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Edital PROEX Nº01/2017 - Seleção de Projetos de Extensão com Bolsas para as Ligas Acadêmicas/UFGD - Edital PROEX Nº01/2017 - Seleção de Projetos de Extensão com Bolsas para as Ligas Acadêmicas/UFGD

Este edital não possui texto de chamada.



A Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no uso das atribuições legais, amparada pela legislação federal que regulamenta a concessão de bolsas para o desenvolvimento de atividades de extensão universitária (Lei nº 12.155, de 23/12/2009 e Decreto nº 7.416, de 30/12/2010, da Presidência da República – Casa Civil), torna pública a seleção de Projetos de Extensão com bolsas, visando à CRIAÇÃO, AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DAS LIGAS ACADÊMICAS/UFGD, observados o orçamento e as seguintes especificações: 1. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA 1.1 O presente Edital tem por objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos de Extensão com ônus para a Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, com o fim de criar, ampliar e fortalecer as ligas acadêmicas na UFGD; 1.2 A seleção de bolsistas para atuarem nas ligas da UFGD tem por objetivo: a) Complementar a formação acadêmica por meio de atividades a serem planejadas, executadas, acompanhadas e avaliadas em conformidade com os currículos e programas, a fim de se constituírem em instrumentos de integração para fins de aperfeiçoamento profissional, técnico-cultural, científico e de relacionamento humano. b) Constituir-se em atividades de Extensão extraclasse, despertando hábitos e aptidões compatíveis com sua futura atividade profissional. c) Propiciar a troca de saberes entre sua área de atuação e demais estudantes de outras áreas e, a comunidade externa, através de cursos, palestras, simpósios, jornadas. d) A prestação de serviços à comunidade, devendo ser encarada como um trabalho social, ou seja, ação deliberada que se constitui a partir e sobre a realidade objetiva, produzindo conhecimentos que visem à transformação social, conforme define a Política Nacional de Extensão. f) Interação entre o corpo discente, docente e técnico-administrativo da UFGD. 2. DOS PRAZOS O prazo de vigência deste edital será de 10 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017, respectivamente, período de abertura deste edital e encerramento da vigência das bolsas. 1. Início da submissão das propostas no SIGProj 23/01/2017 2. Término da submissão das propostas no SIGProj 05/02/2017 3. Prazo final para envio das propostas à COEX 13/02/2017 4. Aprovação pela Câmara de Extensão e Cultura 16/02/2017 5. Divulgação do resultado provisório 20/02/2017 6. Recurso ao resultado provisório 21/02/2017 7. Divulgação do resultado final 22/02/2017 8. Prazo final para entrega da documentação dos bolsistas 24/02/2017 9. Período de vigência das bolsas Até 10 meses 10. Início da execução das propostas A partir de 01/03/2017 11. Entrega dos relatórios finais Até 60 dias após o término da ação 3. DOS PROPONENTES 3.1 Poderão ser proponentes de propostas de extensão docentes que fazem parte do quadro efetivo de servidores da UFGD. 3.2 docentes visitantes e/ou substitutos poderão coordenar proposta de extensão, desde que a data prevista para o término da execução, incluindo a apresentação do Relatório Final, seja de 60 dias antes do término de seus contratos com a UFGD. 3.3 A proposta deverá ter um gestor que necessariamente será um servidor do quadro efetivo da UFGD. O docente visitante e/ou substituto não poderá ser, em nenhuma hipótese, gestor. 