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Edital nº 067 de JND - Seleção de Projetos de Extensão 2018 - Edital nº 067 de JND - Seleção de Projetos de Extensão 2018

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Avançado Jundiaí, por meio de sua Diretoria Geral, torna público o presente edital de fomento às ações de extensão.



PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO

 

EDITAL Nº 67, DE 06 DE OUTUBRO DE 2017

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Avançado Jundiaí, por meio de sua Diretoria Geral, torna público o presente edital de fomento às ações de extensão.

 

1. Do Objeto

 

1.1 Fomentar as atividades de extensão do IFSP, articuladas com o ensino e a pesquisa aplicada e inovação, a serem desenvolvidas em 2018, propiciando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de programas e projetos com aporte de recursos institucionais.

 

2. Das áreas temáticas

 

No âmbito deste edital, serão consideradas atividades de extensão passíveis de apoio os programas ou projetos que sejam desenvolvidos nas seguintes áreas temáticas:

 

I.              Comunicação;

II.            Cultura;

III.           Direitos Humanos e Justiça;

IV.          Educação;

V.           Meio Ambiente;

VI.          Saúde;

VII.         Tecnologia e Produção;

VIII.       Trabalho.

 

3. Abrangência

 

3.1 A abrangência a que se refere este edital está vinculada às Linhas de Extensão discriminadas no Anexo I.

 

3.2 Não serão contempladas propostas que tenham como objetivo a organização e implementação de atividades voltadas à realização de eventos.

 

4. Do montante e da alocação de recursos

 

4.1 Serão selecionados e contemplados até 02 projetos das áreas temáticas descritas no Item 2, envolvendo quaisquer públicos-alvo.

 

4.2 Estão disponíveis 02 Bolsas Discentes – Modalidade Extensão, compreendendo o valor de R$ 400,00 mensais, com duração de até oito meses, de modo que é restrita a alocação de 01 aluno por projeto;

 

5. Da Bolsa Discente – Modalidade Extensão

 

5.1 O projeto deve envolver um aluno bolsista;

 

5.2 Os alunos bolsistas receberão apoio por meio de uma bolsa no valor de R$ 400,00 mensais, conforme estabelece a Portaria nº 347, de 20 de janeiro de 2014, pelo período de até oito meses;

 

5.3 A seleção dos bolsistas deverá ocorrer por meio de edital, sob responsabilidade do campus, conforme estipulado na Portaria nº 3.639, de 25 de julho de 2013, que regulamenta a Bolsa Extensão;

 

5.4 O aluno selecionado deverá estar regularmente matriculado em cursos regulares do IFSP e dispor de carga horária para o desenvolvimento das atividades de extensão, dedicando-se entre 15 e 20 horas semanais ao programa ou projeto;

 

5.5 É vedada a seleção de aluno que tenha vínculo empregatício ou que seja beneficiário de outro tipo de bolsa do IFSP ou de qualquer outra Instituição;

 

5.6 O não cumprimento das atribuições e responsabilidades sem apresentação de justificativa formal ao coordenador do programa ou projeto e à Coordenadoria de Extensão poderá ocasionar o cancelamento da bolsa ou a substituição do discente-bolsista.

 

6. Da proposição e da participação

 

6.1 Poderão apresentar programa ou projeto de Extensão os servidores docentes e técnico-administrativos do IFSP;

 

6.2 Na qualidade de coordenador do programa ou projeto, cada servidor pode apresentar apenas uma proposta, sendo-lhe permitido participar de outras ações de extensão submetidas a este edital como membro de equipe;

 

6.3 O coordenador do programa ou projeto deverá preencher todos os campos dos formulários do Sigproj;

 

6.4 A inscrição do programa ou projeto deverá seguir as instruções do Manual Sigproj de cadastro, disponível no site do IFSP;

 

6.5 No item “Bolsa Extensão” deverá ser indicada a bolsa discente, conforme orientação do manual indicado no item anterior, apontando o número de bolsista e as atividades a serem desenvolvidas.

 

7. Das inscrições

 

7.1 O prazo para inscrição das propostas vai de 06 de Outubro a 26 de Outubro de 2017;

 

7.2 As propostas deverão ser cadastradas, exclusivamente, na plataforma Sigproj, disponibilizada no endereço http://sigproj1.mec.gov.br;

 

7.3 Não serão aceitas propostas entregues pessoalmente, sendo obrigatório o encaminhamento do formulário, exclusivamente, pela plataforma eletrônica Sigproj, até as 23 horas e 59 minutos, horário de Brasília, do dia 26 de outubro de 2017. A data do envio registrada pelo sistema servirá como comprovante ao atendimento desse requisito;

7.4 Propostas apresentadas após a data limite serão invalidadas;

 

7.5 Para submeter a proposta à plataforma eletrônica Sigproj, o coordenador deverá realizar um cadastro prévio para obter senha de acesso, nos casos de primeiro acesso;

 

7.6 Será obrigatório envio da seguinte documentação:

 

I. Declaração de anuência, que deverá ser impressa e assinada pela chefia imediata do proponente, pelo coordenador de extensão e pelo diretor-geral do câmpus em que se pretende realizar o programa ou projeto;

 

II. Certificado de conclusão do curso de maior escolaridade;

 

III.    Termo de compromisso, cujo modelo deverá ser impresso e assinado pelo coordenador do programa ou projeto.

 

7.7 Os formulários dos documentos indicados no item anterior deverão ser impressos da plataforma eletrônica Sigproj e, após assinados pelos responsáveis, deverão ser digitalizados e seus arquivos inseridos no formulário de inscrição da referida plataforma;

 

7.8 A Comissão de Extensão não se responsabilizará por propostas que não forem recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos.

