UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Edital n.º 12/2017/COPQ/PROPP/UFGD - Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica Fluxo Contínuo UFGD (PIVIC-FC) - Edital n.º 12/2017 - PIVIC-FC UFGD

Edital de abertura de inscrições para o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica Fluxo Contínuo UFGD (PIVIC-FC).



 

EDITAL N.º 12/2017/COPQ/PROPP/UFGD

Dourados/MS, 21 de julho de 2017.

 

 

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FLUXO CONTÍNUO UFGD (PIVIC-FC).

 

 

O Presidente do Comitê Interno de Iniciação Científica, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital de abertura de inscrições para o PROGRAMA INSTITUCIONAL VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FLUXO CONTÍNUO UFGD (PIVIC-FC).

 

 

1. INSCRIÇÕES:

 

1.1. As inscrições são direcionadas a pesquisadores que atendam aos requisitos do item 2.1 deste edital e que desejam orientar alunos voluntários de Iniciação Científica.

 

1.2. As inscrições serão realizadas através dos seguintes e sucessivos procedimentos:

 

1º)   Preenchimento da ficha de inscrição disponível para download no seguinte link: <https://goo.gl/Vuyykj> e envio da mesma para a Comissão de Pesquisa e o Conselho Diretor das faculdades para aprovação;

 

2º)   Preenchimento do formulário on line disponível no seguinte link: <https://goo.gl/forms/Otp9NaT9voqsZjo43>;

 

3º)   Cadastramento no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj/MEC) no seguinte link: <http://sigproj1.mec.gov.br>, conforme manual disponível na página da Divisão de Iniciação Científica da UFGD (https://goo.gl/xuf4Mu).

 

1.3. Os documentos a serem incluídos no SIGProj/MEC são:

 

a) Ficha de inscrição, disponível para download no seguinte link: <https://goo.gl/Vuyykj>;

 

b) Resolução do Conselho Diretor da Faculdade (aprovação da execução do plano de trabalho do aluno);

 

c) RG e CPF do aluno;

 

 

2. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA:

 

2.1. Quanto ao orientador:

 

a) Ser professor efetivo da UFGD, com título de mestre ou doutor, técnico-administrativo da UFGD com doutorado, bolsista DCR (Desenvolvimento Científico Regional) ou PNPD (Programa Nacional de Pós Doutorado), professor visitante, substituto ou voluntário.

 

Parágrafo único: Em todos os casos, é necessário que o projeto de pesquisa ao qual o plano de trabalho do aluno estiver vinculado esteja cadastrado na COPQ/PROPP e que o período da iniciação científica esteja compreendido na vigência do mesmo.

 

b) Participar de grupo de pesquisa cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq devidamente certificado pela Instituição correspondente;

 

d) Escolher um aluno com perfil e desempenho acadêmico compatível com as atividades de pesquisa;

 

e) Comprometer-se a orientar o aluno em todas as fases da pesquisa científica;

 

f) Comprometer-se a preparar e a acompanhar o aluno no Encontro Anual de Iniciação Científica na edição imediatamente subsequente ao término da iniciação científica;

 

g) Ter cumprido com todos os deveres dos programas de iniciação científica em vigências anteriores.

 

2.2. Quanto ao projeto de pesquisa docente:

 

2.2.1. O orientador deve obrigatoriamente ser coordenador ou membro da equipe de um projeto de pesquisa devidamente cadastrado ou enviado para cadastro (ou com pedido de prorrogação) na Coordenadoria de Pesquisa/PROPP.

 

2.2.2. O projeto de pesquisa do proponente deve vigorar, no mínimo, até o término da vigência do plano de trabalho do aluno indicado na ficha de inscrição.

 

2.3. Quanto ao plano de trabalho do aluno:

 

2.3.1. O orientador deverá indicar na ficha de inscrição um plano de trabalho que esteja diretamente vinculado ao seu projeto de pesquisa.

