UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Chamada pública para cadastro de projetos de pesquisa da UFGD - Edital PROPP nº 01/2017 - Cadastro de Projetos de Pesquisa

O presente Edital visa o cadastro, tramitação, execução, acompanhamento e avaliação de projetos de pesquisa da UFGD.



EDITAL PROPP Nº 03, DE 31 DE JANEIRO DE 2017

 

A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Prof.ª Dr.ª Kely de Picoli Souza, no uso de suas atribuições legais e nos termos do Regulamento Geral de Pesquisa (Resolução CEPEC nº 184/2015), torna público o presente Edital visando o cadastro, tramitação, execução, acompanhamento e avaliação de projetos de pesquisa da UFGD, observando as seguintes especificações:

 

1)                 OBJETIVO

 

O presente Edital tem por objetivo tornar públicas as normativas para cadastro, tramitação, execução, acompanhamento e avaliação de projetos de pesquisa na Universidade Federal da Grande Dourados, durante o ano de 2017, visando à expansão das atividades de pesquisa, a ampliação da produção científica de elevada qualidade e o fortalecimento dos Programas de Pós-graduação da Universidade.

 

2)                 PROPONENTES

 

Poderão ser coordenadores de projetos de pesquisa:

a)                  Docentes do quadro de servidores efetivos da UFGD;

b)                 Docentes permanentes de Programas de Pós-graduação stricto sensu, bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) ou outros programas de Pós-Doutorado, pesquisadores de desenvolvimento científico regional (DCR) e professores visitantes, desde que a data do término da vigência do projeto seja de, no mínimo, 60 (sessenta) dias antes do término de seu contrato com a UFGD;

c)                  Técnicos-administrativos do quadro de servidores efetivos da UFGD.

 

2. 1. Os técnicos-administrativos deverão apresentar declaração de anuência da chefia imediata no ato de submissão do projeto (modelo disponível na página da Divisão de Pesquisa: http://200.129.209.183/arquivos/arquivos/78/DIVISAO-PESQUISA/Declara%C3
%A7%C3%A3o%20T%C3%A9cnicos%20Administrativos.docx
).

 

3)                 PROJETO

 

Os pesquisadores deverão elaborar seus projetos de pesquisa de acordo com o Regulamento Geral da Pesquisa da UFGD, estabelecido pela Resolução CEPEC nº 184/2015, seguindo formulário específico (modelo disponível na página da Divisão de Pesquisa: http://200.129.209.183/arquivos/arquivos/78/DIVISAO-PESQUISA/formul%C3%A1rio%
20de%20projeto%20de%20pesquisa%202016.doc
).

 

Parágrafo único: Os projetos devem ser aprovados pela Comissão de Pesquisa e pela Unidade Acadêmica do proponente e, após submissão via SIGProj, serão analisados pelo Comitê Interno de Pesquisa da COPQ, pela Câmara de Pós-graduação e Pesquisa e homologados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura/CEPEC.

 

3. 1. SUBMISSÃO DO PROJETO

 

Os projetos de pesquisa deverão ser submetidos à Coordenação de Pesquisa/COPQ/PROPP exclusivamente através do Sistema de Informação e Gestão de Projetos – SIGProj, no endereço eletrônico: http://sigproj1.mec.gov.br (manual de instruções disponível na página da Divisão de Pesquisa: http://200.129.209.183/arquivos/arquivos/78/DIVISAO-PESQUISA/SIGPROJ%20-%20Manual%20de%20cadastramento%20de%20projetos%20de
%20pesquisa.pdf
).

 

O coordenador do projeto e a equipe participante deverão estar cadastrados no SIGProj. Tal cadastro poderá ser realizado pelo próprio pesquisador, na página do SIGProj, clicando no link  Não sou cadastrado” (manual disponível na página da Divisão de Pesquisa: http://200.129.209.183/arquivos/arquivos/78/DIVISAO-PESQUISA/SIGPROJ%20-%20Manual%20de%20cadastramento%20de%20pessoas.pdf).

