UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Edital para cadastro de projetos de pesquisa da UFGD - Edital PROPP nº 02/2018 - Cadastro de Projetos de Pesquisa

O presente Edital visa o cadastro, tramitação, execução, acompanhamento e avaliação de projetos de pesquisa da UFGD.




EDITAL PROPP Nº 02, DE 31 DE JANEIRO DE 2018

 

O Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (em exercício) da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Carlos Alexsander Simão Narciso Junior, no uso de suas atribuições legais, na forma das Portarias da Reitoria/UFGD nº 1.008, de 13 de novembro de 2015 e nº 787, de 03 de agosto de 2016, torna público o presente edital com normativas para cadastro, tramitação, execução, acompanhamento e avaliação de projetos de pesquisa da UFGD, observando as seguintes especificações:

 

 

1)              OBJETIVO

 

O presente edital tem por objetivo tornar públicas as normativas para cadastro, tramitação, execução, acompanhamento e avaliação de projetos de pesquisa na Universidade Federal da Grande Dourados, durante o ano de 2018, visando à expansão das atividades de pesquisa, a ampliação da produção científica de elevada qualidade e o fortalecimento dos Programas de Pós-graduação da Universidade.

 

 

2)              PROPONENTES

 

Poderão ser coordenadores de projetos de pesquisa:

a)               Docentes do quadro de servidores efetivos da UFGD;

b)              Docentes permanentes de Programas de Pós-graduação stricto sensu da UFGD, bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) ou outros programas de Pós-Doutorado, pesquisadores de desenvolvimento científico regional (DCR) e professores visitantes, desde que a data do término da vigência do projeto seja de, no mínimo, 60 (sessenta) dias antes do término de seu contrato com a UFGD;

c)               Técnicos-administrativos do quadro de servidores efetivos da UFGD.

 

2. 1. Os técnicos-administrativos deverão apresentar declaração de anuência da chefia imediata no ato de submissão do projeto (disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/documentos-baixar).

 

 

3)              CADASTRO DO PROJETO

 

Os pesquisadores poderão optar pelo cadastro de projetos de pesquisa na Coordenadoria de Pesquisa (COPQ) na modalidade ‘Procedimento Simplificado’ ou ‘Procedimento Completo’.

 

Em ambos os procedimentos, as propostas devem ser aprovadas pela Comissão de Pesquisa e pela Unidade Acadêmica do proponente e, após submissão via Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), serão analisadas pelo Comitê Interno de Pesquisa da COPQ, pela Câmara de Pós-graduação e Pesquisa e homologados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC).

 

3. 1. PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO

 

O procedimento simplificado consistirá na apresentação de um formulário único para encerramento de projeto de pesquisa já cadastrado, prorrogação de projeto vigente e cadastro de um novo projeto (disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/documentos-baixar).

 

3. 1. 1. Poderão optar pelo procedimento simplificado, somente os pesquisadores que tenham projeto de pesquisa cadastrado na COPQ, ou seja, esse procedimento não é aplicável aos pesquisadores que estejam propondo seu primeiro projeto de pesquisa na UFGD.

 

3. 1. 2. Para cadastrar um novo projeto, o pesquisador deverá apresentar a produção científica resultante do projeto encerrado, que deverá ser de, no mínimo, um artigo publicado em periódico com Qualis B2 ou superior ou um capítulo de livro ou livro publicado em editora com corpo editorial nacional ou internacional.

 

3. 1. 3. A produção científica resultante de um projeto de pesquisa encerrado permite o cadastro de somente um (01) novo projeto de pesquisa.

 

3. 1. 4. O pesquisador deverá submeter a proposta de projeto exclusivamente através do SIGProj, no endereço eletrônico: http://sigproj1.mec.gov.br, anexando os seguintes documentos, em PDF:

a) Formulário do Procedimento Simplificado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa da UFGD (disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/documentos-baixar);

b) Resolução da Unidade Acadêmica aprovando a proposta.

3. 1. 5. O coordenador do projeto e a equipe participante deverão estar cadastrados no SIGProj. Tal cadastro poderá ser realizado pelo próprio pesquisador, na página do SIGProj, clicando no linkNão sou cadastrado” (manual disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/documentos-baixar).

 

3. 2. PROCEDIMENTO COMPLETO

 

Os pesquisadores deverão elaborar seus projetos de pesquisa de acordo com o Regulamento Geral da Pesquisa da UFGD, estabelecido pela Resolução CEPEC nº 184/2015, seguindo formulário específico.

