UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

EDITAL No 11, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2016 - EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS

O Núcleo Rondon da UFTM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de acadêmicos para o NÚCLEO RONDON DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, de acordo com as condições estabelecidas neste edital.



EDITAL No 11, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS O Núcleo Rondon da UFTM, por meio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de acadêmicos para o NÚCLEO RONDON DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, de acordo com as condições estabelecidas neste edital. A seleção será regida por este edital, conforme o cronograma abaixo: ETAPA DATA Lançamento do Edital 21 de novembro de 2016 Período para inscrição 06 a 09 de março de 2017 Deferimento da inscrição 13 de março de 2017 Realização da 1ª etapa da seleção 16 de março de 2017 Resultado da 1ª etapa da seleção 20 de março de 2017 Interposição de recurso 21 de março de 2017 Realização da 2ª etapa da seleção 23 de março de 2017 Interposição de recurso 24 de março de 2017 Divulgação do resultado preliminar 27 de março de 2017 Interposição de recurso 28 de março de 2017 Divulgação do resultado final 29 de março de 2017 1. OBJETIVO 1.1. Selecionar 08 (oito) acadêmicos para participar do Programa “Núcleo Rondon na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)”. As ações do Núcleo Rondon da UFTM serão locais. 1.2. Os alunos elaborarão oficinas relacionadas às áreas de Cultura, Comunicação, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. 2. DA DURAÇÃO DO PROJETO E DO NÚMERO DE ALUNOS 2.1. A duração do Projeto será de 09 (nove) meses, com início previsto para abril de 2017 e término em dezembro de 2017. 2.2. O número de extensionistas selecionados será 08 (oito). 2.3. Em havendo recursos financeiros disponíveis, poderá haver a concessão de bolsa de extensão para 04 (quatro) acadêmicos, que atuarão no apoio administrativo, técnico e operacional do programa no âmbito da universidade. As bolsas serão distribuídas de acordo com a ordem de classificação. Caso o candidato selecionado já disponha de bolsa, está será repassada para o próximo candidato, que não tenha bolsa. 2.4. O valor mensal da bolsa será de R$400,00 (quatrocentos reais), pelo período compreendido na vigência do presente programa. 2.5. O recebimento da bolsa de extensão está condicionado ao repasse de recursos financeiros, pelo Ministério da Educação, para a UFTM. 2.6. Os acadêmicos bolsistas só poderão receber esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com outras bolsas (PIBIC, PIBID, Monitoria, PET, CNPq, FAPEMIG, e outras). 2.7. Durante a vigência da bolsa será permitido o desligamento do bolsista, desde que apresentada justificativa do coordenador do programa ao setor competente da PROEXT, com ciência do bolsista, para possível cancelamento da bolsa ou substituição por aluno que tenha participado do presente processo seletivo. 3. DATAS DE INSCRIÇÃO E DE SELEÇÃO 3.1. As inscrições são abertas a acadêmicos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação oferecido pela universidade, e ocorrerão no período de 06 de março a 09 de março de 2017, das 8h às 11h e das 13h às 17h, na Secretaria da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, situada à Av. Frei Paulino, n° 30, 1º andar, Bairro Nossa Senhora da Abadia. Mais informações podem ser obtidas por meio do correio eletrônico nucleorondon@proext.uftm.edu.br 3.2. A seleção será realizada nos dias 16 e 23 de março de 2017, em sala do Centro Educacional (CE) da UFTM a ser divulgada, e em conformidade com o item 7 do presente edital. 4. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO 4.1. O acadêmico deverá ter integralizado, no mínimo, 40% (quarenta por cento) da carga horária prevista para integralizar seu respectivo curso de graduação. 4.2. É vedada a inscrição de acadêmico com matrícula trancada. 4.3. O acadêmico bolsista deverá dispor de, no mínimo, 10 (dez) horas semanais, e os não-bolsistas de, no mínimo, 4 (quatro) horas semanais de dedicação ao presente projeto de extensão universitária, em conformidade com a proposta de trabalho elaborada pelo coordenador. 