IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

EDITAL Nº 004/2015 – PROEX/IFMS - EDITAL Nº 004/2015 – PROEX/IFMS

A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), no uso das suas atribuições legais, e considerando a Lei n° 11.892 de 29 de dezembro de 2008, o Decreto n° 7.234 de 19 de julho de 2010, o Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010, a Portaria/Setec n° 58, de 21 de novembro de 2014, bem como as Resoluções do Conselho Superior do IFMS nº 2 de 27 de fevereiro de 2014, nº 10 de 26 de junho de 2014, e n° 25 de 7 de outubro de 2014, torna público, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais (PROEX), o processo para a seleção de projetos de extensão com bolsas estudantis e auxílio financeiro.



EDITAL Nº 004.1/2015 – PROEX/IFMS


A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), no uso das suas atribuições legais, e considerando a Lei n° 11.892 de 29 de dezembro de 2008, o Decreto n° 7.234 de 19 de julho de 2010, o Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010, a Portaria/Setec n° 58, de 21 de novembro de 2014, bem como as Resoluções do Conselho Superior do IFMS nº 2 de 27 de fevereiro de 2014, nº 10 de 26 de junho de 2014, e n° 25 de 7 de outubro de 2014, torna público, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais (PROEX), a prorrogação do prazo de inscrições referente a seleção de projetos de extensão com bolsas estudantis e auxílio financeiro, conforme cronograma abaixo.

EVENTO

DATA

Publicação do edital

31.08.2015

Período de inscrições e submissão da proposta de projeto de extensão.

08 a 27.09.2015

até às 23 horas e 59 minutos

(horário de Brasília)

Parecer do campus de origem

28 a 30.09.2015

até às 23 horas e 59 minutos

(horário de Brasília)

Adequações necessárias e nova submissão da proposta

até 02.10.2015

às 23 horas e 59 minutos

(horário de Brasília)

Avaliação das propostas

05 a 13.10.2015

Divulgação do resultado preliminar

14.10.2015

Pedidos de interposição de recursos

15 e 16.10.2015

até à23 horas e 59 minutos

(horário de Brasília)

Divulgação do resultado final

23.10.2015

Entrega da documentação (item 11)

até 29.10.2015

Execução dos projetos de extensão

de 07.03.2016 até 14.10.2016

Entrega do Relatório Parcial/Prestação de parcial

até 15.06.2016 *

Entrega do Relatório Final/Prestação de Contas

até 20.10.2016

Entrega do artigo do tipo Relato de Experiência

até 04.11.2016

 

Campo Grande, MS, 22 de setembro de 2015.

 

Maria Neusa de Lima Pereira

Reitora

 

* O original encontra-se assinado no arquivo da PROEX.






EDITAL Nº 004/2015 – PROEX/IFMS

A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), no uso das suas atribuições legais, e considerando a Lei n° 11.892 de 29 de dezembro de 2008, o Decreto n° 7.234 de 19 de julho de 2010, o Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010, a Portaria/Setec n° 58, de 21 de novembro de 2014, bem como as Resoluções do Conselho Superior do IFMS nº 2 de 27 de fevereiro de 2014, nº 10 de 26 de junho de 2014, e n° 25 de 7 de outubro de 2014, torna público, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais (PROEX), o processo para a seleção de projetos de extensão com bolsas estudantis e auxílio financeiro.

1 OBJETO E OBJETIVOS
1.1 Trata-se de edital interno para apresentação e seleção de propostas de projetos de extensão como forma de fomento às ações extensionistas do IFMS, articuladas com o ensino e a pesquisa, a serem desenvolvidas no período de março a outubro de 2016, proporcionando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão que serão contemplados com Bolsas de Extensão, via Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS - PIBAEX (Resolução Cosup n° 25 de 7 de outubro de 2014), e Auxílio Financeiro, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS - PIEPI (Resolução Cosup n° 10 de 26 de junho de 2014).
1.2 O presente Edital tem por objetivos:
1.2.1 Favorecer o processo de ensino-aprendizagem, envolvendo a comunidade externa e proporcionando a troca de saberes;
1.2.2 Contribuir para a formação profissional, cidadã, crítica, criativa e inovadora dos estudantes;
1.2.3 Estimular a produção, o desenvolvimento e a difusão de práticas e conhecimentos voltados ao atendimento de necessidades específicas da sociedade;
1.2.4 Possibilitar o desenvolvimento de ações que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão com vistas ao atendimento das demandas sociais da região.

2 DEFINIÇÕES
2.1 Entende-se como Extensão o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre o IFMS e os setores da sociedade, mediado por estudantes orientados por um ou mais professores.
2.2 Entende-se como Projeto de Extensão toda atividade de caráter acadêmico, técnico, científico, tecnológico, social, cultural ou desportivo com objetivo específico, prazo determinado, não inserida nas grades curriculares dos cursos do IFMS e que articule o Ensino e a Pesquisa de forma a atender as demandas da sociedade, proporcionando-lhe algum benefício.

3 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
3.1 As propostas de projetos de extensão deverão:
3.1.1 Envolver diretamente a comunidade externa na caracterização do seu público alvo.
3.1.2 Envolver estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio e ensino superior do IFMS.
3.1.3 Obedecer às diretrizes previstas no item 7.1.
3.1.4 Estarem inseridos em uma das Áreas Temáticas e em uma das Linhas de Extensão estabelecidas pela Política Nacional de Extensão e descritas no Anexo I deste Edital:
3.2 Não poderão concorrer ao financiamento deste edital ações institucionais obrigatórias ou curriculares dos cursos técnicos de nível médio e ensino superior, tais como Semanas e Jornadas Acadêmicas, eventos correlatos voltados ao público interno (Semana do Meio Ambiente, Semana de Ciência e Tecnologia, Jogos Escolares, entre outros) e participação em eventos externos.
3.3 É recomendável estabelecer parcerias para a execução do projeto de extensão.
3.4 Os coordenadores dos projetos deverão ser docentes do IFMS.
3.4.1 Docentes substitutos/temporários poderão ser coordenadores desde que o prazo de encerramento do projeto seja inferior ao término do contrato com a instituição.
3.4.2 Dispor de carga horária em seu Plano de Atividades (PAT) para orientar os estudantes envolvidos no projeto de extensão, bem como gerenciar a elaboração da proposta e o desenvolvimento dos objetivos da atividade, cumprindo critérios e cronograma estabelecidos neste edital sem acarretar prejuízo às suas atribuições docentes e/ou administrativas.
3.4.3 Não ter feito parte do processo de elaboração deste Edital, tampouco fazer parte da comissão avaliadora.
3.4.4 Não estar afastado ou em licença das atividades acadêmicas ou administrativas de sua unidade de lotação por período superior a 30 (trinta) dias, no ato da submissão da proposta.
3.4.5 Estar adimplente com todos os programas promovidos pela PROEX (como entrega de prestações de contas de outros projetos já executados ou edital no qual já tenha sido contemplado com recursos).
3.5. O projeto de extensão deverá envolver no mínimo 1 (um) e, no máximo, 3 (três) estudantes bolsistas.
3.5.1 O estudante poderá participar de apenas 01 (um) projeto de extensão como bolsista, podendo ainda participar como estudante voluntário em mais 01 (um) projeto.
3.6 Cada docente poderá concorrer como coordenador de apenas 01 (um) projeto de extensão, não estando impedido de participar de outras propostas como membro voluntário, desde que, neste caso, disponha de carga horária para as atividades sem acarretar prejuízo às suas atribuições docentes e/ou administrativas.
3.7 Somente os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e ensino superior do IFMS que atendam às condições abaixo poderão ser bolsistas.
3.7.1 Estudante do Ensino Superior: exercer a carga horária mínima de 20 (vinte) horas semanais no desenvolvimento do seu plano de trabalho no respectivo projeto de extensão, sem prejuízo das atividades de ensino.
3.7.2 Estudante do Curso Técnico de Nível Médio: exercer a carga horária mínima de 8 (oito) horas semanais no desenvolvimento do seu plano de trabalho no respectivo projeto de extensão, sem prejuízo das atividades de ensino.
3.7.3 Não possuir vínculo acadêmico com outra instituição de ensino.
3.7.4 Não possuir vínculo empregatício e/ou ser beneficiário de outro tipo de bolsa do IFMS ou de qualquer outra Instituição, ou participar de monitoria ou estágio remunerado, exceto na categoria voluntário.
3.8 Os projetos de extensão deverão prever cronograma de execução com até 08 (oito) meses, no período de 07 de março a 14 de outubro de 2016.
3.9 Os projetos que não observarem as condições estabelecidas nos itens 3.1 a 3.8 serão indeferidos, conforme item 6.5.2.

