IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Edital nº 025 de SJC - Seleção de Projetos de Extensão 2016 - Edital nº 025 de SJC - Seleção de Projetos de Extensão 2016

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus São José dos Campos (IFSP/SJC), fundamentado na Portaria nº 2.968, de 24 de agosto de 2015, e Portaria nº 3.639, de 25 de julho de 2013, faz saber que, por meio da Coordenadoria de Extensão (CEx) e  pelo presente edital, estão abertas as inscrições para a seleção de Projetos de Extensão com concessão de bolsa discente, na modalidade Bolsa Extensão.



EDITAL Nº 025/2016

 

SELEÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus São José dos Campos (IFSP/SJC), fundamentado na Portaria nº 2.968, de 24 de agosto de 2015, e Portaria nº 3.639, de 25 de julho de 2013, faz saber que, por meio da Coordenadoria de Extensão (CEx) e  pelo presente edital, estão abertas as inscrições para a seleção de Projetos de Extensão com concessão de bolsa discente, na modalidade Bolsa Extensão.

 

1                    DO OBJETO E DAS ESPECIFICAÇÕES

1.1              Trata-se de edital interno para seleção de Projetos de Extensão com concessão de Bolsa Discente na modalidade Extensão, a serem desenvolvidos no ano de 2016, no Câmpus São José dos Campos.

1.2              Considera-se projeto de extensão o conjunto de atividades interdisciplinares de caráter educativo, tecnológico, artístico, científico, social e cultural, desenvolvidas e/ ou aplicadas na interação com a comunidade interna e externa, com objetivos específicos e prazos determinados, visando à interação transformadora entre a comunidade acadêmica e a sociedade, tratando-se de ação processual e contínua.

1.3              O projeto de extensão deverá conter no mínimo duas ações de extensão distintas e ter duração mínima de três meses.

1.4              Serão disponibilizadas 4 (quatro) bolsas de extensão pelo período de 04 (quatro) meses, sendo, então, selecionados e contemplados até quatro projetos, que serão executados no período compreendido entre agosto e dezembro de 2016.

1.5              O valor da Bolsa Discente é de R$ 400,00 (quatrocentos reais), para dedicação de 20 (vinte) horas semanais do bolsista, conforme Portaria nº 347 de 20 de janeiro de 2014, pagos mensalmente, conforme disponibilidade orçamentária.

 

2                    DA INSCRIÇÃO DOS PROJETOS

2.1              O período de inscrição dos projetos é de 18/04/2016 a 16/05/2016.

2.2              Os projetos deverão ser cadastrados exclusivamente na plataforma Sigproj, disponibilizada no endereço http://sigproj1.mec.gov.br.

2.3              Não serão aceitas propostas entregues pessoalmente, sendo obrigatório o encaminhamento do formulário exclusivamente pela plataforma eletrônica Sigproj até às 23 horas e 59 minutos, horário de Brasília, do dia 16 de maio de 2016. A data do envio registrada pelo sistema servirá como comprovante ao atendimento desse requisito.

2.4              Propostas apresentadas após a data limite de 16 de maio de 2016 serão invalidadas.

2.5              Para submeter o projeto na plataforma eletrônica Sigproj, o responsável pela proposta deverá realizar um cadastro prévio para obter a senha de acesso.

2.6              Poderão submeter projetos de extensão os servidores (docente ou técnico administrativo) ativos no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus São José dos Campos.

2.7              Na qualidade de coordenador do projeto, cada servidor pode apresentar apenas uma proposta, sendo-lhe permitido participar de outros projetos de extensão como membro de equipe.

2.8              As Declarações de Anuência (Anexos I, II e III) e o Termo de Compromisso (Anexo IV) deverão ser impressos, assinados pelos responsáveis, digitalizados e seus arquivos inseridos no formulário de submissão da Plataforma Sigproj no item “Anexos”.

2.9              A CEx não se responsabilizará por propostas que não forem recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos.

 

3                    SELEÇÃO DOS PROJETOS

3.1              O atendimento aos requisitos deste edital será verificado pela CEx.

3.2              São requisitos obrigatórios:

a)      o envolvimento da comunidade externa;

b)      o preenchimento correto do formulário da Plataforma Sigprog;

c)      o envio dos anexos I, II, III e IV;

d)     a previsão de participação de, pelo menos, um bolsista discente.

 

3.3              As propostas que atenderem aos requisitos obrigatórios serão homologadas pela CEx e encaminhadas à comissão designada para avaliação dos projetos.