4.4 Os horários das atividades seguirão a disponibilidade dos professores que integram o Núcleo Rondon. 5. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO 5.1. Cópia do histórico de graduação emitido via SISCAD, no qual conste a porcentagem de carga horária já cursada com aproveitamento. 5.2. Currículo Lattes documentado (acompanhado da planilha de pontuação preenchida, conforme Anexo I). 6. DO DEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO 6.1. O deferimento da inscrição será divulgado na página do Núcleo Rondon UFTM, até o dia 13 de março de 2017. 6.1.1. Não serão aceitas as inscrições realizadas fora dos dias e horários citados no item 3.1. 6.1.2. Serão indeferidas, pelo Núcleo Rondon/UFTM, as inscrições que não estiverem acompanhadas da documentação exigida neste edital, no item 5. 7. SELEÇÃO 7.1. A seleção dar-se-á segundo as etapas e os critérios estabelecidos, conforme apresentado abaixo: 1ª etapa: Dinâmicas As dinâmicas serão realizadas no dia 16 de março de 2017, das 16h às 18h. Valor máximo: 10,0 pontos. Tipo: eliminatória. Nesta etapa serão avaliados: 1 – participação (2,0 pontos); 2 – resolutividade de problemas (2,0 pontos); 3 – interatividade com o grupo (2,0 pontos); 4 – comunicação (2,0 pontos); e 5 – iniciativa (2,0 pontos). A nota mínima para convocação para a segunda etapa será 7,0 (sete). O resultado será divulgado no dia 20 de março de 2017, na página do Núcleo Rondon/UFTM. 2ª etapa: Entrevista A entrevista será realizada no dia 23 março de 2017, das 16h às 19h. Valor máximo: 10 pontos. Tipo: eliminatória. Nesta etapa serão avaliados: 1- disponibilidade para participação no programa (2,5 pontos); 2- demonstração do compromisso em assumir as responsabilidades previstas no edital (2,5 pontos); 3- currículo (serão considerados: participação em projetos de extensão, pesquisa, monitoria, apresentação de trabalho (oral/painel), bolsista (5,0 pontos). A nota final do candidato será calculada a partir da média aritmética simples das notas obtidas em cada etapa que integra a seleção, ou seja, Nf = (N1 + N2)/2, onde: Nf corresponde à nota final; N1 corresponde à nota obtida na 1ª etapa; e N2 corresponde à nota obtida na 2ª etapa. A nota mínima para classificação no presente processo seletivo será 7,0 (sete). 7.2. Em caso de empate na pontuação final, serão considerados os critérios: 1- interatividade com o grupo; 2- disponibilidade de participação no projeto; 3- iniciativa para resolução de problemas. 8. OBRIGAÇÕES DOS ACADÊMICOS SELECIONADOS 8.1. Entregar no setor competente da PROEXT (somente os alunos bolsistas): a) o Termo de Compromisso do bolsista, preenchido e assinado, disponível na página da Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEXT; b) comprovante/declaração de matrícula, atualizado no semestre letivo em que o discente for selecionado; c) declaração de não acúmulo de bolsas, sendo um para cada bolsista, conforme modelo disponível na página da PROEXT. 8.2. Cumprir a carga horária prevista no programa. 8.3. Entregar na PROEXT a frequência mensal, caso seja bolsista, até o dia 25 de cada mês. O modelo está disponível na página da PROEXT. Não serão aceitas frequências enviadas por e-mail. A frequência entregue na PROEXT deverá apresentar as assinaturas originais do(a) bolsista e do(a) Professor(a) Coordenador(a). A não entrega ou o atraso na entrega desse documento implicará no não pagamento da bolsa no mês em questão. Caso o prazo estabelecido neste edital coincida com feriado, recesso ou fim de semana, o envio poderá ser realizado até o primeiro dia útil subsequente. 8.4. Apresentar os produtos finais da atividade de extensão, sob a forma de exposições orais ou painéis, acompanhados de um relatório final. 8.5. Fazer menção/referência ao apoio da PROEXT da UFTM quando os resultados do Programa forem apresentados em eventos, cursos, comunicações em congressos e outras publicações. 8.6. Desenvolver as atividades extensionistas de acordo com o planejamento do coordenador do programa. 9. REQUISITOS E COMPROMISSOS DO DISCENTE BOLSISTA 9.1. Participar das atividades de extensão previstas no projeto/programa. 