4 FORMAS DE FOMENTO
4.1 O valor total previsto neste edital para fomento dos projetos de extensão é de R$ 275.000,00 (duzentos e setenta e cinco mil reais), sendo:
a) R$ 175.000,00 (cento e setenta e cinco mil reais) destinados à concessão de Bolsas de Extensão aos estudantes, de acordo com o Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (PIBAEX).
b) R$ 100.000,00 (cem mil reais) destinados à concessão de Auxílio Financeiro para desenvolvimento dos projetos, em cota única aos servidores docentes, de acordo com o Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Pesquisa e Inovação (PIEPI).
4.2 Os recursos desse edital contemplarão 100 (cem) bolsas de extensão para estudantes extensionistas e 40 (quarenta) auxílios financeiros para subsidiar o desenvolvimento das atividades do projeto de extensão de forma que alcance as metas e objetivos propostos.

5 BOLSAS DE EXTENSÃO E AUXÍLIO FINANCEIRO
5.1 Da concessão de Bolsas de Extensão
5.1.1 Este edital prevê a concessão de duas modalidades de bolsas de extensão aos estudantes do IFMS, em conformidade com as diretrizes do PIBAEX.
a) Bolsa de Extensão do Ensino Superior: destinada aos estudantes do nível superior do IFMS no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.
b) Bolsa de Extensão do Ensino Técnico de Nível Médio: destinada aos estudantes de cursos técnicos de nível médio do IFMS no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensais.
5.1.2 Serão concedidas 100 (cem) bolsas de extensão sendo: 75 (setenta e cinco) bolsas de nível médio e 25 (vinte e cinco) bolsas de nível superior.
Parágrafo único. O quantitativo total de bolsas concedidas neste Edital (conforme item 5.1.2) poderá ser alterado e/ou redistribuído em virtude do cronograma de execução dos projetos aprovados, bem como do remanejamento do recurso destinado para as bolsas (item 4.1, “a”).
5.1.3 Cada projeto de extensão poderá ter no máximo de 3 (três) bolsas de extensão, devendo cada estudante bolsista contribuir de forma distinta e específica para o desenvolvimento da ação extensionista proposta, por meio dos Planos de Trabalho do Bolsista.
5.1.4 As bolsas de extensão terão vigência durante os meses de 07 de março a 14 de outubro de 2016, podendo esse prazo ser menor de acordo com o cronograma de execução do projeto proposto.
5.1.5 As bolsas serão distribuídas aos estudantes indicados nos projetos de extensão de acordo com a classificação geral das propostas.
5.1.5.1 Em caso de disponibilidade parcial de recursos para concessão de bolsas a todos os estudantes indicados no projeto classificado/contemplado com o auxílio financeiro, a seleção será feita a partir do Coeficiente de Rendimento dos estudantes, conforme descrito no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação para o estudantes de nível superior e no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio para os estudantes de nível médio.
5.1.5.1.1 O coeficiente de rendimento do estudante será calculado a partir da equação 1, levando-se em consideração todas as unidades curriculares cursadas. Essa nota será calculada com até 2 (duas) casas decimais de precisão.

CR = (Somatoria(N x CH) / Somatoria(CH)) / 10

Equação 1 - Coeficiente de rendimento.

CR = coeficiente de rendimento
CH = carga horária total da unidade curricular
N = nota da unidade curricular


5.1.5.2 Em caso de indisponibilidade de recursos para concessão de bolsas de extensão a um projeto classificado/contemplado, este receberá apenas o auxílio financeiro.
5.2 Da concessão do Auxílio Financeiro
5.2.1 O auxílio financeiro visa, exclusivamente, subsidiar o desenvolvimento das atividades previstas no projeto de extensão.
5.2.2 Cada projeto de extensão poderá receber auxílio financeiro de até R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).
5.2.3 O projeto de extensão deverá conter o detalhamento de todas as previsões de despesas a serem utilizadas durante seu desenvolvimento.
5.2.4 Itens financiáveis e não financiáveis por meio deste Edital:
5.2.4.1 Itens financiáveis:
a) Material de consumo para custeio específico do projeto extensão (conforme Portaria n° 448, de 13 de setembro de 2002).
b) Pagamento a pessoa física e jurídica, por prestação de serviços relacionados diretamente com a execução do projeto de extensão.
5.2.4.2 Itens não financiáveis (vedações):
a) Material permanente (conforme Portaria N° 448, de 13 de setembro de 2002).
b) Diárias e passagens a servidores públicos federais.
c) Pagamento de despesas realizadas em data anterior à concessão do auxílio, bem como de despesas posteriores ao término do desenvolvimento do projeto.
d) Pagamentos de taxa de administração, de gerência ou similar.
e) Pagamento, a qualquer título, a militar ou a servidor público, da ativa, ou a empregado de empresa pública ou de sociedade de economia mista, por serviços prestados, inclusive consultoria, assistência técnica ou assemelhados, à conta de quaisquer fontes de recursos.
f) Despesas com publicidade, salvo a de caráter educativo, informativo ou de orientação social, da qual não constem nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal e desde que previstas na proposta.
g) Financiamento de itens como refeições, coquetéis, lanches e afins.
h) Obras de construção civil, inclusive de reparação ou adaptação.
j) Despesas que caracterizem benefício ao coordenador de projeto ou qualquer membro envolvido com o projeto.
5.2.5 A previsão de despesas para utilização do auxílio financeiro deverá ser especificada e detalhada na proposta seguindo o princípio da economicidade presente na Constituição Federal de 1988.
5.2.5.6 O coordenador do projeto deverá realizar 3 (três) orçamentos em seu nome contendo a mesma especificação do(s) item(ns) que será(ão) adquirido(s). Esses orçamentos deverão ser apresentados no relatório parcial e final.
5.2.5.6.1 A utilização do auxílio financeiro deverá demonstrar compatibilidade entre o previsto na proposta e o executado, sendo que os materiais adquiridos/prestação de serviços deverão ser comprovados mediante notas fiscais em nome do coordenador do projeto e anexados no relatório parcial e final.
5.2.6 A previsão de despesas contidas na proposta poderão ser aprovadas parcialmente, caso não atendido completamente o disposto nos itens 5.2.1 a 5.2.5.
5.2.7 A concessão do auxílio financeiro está condicionada à viabilidade no desenvolvimento do projeto de extensão em termos de infraestrutura, logística e pessoal.
5.2.7.1 A adequação orçamentária da proposta do projeto de extensão é um dos critérios de seleção.
5.2.8 Os auxílios financeiros serão concedidos em parcela única diretamente na conta corrente dos coordenadores (docentes), de acordo com o Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Pesquisa e Inovação (PIEPI), respeitando a classificação geral das propostas (item 3.13) e após a divulgação do resultado final, considerando disponibilidade financeira do IFMS.
5.2.9 Os valores não utilizados, no todo ou em parte, na execução do projeto de extensão deverão ser restituídos ao IFMS por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União), a ser gerada em nome do coordenador do projeto.
5.2.10 Os materiais adquiridos, e ainda existentes ou não utilizados ao final da execução das ações de extensão, serão incorporados ao campus de origem do coordenador do projeto.
5.3 A implementação das bolsas de extensão e/ou concessão do auxílio financeiro estão condicionadas à análise e aprovação da proposta e demais documentações previstas neste edital.
5.4 O pagamento do auxílio financeiro e das bolsas de extensão dos projetos aprovados serão realizados pelos respectivos campi, mediante descentralização financeira da PROEX.
5.5 A não submissão ou a reprovação do relatório parcial e final acarretará na inadimplência do coordenador e dos estudantes bolsistas perante a PROEX, o que os impossibilitará de novas aprovações em novos certames da Pró-Reitoria até que seja regularizada a pendência, sem prejuízo de outras medidas de ordem legal.

6 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DO COORDENADOR DE PROJETO, DO(S) ESTUDANTE(S) BOLSISTA(S), DOS VOLUNTÁRIOS, DO COERI E DO DIREN/DIRER
6.1 Do coordenador do projeto:
6.1.1 Elaborar a proposta do projeto de extensão, em conjunto com os estudantes, no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).
6.1.2 Efetuar a submissão da proposta por meio do Sigproj.
6.1.3 Exercer a coordenação e supervisão do desenvolvimento do projeto de extensão, zelando pela execução das ações previstas no projeto aprovado.
6.1.4 Coordenar o trabalho da equipe envolvida no projeto, tendo em vista atingir os objetivos e metas explicitados.
6.1.5 Responsabilizar-se pelos materiais utilizados, otimizar seu uso e aproveitamento e zelar pela sua conservação e segurança durante o período das ações de extensão vinculadas à execução do projeto coordenado.
6.1.6 Orientar e supervisionar as ações relacionadas ao(s) bolsista(s) estudante(s), acompanhando as atividades e encaminhando os documentos necessários a COERI.
6.1.7 Apresentar relatórios parcial e final do projeto, bem como o relato de experiência (Anexo VI), por meio do Sigproj, conforme calendário estabelecido nesse edital.
6.1.7.1 No relatório parcial e final deverão ser anexados fotos e/ou vídeos que comprovem a realização das atividades desenvolvidas no projeto e relacionar todas as despesas efetuadas com seus respectivos documentos comprobatórios (notas fiscais em nome do coordenador do projeto).
6.1.7.2 A não submissão do relatório parcial e final no prazo definido no item 13, implicará na impossibilidade da participação do coordenador do projeto e estudantes bolsistas em novos certames da PROEX, até que seja regularizada a pendência.
6.1.8 Apresentar os resultados ou o andamento do projeto em eventos institucionais e/ou eventos de extensão.
6.1.9 Identificar nos trabalhos apresentados e publicados, o apoio concedido pelo IFMS, conforme item 12.3.
6.1.10 Acompanhar o desenvolvimento do(s) estudante(s) bolsista(s), responsabilizando-se por informar ao COERI os casos de desistência da bolsa, trancamento de matrícula, conclusão de curso, aquisição de vínculo empregatício, recebimento de outra bolsa – seja ela do IFMS ou de qualquer outra instituição, não cumprimento da carga horária relacionada ao desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho do bolsista, bem como qualquer evento que justifique o cancelamento da(s) bolsa(s).
6.1.10.1 A substituição de bolsista, solicitada até o 5º dia de cada mês, será implementada dentro do referido mês; após esta data, a substituição do bolsista será implementada no mês seguinte, sem possibilidade de pagamento retroativo.
6.1.11 Comunicar à COERI licenças, afastamentos, aposentadoria, exoneração, término de contrato ou indicação, justificadamente, de novo coordenador, quando da impossibilidade de permanecer na coordenação do projeto.
6.1.12 O não cumprimento das atribuições do coordenador poderá acarretar na suspensão do projeto e a devolução do auxílio financeiro recebido e utilizado indevidamente.
6.2 Do(s) estudantes) bolsista(s):
6.2.1 Elaborar, em conjunto com o coordenador do projeto, o seu respectivo plano de trabalho.
6.2.2 Executar o seu plano de trabalho em conformidade com cronograma e objetivos estabelecidos, bem como auxiliar na execução das demais tarefas do projeto de extensão aprovado.
6.2.3 Entregar ao coordenador do projeto documento que indique qualquer alteração no desenvolvimento dos trabalhos.
6.2.4 Elaborar, em conjunto com o coordenador do projeto, o relatório parcial e final do desenvolvimento do seu plano de trabalho, no prazo estabelecido no calendário (item 13).
6.2.4.1 A não entrega do relatório parcial e final do seu plano de trabalho ao coordenador do projeto para submissão no Sigproj no prazo definido no item 13, implicará na impossibilidade de participação em novos certames da PROEX, até que seja regularizada a pendência.
6.2.5 Participar presencialmente de eventos internos e externos de divulgação da extensão de acordo com a demanda institucional.
6.2.6 Possuir em seu nome, no ato da implementação da bolsa (conforme item 11), conta no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
6.2.7 Obter desempenho acadêmico satisfatório nas disciplinas do curso que está matriculado.
6.2.8 O não cumprimento das exigências dispostas no item 6.2 deste Edital poderá implicar a exclusão e substituição de bolsistas.
6.3 Dos Voluntários:
6.3.1 Ter disponibilidade para participar das atividades do projeto.
6.3.2 Colaborar com o desenvolvimento das atividades que constam no projeto de extensão de forma que alcance as metas e objetivos propostos.
6.3.3 Os voluntários do projeto poderão ser servidores docentes, técnicos-administrativos, estudantes ou convidados.
6.4 Do COERI:
6.4.1 Divulgar este edital entre à comunidade acadêmica.
6.4.2 Auxiliar a DIREN/DIRER na emissão de parecer das propostas submetidas.
6.4.3 Supervisionar as ações de extensão, zelando pela adequada execução dos projetos.
6.4.4 Comunicar imediatamente a DIREN/DIRER qualquer irregularidade detectada na execução dos projetos sob sua supervisão.
6.4.5 Receber e avaliar os relatórios dos projetos de extensão nos prazos e periodicidade estipulados, de acordo com os objetivos e indicadores estabelecidos nos projetos.
6.4.6 Apresentar dados e/ou relatórios gerais dos projetos de extensão de seu respectivo campus quando solicitado pela Direção ou PROEX, ou ainda em eventos de extensão.
6.4.7 Encaminhar à DIRAD os documentos necessários ao pagamento das bolsas de extensão.
6.4.8 Encaminhar à DIREN/DIRER relatório anual, descrevendo e avaliando os resultados obtidos pelos projetos de extensão sob sua supervisão.
6.5 Do DIREN/DIRER: 6.5.1 Divulgar este edital entre a comunidade acadêmica.
6.5.2 Emitir parecer dos projetos de extensão propostos em seu campus e submetidos via Sigproj, de acordo com item 3 deste Edital.
6.5.2.1 Caso esteja de acordo, alterar a situação da proposta para “Proposta RECOMENDADA” e enviar à PROEX para avaliação, respeitando o prazo de inscrição estabelecido no edital.
6.5.2.2 Se necessário, poderá devolver as propostas submetidas pelo Sigproj para adequações e nova submissão dentro do prazo previsto neste Edital (situação da proposta: “Proposta A REFORMULAR”) ou indeferir a submissão (situação da proposta “ Proposta NÃO RECOMENDADA”).
6.5.3 Comunicar imediatamente à PROEX qualquer irregularidade detectada na execução dos projetos sob sua supervisão.
6.5.4 Receber a análise dos relatórios dos projetos de extensão da COERI nos prazos e periodicidade estipulados.
6.5.5 Apresentar os resultados do projeto em eventos de extensão.
6.5.6 Encaminhar a PROEX relatório anual dos projetos de extensão recebido da COERI, conforme data que será divulgada pela Pró-reitoria.

7 ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS
7.1 Os Projetos deverão estar relacionados a uma das Áreas Temáticas e uma das Linhas de Extensão estabelecidas pela Política Nacional de Extensão e descritas no Anexo I deste Edital, bem como deverão atender às seguintes diretrizes:
7.1.1 Natureza acadêmica: prever a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com vista à produção de conhecimentos que se voltem ao aprimoramento, transformação e/ou superação de determinada realidade.
7.1.2 Interdisciplinariedade: consistir em trabalho integrado por diferentes áreas do conhecimento, com ações inter, multi e/ou transdisciplinares que potencializem a formação do estudante e fortaleçam os laços com a comunidade local.
7.1.3 Relação com a sociedade: ter relevância ambiental, econômica e/ou social; preferencialmente para grupos em vulnerabilidade social.
7.1.3.1 Para fins deste Edital, vulnerabilidade social é um conceito multidimensional que se refere à condição de indivíduos ou grupos em situação de fragilidade em decorrência de sua não inserção e/ou estabilidade no mercado de trabalho ou dificuldade de acesso a serviços públicos básicos, que os tornam expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social.
7.2 A inscrição do projeto deverá seguir as instruções do Manual do Sigproj disponível no site do IFMS (Pró-Reitorias > Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais > Documentos de Extensão).
7.3 De acordo com o Sigproj, a proposta de projeto de extensão deverá conter a seguinte estrutura:

7.3.1 - Introdução
7.3.1.1 - Identificação
7.3.1.2 - Detalhes
7.3.1.3 - Público
7.3.1.4 - Parcerias
7.3.1.5 - Caracterização
7.3.1.6 - Descrição
7.3.1.6.1 - Justificativa
7.3.1.6.2 - Fundamentação Teórica
7.3.1.6.3 - Objetivos
7.3.1.6.4 - Metodologia e Avaliação
7.3.1.6.5 - Relação Ensino, Pesquisa e Extensão
7.3.1.6.6 - Avaliação
7.3.1.6.7 - Referências Bibliográficas
7.3.1.6.8 - Observações
7.3.1.7 - Divulgação / Certificados
7.3.1.8 - Outros Produtos Acadêmicos
7.3.1.9 - Anexos
7.3.2 - Equipe de Execução
7.3.2.1 - Membros
7.3.2.2 - Cronograma de Atividades
7.3.3 - Receita
7.3.3.1 - Recurso do IFMS
7.3.3.2 - Receita Consolidada
7.3.4 - Despesas
7.3.4.1 - Material de Consumo
7.3.4.2 - Serviços de Terceiros - Física
7.3.4.3 - Serviços de Terceiros - Jurídica
7.3.4.4 - Bolsa de Extensão
7.3.4.5 - Orçamento Consolidado
7.4 No item 7.3.3.1, “Recurso do IFMS”, deverá ser indicado o valor previsto para bolsas de extensão e a estimativa de auxílio financeiro necessário para realização do projeto (gastos com material de consumo e prestação de serviços de pessoa física/jurídica) em conformidade com os itens 5.1 e 5.2.
7.5 Nos itens 7.3.4.1, 7.3.4.2, 7.3.4.3 e 7.2.4.3 deverão ser discriminadas as previsões de despesas com material de consumo, prestação de serviços de terceiros - pessoa física, prestação de serviços de terceiros - pessoa jurídica e bolsas de extensão necessárias para realização do projeto cujos valores foram relacionados no item 7.4.
7.6 No item 7.3.4.4 deverá ser cadastrado o plano de trabalho do estudante bolsista contendo as atividades que serão realizadas no projeto de acordo com o cronograma proposto.
7.7 Atentar-se a infraestrutura existente para a execução da proposta.
7.8 Não serão avaliadas propostas com ausência de informações/dados.

8 SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS
8.1 Os projetos deverão ser cadastrados exclusivamente no Sigproj, disponibilizado no endereço eletrônico http://sigproj.mec.gov.br
8.2 Não serão aceitas propostas entregues pessoalmente, sendo obrigatório o encaminhamento do formulário exclusivamente pelo Sigproj no prazo estabelecido para inscrição previsto no calendário (item 13). A data do envio registrada pelo sistema servirá como comprovante ao atendimento desse requisito.
8.3 Propostas apresentadas após a data limite definida no Calendário deste Edital serão invalidadas.
8.4 A PROEX não se responsabilizará por propostas que não forem recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos, congestionamento nas linhas de comunicação, tampouco por documentos corrompidos.
8.5 Antes da submissão do projeto o respectivo Coordenador do projeto deverá realizar um cadastro prévio no Sigproj para a obtenção de senha de acesso.

9 ANÁLISE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS
9.1 O atendimento às Condições de Participação deste edital (item 3) será verificado pelo DIRER/DIRER em conjunto com o COERI.
9.2 As propostas aceitas pelas DIRENs/DIRERs receberão a situação “Proposta RECOMENDADA” e as indeferidas a situação “Proposta NÃO RECOMENDADA”.
9.3 As propostas recomendadas pelos campi serão então avaliadas por avaliadores do Banco de Avaliadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
9.4 Para fins de julgamento ficam estabelecidos os critérios da tabela 1 para avaliação das propostas.

CRITÉRIOS DE ANÁLISE E JULGAMENTO

Quesitos

Item do Edital

AVALIAÇÃO

1. Condições de participação

3

Eliminatório

2. Coerência da proposta com as Áreas Temáticas e Linhas de Extensão

3.1.4

Eliminatório

3. Adequação orçamentária

5.2.7.1

Eliminatório

4. Ausência de dados na proposta

7.8

Eliminatório

 

Pontuação

Mínima

Máxima

Peso

5. Natureza Acadêmica: Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão

7.1.1

0

10

0,20

6. Interdisciplinaridade curricular

7.1.2

0

10

0,10

7. Relação com a sociedade:

Impacto da proposta no desenvolvimento de ações com relevância ambiental, econômica e/ou social; preferencialmente para grupos em vulnerabilidade social

7.1.3

0

10

0,20

8. Caracterização e justificativa da proposta

3.1.1, 7.3.1.5 e 7.3.1.6.1

0

10

0,10

9. Clareza e a precisão dos

objetivos definidos e a conformidade com a linha de

extensão proposta

 

7.3.1.6.3

0

10

0,10

10. Adequação e qualidade da metodologia

7.3.1.6.4

0

10

0,10

11. Adequação da infraestrutura

5.2.7 e 7.7

0

10

0,10

12.Viabilidade do cronograma de execução do projeto

3.8, 7.3.2.2, e 7.6

0

10

0,10

Tabela 1 – Critérios para avaliação das propostas.
9.5 Os quesitos 1 a 4 são eliminatórios no edital.
9.6 Os avaliadores atribuirão uma nota para cada um dos critérios estabelecidos na tabela 1, em uma escala de 0 a 10, utilizando apenas números inteiros, sem casas decimais.
9.7 A nota final de cada membro (pontuação de 0 a 10) será obtida por meio da média ponderada das notas atribuídas aos critérios estabelecidos na tabela 1, respeitando os seus respectivos pesos. Essa nota será calculada com até 2 (duas) casas decimais de precisão.
9.8 Os projetos serão classificados em ordem decrescente de pontuação e selecionados de acordo com a disponibilidade de recursos definida no item 4.
9.8.1 Os projetos selecionados receberão o status “Proposta RECOMENDADA” e os demais status “proposta NÃO RECOMENDADA” pela PROEX.
9.9 Em caso de empate na pontuação final, será considerada a maior pontuação por média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores nos quesitos a seguir, descritos em ordem de prioridade. Critérios de desempate:
a) Relação com a sociedade: Impacto da proposta no desenvolvimento de ações com relevância ambiental, econômica e/ou social; preferencialmente para grupos em vulnerabilidade social
b) Natureza Acadêmica: Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
c) Adequação da infraestrutura.
d) Viabilidade do cronograma de execução do projeto.
e) Adequação e qualidade da metodologia.
9.10 Permanecendo o empate será realizado sorteio com divulgação do local, dia e hora para sua realização por meio do endereço eletrônico (http//www.ifms.edu.br/centraldeselecao).
9.11 Os resultados preliminar e final deste Edital serão divulgados pela PROEX na Central de Seleção do IFMS (http://selecao.ifms.edu.br/) nas datas estabelecidas no calendário deste Edital disposto no item 13.

10. RECURSOS 10.1 Será admitido recurso contra o resultado provisório, que deverá ser assinado pelo coordenador da proposta. O formulário de recurso está disponível no anexo V.
10.2 O recurso após assinado deverá ser escaneado – em formato PDF – e anexado à mensagem eletrônica.
10.3 O recurso deverá ser remetido à PROEX pelo correio eletrônico do Sigproj com o seguinte título do assunto: “RECURSO AO RESULTADO PROVISÓRIO DO EDITAL Nº 004/2015 PROEX/IFMS”.
10.4 Os recursos devem ser enviados até às 23 horas e 59 minutos, horário de Brasília, da data limite da interposição de recursos (item 13).
10.5 A decisão dos recursos será divulgada por meio do resultado final a ser publicado na página na Central de Seleção do IFMS (http://selecao.ifms.edu.br/).
10.6 A PROEX não se responsabilizará por recursos não recebidos em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamento nas linhas de comunicação ou por documentos corrompidos.

11. APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS
11.1 No prazo previsto no calendário deste Edital, os coordenadores dos projetos aprovados deverão protocolar junto às COERIs, conforme prazo disposto no calendário, os seguintes documentos:
a) Dos estudantes bolsistas:
I. Cópia Legível de CPF e RG.
II. Declaração de matrícula em curso regular do IFMS;
III. Dados bancários: cópia de comprovante de conta ativa em nome do estudante no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, contendo o número da agência, a conta corrente e a operação (a conta não poderá ser conjunta).
b) Termo de Compromisso do Coordenador (Anexo II).
c) Termos de Compromisso dos Estudantes Bolsistas (Anexo III).
d) Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, apenas para membros voluntários da equipe do projeto (Anexo IV).
11.2 O não entrega dos documentos constantes no item 11.1 dentro do prazo estabelecido por este edital acarretará na desclassificação do Projeto de Extensão e perda do direito ao auxílio financeiro e bolsas.