 

2.3.2. A vigência do plano de trabalho deverá ser entre 03 (três) meses e 12 (doze) meses, a partir de agosto/2017.

 

2.3.3. O plano de trabalho deverá ter viabilidade técnica e financeira, além da possibilidade de ser plenamente executado (início, desenvolvimento e conclusão) dentro do período indicado na ficha de inscrição.

 

2.4. Quanto ao aluno:

 

a) Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da UFGD;

 

b) Comprometer-se a dedicar 12 (doze) horas semanais às atividades relacionadas ao plano de trabalho, durante o período de vigência da IC;

 

c) Comprometer-se a entregar os relatórios de IC e a participar do Encontro Anual de Iniciação Científica na edição subsequente ao término da iniciação científica;

 

d) No caso de alunos que já desenvolveram iniciação científica na instituição em vigências anteriores, ter cumprido todos os deveres dispostos nos respectivos editais, termo de compromisso e resoluções normativas do CNPq;

 

e) Cumprir as exigências constantes nas resoluções normativas da UFGD e do CNPq relativas à iniciação científica, especialmente a RN n.º 017/2006/CNPq ou outra que vier a substituí-la (ou modificá-la);

 

 

3. CONCLUSÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

 

3.1. A emissão de certificado de conclusão da iniciação científica voluntária, tanto para o orientador quanto para o aluno, é condicionada a entrega do comprovante de sua conclusão, que pode ser:

 

a) Publicação de artigo científico decorrente desta pesquisa;

 

b) Submissão de artigo científico decorrente desta pesquisa ou

 

c) Entrega de Relatório Técnico, conforme modelo a ser estabelecido pela Coordenadoria de Pesquisa/PROPP;

 

Parágrafo primeiro: No caso da alínea “a”, a comprovação será mediante o envio da primeira página do respectivo artigo científico; já no caso da alínea “b”, a comprovação será mediante o envio de um comprovante de submissão do artigo científico.

 

Parágrafo segundo: Este comprovante do término do PIVIC-FC deverá ser encaminhado por email para a Coordenadoria de Pesquisa/PROPP em até 30 (trinta) dias após o término da vigência do plano de trabalho do aluno, juntamente com a Resolução de aprovação do Conselho Diretor da Faculdade;

 

Parágrafo terceiro: A falta da entrega deste comprovante no prazo e condições estabelecidas pela Coordenadoria de Pesquisa/PROPP tornará o aluno e seu orientador inadimplentes junto à UFGD, especialmente para fins de participação em editais dos programas de iniciação científica.

 

 

4. CRONOGRAMA DO PIVIC-FC:

 

Fase

Data

Inscrições mediante a entrega da ficha de inscrição na faculdade, o preenchimento do formulário no sistema Google docs e o cadastramento no SigProj;

--- // ---

Desenvolvimento do PIVIC-FC;

--- // ---

Entrega do comprovante de conclusão do PIVIC-FC

30 dias após término da IC, pautando-se na data indicada na ficha de inscrição.

 

 

5. DISPOSIÇÕES GERAIS:

 

5.1. Não serão homologadas inscrições com documentação incompleta.

 

5.2. Não será permitido anexar documentos não relacionados neste Edital ou fora do prazo.

 

5.3. A documentação e as informações prestadas pelo proponente serão de sua inteira responsabilidade, sendo passível de exclusão do programa aquele que não fornecer documentação completa, correta e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

                                                              

5.4. Para esclarecimentos relativos a este edital, os interessados deverão procurar a Coordenadoria de Pesquisa/PROPP (inic@ufgd.edu.br).

 

5.5. Fazem parte das normas deste Edital as disposições da RN n.º 17/2006/CNPq e o “Termo de Compromisso e responsabilidade de aluno e orientador de iniciação científica”, independentemente de transcrição.

 

5.6. Os casos omissos serão analisados pela Coordenadoria de Pesquisa/PROPP, ouvido o Comitê Interno de Iniciação Científica/UFGD.

 

Prof. Dr. Nelson Luis de Campos Domingues

Presidente do Comitê Interno de Iniciação Científica/UFGD