IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Edital nº 865 de SZN - Seleção de Projetos de Extensão 2018 - Edital nº 865 de SZN - Seleção de Projetos de Extensão 2018

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Suzano, em conformidade com a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e a Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, faz saber, pelo presente edital, que estarão abertas, no período de 06 de dezembro de 2017 a 21 de fevereiro de 2018, as inscrições para seleção de Projetos de Extensão com concessão de bolsa pelo programa institucional Bolsa Discente - Modalidade Extensão, referente ao ano letivo de 2018.



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

CÂMPUS SUZANO

 

EDITAL N. 865/2017

 

 SELEÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DISCENTE NA MODALIDADE EXTENSÃO DO  IFSP CÂMPUS SUZANO – 2018

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Câmpus Suzano, em conformidade com a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e a Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, faz saber, pelo presente edital, que estarão abertas, no período de 06 de dezembro de 2017 a 21 de fevereiro de 2018, as inscrições para seleção de Projetos de Extensão com concessão de bolsa pelo programa institucional Bolsa Discente - Modalidade Extensão, referente ao ano letivo de 2018.

 1.        DO OBJETIVO DO EDITAL

1.1. O presente Edital destina-se a fomentar as atividades de extensão do IFSP Câmpus Suzano, articuladas com o ensino e a pesquisa aplicada, a serem desenvolvidas no período de abril a novembro de 2018, propiciando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão com aporte de recursos institucionais;

1.2. O presente Edital destina-se, ainda, a regulamentar a seleção de Projetos de Extensão com concessão de Bolsa Discente na modalidade Extensão, para o ano de 2018, no Campus Suzano do IFSP;

1.3. O número de projetos a serem contemplados estará vinculado à matriz orçamentária do Câmpus Suzano para este fim. Os projetos classificados, porém, não contemplados por este Edital, só terão bolsas se houver suplementação orçamentária pela Pró-reitora de Extensão;

 2. DAS INFORMAÇÕES GERAIS

2.1. Considera-se projeto de extensão o conjunto de atividades interdisciplinares de caráter educativo, tecnológico, artístico, científico, social e cultural, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a comunidade interna e externa, com objetivos específicos e prazos determinados, visando à interação transformadora entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

2.2. No âmbito deste Edital serão consideradas atividades de extensão passíveis de apoio os projetos que sejam desenvolvidos abordando as áreas temáticas e de abrangência que constam do item 4° deste Edital.  

2.3. A portaria regulamentadora do Programa de Bolsa Discente - Modalidade Bolsa de Extensão é a Portaria nº. 3.639, de 25 de julho de 2013;

2.4. O processo de seleção de projetos nesta modalidade ocorrerá em conformidade com os Artigos 7º, 8º, 9º e 10º da Portaria supra citada.

2.5. Os projetos de extensão serão classificados com base nos critérios que constam do item 5° deste Edital.

2.6. O período letivo previsto de desenvolvimento e execução do projeto será de 2° de abril a 30 de novembro, podendo os projetos apresentarem prazo de execução que seja igual ou inferior ao período de 8 (oito) meses. 

2.7. O regime de trabalho do aluno bolsista poderá ser de no mínimo 10 horas semanais e no máximo de 20 horas semanais, conforme artigo 19 da Portaria nº. 3.639, de 25 de julho de 2013, a ser definido em edital específico para seleção de alunos bolsistas conforme disponibilidade orçamentária do câmpus;

2.8. O valor da Bolsa Discente - Modalidade Extensão é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, para bolsistas com carga horária de 20 horas semanais, ou de R$ 200,00 (duzentos reais) mensais, para bolsistas com carga horária de 10 horas semanais, pagos aos discentes-bolsistas conforme disponibilidade orçamentária do câmpus.

2.9.  As atribuições do Servidor Responsável e do Bolsista de Extensão são apresentadas nos Artigos 11 e 12 da Portaria nº 3.639, de 25 de julho de 2013.

2.10. O Servidor Responsável pelo projeto ficará responsável pelo(s) aluno(s) bolsista(s).

 3. DA INSCRIÇÃO DOS PROJETOS

3.1. Poderão apresentar projetos de extensão os servidores (docentes e técnico-administrativos) ativos do IFSP Câmpus Suzano, com titulação mínima de graduação.

3.2. O período de inscrição dos projetos será de 06 de dezembro de 2017 a 21 de fevereiro de 2018, através do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj), que pode ser acessado através do link: http://sigproj1.mec.gov.br/

3.3. Não serão aceitas propostas entregue pessoalmente ou enviadas por e-mail, sendo OBRIGATÓRIO o registro e submissão do projeto pela plataforma eletrônica SigProj, até às 23h e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 21 de fevereiro de 2018.