 

3. 2. 1. Os projetos de pesquisa deverão ser submetidos à COPQ exclusivamente através do SIGProj, no endereço eletrônico: http://sigproj1.mec.gov.br (manual disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/documentos-baixar).

 

3. 2. 2. O coordenador do projeto e a equipe participante deverão estar cadastrados no SIGProj. Tal cadastro poderá ser realizado pelo próprio pesquisador, na página do SIGProj, clicando no linkNão sou cadastrado” (manual disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/documentos-baixar).

 

3. 2. 3. Ao submeter o projeto no SIGProj, o pesquisador deverá anexar os seguintes documentos, em PDF:

a) Projeto de Pesquisa em formulário específico (disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/documentos-baixar);

b) Resolução da Unidade Acadêmica aprovando a proposta.

 

3. 3. CRONOGRAMA

Procedimento

Prazo

Submissão à Comissão de Pesquisa da Unidade Acadêmica

Prazos estabelecidos pela Unidade Acadêmica

Submissão ao Conselho Diretor da Unidade Acadêmica

Prazos estabelecidos pela Unidade Acadêmica

Submissão via SIGProj

De 01 de fevereiro a 30 de novembro de 2018

Análise do Comitê Interno de Pesquisa da COPQ

Previsão de até 45 dias após a submissão via SIGProj

Aprovação pela Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa

Previsão de até 60 dias após a submissão via SIGProj

Aprovação pelo CEPEC

Previsão de até 90 dias após submissão via SIGProj

Observação: Os prazos poderão sofrer alterações.

 

 

4)              RELATÓRIO PARCIAL

 

O relatório parcial deve ser entregue apenas se houver necessidade de prorrogação e deverá ser submetido, no mínimo, 60 dias antes do término da vigência do projeto, seguindo o Formulário do Procedimento Simplificado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa da UFGD (disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/documentos-baixar).

 

4. 1. Para projetos de pesquisa cadastrados no SIGProj, o pesquisador deverá solicitar a abertura do sistema à Divisão de Pesquisa, anexar o formulário e editar a data de término do projeto conforme a prorrogação solicitada.

 

4. 2. Para projetos de pesquisa cadastrados no SCCP (sistema utilizado até 2015), o pesquisador deverá cadastrar a proposta no SIGProj, informando a data de início do projeto original e a data de término conforme a prorrogação solicitada, anexando o Formulário do Procedimento Simplificado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa da UFGD (disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/documentos-baixar).

 

 

5)              RELATÓRIO FINAL

 

O relatório final deve ser entregue, no máximo, até 60 dias após o término da vigência do projeto.

 

5. 1. O pesquisador que apresentar produção científica resultante do projeto encerrado de, no mínimo, um artigo publicado em periódico com Qualis B2 ou superior ou um capítulo de livro ou livro publicado em editora com corpo editorial nacional ou internacional poderá apresentar o Formulário do Procedimento Simplificado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa da UFGD (disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/documentos-baixar), para o devido encerramento do projeto.

 

5. 2. O pesquisador que não apresentar a produção científica indicada no item 5. 1., deverá entregar o relatório final conforme o Formulário de Relatório Final de Projeto de Pesquisa (disponível em: https://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/documentos-baixar), para o devido encerramento do projeto.

 

5. 3.  Para projetos de pesquisa cadastrados no SIGProj, o pesquisador deverá solicitar a abertura do sistema à Divisão de Pesquisa e anexar o formulário de relatório final e a resolução do Conselho Diretor que o aprovou, ambos em PDF.

 

5. 4.  Para projetos de pesquisa cadastrados no SCCP, o pesquisador deverá enviar o relatório final e a resolução do Conselho Diretor que o aprovou, ambos em PDF, à Divisão de Pesquisa para o e-mail dipq@udfgd.edu.br.

 

 

6)              APOIO FINANCEIRO

 

O apoio financeiro aos projetos de pesquisa da UFGD segue as normas estabelecidas pela Resolução CEPEC nº 227, de 24 de agosto de 2017 e por edital específico a ser publicado pela PROPP mediante disponibilidade orçamentária.

 

 

7)              INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

A PROPP não se responsabiliza pelo eventual não recebimento de projetos por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de dados, documentação incompleta, e outros.

 

Mais informações poderão ser obtidas na Divisão de Pesquisa da COPQ/PROPP pelo correio eletrônico, no endereço: dipq@ufgd.edu.br e na página: < http://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/index>.

 

Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Coordenadoria de Pesquisa e, em caso de recurso, pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa.

 

 

Carlos Alexsander Simão Narciso Junior

Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (em exercício)