12 DA SOCIALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS
12.1 Os docentes e estudantes contemplados neste edital se comprometem a participar de eventos de extensão organizados pelo IFMS para a socialização dos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento das projetos extensionistas.
12.2 Ao final da execução dos projetos de extensão e de acordo com o calendário deste edital, deverá ainda ocorrer a socialização dos conhecimentos adquiridos no desenvolvimento dos projetos por intermédio de artigo do tipo Relato de Experiência Anexo VI), que poderão ser, posteriormente, publicados pela PROEX.
12.2.1 Os autores do artigo cederão os direitos autorais de utilização do mesmo ao IFMS, bem como da inclusão no banco de projetos de extensão da PROEX.
12.3 Os resultados obtidos pelos projetos de extensão registrados e aprovados por este Edital, quando apresentados em eventos, cursos, comunicações, congressos na forma de publicações, folders, posters, banners, ou outras formas de comunicação, deverão citar, obrigatoriamente, o apoio do IFMS da seguinte forma: “ PROJETO APOIADO COM RECURSOS DO IFMS”.

13 CALENDÁRIO

EVENTO

DATA

Publicação do edital

31.08.2015

Período de inscrições e submissão da proposta de projeto de extensão.

08 a 22.09.2015

até às 23 horas e 59 minutos      (horário de Brasília)

Parecer do campus de origem

23 a 28.09.2015

 até às 23 horas e 59 minutos      (horário de Brasília)

 

Adequações necessárias e nova submissão da proposta

até 30.09.2015

às 23 horas e 59 minutos    

(horário de Brasília)

Avaliação das propostas

01 a 13.10.2015

Divulgação do resultado preliminar

14.10.2015

Pedidos de interposição de recursos

15 e 16.10.2015

até às 23 horas e 59 minutos           (horário de Brasília)

Divulgação do resultado final

23.10.2015

Entrega da documentação (item 11)

até 29.10.2015

Execução dos projetos de extensão

de 07.03.2016 até 14.10.2016

Entrega do Relatório Parcial/Prestação de parcial

até 15.06.2016*

Entrega do Relatório Final/Prestação de Contas

até 20.10.2016

Entrega do artigo do tipo Relato de Experiência

até 04.11.2016


* data limite de 15.06.2016 ou data referente a execução de 50% do cronograma do projeto, o que ocorrer primeiro.

14 DISPOSIÇÕES FINAIS
14.1 A submissão de propostas implica a aceitação das condições estabelecidas neste Edital e das normas vigentes no âmbito do IFMS, das quais os participantes não poderão alegar desconhecimento.
14.2 A proposta de projeto de extensão aprovada não poderá ser substituída.
14.3 Em caso de total impossibilidade de execução do projeto por parte da equipe, o coordenador deverá encaminhar à COERI um documento com as devidas justificativas.
14.3.1 Neste caso, os valores (bolsas e auxílio) descentralizados deverão ser restituídos por meio de pagamento de Guia de Recolhimento da União (GRU).
14.4 Os prazos e valores previstos neste Edital poderão ser alterados respeitada a disponibilidade orçamentária e financeira da PROEX.
14.4.1 O pagamento do auxílio financeiro e das bolsas de extensão, previstos neste edital, estão condicionados à disponibilidade orçamentário-financeira do IFMS, vinculada à concessão de recursos orçamentários pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC).
14.5 A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral do IFMS, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
14.6 No caso de eventuais saldos, o IFMS redirecionará os mesmos para o atendimento de outras propostas concorrentes.
14.7 Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos na PROEX.
14.8 Este Edital será publicado na Central de Seleção do IFMS (http://selecao.ifms.edu.br).
14.9 Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Institucionais (PROEX).

Campo Grande, MS, 31 de agosto de 2015.


Maria Neusa de Lima Pereira
Reitora

* O original encontra-se assinado no arquivo da PROEX.

ANEXO I
EDITAL 004/2015 - PROEX/IFMS

ÁREA TEMÁTICAS

Nº ÁREA TEMÁTICAS DESCRIÇÃO
1 Comunicação
Comunicação social; mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; televisão universitária; rádio universitária; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de comunicação social; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área.

2 Cultura
Desenvolvimento de cultura; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de artes plásticas e artes gráficas; produção cultural e artística na área de fotografia, cinema e vídeo; produção cultural e artística nas áreas de música e dança; produção teatral e circense; rádio universitária; capacitação de gestores e políticas públicas no setor cultural; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; cultura e memória social.

3 Direitos Humanos e Justiça
Assistência jurídica; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de direitos humanos; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; direitos de grupos sociais; organizações populares; questão agrária.

4 Educação
Educação básica; educação e cidadania; educação à distância; educação continuada; educação de jovens e adultos; educação especial; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; ensino superior; incentivo à leitura; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas em educação; cooperação interinstitucional e internacional na área.

5 Meio Ambiente
Preservação e sustentabilidade do meio ambiente; planejamento de sistemas e tecnologias agrícolas sustentáveis; desenvolvimento regional sustentável; sistemas alternativos de produção; sustentabilidade do desenvolvimento urbano e rural; manejo ecológico de insetos-pragas, doenças e plantas espontâneas; sistemas integrados de produção; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de meio ambiente; cooperação interinstitucional e internacional na área de meio ambiente; educação ambiental; gestão de recursos naturais; sistemas integrados para bacias regionais.

6 Saúde
Promoção à saúde e qualificação de vida; atenção a grupos de pessoas com necessidades especiais; atenção integral à mulher; atenção integral à criança; atenção integral à saúde de adultos; atenção integral ao adolescente e ao jovem; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; desenvolvimento do sistema de saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; novas endemias e epidemias; saúde da família; uso e dependência de drogas.

7 Tecnologia e Produção
Transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo; empresas juniores; inovação tecnológica; polos tecnológicos; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas de ciências e tecnologia; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; direitos de propriedade e patentes.

8 Trabalho
Reforma agrária e trabalho rural; trabalho e inclusão social; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas do trabalho; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; educação profissional; organização popular para o trabalho; cooperativas populares; questão agrária; saúde e segurança no trabalho; trabalho infantil; turismo e oportunidades de trabalho.


LINHAS DE EXTENSÃO
Nº LINHAS DE EXTENSÃO DESCRIÇÃO
1 Alfabetização, Leitura e Escrita
Alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos; formação do leitor e do produtor de textos; incentivo à leitura; literatura; desenvolvimento de metodologias de ensino da leitura e da escrita e sua inclusão nos projetos político-pedagógicos das escolas.

2 Artes cênicas
Dança, teatro, técnicas circenses, performance; formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam na área; memória, produção e difusão cultural e artística.

3 Artes integradas
Ações multiculturais, envolvendo as diversas áreas da produção e da prática artística em um único programa integrado; memória, produção e difusão cultural e artística.

4 Artes plásticas
Escultura, pintura, desenho, gravura, instalação, apropriação; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

5 Artes visuais
Artes gráficas, fotografia, cinema, vídeo; memória, produção e difusão cultural e artística.

6 Comunicação estratégica
Elaboração, implementação e avaliação de planos estratégicos de comunicação; realização de assessorias e consultorias para organizações de natureza diversa em atividades de publicidade, propaganda e de relações públicas; suporte de comunicação a programas e projetos de mobilização social, a organizações governamentais e da sociedade civil.

7 Desenvolvimento de produtos
Produção de origem animal, vegetal, mineral e laboratorial; manejo, transformação, manipulação, dispensação, conservação e comercialização de produtos e subprodutos.

8 Desenvolvimento regional
Elaboração de diagnóstico e de propostas de planejamento regional (urbano e rural) envolvendo práticas destinadas à elaboração de planos diretores, a soluções, tratamento de problemas e melhoria da qualidade de vida da população local, tendo em vista sua capacidade produtiva e potencial de incorporação na implementação das ações; participação em fóruns Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável – DLIS; participação e assessoria a conselhos regionais, estaduais e locais de desenvolvimento e a fóruns de municípios e associações afins; elaboração de matrizes e estudos sobre desenvolvimento regional integrado, tendo como base recursos locais renováveis e práticas sustentáveis; permacultura; definição de indicadores e métodos de avaliação de desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade.

