UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

NÃO CONSIDERAR TESTE - II ENExC 2016 - não considerar TESTE - EDITAL ENExC 2016

TESTE A inscrição dos trabalhos (resumo) será feita nesta plataforma até o próximo dia 05 de outubro de 2016, com apenas 1 (um) formulário preenchido e anexado à proposta: a) Inscrição e Resumo de Trabalho (anexo 1). Ver ao final do Edital ou no item anexos do sigproj, o modelo de arquivo necessário para anexação. Localizando o Edital: À direita da sua página do SIGPROJ, você encontrará um tópico para ARQUIVOS. Nele consta o link para EDITAIS 2016. Dentro de Editais 2016, você tem acesso ao EDITAL ENEXC 2016. Para começar a preencher sua proposta de resumo, clique no ícone verde abaixo, o sinal de ' + '. Maiores informações nos telefones: 2126.8609 / 2126.8134 ou pelo e-mail enexc.ufpe@hotmail.com




                                                                     



UNIVERSIDADE & SOCIEDADE EM DIÁLOGO:

               Ensino l Pesquisa l Extensão: Indissociabilidade Possível e Necessária

.............................................................................

XIV Encontro de Extensão - ENEXT



Período: 26 e 27 de novembro de 2014

Local: Clube Universitário da UFPE



  1. OBJETIVO

Expor e avaliar a produção da extensão universitária apoiada por editais da PROEXT em 2013 e 2014, e apresentar e divulgar projetos, práticas e experiências desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UFPE, que ampliem a integração e as interfaces entre a extensão/ensino/pesquisa, contribuindo para o fortalecimento da formação acadêmica mais integral do estudante de graduação e da aproximação e diálogo universidade/sociedade.


  1. ATIVIDADES

Apresentação de trabalhos nas modalidades pôsteres e Sessões-temáticas, oriundas de projetos ou experiências de extensão, de pesquisa-ação, e/ou de extensão/ensino/pesquisa, proporcionando espaços para discutir, divulgar e criar oportunidades de diálogo, integração e de trocas de conhecimentos e saberes entre os sujeitos (docentes, técnicos, estudantes e comunidades) envolvidos nos projetos acadêmicos.


  1. PARTICIPANTES

O ENEXT é aberto à participação de toda a comunidade interna e externa a UFPE.

A apresentação de trabalhos é aberta aos docentes, técnicos e estudantes da UFPE, sendo obrigatória aos bolsistas vinculados aos programas e projetos apoiados por editais promovidos pela Proext e pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX e pelos editais da FACEPE – Programa BIA; e facultativa (opcional) aos contemplados no edital PROEXT/MEC/SESu e aos membros de equipes cadastrados na modalidade de fluxo contínuo no Sigproj.


A inscrição para os participantes estará disponível no endereço http://www.ufpe.br/enext

O certificado dos participantes ouvintes será concedido aos que obtiverem 75% de frequência nas atividades do ENEXT.


  1. INSCRIÇÕES DE TRABALHOS E OUVINTES

A inscrição dos trabalhos (resumo) para o ENEXT será feita exclusivamente no endereço eletrônico http://www.ufpe.br/enext (direcionadas para a plataforma SIGPROJ) a partir do dia 01 de setembro, encerrando-se no dia 27 de outubro de 2014.


A apresentação dos trabalhos inscritos no ENEXT 2014 será feita nas modalidades POSTER ou SESSÃO TEMÁTICA.


A inscrição de trabalho na modalidade poster deverá ser feita pelo estudante do projeto e/ou programa, e ter no máximo (05) cinco autores e o nome do orientador, sendo as informações de total responsabilidade dos coordenadores/orientadores.


A inscrição de trabalho na modalidade Sessão temática poderá ser feita pelo coordenador do projeto e/ou programa ou pelo estudante, e ter no máximo (5) cinco autores, sendo as informações de total responsabilidade dos coordenadores.


  1. POSTER

Os trabalhos submetidos na modalidade POSTER deverão estar vinculados a um programa/projeto ou ação cadastrada no SIGPROJ ou no AGILFAP (FACEPE) especificados pelo nº do protocolo de registro, em conformidade com as áreas temáticas definidas para a extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, trabalho, tecnologia e produção.


Os pôsteres deverão ter 1, 00 cm (largura) por 1,20 m (altura), com aposição de canaleta superior e inferior e suporte/cordão para colocação no painel expositor.


Os pôsteres deverão conter os seguintes tópicos de identificação: Título (igual ao do resumo submetido), autores e orientador, introdução, objetivos, metodologia, resultados alcançados, conclusões/perspectivas e referências. É permitida a ilustração com gráficos e fotos;


Os apoios financeiros e parcerias devem ser incluídos no pôster em barra de rodapé de 4 a 5 cm. (EX: Apoios e parcerias: PROEXT/UFPE, FACEPE, PROEXT/MEC/SESu, e/ou outras organizações governamentais e não governamentais).