9.2. Apresentar desempenho acadêmico satisfatório, definido pelo coordenador docente. 9.3. Fazer referência à sua condição de bolsista da PROEXT nas publicações e trabalhos apresentados, interna e externamente à UFTM. 9.4. Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UFTM. 9.5. Não ter vínculo empregatício com a Instituição. 9.6. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de extensão. 9.7. Não receber outro tipo de bolsa da UFTM ou de quaisquer outros órgãos de fomento (no caso de candidato que está pleiteando bolsa). A ocorrência deste fato será objeto de cancelamento imediato da bolsa e devolução ao erário da quantia recebida indevidamente. 9.8. Acompanhar todo o desenvolvimento do programa, incluindo a sua inscrição e apresentação obrigatória dos resultados do mesmo na XII Jornada de Extensão Universitária da UFTM, inserida na III Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFTM (JIEPE), a ser realizada em outubro de 2017. 9.9. Cada bolsista deverá apresentar 01 (um) trabalho na JIEPE 2017, condizente com o Plano de Trabalho proposto inicialmente pelo(a) Coordenador(a) do programa. As normas para submissão do resumo deverão seguir a Decisão Normativa do Conselho de Extensão Universitária (COEXT), que dispõe sobre esse assunto, bem como normas complementares que estiverem disponíveis oportunamente. 9.10. Não apresentar pendência com as atividades de ensino, pesquisa e de extensão da UFTM. 9.11. Participar de reuniões interdisciplinares para planejamento e a avaliação das atividades e práticas programadas. 9.12. Seguir as orientações e a supervisão técnico-acadêmica para o trabalho programado. 9.13. Estar disponível, durante o período de vigência da bolsa, para prestar quaisquer informações. 9.14. Comunicar ao Coordenador a ocorrência de quaisquer fatos que possam ocasionar o cancelamento da bolsa. 9.15. A participação neste edital não estabelece vínculo empregatício de qualquer natureza, e, após o prazo de vigência da bolsa, não trará qualquer compromisso para o bolsista. 10. CANCELAMENTO DA BOLSA DE EXTENSÃO 10.1. Conclusão do curso de graduação. 10.2. Desempenho acadêmico insuficiente. 10.3. Trancamento de matrícula, desistência ou abandono do curso. 10.4 Desistência da bolsa. 10.5. Não cumprimento das atividades programadas pelo(a) Coordenador(a) do programa. 10.6 Prática de atos não condizentes com o ambiente universitário, nos termos disciplinares. 10.7 Recebimento de outro tipo de bolsa da UFTM ou de quaisquer outros órgãos de Fomento. 10.7.1. A ocorrência do item anterior será objeto de cancelamento imediato da bolsa e devolução ao erário da quantia recebida indevidamente. 10.8. O Coordenador deverá comunicar, por escrito, à PROEXT com as devidas justificativas, inclusive o motivo do desligamento do bolsista. 10.9. Será indicado, pelo(a) Coordenador(a), outro aluno para recebimento da bolsa, o qual deverá ter participado do presente processo seletivo ou de outro posterior a esse, organizado pelo(a) Coordenador(a), além de atender aos requisitos elencados neste edital. 11. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS 11.1. A divulgação do resultado preliminar da 1ª etapa do processo seletivo ocorrerá no dia 20 de março de 2017, na página do Núcleo Rondon/UFTM. 11.2. O pedido de interposição de recurso contra o resultado da 1ª etapa deverá ser entregue em meio físico, pessoalmente na Coordenação do Núcleo Rondon/UFTM, localizada na Pró-Reitoria de Extensão Universitária, situada à Av. Frei Paulino, nº 30, 1º andar, Bairro Nossa Senhora da Abadia, no dia 21 de março de 2017, das 8 às 12 h. 11.3. A divulgação do resultado preliminar da 2ª etapa do processo seletivo ocorrerá no dia 24 de março de 2017 (até as 12 horas), na página do Núcleo Rondon/UFTM. 11.2. O pedido de interposição de recurso contra o resultado da 2ª etapa deverá ser entregue em meio físico, pessoalmente na Coordenação do Núcleo Rondon/UFTM, localizada na Pró-Reitoria de Extensão Universitária, situada à Av. Frei Paulino, nº 30, 1º andar, Bairro Nossa Senhora da Abadia, no dia 24 de março de 2017, das 13 às 17 h. 11.3. A divulgação do resultado preliminar do processo seletivo ocorrerá