9 Desenvolvimento rural e questão agrária
Constituição e/ou implementação de iniciativas de reforma agrária, matrizes produtivas locais ou regionais e de políticas de desenvolvimento rural; assistência técnica; planejamento do desenvolvimento rural sustentável; organização rural; comercialização; agroindústria; gestão de propriedades e/ou organizações; arbitragem de conflitos de reforma agrária; educação para o desenvolvimento rural; definição de critérios e de políticas de fomento para o meio rural; avaliação de impactos de políticas de desenvolvimento rural.

10 Desenvolvimento Tecnológico
Processos de investigação e produção de novas tecnologias, técnicas, processos produtivos, padrões de consumo e produção (inclusive tecnologias sociais, práticas e protocolos de produção de bens e serviços); serviços tecnológicos; estudos de viabilidade técnica, financeira e econômica; adaptação de tecnologias.

11 Desenvolvimento Urbano
Planejamento, implementação e avaliação de processos e metodologias visando proporcionar soluções e o tratamento de problemas das comunidades urbanas; urbanismo.

12 Direitos individuais e coletivos
Apoio a organizações e ações de memória social, defesa, proteção e promoção de direitos humanos; direito agrário e fundiário; assistência jurídica e judiciária, individual e coletiva, a instituições e organizações; bioética médica e jurídica; ações educativas e preventivas para garantia de direitos humanos.

13 Educação Profissional
Processos de formação técnica profissional, visando a valorização, aperfeiçoamento, promoção do acesso aos direitos trabalhistas e inserção no mercado de trabalho.

14 Empreendedorismo
Constituição e gestão de empresas juniores, pré-incubadoras, incubadoras de empresas, parques e pólos tecnológicos, cooperativas e empreendimentos solidários e outras ações voltadas para a identificação, aproveitamento de novas oportunidades e recursos de maneira inovadora, com foco na criação de empregos e negócios estimulando a proatividade.

15 Emprego e renda
Defesa, proteção, promoção e apoio a oportunidades de trabalho, emprego e renda para empreendedores, setor informal, proprietários rurais, formas cooperadas/associadas de produção, empreendimentos produtivos solidários, economia solidária, agricultura familiar, dentre outros.

16 Endemias e epidemias
Planejamento, implementação e avaliação de metodologias de intervenção e de investigação tendo como tema o perfil epidemiológico de endemias e epidemias e a transmissão de doenças no meio rural e urbano; previsão e prevenção.

17 Espaços de ciência
Difusão e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos em espaços de ciência, como museus, observatórios, planetários, estações marinhas, entre outros; organização desses espaços.

18 Esporte e lazer
Práticas esportivas, experiências culturais, atividades físicas e vivências de lazer para crianças, jovens e adultos, como princípios de cidadania, inclusão, participação social e promoção da saúde; esportes e lazer nos projetos político pedagógico das escolas; desenvolvimento de metodologias e inovações pedagógicas no ensino da Educação Física, Esportes e Lazer; iniciação e prática esportiva; detecção e fomento de talentos esportivos.

19 Estilismo
Estilismo e moda.

20 Fármacos e medicamentos
Uso correto de medicamentos para a assistência à saúde, em seus processos que envolvem a farmacoterapia; farmácia nuclear; diagnóstico laboratorial; análises químicas, físico-químicas, biológicas, microbiológicas e toxicológicas de fármacos, insumos farmacêuticos, medicamentos e fitoterápicos.

21 Formação de professores (formação docente)
Formação e valorização de professores, envolvendo a discussão de fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico, tendo em vista o aprimoramento profissional, a valorização, a garantia de direitos trabalhistas e a inclusão no mercado de trabalho formal.

22 Gestão do trabalho
Estratégias de administração; ambiente empresarial; relações de trabalho urbano e rural (formas associadas de produção, trabalho informal, incubadora de cooperativas populares, agronegócios, agroindústria, práticas e produções caseiras, dentre outros).

23 Gestão informacional
Sistemas de fornecimento e divulgação de informações econômicas, financeiras, físicas e sociais das instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

24 Gestão institucional
Estratégias administrativas e organizacionais em órgãos e instituições públicas, privadas e do terceiro setor, governamentais e não-governamentais.

25 Gestão pública
Sistemas regionais e locais de políticas públicas; análise do impacto dos fatores sociais, econômicos e demográficos nas políticas públicas (movimentos populacionais, geográficos e econômicos, setores produtivos); formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam nos sistemas públicos (atuais ou potenciais).

26 Grupos sociais vulneráveis
Questões de gênero, de etnia, de orientação sexual, de diversidade cultural, de credos religiosos, dentre outros, processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc), de emancipação, de respeito à identidade e inclusão; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção.

27 Infância e adolescência
Processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc), promoção, defesa e garantia de direitos; ações especiais de prevenção e erradicação do trabalho infantil; desenvolvimento de metodologias de intervenção tendo como objeto enfocado na ação crianças, adolescentes e suas famílias.

28 Inovação tecnológica
Introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos e melhorias significativas a serem implementadas em produtos ou processos existentes nas diversas áreas do conhecimento; considera-se uma inovação tecnológica de produto ou processo aquela que tenha sido implementada e introduzida no mercado (inovação de produto) ou utilizada no processo de produção (inovação de processo).

29 Jornalismo
Processos de produção e edição de notícias para mídias impressas e eletrônicas; assessorias e consultorias para órgãos de imprensa em geral; crítica de mídia.

30 Jovens e adultos
Processos de atenção (saúde, assistência social, etc), emancipação e inclusão; educação formal e não formal; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção, tendo como objeto a juventude e/ou a idade adulta.

31 Línguas estrangeiras
Processos de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e sua inclusão nos projetos político-pedagógicos das escolas; desenvolvimento de processos de formação em línguas estrangeiras; literatura; tradução.

32 Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Metodologias e estratégias específicas de ensino/aprendizagem, como a educação a distância, o ensino presencial e de pedagogia de formação inicial, educação continuada, educação permanente e formação profissional.

33 Mídias-artes
Mídias contemporâneas, multimídia, web-arte, arte digital.

34 Mídias
Veículos comunitários e universitários, impressos e eletrônicos (boletins, rádio, televisão, jornal, revistas,internet, etc); promoção do uso didático dos meios de educação e de ações educativas sobre as mídias.

35 Música
Apreciação, criação e performance; formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam na área musical; produção e divulgação de informações, conhecimentos e material didático na área; memória, produção e difusão cultural e artística.

36 Organizações da sociedade civil e movimentos sociais e populares
Apoio à formação, organização e desenvolvimento de comitês, comissões, fóruns, associações, ONG’s, OSCIP’s, redes, cooperativas populares, sindicatos, dentre outros.

37 Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial
Preservação, recuperação, promoção e difusão de patrimônio artístico, cultural e histórico (bens culturais móveis e imóveis, obras de arte, arquitetura, espaço urbano, paisagismo, música, literatura, teatro, dança, artesanato, folclore, manifestações religiosas populares), natural (natureza, meio ambiente) material e imaterial (culinária, costumes do povo), mediante formação, organização, manutenção, ampliação e equipamento de museus, bibliotecas, centros culturais, arquivos e outras organizações culturais, coleções e acervos; restauração de bens móveis e imóveis de reconhecido valor cultural; proteção e promoção do folclore, do artesanato, das tradições culturais e dos movimentos religiosos populares; valorização do patrimônio; memória, produção e difusão cultural e artística.

38 Pessoas com deficiências, incapacidades, e necessidades especiais
Processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc), de emancipação e inclusão de pessoas com deficiências, incapacidades físicas, sensoriais e mentais, síndromes, doenças crônicas, altas habilidades, dentre outras; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção individual e coletiva, tendo como objeto enfocado na ação essas pessoas e suas famílias.


39 Propriedade intelectual e patente
Processos de identificação, regulamentação e registro de direitos autorais e sobre propriedade intelectual e patente.

40 Questões ambientais
Implementação e avaliação de processos de educação ambiental de redução da poluição do ar, águas e solo; discussão da Agenda 21; discussão de impactos ambientais de empreendimentos e de planos básicos ambientais; preservação de recursos naturais e planejamento ambiental; questões florestais; meio ambiente e qualidade de vida; cidadania e meio ambiente.

41 Recursos hídricos
Planejamento de microbacias, preservação de mata ciliar e dos recursos hídricos, gerenciamento de recursos hídricos e bacias hidrográficas; prevenção e controle da poluição; arbitragem de conflitos; participação em agências e comitês estaduais e nacionais; assessoria técnica a conselhos estaduais, comitês e consórcios municipais de recursos hídricos.

