos proponentes e caso haja necessidade de alterações, a COEX deverá devolvê-la à Unidade a que pertence o proponente para as devidas modificações, que deverão ser feitas também no SIGPROJ. 9.6 A CEC emitirá parecer técnico considerando a adequação às normas de extensão da UFGD, podendo: a) recomendá-la com ônus; b) recomendá-la sem ônus: c) não recomendá-la; 9.7 A CEC avaliará as propostas segundo os critérios do item 9.3, e recomendará o financiamento das propostas que obtiverem as maiores pontuações, até o limite orçamentário deste edital. 10. DA ALTERAÇÃO DE COORDENAÇÃO 10.1 A proposta aprovada poderá ter sua a coordenação alterada, deste que a solicitação seja feita por escrito, devidamente fundamentada e realizada durante o período de vigência da ação. 10.2 A comunicação deverá ser encaminhada a presidente da Câmara de Extensão e Cultura – CEC e ter a anuência do novo coordenador e do responsável pela unidade acadêmica ou administrativa, a qual está vinculado o coordenador da ação. 10.3 O novo coordenador deverá pertencer a equipe de execução e a mesma unidade acadêmica ou administrativa do coordenador anterior. 11. DO CANCELAMENTO 11.1 O coordenador poderá solicitar o cancelamento de ação aprovada nesse edital, deste que a solicitação seja feita por escrito, devidamente fundamentada e realizada durante o período de vigência da ação. 11.2 A comunicação deverá ser encaminhada a presidente da Câmara de Extensão e Cultura – CEC e ter a anuência do responsável pela unidade acadêmica ou administrativa a qual está vinculado o coordenador da ação. 11.3 A ação com bolsa de extensão vinculada poderá ser cancelada, desde que a bolsa não esteja implantada ou o coordenador restitua à UFGD os valores já pagos ao acadêmico-bolsista. 12. DISPOSIÇÕES GERAIS 12.1 Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidas na COEX (Coordenadoria de Extensão) e na PROEX, pelo telefone (67) 3410-2885/ 3410-2884 ou por correio eletrônico, nos endereços: coex@ufgd.edu.br ou proex@ufgd.edu.br. 12.2 Não serão analisadas propostas protocolados fora do prazo e sem a documentação exigida neste Edital. 12.3 Os pedidos de reconsideração ao resultado provisório deverão ser endereçados, por meio de memorando via e-mail (coex@ufgd.edu.br), ao Pró-Reitor de Extensão e Cultura que julgará a pertinência ou não da argumentação expressa no pedido. 12.4 A PROEX não assume qualquer compromisso de suplementação de recursos para fazer frente às despesas adicionais decorrentes de quaisquer fatores externos e/ou internos, relacionadas às ações apresentadas no presente Edital. 12.5 Os resultados obtidos pelas ações de extensão apoiados por este Edital, quando apresentados em eventos, cursos, comunicações em congressos e outras publicações, deverão referendar o apoio ou fazer constar as logomarcas da UFGD e da PROEX. 12.6 A qualquer tempo, este Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que isso implique direito à indenização de qualquer natureza. 12.7 As situações não previstas neste Edital serão resolvidas pela Câmara de Extensão e Cultura, em consonância com as Normas de Extensão da UFGD. 12.8 Os termos deste Edital somente poderão ser impugnados mediante manifestação formal e fundamentada, apresentada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em até cinco dias úteis após a sua divulgação. Prof.ª Mara Mussury Pró-Reitora de Extensão e Cultura em exercício