3.4 As propostas de extensão deverão ser institucionalizadas no âmbito da UFGD, devendo ser cadastradas e submetidas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos - SIGProj e aprovadas em todas as instâncias consultivas e avaliativas previstas nos regimentos e estatutos da UFGD. 4. DAS CONDIÇÕES DA BOLSA 4.1 A quantidade de bolsas oferecidas neste processo seletivo obedecerão a seguinte categorização (verificar cursos no Anexo 1): Grande Área Número de Bolsas disponibilizadas Ciências Exatas 5 Ciências Humanas 5 Ciências da Vida 10 4.1.1 A CEC priorizará a distribuição de 1 (uma) bolsa por proposta dentro de cada Grande Área. 4.1.2 Caso houver em uma Grande Área menos propostas que o quantitativo de bolsas oferecidas, as propostas desta área poderão ser contempladas com mais de uma bolsa. 4.1.3 Caso a solicitação de bolsas em determinada Grande Área seja inferior ao ofertado nesse edital estas bolsas remanescentes poderão ser remanejadas para outra Grande Área, em que não foram contempladas todas as propostas com o quantitativo solicitado. Cabendo a CEC arbitrar sobre esta questão. 4.2 A previsão orçamentária para o presente edital é de até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais para bolsa de Extensão), dependendo da disponibilidade orçamentária da UFGD/PROEX. 4.3 A Bolsa mensal será no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais). 4.4 A bolsa terá vigência entre 01/03/2017 a 31/12/2017. 4.5 A concessão e vigência da bolsa está condicionada a dotação orçamentária, caso o orçamento de 2017 da PROEX sofra contingenciamento a bolsa poderá ter a vigência reduzida ou até mesmo ser revogada. 4.6 A implementação da bolsa será a partir de 1º março de 2017. 4.7 O bolsista deverá ser cadastrado como membro da equipe do projeto de extensão, mediante a apresentação de plano de trabalho (parte integrante do Formulário do SIGProj para projetos com bolsas). 4.8 A concessão da bolsa não implica vínculo empregatício com a UFGD. 4.9 A UFGD poderá cancelar, suspender e/ou solicitar a devolução da bolsa a qualquer momento, caso verifiquem o descumprimento das normas estabelecidas neste Edital. 4.10 O bolsista deverá cumprir 12 (doze) horas semanais, as quais devem ser compatíveis com o horário das atividades a serem desempenhadas nas ações de extensão, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. 4.11 Os campos do formulário: objetivo e atividades a serem desenvolvidos pelo bolsista de extensão devem ser preenchidos pelo coordenador da ação. 5. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA BOLSA: 5. 1 Os coordenadores das ações deverão entregar na COEX, somente após aprovação da ação no CEPEC, com a data limite de 24/02/2017, os seguintes documentos: a) Histórico Escolar do Acadêmico/Candidato atualizado. b) Termo de Compromisso do Acadêmico/Candidato quanto ao desenvolvimento do trabalho e da carga horária (formulário próprio). c) Atestado de matrícula no curso. d) Cópias do RG, CPF e cartão do banco. 5.2 Das condições exigidas para a participação: 5.2.1 quanto ao acadêmico: a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFGD, e não ter mais que três disciplinas em dependência. b) Estar regularmente matriculado em curso de pós-graduação lato ou stricto sensu. c) Ter disponibilidade para se dedicar 12 horas semanais às atividades referentes ao cumprimento do Plano de Trabalho. d) Não ter vínculo empregatício ou possuir outra Bolsa, de qualquer natureza, exceto Auxílio Alimentação e Bolsa Formador em Línguas Estrangeiras. e) Responsabilizar-se, por meio de Termo Compromisso, a realizar as atividades dispostas no Plano de Trabalho a partir da concessão da Bolsa. f) Comprometer-se, por meio de Termo Compromisso, a apresentar seu trabalho em eventos de extensão, e a participar das ações sociais que serão realizadas em 2017 pela PROEX. g) Apresentar a cada cinco meses de concessão de bolsa relatórios parciais das atividades executadas no projeto de extensão, e o relatório final ao término da vigência da bolsa. 