Um dos autores, obrigatoriamente, e o coordenador do programa/projeto, se possível, deverá permanecer junto ao pôster, no dia e horário da apresentação definidos pela comissão organizadora, para responder às questões dos avaliadores e do público presente. Os trabalhos que, durante a visita dos avaliadores, estiverem sem expositor serão desclassificados.


É de inteira responsabilidade dos autores a aposição, guarda e retirada dos pôsteres.

  1. SESSÃO TEMÁTICA

Esta categoria é dedicada à apresentação de trabalhos relacionados a experiências integradas de extensão/ensino/pesquisa ou pesquisa-ação agrupados pela comissão organizadora do XIV ENEXT, a partir da afinidade temática.A sessão terá a duração máxima de 1 hora, incluindo um debate, no final das apresentações, sendo de até 15 minutos para cada apresentações e 20 minutos para o debate.


  1. OUVINTES

As inscrições serão pelo site http://www.ufpe.br/enext




  1. PROCEDIMENTOS E NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS


  1. Submissão dos RESUMOS

Os resumos dos trabalhos inscritos, na modalidade pôster ou sessão temática, deverão ter entre 500 a 800 palavras e conter informações essenciais tais como: nome e e-mail dos autores, introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, principais resultados e conclusões/considerações.


Todas as informações contidas no resumo, bem como a relação de autoria e co-autoria (limite máximo 5) são de responsabilidade do coordenador do programa/projeto/ação ao qual o resumo está vinculado.


Na inscrição deverá constar título do Projeto/Programa tal qual está registrado no SigProj bem como o número de protocolo no registrado do sistema.


  1. INSCRIÇÃO DE AVALIADORES

As inscrições serão pelo site http://www.ufpe.br/enext. Os coordenadores de programas/projetos aprovados em editais da PROEXT são considerados avaliadores do ENEXT em todas as modalidades de apresentação de trabalhos. Em caso de impossibilidade de participação nas atividades do ENEXT 2014, o coordenador do programa/projeto deverá encaminhar a justificativa de ausência à Comissão Organizadora da PROEXT antecipadamente.



  1. AVALIAÇÃO E ACEITAÇÃO DOS TRABALHOS

A aceitação dos trabalhos está condicionada ao atendimento das orientações constantes nesta chamada e julgamento do mérito e qualidade acadêmica-científica dos resumos submetidos , realizada por comissão composta por consultores “ad hoc” cadastrados no Sigproj por comissão julgadora.


O resumo inscrito poderá: a) ser aceito na forma apresentada; b) ser recusado. Neste caso, o(a) autor(a) do trabalho recusado receberá um parecer com a justificativa da recusa. Durante o ENEXT cada trabalho apresentado será avaliado por dois avaliadores.


Os avaliadores receberão da organização do ENEXT o resumo de cada trabalho a ser avaliado, e um formulário de avaliação com os critérios que deverá observar durante a apresentação. A avaliação será realizada a partir da apreciação do resumo, quanto à clareza, correção e adequação de linguagem e da apresentação do trabalho, quanto ao domínio do conteúdo e capacidade de síntese.



  1. RECURSOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Serão disponibilizados como recursos de apoio para apresentação de Sessão temática apenas datashow e notebook. A utilização de qualquer outro tipo de recurso, assim como extensão elétrica , ficará sob a inteira responsabilidade do(a) apresentador(a), que se encarregará de trazê-lo e de instalá-lo corretamente.


  1. PREMIAÇÃO

A Comissão Organizadora selecionará os três trabalhos, em cada modalidade (pôster e sessão temática), para concessão da premiação do XIV ENEXT contemplando os de maior pontuação dos três Campi da UFPE (Recife, Caruaru e Vitória). A premiação será anunciada na sessão de encerramento do XIV ENEXT.


  1. CERTIFICAÇÃO

O certificado de participação será entregue após apresentação do trabalho. Os certificados de ouvintes estarão disponibilizados a partir do dia 10 de dezembro no site da Proext http://www.ufpe.br/enext

  1. CRONOGRAMA

Inscrição de trabalhos

01 de setembro a 27 de outubro

Divulgação dos trabalhos aprovados

Até 10 de novembro

Inscrição de ouvintes

A partir de 01 outubro

Divulgação do local, data e horário da apresentação

20 de novembro




  1. PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA


TURNO

HORÁRIO

DIA 26.11

HORÁRIO

DIA 27.11

Manhã

8h00/ 9h00

  • Credenciamento

8h30/10h00

  • Exposição de pôster (*)

  • Sessões Temáticas

9h00/ 12h00

  • Momento cultural

  • Mesa de abertura

11h00/12h00

  • Sessões de Pôsteres


Tarde

14h00/ 15h30

  • Exposição de poster (*)

  • Sessões Temáticas

14h00/16h00

  • Sessões de Pôsteres

(apresentação)

16h00/ 17h00


17h15/18h

  • Sessões de Pôsteres

(apresentação)

  • Momento cultural

16h00/18h00

  • Mesa de Encerramento

  • Premiação

  • Momento cultural


(*) exposição dos posteres que serão apresentados