UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Cursos de Inverno 2017 - Cursos de Inverno 2017

Este edital não possui texto de chamada.



EDITAL 001 /2017 DIVISÃO DE APOIO AO ENSINO-PROENS / PROEXT INSCRIÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS DE EXTENSÃO – INVERNO 2017 O Pró-Reitor de Ensino, Prof. Dr. Wagner Roberto Batista e a Pró-Reitora de Extensão Universitária, Prof.ª Dr.ª Luciana de Almeida Silva Teixeira, no uso de suas atribuições legais, resolvem publicar o presente edital visando à abertura de inscrições de propostas para oferta de cursos na modalidade extensão. 1 – DA CARACTERIZAÇÃO DOS CURSOS DE EXTENSÃO 1.1 Compreendem-se como curso de extensão aquele que articula de maneira sistemática, ensino e extensão, seja para formação inicial ou continuada, visando o aperfeiçoamento ou a disseminação de conhecimentos, com carga horária definida e que atenda a comunidade acadêmica e a comunidade externa. 1.2 De acordo com o documento Extensão Universitária: Organização e Sistematização, a modalidade curso de extensão é uma “Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos”. a) Ações dessa natureza com menos de 8 horas devem ser classificadas como “evento”. b) Prestação de serviço realizada como curso deverá ser registrada como curso. c) Curso presencial exige a presença do aluno durante toda a oferta da carga horária. d) Curso de extensão a distância é caracterizado pela não-exigência da presença do aluno durante toda a oferta da carga horária; as atividades presenciais (sessões de esclarecimento, orientação presencial, avaliação, etc.) não devem ultrapassar 20% da carga horária total. 1.3 Os cursos de extensão podem ser de três tipos: a) Iniciação: curso que objetiva, principalmente, oferecer noções introdutórias em uma área específica do conhecimento; b) Atualização: curso que objetiva, principalmente, atualizar e ampliar conhecimentos, habilidades ou técnicas em uma área do conhecimento; c) Treinamento e qualificação profissional: curso que objetiva, principalmente, treinar e capacitar em atividades profissionais específicas. 1.4 O presente edital será regido conforme o cronograma abaixo: Etapa Data Prazo para submissão de propostas (pelos coordenadores) 14/06/17 a 02/07/17 Divulgação do resultado preliminar Até 11/07/17 Prazo para interposição de recurso Até 12/07/17 Divulgação do resultado final Até 14/07/17 Período para inscrição nos cursos (pela comunidade interna/externa)* 15/07/17 a 31/07/17 Período de realização dos cursos 1º/08/17 a 18/08/17 *Esta etapa é realizada diretamente pelo interessado, da comunidade interna /externa, por meio do site da UFTM. 2 – DOS REQUISITOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA MINISTRAR CURSOS DE EXTENSÃO 2.1 Podem apresentar propostas de cursos de extensão: a) docentes da UFTM; b) técnico-administrativos ocupantes de cargo nível E da UFTM 2.2 As propostas deverão ser cadastradas na internet pelo coordenador da proposta por meio da plataforma eletrônica Sistema de Gestão e Informação de Projetos SIGProj - disponibilizada no endereço http://sigproj1.mec.gov.br – no período de 12 de junho de 2017 a 30 de junho de 2017, sendo que após a data de vigência, independentemente de problemas de acesso e conexão no SIGProj no último dia, todas as propostas serão desconsideradas por este Edital, em virtude da consolidação dos dados estatísticos institucionais. 2.3 As propostas deverão ter ciência da instância competente antes da submissão da proposta para avaliação por este edital: 2.3.1 Em caso de proponente docente, a proposta deverá ter a ciência do Coordenador do Curso, caso o docente esteja vinculado diretamente a algum curso da UFTM, ou Coordenador do Departamento de vinculação do docente, no caso deste não ter vínculo com um curso específico; 2.3.2 Em caso de proponente técnico–administrativo, a proposta deverá ter a ciência da sua chefia imediata. 2.4 As propostas devem conter carga horária mínima de 15 horas/aula de 50 minutos (um crédito) e máxima de 45 horas/aula (3 créditos), e devem ser desenvolvidas no período de 1º de a 18 de agosto de 2017 nos Campi Iturama e Uberaba, seguindo os horários de funcionamento da UFTM (das 7h10min às 22h40min). 2.5 O resultado preliminar das propostas aprovadas será divulgado no dia 11 de julho de 2017, no site da UFTM (www.uftm.edu.br). 2.6 Os proponentes terão direito a recurso, desde que apresentado por escrito, de forma livre, devidamente fundamentado e dirigido aos Pró-Reitores de Ensino e de Extensão Universitária. 2.7 O recurso deverá ser interposto no dia 12 de julho de 2017, das 7h às 11h, na Pró-Reitoria de Ensino localizada na Rua Frei Paulino, 30 - Bairro Abadia – Uberaba – MG. 2.8 O resultado final será divulgado no site da UFTM (www.uftm.edu.br) no dia 14 de julho de 2017. 3 - DOCUMENTAÇÃO A SER ANEXADA NO SIGProj 3.1. As propostas de cursos de extensão deverão ser acompanhadas dos anexos obrigatórios digitalizados (em formato.pdf), encaminhados por meio da plataforma SIGProj: 3.1.1 Declaração de ciência de submissão da proposta, preenchida, assinada e carimbada pelo Coordenador do Departamento ou do Coordenador do Curso ou da Chefia Imediata, conforme modelo disponível no Anexo I (para coordenador da proposta docente) ou anexo II (para coordenador da proposta técnico – administrativo nível E) desse edital; 3.1.2 Termo de Parceria Interna (Carta de Aceite) dos responsáveis pelas unidades da UFTM onde serão desenvolvidas as atividades extensionistas, no caso destas apresentarem caráter interunidades, conforme modelo disponível no Anexo III desse edital. A não apresentação do Termo de Parceria Interna (Carta de Aceite) implicará na não aprovação da proposta; 3.1.3 Termo de Parceria Externa, quando a atividade extensionista apresentar caráter interinstitucional, conforme modelo disponível no Anexo IV desse edital. A não apresentação do Termo de Parceria Externa, quando aplicável, implicará na não aprovação da proposta; 3.1.4 caso a atividade extensionista seja realizada em alguma unidade/setor do HC, apresentar Termo de Cooperação (Carta de Aceite) da Gerência de Ensino e Pesquisa - GEP/HC. 4 – DAS INFORMAÇÕES RELACIONADOS À PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO 4.1 O coordenador da proposta de curso a ser ministrado deve especificar, por meio da plataforma SIGProj: 4.1.1 o número de vagas a serem oferecidas, reservando 10% do total de vagas oferecidas ao público externo; 4.1.2 o público-alvo, assegurando no mínimo participação de 10% da comunidade externa à UFTM; 4.1.3 a carga horária do curso (A CARGA HORÁRIA TOTAL DA AÇÃO (EVENTO ou CURSO) DEVE SER IGUAL À SOMA TOTAL DE MINUTOS NA PROGRAMAÇÃO ITEM 1.6.3 Ex: Carga horária total da ação: 60 horas; Programação: total de 3600 minutos); 4.1.4 o período de realização do curso, incluindo detalhes tais como, dias da semana, horários e indicação do local a ser reservado (se sala de aula ou laboratório de informática); 4.1.5 que haverá inscrições, no período de 15 a 31 de julho de 2017. Porém, ressalta-se que as inscrições serão realizadas diretamente pelo interessado, da comunidade interna ou externa à UFTM, por meio do site da UFTM (www.uftm.edu.br). 4.2 Poderão se inscrever para realização dos cursos, estudantes de graduação da UFTM, alunos do Centro de Educação Profissional (CEFORES), servidores técnico-administrativos da UFTM, estudantes do 3º ano do Ensino Médio de qualquer escola, pública ou privada, e pessoas da comunidade externa à UFTM, que tenham concluído o Ensino Médio. 4.3 A carga horária, as datas de realização do curso, bem como demais informações devem estar previstas nas propostas dos cursos, por meio do preenchimento de todos os campos correspondentes, na plataforma SIGProj. 4.4 Dúvidas a respeito do preenchimento da proposta serão esclarecidas pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária no telefone 3700-6146 e/ou pela Pró-Reitoria de Ensino no telefone 3700-6123, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h. 5 - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS 5.1 As propostas recebidas serão avaliadas considerando-se os 5 (cinco) quesitos identificados no quadro abaixo. As propostas que obtiverem nota igual ou superior a 60,0 (sessenta) serão consideradas aprovadas. Quesito Descrição Pontuação Justificativa da Ação de Extensão Fundamentar o domínio de investigação, a relevância e a pertinência da proposta de ação de extensão no processo de intervenção social como uma das respostas a um problema ou necessidade junto ao público-alvo da atividade. O texto deve ser objetivo e sucinto, baseado em dados, pesquisas, diagnósticos e indicadores sobre a questão. É relevante na justificativa apresentar o contexto ou histórico de realização da ação de extensão e a motivação em desenvolvê-la. 0,0 a 20,0 Objetivos da Ação de Extensão Considerando a justificativa apresentada, especificar o objetivo geral e os objetivos específicos da ação de extensão, detalhando-os com clareza em função dos resultados esperados com o ensino, a pesquisa e a extensão. Para facilitar recomenda-se numerar os objetivos gerais e os específicos, descrevendo-os sem explicitar como alcançar. 0,0 a 20,0 Metodologia Especificar a proposta metodológica da ação de extensão, linha pedagógica adotada, justificando carga horária, referencial teórico, tecnologias a serem utilizadas, instrumentos metodológicos e de rotinas, as atividades/etapas que compõem a proposta, a inter e/ou multidisciplinaridade na abordagem da realidade e suas dinâmicas. Caso haja a participação de outras parcerias, especificar as complementaridades e/ou sinergias existentes. Resumindo, a proposta metodológica deve conter as etapas e instrumentos de “como” os objetivos serão alcançados. 0,0 a 20,0 Conteúdo Programático Indicar a ementa e a carga horária, a fim de contribuir para alcançar os objetivos da ação. Esse item pode ser inserido como um subitem da Metodologia. 0,0 a 20,0 Cronograma Apresentar o cronograma das atividades a serem desenvolvidas na proposta apresentada. 0,0 a 20,0 6 - DA INSCRIÇÃO PARA PARTICIPANTES DOS CURSOS DE EXTENSÃO 6.1 As inscrições para os participantes serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.uftm.edu.br no período de 15 a 31 de julho de 2017. 6.2 Por serem cursos livres, não haverá critérios para seleção, prevalecendo a data de inscrição e o limite de vagas. 7 - DO INÍCIO DAS ATIVIDADES DOS CURSOS As atividades serão realizadas no período de 1º a 18 de agosto de 2017, seguindo os horários de funcionamento da UFTM (das 7h10min às 22h40min). 8 – CASOS OMISSOS Os casos omissos serão resolvidos pelas Pró-Reitorias de Ensino e de Extensão Universitária. 9 - DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL 9.1 Qualquer cidadão poderá impugnar fundamentadamente este edital ou suas eventuais alterações, somente por escrito junto à Pró-Reitoria de Ensino, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados de sua publicação. 9.2 Não serão aceitos pedidos de impugnação intempestivos ou promovidos por intermédio de correio eletrônico, fax ou postal. 9.3 Da decisão sobre a impugnação não cabe recurso administrativo. Uberaba, 14 de junho de 2017. Prof. Dr. Wagner Roberto Batista Pró-Reitor de Ensino Prof.ª Dr.ª Luciana de Almeida Silva Teixeira Pró-Reitora de Extensão Universitária ANEXO I MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO INSTITUTO..... Endereço:...... Fones: ..... e-mail: ....... DECLARAÇÃO Declaro que tenho ciência da submissão da proposta de atividade de extensão intitulada [TÍTULO DA PROPOSTA], no Edital da PROEXT/UFTM n° [XX/XXX], para execução sob a coordenação do(a) Professor(a) [NOME DO(A) DOCENTE], tendo o apoio da seguinte equipe: Nome: ( ) Docente ( ) Técnico Administrativo ( ) Aluno Voluntário ( ) Parceiro Externo ( ) Voluntário Externo ( ) Aluno Bolsista Telefone:_____________e-mail:_________________________________________________ Unidade de lotação / Departamento de atuação:_____________________________________ (repetir a relação de dados para todos os membros) Carga horária semanal para dedicação à atividade de extensão, em horas: [X] horas. ___________________________________ Local e Data ___________________________________ Nome do (a) Coordenador (a) do Curso ou Coordenador (a) do Departamento do(a) docente Assinatura e Carimbo Observação: No caso de docentes que atendem a diversos cursos, quem assina é o coordenador do departamento de vinculação do docente. No caso de docentes que atendem a um único curso, quem assina é o coordenador do curso, conforme deliberação do COEXT em reunião realizada no dia 23/04/2015, disponível na página da Pró- Reitoria de Extensão Universitária (por exemplo, para docentes com formação em Engenharia Ambiental lotados no ICTE, quem assina é o Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental, e não o Coordenador do Departamento de Engenharia Ambiental; para docentes com formação em Pedagogia lotados no IELACHS, quem assina é o Coordenador do Departamento de Educação, e não o Coordenador de Curso no qual o docente ministra disciplinas). Proponente de projeto/programa que se encontra na condição de coordenador de curso ou de departamento, não pode assinar a declaração de ciência por ele mesmo. Nesse caso, quem deve assinar é o vice-coordenador de departamento ou de curso. ANEXO II MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO INSTITUTO..... Endereço:...... Fones: ..... e-mail: ....... AUTORIZAÇÃO Autorizo a submissão da proposta de extensão intitulada [TÍTULO DA PROPOSTA], no Edital de Fluxo Contínuo da PROEXT/UFTM n° [XX/XXX], para execução sob a coordenação do(a) [NOME DO(A) SERVIDOR(A) TÉCNICO-ADMINISTRATIVO], portador(a) do SIAPE nº [XXXXXX], ocupante do cargo Técnico Administrativo (Nível E), [ESPECIFICAR O CARGO. P.EX.: PEDAGOGO, GEÓLOGO, BIOMÉDICO, TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS, ETC...], tendo o apoio da seguinte equipe: Nome: ( ) Docente ( ) Técnico Administrativo ( ) Aluno Voluntário ( ) Parceiro Externo ( ) Voluntário Externo Telefone:_____________e-mail:_________________________________________ Área / Setor de atuação:________________________________________ (repetir a relação de dados para todos os membros) Carga horária semanal para dedicação à atividade de extensão, em horas: [X] horas. ___________________________________ Local e Data ___________________________________ Nome da Chefia Imediata Assinatura e Carimbo Observação: De acordo com a Decisão Normativa n° 01, de 14 de fevereiro de 2017, do Conselho de Extensão Universitária: Art. 8º A proposta de atividade de extensão deve: I - ser coordenada por docente ou técnico-administrativo em efetivo exercício na UFTM; II - ser previamente submetida para ciência do gestor pertinente da Unidade de lotação do docente; III - ter, obrigatoriamente, a participação efetiva de discentes, por seu caráter acadêmico de formação; IV - ser avaliada por parecerista da PROEXT; e V - ser homologada pelo COEXT. §1º Os projetos e programas de extensão com bolsa podem ser coordenados somente por docentes, conforme Decreto 7.416/2010. § 2º No caso de servidores técnico-administrativos, estes devem ser ocupantes de cargo de nível superior e devem ser autorizados por sua chefia imediata para exercer a função de coordenador de atividade de extensão, devendo ter essa prerrogativa em suas atribuições. ANEXO III (Cabeçalho com os dados da Unidade da UFTM) TERMO DE PARCERIA INTERNA À UFTM Esse formulário pode atender a até duas possibilidades, nesse caso, as duas opções abaixo devem ser preenchidas. Caso apenas uma das opções a seguir seja aplicável, escolha a que atende e exclua a outra na versão final do documento (Opção 01. Para servidores lotados em unidade distinta do coordenador da atividade) Declaro que o(s) servidor(es) técnico-administrativo(s) abaixo relacionados está(ão) liberado(s) para compor(em) a equipe de execução para a realização da Ação de Extensão intitulada (título da Ação de Extensão), coordenada pelo(a) (nome do(a) coordenador(a)), em parceria com o(s) Setor(es)/Departamento(s) (indicar nomes). Declaro ainda que a referida Ação de Extensão tem por objetivo (indicar objetivo geral) e como resultados esperados (indicar os resultados esperados). A Ação de Extensão será desenvolvida no período de __/__/____ a __/__/____. Nome do técnico-administrativo:________________________________________________ Unidade/Departamento/Setor:__________________________________________________ Carga horária semanal para dedicação à atividade de extensão, em horas: [X] horas. (repetir a relação de dados para todos os membros) (Opção 02. Para uso de infraestrutura de unidade distinta do coordenador da atividade) Declaro que estou ciente e de acordo com a utilização da infraestrutura desta unidade sob minha responsabilidade (indicar qual infraestrutura), conforme descrito na Ação de Extensão intitulada (título da Ação de Extensão), coordenado pelo(a) (nome do(a) coordenador(a)), em parceria com o(s) Setor(es)/Departamento(s) (indicar nomes). Declaro ainda que a referida Ação de Extensão tem por objetivo (indicar objetivo geral) e como resultados esperados (indicar os resultados esperados). A Ação de Extensão será desenvolvida no período de __/__/____ a __/__/____. (Local, Data) Nome, assinatura e carimbo do Responsável pela Unidade ou Setor* Telefone e e-mail de contato Nome, assinatura e carimbo do(a) Coordenador(a) da Ação de Extensão* Telefone e e-mail de contato *Caso a atividade tenha mais de um coordenador ou o setor no qual a atividade será realizada tenha mais de um responsável, ou a atividade seja realizada em mais de um setor, será necessária a assinatura de todos os envolvidos. ANEXO IV (Timbre do local/comunidade ou instituição) TERMO DE PARCERIA O/A (nome do local), por meio de (cargo e nome da pessoa que assina a carta), após consulta a sua comunidade/instituição, firma o presente termo de parceria para realização da Atividade de Extensão intitulada (Nome da Atividade de Extensão), coordenada por (nome do coordenador da proposta), junto à Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Declaro que a comunidade/instituição tem conhecimento dos objetivos e das ações a serem desenvolvidas no âmbito desta atividade e assume o compromisso de apoiar o desenvolvimento da referida Atividade de Extensão nesta comunidade/instituição durante o período de realização da mesma. (Data) (Nome por extenso/Assinatura)