UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

SNCT/ UFRJ -2016 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ - SNCT/UFRJ-2016 - Seleção de atividades

Este edital não possui texto de chamada.



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

A função social da universidade expressa o seu compromisso institucional com a melhoria do bem-viver de todos os que possuem um rosto humano, em particular com os explorados e expropriados; de novas formas de interação com a natureza, a memória e patrimônio cultural dos povos, desenvolvendo livremente a ciência, buscando solucionar os seus problemas lógicos internos e contribuir para um novo modo de sociometabolismo com a natureza e a sociedade.” (Roberto Leher, 2015).

 

EDITAL Nº 229/2016

SELEÇÃO DE ATIVIDADES PARA A

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UFRJ

Edição 2016

 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão - PR-5, convida a Comunidade Universitária a apresentar propostas de atividades a serem desenvolvidas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ, de acordo com as normas definidas neste Edital.

 

 

1.       OBJETIVOS

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ – Edição 2016 (SNCT/UFRJ-2016) integra as atividades da 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ e possui os seguintes objetivos:

1.1  Contribuir para a popularização dos conhecimentos e da produção científica, tecnológica, artística e cultural da UFRJ, utilizando-se de linguagens que privilegiem a interação dialógica e a participação dos estudantes da UFRJ como mediadores deste processo.

1.2  Promover a aproximação entre os saberes produzidos no âmbito da universidade e os saberes produzidos na educação básica e no ensino técnico do Estado do Rio de Janeiro, especialmente na rede pública de ensino.

1.3  Possibilitar a aproximação entre os saberes produzidos no âmbito da universidade e os saberes produzidos pelos coletivos de profissionais, representações sindicais, associações  e comunidade em geral.

1.4  Viabilizar o princípio da extensão universitária, como processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade, como definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras  - FORPROEX.

1.5  Contribuir para a formação técnico-acadêmica e cidadã do estudante da UFRJ, pautada na função social da universidade, por meio da sua participação na construção e mediação das atividades.

1.6  Potencializar recursos e ampliar as atividades com vistas a facilitar o processo de implementação da creditação da extensão

2.       DIRETRIZES GERAIS

2.1  O público-alvo da SNCT/UFRJ-2016 é constituído prioritariamente por estudantes, docentes e técnicos da educação básica (fundamental e médio) e do ensino técnico, por coletivos de profissionais, representações sindicais,  associações e pela comunidade em geral.

2.2  As atividades realizadas na SNCT/UFRJ-2016 deverão estar em concordância com a temática nacional proposta pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: Ciência alimentando o Brasil.

2.3  A SNCT/UFRJ-2016 poderá ocorrer nos vários Campi da UFRJ, assim como, em seus museus e espaços de ciência, contudo, este Edital somente receberá propostas de atividades para a realização no Campus da Cidade Universitária.

2.4  As atividades da SNCT/UFRJ-2016  serão realizadas de 18 a 20 de outubro de 2016, no horário de 9 às 17h, na Cidade Universitária, exceto para apresentações artístico-culturais.

2.5  Todas as oficinas aceitas deverão funcionar durante todos os dias de realização do evento, de 9 às 17h, podendo substituir outras modalidades de apresentações na 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ- SIAc

2.6  Cada apresentação cultural deverá ser realizada em duas sessões, nos horários a serem  definidos pela comissão organizadora.

2.7  O dia 17 de outubro será reservado para a realização da montagem da estrutura mobiliária das oficinas e o dia 21 de outubro será reservado para a realização da desmontagem da estrutura geral do evento.

3.       CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1  Poderão participar como proponentes docentes ou técnico-administrativos em educação que fazem parte do quadro da UFRJ.

3.2  Para fins de creditação curricular, as equipes responsáveis pelo desenvolvimento das ações deverão ter na sua equipe de execução um docente da UFRJ com a função de orientador.

3.3  As equipes das atividades deverão ser compostas majoritariamente por membros da UFRJ e deverão conter, obrigatoriamente, estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação ou no Colégio de Aplicação da UFRJ (Cap/UFRJ).

 

4.       APOIO E RECURSOS FINANCEIROS

4.1.     No âmbito deste edital serão comprometidos recursos financeiros para 300 (trezentas) bolsas de eventos destinadas a estudantes de graduação da UFRJ, no valor unitário de R$ 200,00 (duzentos reais) para os estudantes de graduação que participarem das oficinas e R$ 100,00 (cem reais) para os estudantes de graduação que participarem das apresentações culturais.

4.2.     Serão concedidos materiais de consumo a serem utilizados nas atividades, de acordo com os recursos orçamentários disponíveis e com a observância do princípio da economicidade dos recursos públicos.

4.3.     Para cada oficina será concedido um estande com espaço padrão de 2mx2m ou 3mx2m (larguraXprofundidade).

4.4.     Para atender às necessidades de todas as oficinas serão disponibilizados os equipamentos da Central de Apoio a Eventos (CAE/PR-5) que se encontram listados no endereço eletrônico    http://www.pr5.ufrj.br/images/stories/documentos/Central_de_apoio_a_eventos/Material_Central_de_Eventos_atualizado_2016.pdf .

4.5.     Para a realização das apresentações culturais será disponibilizado um palco acarpetado com escada, medindo 8,0m x 6,0m x 0,20m (larguraXprofundidadeXaltura da escada) ou palco em auditório, sistema de som com microfones e operador.

4.6.     O proponente deverá informar as necessidades para a realização da atividade proposta  no Formulário para Solicitação de Material de Consumo, Equipamentos e outras necessidades (disponível em http://www.pr5.ufrj.br) e anexar à proposta.