5.2.2 quanto ao orientador: a) Ser docente. b) Não estar licenciado ou afastado da UFGD, a qualquer título, no período da execução da ação de extensão. c) Comprometer-se a orientar e acompanhar o Acadêmico/Bolsista nas distintas fases do trabalho, incluindo a elaboração dos relatórios e a apresentação dos resultados em congressos, seminários, encontros etc. d) Apresentar, ao longo e no encerramento da ação de extensão, os relatórios parciais e finais nas datas definidas pela PROEX. e) Comprometer-se a comunicar a Coordenadoria de Extensão, por meio de Comunicação Interna, com antecedência mínima de 30 dias, desligamentos de bolsistas e/ou substituições destes, a fim de evitar pagamentos indevidos. 6. DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA 6.1 As propostas devem atender às seguintes diretrizes específicas: 6.1.1 De natureza acadêmica: • Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente com impacto na formação do estudante e na geração de novos conhecimentos; ou • Interdisciplinaridade. 6.1.2 Da relação com a sociedade: • Impacto social; • Relação dialógica com a sociedade; ou • Contribuição na formulação, implementação e acompanhamento das políticas públicas prioritárias ao desenvolvimento regional e nacional. 6.2 As propostas serão cadastradas na modalidade projeto de extensão, a saber: • Projeto - Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado e carga horária superior a 480 horas, incluídas horas de planejamento, execução e elaboração de relatórios. Têm como objetivos o desenvolvimento de comunidades, a integração social e a integração com instituições de ensino. Um projeto pode ser: vinculado a um programa (o projeto faz parte de uma nucleação de ações); ou não-vinculado a programa (projeto isolado); 6.3 As propostas devem ser formuladas e registradas diretamente no SIGProj – no endereço eletrônico (http://sigproj1.mec.gov.br). Para tanto, é necessário que os extensionistas participantes da ação estejam cadastrados no Sistema. O cadastro poderá ser feito na homepage do SIGProj, clicando no link “Não sou cadastrado”. 6.4 As propostas de ações de extensão não cadastradas no SIGProj serão desconsideradas para efeito de avaliação. 7. DOS REQUISITOS PARA ADMISSÃO 7.1 As propostas de ações de extensão devem atender as Normas das Ações de Extensão da UFGD, disponíveis no site da UFGD (http://portal.ufgd.edu.br/pro-reitoria/proex/documentos-baixar). 7.2 Atender todas as exigências contidas neste edital. 8. DA DOCUMENTAÇÃO A SER ENCAMINHADA PARA A PROEX Deverão ser encaminhadas à COEX a cópia da proposta de extensão gerada pelo SIGProj, devidamente aprovada em todas as instâncias na unidade à qual pertence o proponente, acompanhada de Parecer da Comissão de Extensão da Unidade Acadêmica e da Resolução ou Instrução de Serviço da Unidade Proponente. 9. DA ANÁLISE E JULGAMENTO 9.1 Caberá à Câmara de Extensão e Cultura – CEC, nos termos deste Edital, a análise e julgamento das propostas. 9.2 A CEC apreciará e priorizará as ações de extensão observando os seguintes critérios de análise e julgamento do mérito: CRITÉRIOS DE ANÁLISE E JULGAMENTO QUESITOS PONTUAÇÃO 1 Adequação orçamentária. A proposta apresenta orçamento condizente com as ações propostas? Eliminatório 2 Adimplência do coordenador. O coordenador não possui pendências de relatórios de ações de extensão já encerradas? Eliminatório 3 Documentação. O coordenador anexou à proposta os documentos exigidos no edital (Parecer da Comissão de Extensão da Unidade, Resolução do Conselho Diretor da Unidade Acadêmica ou Instrução de Serviço da Unidade Administrativa)? Eliminatório 4 Relação público-alvo e atividades. As ações propostas estão em consonância com o público beneficiado? Classificatório (0 a 10 pontos) 5 Enquadramento na área temática. A ação de extensão está enquadrada na área temática correta? Classificatório (0 ou 10 pontos) 6 A natureza acadêmica. Cumpre o preceito da indissociabilidade extensão, ensino e pesquisa? Da articulação interdisciplinar ou multidisciplinar e contribuição para a formação integral discente? Da produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias? Da geração de produtos ou processos como publicações, monografias, dissertações, teses? Classificatório (0 a 10 pontos) 7 Relação com a sociedade. A proposta produz impacto social, pela ação transformadora sobre os problemas sociais, contribuição à inclusão de grupos sociais, ao desenvolvimento de meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimento e à ampliação de oportunidades educacionais, facilitando o acesso ao processo de formação e de qualificação? Classificatório (0 a 10 pontos) 8 Caracterização e justificativa da proposta. A proposta possui qualidade da descrição da problemática a ser abordada? Possui fundamentos teóricos que orientaram a proposta? Classificatório (0 a 10 pontos) 9 Cronograma de atividades, carga horária e objetivos propostos. O cronograma de atividades, carga horária individual e total são adequados para a exequibilidade dos objetivos propostos? Classificatório (0 a 10 pontos) 10 Clareza de objetivos. A proposta apresenta qualidade da definição do objetivo geral da proposta? Clareza e precisão dos objetivos específicos? Classificatório (0 a 10 pontos) 11 Adequação e qualidade da metodologia. A proposta explicita os procedimentos metodológicos utilizados? Possibilita a participação da comunidade beneficiada no processo decisório? Possui coerência metodológica com os objetivos da proposta? Classificatório (0 a 10 pontos) 12 Caracterização do público-alvo. A proposta descreve pormenorizado o público-alvo e o número estimado de pessoas beneficiadas? Justificada a pertinência do público alvo escolhido? Classificatório (0 a 10 pontos) 13 Acompanhamento e avaliação. A proposta possui qualidade na descrição do processo de acompanhamento e avaliação? Prevê métodos avaliativos que consideram a opinião da comunidade e do público alvo? Tem indicadores bem definidos e explicitação sistemática da avaliação? Classificatório (0 a 10 pontos) TOTAL 0 a 100 pontos 9.3 Em caso de igualdade da pontuação final entre duas ou mais propostas, serão aplicados, sucessivamente os seguintes critérios de desempate: a) Relação público-alvo e atividades. b) Relação com a sociedade c) A natureza acadêmica. d) Clareza de objetivos. e) Caracterização e justificativa da proposta. f) Cronograma de atividades, carga horária e objetivos propostos. g) Adequação e qualidade da metodologia. h) Caracterização do público-alvo. i) Acompanhamento e avaliação. j) Enquadramento na grande área. 9.4 A COEX fará a conferência e confirmação no SIGPROJ do registro das propostas preenchidas pelos respectivos proponentes e caso haja necessidade de alterações, a COEX deverá devolvê-la à Unidade a que pertence o proponente para as devidas modificações, que deverão ser feitas também no SIGPROJ. 9.5 A CEC emitirá parecer técnico considerando a adequação às Normas de Extensão da UFGD. 9.6 A CEC ainda avaliará o mérito dos pedidos de materiais e serviços, se pertinentes ou não ao desenvolvimento da ação. 10. DA ANÁLISE DA AÇÃO DE EXTENSÃO 10.1 Após a análise e aprovação do mérito da planilha financeira e da relevância social da ação de extensão, a CEC deverá: a) recomendá-la com ônus; b) recomendá-la sem ônus: c) não recomendá-la; 10.2 A CEC avaliará as propostas segundo os critérios do item 9.2, e recomendará o financiamento das propostas que obtiverem as maiores pontuações, até o limite orçamentário deste edital. 