 

Ao submeter o projeto no SIGProj, o pesquisador deverá anexar os seguintes documentos, em PDF:

a)      Projeto de pesquisa em formulário específico (disponível na página da Divisão de Pesquisa: http://200.129.209.183/arquivos/arquivos/78/DIVISAO-PESQUISA/
formul%C3%A1rio%20de%20projeto%20de%20pesquisa%202016.doc
;

b)      Resolução da Unidade Acadêmica aprovando o projeto;

c)      Comprovante de submissão ao Comitê de Ética ou Declaração de Dispensa do Parecer do Comitê de Ética (modelo disponível na página da Divisão de Pesquisa: http://200.129.209.183/arquivos/arquivos/78/DIVISAO-PESQUISA/Declara%C3
%A7%C3%A3o%20Dispensa%20Comit%C3%AA%20de%20%C3%89tica.docx
).

 

Após a submissão, o pesquisador poderá acompanhar o andamento de seu projeto através do SIGProj, no campo “Minhas Propostas Submetidas”.

 

Procedimentos e prazos para o trâmite de projetos de pesquisa na UFGD

Procedimento

Prazo

Submissão à Comissão de Pesquisa da Unidade Acadêmica

Prazo e procedimentos estabelecidos pela Unidade Acadêmica

Submissão ao Conselho Diretor da Unidade Acadêmica

Prazo e procedimentos estabelecidos pela Unidade Acadêmica

Submissão via SIGProj

De 01 de fevereiro a 30 de novembro de 2017

Análise do Comitê Interno de Pesquisa da COPQ

Até 45 dias após a submissão via SIGProj

Aprovação pela Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa

Até 60 dias após a submissão via SIGProj

Aprovação pelo CEPEC

Previsão de até 90 dias após submissão via SIGProj (conforme calendário anual do Conselho)

Observação: Os prazos poderão sofrer alterações.

 

4)                 RELATÓRIOS

 

Todos os relatórios deverão ser submetidos via SIGProj (modelos disponíveis na página da Divisão de Pesquisa: http://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/documentos-baixar), de acordo com as seguintes especificações:

a)      Relatório parcial será apresentado apenas se houver necessidade de prorrogação, tal relatório deverá ser submetido, no mínimo, 60 dias antes do término da vigência do projeto;

b)      Relatório final será apresentado pelo pesquisador no prazo máximo de 60 dias após o término da vigência de cada projeto.

 

Parágrafo único: O relatório final poderá ser substituído por artigo submetido em periódico indexado, livros, patentes, produtos técnicos e artísticos e deverá ser anexado ao SIGProj.

 

5)                 RECURSOS FINANCEIROS

 

Os recursos destinados aos projetos de pesquisa da UFGD seguem as normas estabelecidas pela Resolução CEPEC nº 184/2015 e podem ser utilizados apenas por servidores efetivos da UFGD. Tais recursos deverão custear gastos relacionados diretamente às pesquisas realizadas na Universidade Federal da Grande Dourados e, preferencialmente, com participação de discentes da UFGD.

 

5.1. A distribuição dos recursos financeiros destinados a apoiar as atividades de pesquisa durante o ano de 2017 ocorrerá nos termos de edital específico a ser publicado pela PROPP, mediante disponibilização orçamentária.

 

6)                 INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

A PROPP não se responsabiliza pelo eventual não recebimento de projetos por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de dados, documentação incompleta, e outros.

 

Mais informações poderão ser obtidas na Divisão de Pesquisa da COPQ/PROPP pelo correio eletrônico, no endereço: dipq@ufgd.edu.br e na página: < http://portal.ufgd.edu.br/divisao/divisao-pesquisa/index>.

 

Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Coordenadoria de Pesquisa e, em caso de recurso, pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa.

 

 

 

 

Prof.ª Dr.ª Kely de Picoli Souza

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa