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III ENEXC - ENCONTRO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPE 2017 - III Enexc - Encontro de Extensão e Cultura da UFPE 2017

A inscrição do Resumo de trabalho para Comunicação Oral em Sessão Temática para o III Enexc deverá ser feita nesta plataforma até 9 de outubro de 2017. Para consultar o Edital do Evento, localize o mesmo na coluna direita de sua conta no Sigproj. Para começar a preencher sua proposta de resumo, clique no ícone verde abaixo (sinal de adição '+'). Maiores informações nos telefones: 2126.8134 / 2126.8609 ou pelo e-mail enexc.ufpe@hotmail.com



I Sepec – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFPE: A FORMAÇÃO EM DIÁLOGO Local: Campus UFPE Recife - Centro de Tecnologia e Geociências - CTG. Período: 22 a 24 de novembro de 2017. EDITAL DO III Enexc – ENCONTRO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPE - 2017 A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizará, este ano, a I Sepec (Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura), que reunirá encontros e congressos científicos das três Pró-Reitorias finalísticas: • Proexc – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura: Encontro de Extensão e Cultura (Enexc); • Proacad - Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos: Encontro do Programa de Educação Tutorial (PET); • Propesq - Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-graduação: Congresso de Iniciação Científica da UFPE (Conic), Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Coniti) e Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFPE (Enic). O tema da 1ª Sepec será “A formação em diálogo” e terá como objetivo congregar os eventos dessas três pró-reitorias. Será um momento para comunicação científica e diálogo de saberes dos projetos desenvolvidos por docentes, técnicos administrativos, discentes e comunidade externa. Dentro da 1ª Sepec, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ficará responsável pela coordenação do III Enexc, evento de caráter extensionista para comunicação da produção científica de extensão e cultura durante o ano de 2017. Este Edital é especificamente para os apresentadores de trabalho no III Enexc UFPE 2017. O Enexc 2017 será composto pela produção científica extensionista dos docentes, técnicos administrativos e dos discentes, através dos projetos desenvolvidos no Edital Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura - Pibexc 2017 e no programa Bolsa de Incentivo Acadêmico - BIA 2016 e 2017 (Edital Facepe). 1. DOS OBJETIVOS 1.1. Divulgar projetos, práticas e experiências que ampliem a integração e as interfaces entre a Extensão/Ensino/Pesquisa, contribuindo para o fortalecimento da formação integral do estudante de graduação e da aproximação e diálogo Universidade/Sociedade. 1.2. Apresentar e avaliar a produção da Extensão e da Cultura universitária em projetos apoiados pelo Edital Pibexc 2017 e pelo Programa BIA 2016 e 2017. 2. DAS ATIVIDADES 2.1. Apresentação de trabalhos na modalidade Comunicação Oral em sessões temáticas, oriundos de projetos ou experiências de extensão, de pesquisa-ação, proporcionando espaços para discutir, divulgar e criar oportunidades de diálogo, integração e de trocas de conhecimentos e saberes entre os sujeitos (docentes, técnicos, estudantes e comunidades) envolvidos nos projetos acadêmicos. 3. DOS PARTICIPANTES 3.1. Haverá duas modalidades de participantes: a) Apresentador(a) de trabalho de Comunicação Oral em Sessão Temática; b) Ouvinte. 3.1.1. O(a) apresentador(a) de Comunicação Oral será considerado(a) também como ouvinte. 3.2. É recomendada a participação, como ouvinte, no III Enexc, dos parceiros institucionais e não institucionais, de programas e projetos (movimentos sociais, ONG´s, secretarias estaduais e municipais, escolas, comitês, fóruns etc.), com o propósito de fortalecer e aproximar o diálogo Universidade/Sociedade. 4. DAS INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO 4.1. Haverá os seguintes tipos de inscrições: a) Resumo de trabalho para Comunicação Oral em Sessão Temática; b) Ouvintes. 4.2. DA INSCRIÇÃO DO RESUMO DE TRABALHO PARA COMUNICAÇÃO ORAL EM SESSÃO TEMÁTICA 4.2.1. A inscrição do resumo de trabalho para Comunicação Oral em Sessão Temática será efetuada no Sigproj (http://sigproj1.mec.gov.br), pelo(a) coordenador(a) do projeto de extensão, até 09 de outubro de 2017. 4.2.1.1. O(a) Coordenador(a) do projeto será considerado(a) Orientador(a) do trabalho inscrito. 4.2.2. O(a) coordenador(a) do projeto deverá entrar na sua conta do Sigproj e, no item Editais Abertos, acessar o Edital do III Enexc – Encontro de Extensão e Cultura da UFPE 2017, e preencher os campos no Formulário Eletrônico (Identificação, Proposta de Extensão, Descrição, Autores e Anexos). 