3.4. Os servidores que ainda não possuem cadastro na plataforma eletrônica SigProj deverão realizá-lo como condição para submissão de seu projeto.

3.5. O servidor poderá submeter mais de um projeto.

3.6. O servidor que possuir projetos em andamento em qualquer modalidade poderá submeter novos projetos.

3.7. Constatado o envio de projetos idênticos por diferentes proponentes, todos serão desclassificados.

3.8. Deverão ser anexados ao projeto os modelos que constam dos Anexos I, II e IV deste Edital

3.9. Caso esteja prevista a participação de colaboradores externos, é necessário anexar o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário (Anexo III deste Edital).

 4. DAS ÁREAS TEMÁTICAS E ABRANGÊNCIA.

4.1 No âmbito deste Edital serão consideradas atividades de extensão os projetos que sejam desenvolvidos nas seguintes áreas temáticas estabelecidas pela Política Nacional de Extensão:

I.      Comunicação

II.     Cultura

III.    Direitos Humanos e Justiça

IV.    Educação

V.     Esporte

VI.    Meio Ambiente

VII.   Saúde

VIII.  Tecnologia e Produção

IX.     Trabalho

4.2. A abrangência a que se refere este edital está vinculada às Linhas de Extensão discriminadas no Anexo V deste edital.

5. DOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DAS PROPOSTAS DE EXTENSÃO

5.1. O atendimento aos requisitos deste edital será verificado pela Coordenadoria de Extensão do Câmpus.

5.2. Os projetos que estiverem com a documentação adequada serão homologados pela Coordenadoria de Extensão e encaminhados à Comissão de Extensão do Câmpus Suzano, que fará a análise dos mesmos.

5.3. A Comissão de Extensão do Câmpus receberá os projetos sem qualquer identificação. A comissão regulamentará, avaliará e classificará os projetos tendo em vista os critérios estipulados pelo artigo 9° da Portaria nº 3.639, de 25 de julho de 2013, quais sejam:

I – Natureza extensionista da proposta;

II – Atendimento às diretrizes e aos objetivos do programa;

III – Impacto social esperado;

IV – Adequação à demanda;

V – Integração com o ensino e com a pesquisa;

VI – Associação com programa de extensão;

VII – Associação com uma ação de pesquisa;

VIII – Consonância com o Plano Nacional de Extensão e Termos de Metas;

IX – Análise dos impactos esperados na relevância social e na formação profissional do discente.  

5.4. Cada avaliador emitirá uma nota de zero a dez, com intervalo de meio ponto, para cada item da TABELA 1.

 TABELA 1 – CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE PROJETOS

QUESITO

PESO

NOTA

PONTOS

Natureza extensionista da proposta

1

 

 

Atendimento às diretrizes e aos objetivos do programa

1

 

 

Impacto social esperado

2

 

 

Adequação à demanda

1

 

 

Integração com o ensino e com a pesquisa

1

 

 

Associação com programa de extensão

1

 

 

Associação com uma ação de pesquisa

1

 

 

Consonância com o Plano Nacional de Extensão e Termos de Metas

1

 

 

Análise dos impactos esperados na relevância social e na formação profissional do discente

2

 

 

TOTAL

 

 

 

 

 

5.5. Caso o proponente seja membro da Comissão de Extensão do Câmpus, o projeto não será submetido a sua avaliação.

5.6. Serão quesitos obrigatórios: atendimento ao edital, incluindo a aderência às áreas temáticas indicadas no item 2.1; preenchimento correto do formulário eletrônico do SigProj; envio de todos os documentos solicitados e participação de pelo menos um aluno bolsista.

5.7. O resultado, em pontos, se dá pela multiplicação da nota obtida em cada item pelo respectivo peso.

5.8. Os projetos serão classificados em ordem decrescente de pontuação.

 

 6. DA SELEÇÃO DOS BOLSISTAS

6.1. A seleção de bolsistas deverá ocorrer por meio de edital a ser publicado posteriormente, sob responsabilidade do Câmpus Suzano, conforme estipulado pela Portaria no 3.639, de 25 de julho de 2013, que regulamenta a Bolsa Discente – Modalidade Extensão.

6.2. O responsável pelo projeto deverá informar à Coordenadoria de Extensão o perfil do discente-bolsista a ser selecionado (ex: curso/habilidades/conhecimentos) e as atividades que serão realizadas pelo mesmo durante o desenvolvimento do projeto (plano de atividade extensionista).

6.3. A seleção será feita pelo responsável do projeto, através de entrevista com os alunos inscritos.

6.4. O aluno selecionado deverá estar regularmente matriculado em cursos do IFSP e dispor de carga horária definida em edital específico para o desenvolvimento das atividades de extensão.

6.5. É vedada a seleção de aluno que tenha vínculo empregatício ou que seja beneficiário de outro tipo de bolsa do IFSP ou de qualquer outra instituição.

6.6. No decorrer do ano letivo, o aluno deverá ter frequência e rendimento satisfatório no curso em que esteja matriculado, sendo atribuição do servidor responsável pelo projeto acompanhar a situação acadêmica do bolsista.

6.7. O não cumprimento das atribuições e responsabilidades sem apresentação de justificativa formal ao coordenador do projeto e à Coordenação de Extensão poderá ocasionar o cancelamento da bolsa ou a substituição do discente-bolsista.

  7. DAS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DO SERVIDOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO

7.1. Elaborar projeto pelo qual será responsável e submetê-lo na plataforma eletrônica SigProj.

7.2. Participar do processo seletivo de bolsistas comparecendo às entrevistas agendadas para seu projeto.

7.3. Indicar as atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista sob sua responsabilidade, estabelecendo os dias e os horários em que o bolsista deverá realizá-las.

7.4. Supervisionar as atividades do bolsista ligado ao projeto do qual é responsável.

7.5. Analisar e avaliar os relatórios entregues pelo bolsista encaminhando-os à Coordenadoria de Extensão.

7.6. Avaliar mensalmente o desempenho do bolsista e suas atividades.

7.7. Responsabilizar-se pelo controle de frequência do bolsista em modelo a ser emitido pela Coordenadoria de Extensão do câmpus.

7.8. Acompanhar a situação acadêmica do(s) aluno(s) bolsista(s), de modo a evitar riscos de retenção e evasão escolar do(s) mesmo(s).

7.9. Ao término do primeiro semestre letivo de 2018, submeter relatório parcial no SigProj bem como imprimi-lo e entregá-lo assinado na Coordenadoria de Extensão.

7.10. Ao término do projeto, submeter o relatório final no SigProj, bem como imprimi-lo e entregá-lo assinado na Coordenadoria de Extensão.

7.11. Apresentar o projeto em eventos do IFSP, quando solicitado pela PRX e pela CEX.

7.12. Efetuar registros fotográficos e/ou audiovisuais a fim de documentar as ações extensionistas desenvolvidas ao longo do projeto, observando a legislação existente sobre uso e direito de imagem, e entregar cópia eletrônica (em formato JPEG) desses registros à Coordenadoria de Extensão do câmpus para utilização das imagens com objetivo eminentemente cultural.

 

 

8.   DA CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR, DOS RECURSOS E DO RESULTADO FINAL.

8.1 A classificação preliminar da seleção dos projetos será divulgada no dia 01 de Março de 2018, no site do Campus Suzano do IFSP, bem como nos murais da Coordenadoria de Extensão do Campus.

8.2 A peça recursal deverá ser protocolada na Coordenação de Extensão do Câmpus, até o dia 02 de Março de 2018.

8.3 O Resultado final da seleção dos projetos será publicado no dia 05 de Março de 2018, no site do Campus  Suzano do IFSP, bem como nos murais da Coordenadoria de Extensão do Campus.

 9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS.

9.1 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os resultados e demais publicações referentes a este edital.

9.2. Serão indeferidos os projetos que não forem cadastrados no SigProj, bem como os enviados após o prazo estipulado por este Edital.

9.3. O calendário do processo de escolha de projetos de extensão e de bolsistas pelo programa Bolsa Discente – Modalidade Extensão é o que segue:

 

Atividades

Datas/período

Inscrição de projetos no SigProj

 06/12/17 a 21/02/18

Análise e seleção conforme requisitos expostos neste Edital

22 a 28/02/18

Publicação dos projetos classificados (parcial)

01/03/18

Prazo para Recurso

02/03/18

Publicação do resultado final

05/03/18

Previsão - lançamento do edital para processo seletivo de discentes-bolsistas para o programa Bolsa Discente – Modalidade Extensão

06/03/18

Previsão - período de inscrição de bolsistas nos projetos aprovados

06 a 21/03/18

Previsão - entrevistas com os bolsistas inscritos

23 a 27/03/18

Previsão - Divulgação do resultado final

28/03/18

Previsão - Assinatura dos Termos de Compromissos

29/03/18

Início dos projetos

02/04/18

Data máxima para submissão de relatório parcial via SigProj 

26/07/18

Término dos projetos

30/11/18

Data máxima para submissão de relatório final no SigProj e de entrega à CEX de material fotográfico e/ou audiovisual produzido no decorrer do projeto (em CD ou pendrive)

18/12/18

 

9.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Geral do Câmpus.

 

 

Suzano, 27 de novembro  de 2017.

 

 

 

Breno Teixeira Santos

Diretor Geral