no dia 27 de março de 2017, na página do Núcleo Rondon/UFTM. 11.4. O pedido de interposição de recurso contra o resultado preliminar deverá ser entregue em meio físico, pessoalmente na Coordenação do Núcleo Rondon/UFTM, localizada na Pró-Reitoria de Extensão Universitária, situada à Av. Frei Paulino, n° 30, 1º andar, Bairro Nossa Senhora da Abadia, no dia 28 de março de 2017, das 8 às 12 h. 11.5. As decisões em relação às contestações referentes aos resultados da 1ª etapa, da 2ª etapa e ao resultado final serão divulgadas na página do Núcleo Rondon/UFTM. 11.6. O resultado final será divulgado no dia 29 de março de 2017, na página do Núcleo Rondon/UFTM. 12. DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL 12.1. Qualquer cidadão poderá impugnar fundamentadamente este edital ou suas eventuais alterações, somente por escrito, junto à Pró-Reitoria de Extensão Universitária, no prazo de 02 (dois) dias úteis após sua publicação. 12.2. Não serão aceitos pedidos de impugnação intempestivos ou promovidos por intermédio de correio eletrônico, fax ou postal. 12.3. Da decisão sobre a impugnação não cabe recurso administrativo. 13. DISPOSIÇÕES FINAIS 13.1. A qualquer tempo, este edital poderá ser revogado ou alterado, no todo ou em parte, por motivo de interesse institucional. 13.2. Durante o período de vigência da bolsa, os participantes do programa contemplados com bolsa de extensão deverão estar disponíveis para prestar informações a qualquer momento. 13.3. A inscrição para esta seleção implica a aceitação de todas as atividades/obrigações descritas neste edital. O não cumprimento das atividades/obrigações previstas implicará na não emissão de certificados pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária, e na impossibilidade de participação em próximos editais lançados pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária. 13.4. O pagamento das bolsas de extensão previstas no presente edital está condicionado ao repasse de recursos financeiros para a UFTM, no ano de 2017, pelo Ministério da Educação (MEC). 13.4.1. A solicitação de pagamento será encaminhada mensalmente pela PROEXT ao Departamento de Orçamento e Finanças (DOF), vinculado à Pró-Reitoria de Administração (PROAD), mediante entrega da “Frequência Mensal” do discente bolsista, disponível na página da PROEXT, pelo docente Coordenador do programa, nos prazos estabelecidos neste edital. 13.4.2. A gestão dos recursos, bem como a efetivação do pagamento das bolsas, é de responsabilidade do DOF/PROAD. 13.5. Os casos não previstos neste Edital serão resolvidos pelo Núcleo Rondon da UFTM. Uberaba, 21 de novembro de 2016. [o original encontra-se assinado] Prof.ª Dr.ª Karina Pereira Coordenadora do Núcleo Rondon - UFTM [o original encontra-se assinado] Prof.ª Dr.ª Valéria Almeida Alves Pró-Reitora de Extensão Universitária – UFTM ANEXO I Planilha para preenchimento da pontuação referente ao Currículo Lattes documentado: Atividades Ligadas ao Ensino, à Extensão, à Pesquisa e à Estágio Valor do título para cada documento Pontuação atribuída pelo candidato Pontuação atribuída pela comissão. Valor máximo: 5 pontos 1 Publicação em periódico com ISSN. Por unidade. 0,3 2 Publicação em Livro de Resumos/Anais. Por publicação. 0,2 3 Apresentação de comunicação oral ou painel em evento científico. Por apresentação. 0,2 4 Participação em eventos. Por evento, com carga horária ≥ 15h. 0,1 5 Participação em cursos de extensão. Por curso com carga horária ≥ 30h. 0,3 6 Participação em curso de extensão. Por curso com carga horária < 30h. 0,2 7 Participação em projetos de iniciação científica, de iniciação à docência (PIBID) ou PET. Por projeto. 0,3 8 Participação no programa de monitoria. Por semestre. 0,2 9 Participação regular em atividades de Grupos de pesquisa/estudo/leitura, ligados a projetos de pesquisa. Por semestre. 0,3 10 Participação em Projeto/Programa de Extensão. Por Projeto/Programa. 0,4 11 Participação em organização de eventos científicos. Por evento. 0,3 12 Atividade profissional relacionada com a área de conhecimento. 0,2 13 Outra atividade/produção, que não foi contemplada nos itens anteriores. Especificar e pontuar. - Nota Geral da Prova de Títulos