 

8. Dos critérios de seleção das propostas de ação de extensão

 

8.1 O atendimento aos requisitos deste edital será verificado pelo coordenador de extensão do campus, que deverá acessar a plataforma eletrônica Sigproj e dar seu aceite para o programa ou projeto proposto;

 

8.2 Os programas e projetos de extensão homologados serão analisados por avaliadores externos indicados pela Comissão de Extensão do campus;

 

8.3 Cada avaliador emitirá uma nota de zero a dez, com intervalo de meio ponto, para cada item da Tabela 1:

 


TABELA 1 QUADRO DE QUESITOS E PONTUAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO

 

 

 

PONTUAÇÃO

 

 

 

QUESITO

 

 

PESO

 

 

MÍNIMA

MÁXIMA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.

Atendimento à área e linha de extensão;

0

10

0,10

 

 

 

 

 

 

 

2.

Nível de envolvimento da comunidade externa;

0

10

0,20

 

 

 

 

 

 

 

3.

Objetivos  e  descrição  das  atividades  dos  alunos

0

10

0,10

 

extensionistas (será considerada a clareza da descrição e

 

adequação das atividades);

 

 

 

 

4. Justificativa (será considerada a coerência apresentada e

0

10

0,05

 

a motivação do projeto, isto é, a demanda a ser atendida);

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.

Objetivos (será considerada a clareza e a precisão dos

0

10

0,10

 

objetivos definidos e a conformidade com a linha de extensão

 

proposta);

 

 

 

 

6.

Metodologia  (será  considerada  a  explicitação  dos

0

10

0,15

 

procedimentos metodológicos e a coerência com os objetivos

 

expostos);

 

 

 

 

7. Resultados esperados (será considerada a relevância dos

0

10

0,15

 

resultados esperados);

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8. Cronograma de execução (será analisado o detalhamento

0

10

0,05

 

e a coerência);

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9.

Acompanhamento  e  avaliação  (será  considerada  a

0

10

0,05

 

descrição e a explicitação dos indicadores e da sistemática de

 

avaliação);

 

 

 

 

10. Previsão de produtos de extensão (artigo, vídeo, revista,

0

10

0,05

 

livro, apostila, cartilha, jornais, CD entre outros).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8.5 Serão quesitos obrigatórios: atendimento ao edital, incluindo a aderência às áreas temáticas indicadas; envolvimento da comunidade externa; preenchimento correto do formulário; envio dos documentos solicitados e previsão de participação de, pelo menos, um bolsista discente;

 

8.6 O resultado, em pontos, será dado por meio da multiplicação da nota obtida em cada quesito pelo respectivo peso e soma das notas de todos os quesitos;

 

8.7 Não serão classificadas propostas com nota inferior a 50 pontos;

 

8.8 As propostas serão classificadas em ordem decrescente de pontuação e selecionadas de acordo com a disponibilidade de recursos, definida no item 4, podendo ser contemplados mais projetos e programas do que os previstos, caso haja disponibilidade orçamentária, ou menos do que estes, caso não haja número suficiente de aprovados;

 

8.9 A relação preliminar das propostas classificadas será divulgada no site do IFSP, no dia 09 de novembro de 2017.

 

9. Dos Recursos

 

9.1 Após a publicação e divulgação do resultado preliminar, os interessados poderão interpor recurso à Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do campus.

 

9.2 A interposição de recurso deverá ser, obrigatoriamente, preenchida, assinada, protocolada e enviada para o endereço de correio eletrônico daniel.costa@ifsp.edu.br, com designação do assunto “RECURSO BOLSA DE EXTENSÃO”, até as 23:59 horas do dia 10/11/2017, em documento digitalizado único.

 

9.3 A análise da interposição de recurso será realizada pela Comissão de Extensão, que constituirá fórum de julgamento dos recursos.

 

9.4 Após a análise dos recursos, a Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do campus divulgará o Resultado Final até 14/11/2017 no endereço eletrônico do campus.