3.4              A comissão avaliará e classificará os projetos emitindo uma nota de zero a dez, conforme Tabela 1.

Tabela 1: Quadro de quesitos e pontuação para avaliação do projeto

QUESITO

PONTUAÇÃO

MÍN

MÁX

Nível de envolvimento da comunidade externa

0

2

Objetivos (será considerada a clareza da descrição e adequação com as atividades)

0

1

Justificativa (será considerada a coerência apresentada e motivação do projeto, isto é, a demanda a ser atendida)

0

 

1

Integração com o Ensino e a Pesquisa

0

1

Metodologia (será considerada a explicitação dos procedimentos metodológicos e a coerência com os objetivos expostos)

0

1

Resultados esperados (será considerada a relevância dos resultados e o impacto social)

0

1,5

Cronograma de execução (será analisado o detalhamento e a coerência)

0

0,5

Previsão de produtos de extensão (artigo, vídeo, revista, livro, apostila, cartilha, jornais, CD, entre outros)

0

0,5

Relevância dos impactos esperados na formação do discente

0

1,5

3.5              O resultado será dado por meio da soma das notas obtidas em cada item descrito na Tabela 1.

3.6              Não serão classificadas propostas com nota inferior a 5 pontos.

3.7              As propostas serão classificadas em ordem decrescente de pontuação e selecionadas de acordo com a disponibilidade de recursos, definida no item 1.4, podendo ser contemplados mais projetos do que os previstos, caso haja disponibilidade orçamentária, ou menos do que estes, caso não haja número suficiente de aprovados.

3.8               A relação preliminar das propostas classificadas será divulgada no endereço http://sjc.ifsp.edu.br/portal/, no dia 30 de maio de 2016.

 

4                    DOS RECURSOS

4.1              Os autores de propostas poderão interpor recursos, que deverão ser entregues na CEx,  por escrito e assinados,  no dia 31 de maio de 2016.

4.2              Após a análise dos recursos, a relação definitiva das propostas classificadas e contempladas será publicada no dia 02 de junho de 2016.

4.2

5                    DAS ATRIBUIÇÕES DO SERVIDOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO

5.1              Elaborar projeto pelo qual será responsável e submetê-lo na Plataforma Sigproj.

5.2              Supervisionar as ações relacionadas ao(s) bolsista(s) discente(s), modalidade extensão, participando da seleção, acompanhando as atividades e encaminhando os documentos necessários à CEx.

5.3              Indicar as atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista sob sua responsabilidade, estabelecendo o horário em que o bolsista deverá realizá-las.

5.4              Analisar os relatórios mensais e folha de frequência entregues pelo bolsista e encaminhá-los à CEx.

5.5              Apresentar relatórios parciais e final do projeto, por meio da plataforma Sigproj.

5.6              Comunicar licenças, afastamentos, aposentadoria, exoneração ou término de contrato.

5.7              Indicar, justificadamente, novo coordenador, quando da impossibilidade de permanecer na coordenação do projeto.

5.8              O não cumprimento das atribuições do coordenador acarretará no cancelamento do  projeto.

 

6                    DA BOLSA DISCENTE – MODALIDADE BOLSA DE EXTENSÃO

6.1              Os alunos bolsistas receberão bolsa no valor de R$ 400,00 mensais, conforme estabelece a Portaria nº 347, de 20 de janeiro de 2014, durante a execução do projeto.

6.2              O aluno selecionado deverá estar regularmente matriculado em cursos do IFSP/SJC e dispor de carga horária para o desenvolvimento das atividades de extensão, dedicando-se por 20 horas semanais ao projeto.

6.3              É vedada a seleção de aluno que tenha vínculo empregatício ou que seja beneficiário de outro tipo de bolsa do IFSP ou de qualquer outra Instituição.

6.4              O não cumprimento das atribuições e responsabilidades sem apresentação de justificativa formal ao coordenador do projeto e à CEx poderá ocasionar o cancelamento da bolsa ou a substituição do discente bolsista.

6.5              A seleção dos bolsistas será feita em data posteriormente à divulgação dos resultados da seleção dos projetos, por meio de edital específico.

6.6              O responsável pelo projeto deverá informar à CEx o perfil do bolsista a ser selecionado (Ex: Curso/Habilitação/Conhecimento).

6.7              A seleção será feita pelo responsável pelo projeto, através de avaliação de histórico escolar e entrevista.

 

7           DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1              O proponente que for contemplado com os recursos deste edital autoriza a gravação, edição e a publicação de imagens e sons relativos à sua pessoa e a seus trabalhos, exclusivamente com o objetivo de registrar e divulgar as ações de Extensão desenvolvidas no IFSP.

7.2              O proponente que for contemplado se compromete a atender as normativas do IFSP referentes às ações de Extensão já existentes e as supervenientes.

7.3              Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão resolvidos pela Direção Geral do Câmpus São José dos Campos.

 

8           DO CALENDÁRIO

Atividades

Data / Período

Período de inscrição das propostas

18/04  a 16/05/2016

Divulgação das propostas homologadas

17/05/2016

Período de Avaliação das Propostas

18/05 a 27/05/2016

Divulgação da Classificação Preliminar

30/05/2016

Recebimento de Interposição de Recursos

31/05/2016

Divulgação da Classificação Definitiva

02/06/2016

 

São José dos Campos, 08 de abril de 2016.

 

 

Luiz Gustavo de Oliveira

Diretor Geral

Câmpus São José dos Campos