42 Resíduos sólidos
Orientação para desenvolvimento de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento com base em critérios sanitários, ambientais e econômicos, para coletar, segregar, tratar e dispor o lixo; orientação para elaboração e desenvolvimento de projetos de planos de gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva, instalação de manejo de resíduos sólidos urbanos reaproveitáveis (compostagem e reciclagem), destinação final (aterros sanitários e controlados), e remediação de resíduos a céu aberto; orientação à organização de catadores de lixo.

43 Saúde animal
Processos e metodologias visando a assistência à saúde animal: prevenção, diagnóstico e tratamento; prestação de serviços institucionais em laboratórios, clínicas e hospitais veterinários universitários.

44 Saúde da família
Processos assistenciais e metodologias de intervenção para a saúde da família.

45 Saúde e proteção no trabalho
Processos assistenciais, metodologias de intervenção, ergonomia, educação para a saúde e vigilância epidemiológica ambiental, tendo como alvo o ambiente de trabalho e como público os trabalhadores urbanos e rurais; saúde ocupacional.
46 Saúde humana
Promoção da saúde das pessoas, famílias e comunidades; humanização dos serviços; prestação de serviços institucionais em ambulatórios, laboratórios, clínicas e hospitais universitários; assistência à saúde de pessoas em serviços especializados de diagnóstico, análises clínicas e tratamento; clínicas odontológicas, de psicologia, dentre outras.

47 Segurança alimentar e nutricional
Incentivo à produção de alimentos básicos, autoabastecimento, agricultura urbana, hortas escolares e comunitárias, nutrição, educação para o consumo, regulação do mercado de alimentos, promoção e defesa do consumo alimentar.

48 Segurança pública e defesa social
Planejamento, implementação e avaliação de processos e metodologias, dentro de uma compreensão global do conceito de segurança pública, visando proporcionar soluções e tratamento de problemas relacionados; orientação e assistência jurídica, judiciária, psicológica e social à população carcerária e seus familiares; assessoria a projetos de educação, saúde e trabalho aos apenados e familiares; questão penitenciária; violência; mediação de conflitos; atenção a vítimas de crimes violentos; proteção a testemunhas; policiamento comunitário.

49 Tecnologia da informação
Desenvolvimento de competência informacional para identificar, localizar, interpretar, relacionar, analisar, sintetizar, avaliar e comunicar informação em fontes impressas ou eletrônicas; inclusão digital.
50 Temas específicos / Desenvolvimento humano
Temas das diversas áreas do conhecimento, especialmente de ciências humanas, biológicas, sociais aplicadas, exatas e da terra, da saúde, ciências agrárias, engenharias, linguística, (letras e artes), visando a reflexão, discussão, atualização e aperfeiçoamento humano.

51 Terceira idade
Planejamento, implementação e avaliação de processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc), de emancipação e inclusão; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção, tendo como objeto enfocado na ação pessoas idosas e suas famílias.

52 Turismo
Planejamento e implementação do turismo (ecológico, cultural, de lazer, de negócios, religioso, etc) como setor gerador de emprego e renda; desenvolvimento de novas tecnologias para avaliações de potencial turístico; produção e divulgação de imagens em acordo com as especificidades culturais das populações locais.

53 Uso de drogas e dependência química Prevenção e limitação da incidência e do consumo de drogas; tratamento de dependentes; assistência e orientação a usuários de drogas; recuperação e reintegração social.


ANEXO II

MODELO DE TERMO DE COMPROMISSO DO COORDENADOR DO PROJETO

EDITAL 004/2015 - PROEX/IFMS

, SIAPE __________________ Professor(a) do Curso, _____________________________, cargo/função _________________________________________do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, residente à ______________________________________________________________________, Telefone __________________, E-mail ________________________, portador do RG n.º _________________, órgão emissor __________________, data de emissão ____/____/____,CPF ____________________. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, CAMPUS ______________________________ Com sede na rua____________________________________________, bairro___________________, município de ____________________________, por meio do presente instrumento particular, as partes supramencionadas firmam termos de compromisso e concessão de auxílio financeiro ao servidor para subsidiar o desenvolvimento das atividades que constam no projeto de extensão de extensão aprovado no Edital nº 004/2015 PROEX/IFMS de forma que alcance as metas e objetivos propostos, conforme itens abaixo relacionados:
1) Concederá ao servidor coordenador do projeto 1 (um) auxílio financeiro para o desenvolvimento do projeto de extensão intitulado________________________________________ para aquisição de materiais de consumo e/ou contratação de prestação de serviços de Pessoa Física/Jurídica relacionados diretamente com a execução do referido projeto.
2) O auxílio financeiro no valor de R$ 0.000,00 (xxxxxxxxxx), de que trata o item acima consistirá, no repasse, por parte do IFMS, Campus ____________________, mediante depósito em conta corrente nº xxxx do Banco______________________, agência nºxxxx a partir da data da assinatura do presente termo, em favor do COORDENADOR DO PROJETO.

3) O COORDENADOR obriga-se a:
a) ser servidor docente do IFMS.
b) cadastrar o projeto de extensão no seu currículo lattes e mantê-lo atualizado.
c) desenvolver as atividades descritas no projeto, assim como a preparação de pôsteres, artigos e resumos científicos de forma a não prejudicar suas atribuições como docente no IFMS, comprometendo-se a divulgar as ações por meio de participação em congressos e publicação de artigos em revistas.
d) executar o projeto dentro do prazo previsto no edital.
e) apresentar relatório parcial e final no SigProj com as devidas comprovações (3 orçamentos e notas fiscais em nome do servidor) das despesas financeiras que houver com a execução do projeto nos prazos informados pela PROEX.
f) elaborar um artigo do tipo relato de experiência ao final da execução do projetos de extensão para socializar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento do projeto, respeitando o modelo disponibilizado pela PROEX (Anexo VI do edital nº 004/2015 PROEX/IFMS).
g) ceder os direitos autorais de utilização do artigo ao IFMS, bem como da inclusão no banco de projetos de extensão da PROEX.
h) apresentar o projeto nos eventos internos ou externos de divulgação da extensão do IFMS solicitados pela PROEX e/ou pelo Coordenador de Extensão e Relações Institucionais (COERI) do campus.
i) citar o apoio do IFMS da seguinte forma: “ PROJETO APOIADO COM RECURSOS DO IFMS / PIEPI.” quando apresentado o projeto de extensão em eventos, cursos, comunicações, congressos na forma de publicações, folders, posters, banners, ou outras formas de comunicação.
j) devolver ao IFMS, em caso de abandono da execução do projeto ou de não obediência ao prazo estabelecido, por qualquer motivo que não seja de força maior ou caso fortuito, o montante dos valores recebidos a qualquer título pelo desenvolvimento e execução do projeto de extensão, via Guia de Recolhimento da União (GRU).
k) acompanhar o desenvolvimento do estudante no projeto de extensão, responsabilizando-se por informar o COERI do seu campus e a PROEX quando o estudante desistir, trancar matrícula, obter desempenho insuficiente na(s) disciplina(s), concluir o curso, adquirir vínculo empregatício, ou receber outra bolsa do IFMS ou de outras instituições, ou não cumprir a carga horária relaciona a extensão, ou qualquer outro evento que justifique a exclusão do aluno como bolsista do projeto.

Local, xx de xxxxxx de 2015.
_______________________________
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Coordenador do Projeto

_____________________________________
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Diretor-geral



ANEXO III
MODELO DE TERMO DE COMPROMISSO DO ESTUDANTE BOLSISTA
EDITAL 004/2015 - PROEX/IFMS

Eu, , , estudante do Curso _________________________________________, devidamente matriculado no ______ semestre, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus _______________________, residente à ________________________________________________________, telefone __________________, e-mail ______________________________ portador do RG n.º _________________, órgão emissor __________________, data de emissão ____/____/____,CPF _______________________, ___________________, possuidor de conta no Banco _________________, n.º da Conta: ___________________, Agência n.º ____________.