4.2.3. A inscrição do resumo de trabalho a ser apresentado deve estar vinculada a um projeto selecionado no Edital Pibexc 2017 e/ou estar vinculado ao programa BIA 2016/2017 (Edital da Facepe). 4.2.3.1. No caso de haver inscrição de resumo de trabalho vinculado a outro edital da Proexc em 2017, a Comissão Científica do III Enexc decidirá, com base na nota dos pareceristas e na disposição de vagas para apresentação em comunicação oral, se o resumo será enquadrado nos subitens “a”, “b” ou “c” do item 6.2. deste Edital. 4.2.4. O resumo de trabalho inscrito no Sigproj deverá ter entre 500 e 800 palavras (desconsiderar o limite de 350 palavras, indicado no formulário do Sigproj - campo “Descrição”) e conter informações essenciais como: Introdução, Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Principais Resultados e Conclusões/Considerações. 4.2.4.1. As informações referentes a título e autores deverão ser preenchidas nos campos específicos. 4.2.5. No trabalho inscrito, deverá constar obrigatoriamente o nome do(s) autor(es) e do(a) coordenador(a)/orientador(a), sendo as informações de total responsabilidade dos mesmos. 4.2.5.1. O(a) coordenador(a), no ato da inscrição, indicará o(a) estudante que irá apresentar o trabalho. 4.2.5.2. Nos projetos com mais de 1 (um) estudante, ficará a critério do(a) coordenador(a), a indicação do responsável pela apresentação do trabalho. 4.2.5.3. A apresentação de trabalhos é aberta a estudantes da UFPE (bolsistas ou não), vinculados aos projetos aprovados pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibexc 2017 e pelo Programa BIA 2016/2017 (Edital Facepe). 4.2.6. Deverá ser anexada ao Formulário Eletrônico do Sigproj, a versão em Word (DOC/DOCX) do Formulário de Inscrição (Anexo 1); o Formulário de inscrição é composto por duas partes: a primeira contém os dados do trabalho, do(a) coordenador(a) do projeto e do(a) apresentador(a) do trabalho; a segunda parte é composta por uma versão completa do resumo, com o nome do(a) coordenador(a), nomes dos(as) autores(as), por ordem de autoria, e as referências. 4.2.6.1. A versão completa do resumo deverá estar no seguinte formato: a) todo o título em maiúsculo, centralizado e em negrito na primeira linha da página, com no máximo 150 caracteres (com espaços); b) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) alinhado(s) à direita, e nome do orientador, em espaçamento simples; c) resumo em parágrafo único, alinhamento justificado, contendo três palavras-chave, em espaçamento simples (entre 500 a 800 palavras); d) papel tamanho A4; e) fonte Times New Roman, tamanho 12; f) margens superior e inferior: 2,5cm; e esquerda e direita: 3,0cm. 4.2.6.2. O não cumprimento à formatação indicada e aos critérios de: clareza, articulação das ideias, correção, adequação ortográfica e gramatical, são fatores determinantes para a não indicação da apresentação do trabalho. 4.2.6.3. O Sigproj só disponibilizará para a Comissão Científica apenas o último arquivo anexado, portanto deve-se anexar apenas um único arquivo (Formulário de Inscrição e Resumo completo). 4.2.6.4. O único arquivo a ser anexado deverá estar exclusivamente no formato Word (DOC/DOCX). 4.2.7. No caso de haver inscrição de mais de 1 (um) trabalho vinculado ao mesmo projeto, a Comissão Científica do III Enexc decidirá, com base na nota dos pareceristas e na disposição de vagas para apresentação em comunicação oral, como esses trabalhos serão enquadrados nos subitens “a”, “b” ou “c” do item 5.2. deste Edital. 4.2.7.1. Considerando o item 4.2.7., a apresentação em comunicação oral (item 5.2, subitem “a”) será de até 1 (um) trabalho por projeto. 4.2.7.2. Considerando o item 4.2.7., os nomes dos autores dos trabalhos, bem como o conteúdo dos mesmos (objetivos e resultados), deverão ser distintos, excetuando-se o nome do(a) coordenador(a). 4.3. DA INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO COMO OUVINTE 4.3.1. A inscrição para ouvinte será realizada nas páginas da Proexc, da Propesq e da Proacad, através de link da página do evento. 4.3.2. O link para inscrição de ouvintes estará disponível no período de 6 a 13 de novembro de 2017. 4.3.3. Não será possível fazer inscrição de ouvinte durante o evento. 5. DA AVALIAÇÃO E ACEITAÇÃO DOS TRABALHOS 5.1. A seleção e aprovação dos trabalhos estão condicionadas ao atendimento das orientações constantes neste Edital; o julgamento de qualidade acadêmico-científica dos resumos será realizado por Pareceristas Ad Hoc e Comissão Científica do III Enexc. 