 

10. Das atribuições e responsabilidades do coordenador da ação

 

10.1 São deveres do coordenador da ação:

 

I. exercer a coordenação e supervisão do desenvolvimento do programa ou projeto de extensão, zelando pela execução das ações previstas nas propostas aprovadas;

 

II.  coordenar o trabalho da equipe envolvida no programa ou projeto, tendo em vista atingir os objetivos explicitados;

 

III.   elaborar os projetos básicos para as contratações previstas no programa ou projeto aprovado;

 

IV. prestar contas da utilização dos recursos do programa ou projeto, conforme cronograma de execução financeira;

 

V. responsabilizar-se pelos materiais utilizados, otimizar seu uso e aproveitamento e zelar pela sua conservação e segurança durante o período das ações de extensão vinculadas à execução do programa ou projeto coordenado;

 

VI. supervisionar as ações relacionadas ao(s) bolsista(s) discente(s), modalidade extensão, participando da seleção, conforme item 6, acompanhando as atividades e encaminhando os documentos necessários à CEx ou à PRX;

 

VII. apresentar os resultados ou o andamento do programa ou projeto em eventos institucionais;

 

VIII. apresentar relatórios parcial e final do programa ou projeto, por meio da plataforma Sigproj, conforme calendário estabelecido neste edital;

 

IX. comunicar licenças, afastamentos, aposentadoria, exoneração ou término de contrato;

 

X. indicar, justificadamente, novo coordenador, quando da impossibilidade de permanecer na coordenação do programa ou projeto.

 

10.2 O não cumprimento das atribuições do coordenador acarretará no cancelamento do programa ou projeto.

 

 

11.   Das atribuições e responsabilidades do coordenador de extensão do câmpus

 

São deveres do Coordenador de Extensão do Câmpus:

 

I. divulgar este edital entre a comunidade acadêmica;

 

II.   analisar as propostas submetidas pelo seu câmpus, verificando se atendem a todos os requisitos do edital e às normativas de Extensão do IFSP, antes de dar o aceite na plataforma;

 

III.    supervisionar as ações de extensão, zelando pela adequada execução dos programas ou projetos;

 

IV. Proceder imediatamente sobre qualquer irregularidade detectada na execução dos programas ou projetos sob sua supervisão;

 

V. receber e avaliar os relatórios dos programas ou projetos de extensão nos prazos e periodicidade estipulados, de acordo com os objetivos e indicadores estabelecidos nas propostas;

 

VI. apresentar os resultados do programa ou projeto em eventos de extensão;

 

VII. encaminhar ao setor competente os documentos necessários ao pagamento das bolsas;

 

VIII. encaminhar à PRX relatório anual sintético, descrevendo e avaliando os resultados obtidos pelos programas ou projetos de extensão sob sua supervisão, conforme calendário estabelecido neste edital.

 

12. Da suspensão e cancelamento do fomento

 

12.1 Não serão contemplados, mesmo que constem da relação definitiva de classificados, os programas ou projetos cujos coordenadores tenham sido contemplados em outros editais da PRX e não tenham cumprido todas as exigências estabelecidas pelo edital.

 

12.2 O descumprimento injustificado de etapas/fases previstas no programa ou projeto ou constatação de irregularidades na sua execução levará à suspensão do fomento concedido e ao cancelamento da proposta pela Direção Geral do Campus.

 

13. Da execução dos programas e projetos

 

13.1 Os programas ou projetos deverão ser finalizados até dezembro de 2018;

 

13.2 Os recursos previstos deverão ser executados em conformidade com as normas da Pró-reitoria de Administração – PRA.

 

14. Das disposições finais

 

14.1 A efetividade do fomento disciplinado por este edital está condicionada à aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2018 e à disponibilidade de recursos;

 

14.2 O proponente que for contemplado com os recursos deste edital autoriza a gravação, edição e a publicação de imagens e sons relativos à sua pessoa e a seus trabalhos exclusivamente com o objetivo de registrar e divulgar as ações de Extensão desenvolvidas no IFSP;

 

14.3 O proponente que for contemplado se compromete a atender as normativas do IFSP já existentes, referentes às ações de Extensão, e as supervenientes;

 

14.4 A Direção Geral do Campus poderá expedir normas complementares a este edital;

 

14.5 Os casos omissos serão decididos pela Direção Geral do Campus.

 

15. Do calendário

 

Ocorrência

Data

Período de Inscrições

06/10/2017 à 26/10/2017

Divulgação do Resultado Preliminar

09/11/2017

Recursos

10/11/2017

Divulgação do Resultado Final

14/11/2017

Período de indicação e cadastramento do bolsista

05/02/2018 à 28/02/2017

Prazo limite para entrega do Relatório Parcial (Orientador/Bolsista)

06/07/2018

Prazo limite para entrega do Relatório Final (Orientador/Bolsista)

30/11/2018

 


[ASSINADO NO ORIGINAL]

 

DANIEL DE OLIVEIRA NERY COSTA

REPRESENTANTE DE EXTENSÃO

Jundiaí, 06 de outubro de 2017


 

[ASSINADO NO ORIGINAL]

 


LUCIVALDO PAZ DA LIRA

DIRETOR GERAL DO CAMPUS

Jundiaí, 06 de outubro de 2017