11. DA ALTERAÇÃO DE COORDENAÇÃO 11.1 A proposta aprovada poderá ter sua a coordenação alterada, deste que a solicitação seja feita por escrito, devidamente fundamentada e realizada durante o período de vigência da ação. 11.2 A comunicação deverá ser encaminhada a presidente da Câmara de Extensão e Cultura – CEC e ter a anuência do novo coordenador e do responsável pela unidade acadêmica ou administrativa, a qual está vinculado o coordenador da ação. 11.3 O novo coordenador deverá pertencer a equipe de execução e a mesma unidade acadêmica ou administrativa do coordenador anterior. 12. DO CANCELAMENTO 12.1 O coordenador poderá solicitar o cancelamento de ação aprovada nesse edital, deste que a solicitação seja feita por escrito, devidamente fundamentada e realizada durante o período de vigência da ação. 12.2 A comunicação deverá ser encaminhada a presidente da Câmara de Extensão e Cultura – CEC e ter a anuência do responsável pela unidade acadêmica ou administrativa a qual está vinculado o coordenador da ação. 12.3 A ação com bolsa de extensão vinculada poderá ser cancelada, desde que a bolsa não esteja implantada ou o coordenador restitua à UFGD os valores já pagos ao acadêmico-bolsista. 13. DISPOSIÇÕES GERAIS 13.1 Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidas na COEX (Coordenadoria de Extensão) e na PROEX, pelo telefone (67) 3410-2885/ 3410-2889 ou por correio eletrônico, nos endereços: coex@ufgd.edu.br ou proex@ufgd.edu.br. 13.2 Não serão analisadas propostas protocolados fora do prazo e sem a documentação exigida neste Edital. 13.3 A PROEX não assume qualquer compromisso de suplementação de recursos para fazer frente às despesas adicionais decorrentes de quaisquer fatores externos e/ou internos, relacionadas às ações apresentadas no presente Edital. 13.4 Os resultados obtidos pelas ações de extensão apoiados por este Edital, quando apresentados em eventos, cursos, comunicações em congressos e outras publicações, deverão referendar o apoio ou fazer constar as logomarcas da UFGD e da PROEX. 13.5 A qualquer tempo, este Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que isso implique direito à indenização de qualquer natureza. 13.6 As situações não previstas neste Edital serão resolvidas pela Câmara de Extensão e Cultura, em consonância com as Normas de Extensão da UFGD. 13.7 Os termos deste Edital somente poderão ser impugnados mediante manifestação formal e fundamentada, apresentada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em até cinco dias úteis após a sua divulgação. Prof.ª Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi Pró-Reitora de Extensão e Cultura em exercício ANEXO 1 Cursos de graduação da UFGD divididos nas 03 grandes áreas: Composição das 03 (três) Grandes Áreas: (Cursos de graduação da UFGD) 1 Ciências Exatas 1.1 Engenharia Civil 1.2 Engenharia de Alimentos 1.3 Engenharia de Computação 1.4 Engenharia de Energia 1.5 Engenharia de Produção 1.6 Engenharia Mecânica 1.7 Física (presencial e EaD) 1.8 Matemática 1.9 Química 1.10 Sistemas de Informação 2 Ciências Humanas 2.1 Administração 2.2 Administração Pública (EaD) 2.3 Artes Cênicas 2.4 Ciências Contábeis 2.5 Ciências Econômicas 2.6 Ciências Sociais 2.7 Direito 2.8 Educação Física 2.9 Geografia 2.10 História 2.11 Letras 2.12 Licenciatura em Computação (EaD) 2.13 Licenciatura em Educação no Campo (PROCAMPO) 2.14 Licenciatura em Letras/Libras (EaD) 2.15 Licenciatura em Pedagogia (EaD) 2.16 Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu 2.17 Pedagogia 2.18 Psicologia 2.19 Relações Internacionais 3 Ciências da Vida 3.1 Agronomia 3.2 Biotecnologia 3.3 Ciências Biológicas 3.4 Engenharia Agrícola 3.5 Engenharia de Aquicultura 3.6 Gestão Ambiental 3.7 Medicina 3.8 Nutrição 3.9 Zootecnia