5.2. O resumo inscrito poderá: a) ser aceito para apresentação oral e disponibilização nos anais do evento; b) ser aceito apenas para a disponibilização nos anais do evento; c) ser recusado por não atender as normas e configurações estabelecidas neste Edital. 5.3. A avaliação será realizada a partir da apreciação do resumo, quanto à clareza e articulação das ideias, correção e adequação de linguagem; e da apresentação do trabalho, quanto ao domínio do conteúdo e capacidade de síntese. 5.4. Recomenda-se que os coordenadores de projetos registrados em editais da Proexc, inscrevam-se como Pareceristas e/ou Coordenadores/Avaliadores da 1ª Sepec – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, através de Chamada Pública, a ser divulgada. 6. DOS PROCEDIMENTOS E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS 6.1. Os trabalhos serão apresentados na modalidade “Comunicação Oral” em Sessão Temática. 6.2. Cada Comunicação Oral deverá ser apresentada em até 10 (dez) minutos. 6.3. As sessões temáticas terão duração de até 2 (duas) horas e serão compostas por até 9 (nove) Comunicações Orais, mediadas por um(a) coordenador(a), designado(a) pela comissão científica do evento. 6.4. Os apresentadores de trabalhos deverão permanecer na sala durante toda a sessão temática. 6.5. O trabalho selecionado para apresentação deverá estar disposto em slides, elaborados em PowerPoint (PPT/PPTX), com um número de slides adequados ao tempo de apresentação (até 10 minutos), contendo as seguintes informações: Identificação do trabalho (título, autores, coordenador); objetivos; local de execução, público envolvido, parcerias; metodologia utilizada; atividades desenvolvidas e resultados parciais/finais obtidos; e contribuição do projeto na formação acadêmica do estudante e para a sociedade. 6.5.1. Os slides deverão ser elaborados em modelo padrão, disponibilizado pela Proexc, junto com a divulgação dos trabalhos aprovados. 6.6. A comissão científica agrupará as Comunicações Orais de acordo com a Linha Temática dos trabalhos inscritos, a partir da afinidade com as áreas definidas para a extensão universitária: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Tecnologia e Produção. 7. DOS RECURSOS MATERIAIS PARA APRESENTAÇÃO EM COMUNICAÇÃO ORAL 7.1. O(a) Apresentador(a) de Comunicação Oral deverá disponibilizar o arquivo de seu trabalho em PowerPoint (conforme instrução no item 6.5.), em local e data a ser informados junto com a divulgação dos trabalhos aprovados. 7.2. Cada trabalho deverá conter um número de slides suficientes ao tempo de apresentação (até 10 minutos), conforme indicação nos itens 6.2. e 6.5. deste edital. 7.3. Recomenda-se que cada apresentador mantenha um backup dos seus slides em seu domínio, para possíveis imprevistos. 7.4. Serão disponibilizados no dia da apresentação, como recursos de apoio para comunicação oral em sessão temática: projetor e computador. 7.5. O(a) apresentador(a) que tenha indicado no formulário de inscrição o interesse e/ou necessidade do uso de material de apoio na área de acessibilidade, deverá se apresentar na Secretaria do evento, até 30 (trinta) minutos antes do início da sessão temática. 8. DA PREMIAÇÃO 8.1. Os trabalhos melhores avaliados serão selecionados para premiação com Menção Honrosa, sendo 1 (um) por área temática. 8.2. Será considerada como critério para premiação, a maior pontuação no somatório geral de avaliação do resumo inscrito e da apresentação em comunicação oral. 8.3. A premiação será anunciada na sessão de encerramento da 1ª Sepec – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, no dia 24 de novembro de 2017. 9. DA CERTIFICAÇÃO 9.1. Os certificados da 1ª Sepec da UFPE, serão disponibilizados na página do evento a partir do dia 15 de dezembro de 2017. 10. DO CRONOGRAMA Lançamento do Edital 18 de setembro de 2017. Inscrição de trabalhos Até 9 de outubro de 2017. Análise dos trabalhos Até 23 de outubro de 2017. Divulgação dos trabalhos aprovados Até 26 de outubro de 2017. Interposição de recursos Até 30 de outubro de 2017. Resultado da interposição de recursos Até 6 de novembro de 2017. Inscrição para ouvintes De 6 a 13 de novembro de 2017. Divulgação do local, data e horário da apresentação Até 17 de novembro de 2017. 1ª Sepec – Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFPE 22 a 24 de novembro de 2017. 11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 11.1. Esclarecimentos e informações adicionais sobre este Edital poderão ser obtidos pelo e-mail enexc.ufpe@hotmail.com e pelos telefones: (81) 2126-8134/2126-8609/2126-8633. 11.2. As dúvidas, casos omissos e situações não previstas neste Edital, serão dirimidos pela Comissão Científica e Câmara de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE. Recife, 18 de setembro de 2017. Maria Christina de Medeiros Nunes Pró-Reitora de Extensão e Cultura