5.       INSCRIÇÕES

5.1.     As inscrições de atividades deverão ser enviadas pelos coordenadores via internet por meio da plataforma eletrônica SIGProj, disponibilizada no endereço http://sigproj1.mec.gov.br/, até as 23h e 59 min, horário de Brasília, da data limite de submissão de propostas definida no item 8.

5.2.     Após a submissão da proposta, o proponente receberá um recibo eletrônico com o número do protocolo da sua proposta.

5.3.     Não serão aceitas propostas  enviadas  por  qualquer outro  meio ou após o prazo final  definido no item 8 deste Edital. 

6.      ESTRUTURAÇÃO DAS PROPOSTAS

6.1. As propostas deverão estar fundamentadas pela temática Ciência alimentando o Brasil, direcionadas ao público-alvo definido no item 2.1 deste edital.

6.2. Serão recebidas propostas nos seguintes formatos:

6.2.1 OFICINA – Atividade prática de caráter interativo que privilegie linguagens lúdicas e não-formais de trocas de conhecimento.

6.2.2 APRESENTAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL – performances, coreografias, apresentações musicais, apresentações teatrais, entre outras linguagens. Tempo da atividade entre 30 e 45 min.

6.3  As propostas deverão conter os seguintes campos:

6.3.1        IDENTIFICAÇÃO DA AÇÃO - Escolher o modalidade de apresentação e a  área temática

6.3.2        Proposta de Extensão - Vincular a atividade a uma ação de extensão cadastrada na Pró-Reitoria de Extensão. Para atividades não vinculadas a ações cadastradas, inserir nesse campo “ não se aplica” e número de processo “0000”.

6.3.3        Descrição do trabalho

TÍTULO

RESUMO – Deverá conter a descrição da atividade, a caracterização do público alvo inclusive a faixa etária e a capacidade de atendimento (Mínimo de 150 e máximo de 350 palavras)

Exemplo: Oficina gastronômica, cuja proposta é elaborar uma receita com tempo médio de preparo de 25 min. Capacidade de 10 participantes por vez, na faixa etária a partir de 15 anos.

Palavra-chave

6.3.4        EQUIPE DE EXECUÇÃO - Discriminar a equipe no campo “autores”, levando em consideração o item 3 deste edital. Todos os membros devem possuir cadastro no SIGProj.

6.3.5        ANEXOS

6.3.5.1  PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE - Discriminar as atividades realizadas pelo estudante, levando em consideração a sua participação na construção e na mediação da atividade.

6.3.5.2  Formulário para Solicitação de Material de Consumo, Equipamentos e outras necessidades (disponível em http://www.pr5.ufrj.br ) – Discriminar as necessidades para o desenvolvimento e realização da atividade proposta.

7        JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

7.1  As propostas serão analisadas por Comissão composta pela Pró-Reitoria de Extensão que observará os seguintes critérios:

7.1.1        Atendimento à temática Ciência alimentando o Brasil (eliminatório);

7.1.2        Clareza e objetividade da proposta;

7.1.3        Viabilidade de execução da atividade;

7.1.4        Observância ao princípio da economicidade dos recursos públicos;

7.1.5        Interação dialógica com o público;

7.1.6        Relevância das atividades do estudante para sua formação.

7.2  Após a análise das propostas, serão concedidos os seguintes pareceres:

7.2.1        Aceita – proposta em concordância com o edital

7.2.2        Aceita a reformular – proposta que precisa se adequar para atender algum item não eliminatório

7.2.3        Não aceita – proposta em discordância com o edital

8        CRONOGRAMA

*Alterado em 03/08/2015

O processo de seleção das propostas ocorrerá de acordo com o seguinte cronograma:

ATIVIDADE

PERÍODO

Lançamento do Edital

18 de julho

Submissão de propostas pelo SIGPROJ

De 20/07 a 08/08/2016*

Análise das propostas pelos consultores ad hoc

De 08 a 12/08/2016*

Resultado

15/08/2016*

9        DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1  O resultado será divulgado na página eletrônica da Pró-Reitoria de Extensão pelo endereço www.pr5.ufrj.br

9.2  Caberá ao coordenador de proposta aceita comparecer às reuniões de planejamento quando convocado ou enviar um representante da equipe.

9.3  A coordenação do evento poderá solicitar adequação da atividade proposta.

9.4  Em caso de desistência de realizar a atividade, o coordenador deverá comunicar à PR-5 imediatamente, com a respectiva devolução dos recursos;

9.5   As situações não previstas neste Edital serão tratadas pela Comissão Organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ- Edição 2016.

9.6  O Edital não contempla recursos contra o resultado.

9.7  Os estudantes e coordenadores que participarem das atividades da Semana Nacional de Ciência e tecnologia da UFRJ - Edição 2016 receberão certificação pela participação na 7ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ – SIAc, podendo a carga horária ser utilizada para fins de creditação curricular.

9.8  Informações adicionais sobre o Edital poderão ser obtidas na Pró-Reitoria de Extensão – PR-5 / Divisão de Cultura e Divulgação Científica - Prédio da Reitoria – Sala 815 – Campus Fundão - endereços eletrônicos: snctufrj@pr5.ufrj.br / cultura.extensaoufrj@gmail.com ; tel. 3938-9691 / 3938-9698.

 

Rio de Janeiro, 18 de julho de 2016.

Maria Mello de Malta

Pró-Reitora de Extensão

Universidade Federal do Rio de Janeiro