DECLARO:
a) ser estudante regularmente matriculado em curso do IFMS.
b) participar do projeto de extensão como estudante extensionista bolsista.
c) dispor de carga horária mínima de:
( ) 8 (oito) horas semanais para o desenvolvimento das atividades extencionistas previstas no projeto de extensão, sem prejuízo das atividades de ensino (estudante de Curso Técnico de Nível Médio);
( ) 20 (vinte) horas semanais para o desenvolvimento das atividades extencionistas previstas no projeto de extensão, sem prejuízo das atividades de ensino (estudante de Curso Superior).
d) não possuir vínculo acadêmico com outra instituição de ensino.
e) não possuir vínculo empregatício e/ou ser beneficiário de outro tipo de bolsa do IFMS ou de qualquer outra Instituição, ou participar de monitoria ou estágio remunerado, exceto na categoria voluntário.
f) autorizar a cedência dos direitos autorais referentes os conhecimentos adquiridos no projeto de extensão ao IFMS, bem como da inclusão no banco de projetos de extensão da PROEX.
COMPROMETO-ME ainda a: a) executar o meu plano de trabalho em conformidade com cronograma e objetivos estabelecidos, bem como auxiliar na execução das demais tarefas do projeto de extensão ______________________________________________ aprovado no Edital n° 004/2015 - PROEX/IFMS, de ________ de agosto de 2015 sob a coordenação do professor ________________________________________________.
b) elaborar, em conjunto com o coordenador do projeto, o relatório parcial e final do desenvolvimento do seu Plano de Trabalho, no prazo estabelecido pela PROEX.
c) estar ciente que a não entrega do relatório parcial e final do seu Plano de Trabalho ao coordenador do projeto para submissão no SigProj implicará na impossibilidade de participação em novos certames da PROEX, até que seja regularizada a pendência. d) entregar ao coordenador do projeto documento que indique qualquer alteração no desenvolvimento dos trabalhos.
e) fazer referência, nas publicações e nos trabalhos apresentados, à condição de bolsista do IFMS.
f) participar presencialmente de eventos internos e externos de divulgação da extensão de acordo com a demanda institucional.

g) dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de extensão, respeitando, inclusive, o cumprimento da carga horária de ____ horas semanais (____ horas por dia). h) devolver ao IFMS, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso as obrigações deste termo de compromisso não sejam cumpridos.
i) obter desempenho acadêmico satisfatório nas disciplinas do curso que estou matriculado.

O presente TERMO DE COMPROMISSO tem vigência de ___/___/2016 a ___/___/2016.


_______________________________
xxxxxxxx
Estudante Bolsista

_______________________________
xxxxxxxxxx
Responsável legal do estudante (para menores de idade)

_______________________________
xxxxxxxx
Coordenador de Extensão e Relações Institucionais



ANEXO IV
MODELO DE TERMO DE ADESÃO AO SERVIÇO VOLUNTÁRIO
EDITAL 004/2015 - PROEX/IFMS


Eu, ________________________________________________ , CPF_________________________________, portador do RG n.º _________________, órgão emissor __________________, data de emissão ____/____/____, telefone __________________, e-mail ______________________________, residente à _________________________________________________________________________________________,
( ) declaro estar matriculado no ______ semestre do curso __________________________, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus _____________________________. {Somente para estudantes do IFMS}

CONSIDERANDO: o projeto de Extensão de ________________________________________ que tem como título ____________________________________________________________ aprovado no Edital nº 004/2015 PROEX/IFMS sob a coordenação do professor ___________________________________________________.

Pelo presente Termo de Adesão manifesto meu interesse em atuar como voluntário no referido projeto de extensão.
Declaro conhecer que, nos termos da Lei nº 9608 de 18/02/1998 e estar ciente que minha participação no referido projeto não é remunerado, não gera vínculo empregatício e nem obrigação trabalhista, previdenciária ou afim e que responderei pelos meus atos nas atividades que irei desenvolver:
1 - Atividades que serão por mim desenvolvidas:
__________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________ 2 - Horário(s) que disponho para atendimento às atividades (dias e horários):____________________________
3 - Local (is) em que essas atividades serão desenvolvidas: _________________________________________
4 - Declaro, ainda, observar as normas legais, estatutárias e regimentais que regem as atividades do IFMS e me proponho aceitar.
5 - O presente Termo de Adesão tem início a partir de sua aprovação e poderá ser rescindido a qualquer tempo (mediante preenchimento do Termo de Desligamento), por iniciativa de ambas as partes, bastando, para isso, que uma das partes notifique a outra.
O presente TERMO DE ADESÃO AO SERVIÇO VOLUNTÁRIO tem vigência de ___/___/2016 a ___/___/2016.

(Local), em ____/____/____

_________________________ ___________________________
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Assinatura do Proponente Assinatura do Voluntário

(Local), em ____/____/____
______________________________________________________
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Assinatura do Responsável legal
(para estudantes menores de idade)

Aprovado em: ____/____/____
______________________________________________________

______________________________________________________
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Coordenador de Extensão e Relações Institucionais



ANEXO V
FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
EDITAL 004/2015 - PROEX/IFMS


Nome do proponente: _____________________________________________________________________ CPF: ________________________________ Matrícula SIAPE: ________________________________ E-mail: ___________________________________________ Telefone: _______________________
Indicar qual(is) item(ns) do Edital é(são) objeto(s) de contestação.
_______________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
Justificar (explicar, argumentar e fundamentar) o pedido de recurso.
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
____________
Documentos anexos: ( ) NÃO ( ) SIM, Qual(is)?
_______________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

__________________________, ________ de ___________________ de 2015.


_________________________________________
Assinatura do PROPONENTE
_____________________________________________________________________________________

PARECER DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO: ( ) Deferido ( ) Indeferido
Justificativa:
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________
__________________________, ________ de ___________________ de 2015.
Assinatura dos membros da comissão de Avaliação:
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________



ANEXO VI
MODELO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA
EDITAL 004/2015 - PROEX/IFMS
Título e subtítulo do trabalho
Nome do autor principal – e-mail1
Nome do segundo autor – e-mail (se houver)2

RESUMO
Inserir texto do resumo em fonte Times New Roman 12, espaço simples, em no máximo seis linhas.

PALAVRAS-CHAVE
Primeira palavra. Segunda palavra. Terceira palavra. Quarta palavra. Quinta palavra. (mínimo de três, máximo de cinco palavras-chave, separadas por pontos)

1 RELATO DE EXPERIÊNCIA (descrição do relato incluindo justificativa, método e resultados) Comece aqui a redação de seu texto, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5. As margens do documento devem ser de 3 cm (superior), 3 cm (lateral esquerda), 2 cm (lateral direita) e 2 cm (inferior). O texto completo do relato de experiência, incluindo título, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, relato, referências bibliográficas e notas de rodapé, deve ter no mínimo 5 mil e no máximo 10 mil caracteres (com espaços).
Se você estiver utilizando o software Microsoft Word, proceda da seguinte maneira para contar os caracteres do documento: na aba “Revisão”, clique em “Contar palavras” e selecione a opção “Incluir caixas de texto, notas de rodapé e de fim”. Verifique o número de caracteres na mesma caixa, na linha “Caracteres com espaços”. Caso esse número seja superior a 35 mil caracteres, você terá que reduzir seu trabalho.
Se você estiver utilizando o software LibreOffice, proceda da seguinte maneira para contar os caracteres do documento: na aba “Ferramentas”, clique em “Contagem de palavras”. Verifique o número de caracteres com espaço. Caso esse número seja superior a 35 mil caracteres, você terá que reduzir seu trabalho.
O formato do texto deve ser justificado. Não dê dois espaços entre um parágrafo e outro, nem utilize recuo.
O trabalho deve ter numeração de páginas no rodapé, à direita. As figuras, as tabelas e os quadros deverão ser referenciados no texto em ordem consecutiva e identificados, em negrito, por número arábico precedido da palavra correspondente (Fig. 1, Tab. 1), seguido de respectiva legenda, figurando o mais próximo possível do texto em que foram referenciados, não necessitam ser separados dele por uma linha em branco.
As figuras, os quadros e a sua legenda devem ser centralizados em relação a largura da página. A identificação das figuras e dos quadros deve ser na parte inferior; das tabelas, na parte superior, alinhada à margem esquerda. A referência da fonte, quando não de autoria própria, deve ser colocada logo abaixo da figura, tabela ou quadro, em letra maiúscula / minúscula, precedida da palavra FONTE. As anotações e as numerações devem ser formatadas em fonte Times New Roman, tamanho 12.
As tabelas e os quadros, de preferência, deverão estar em preto e branco. Figuras coloridas e fotografias de alta qualidade podem ser incluídas no artigo. Para reduzir o tamanho e preservar a resolução gráfica, os arquivos das imagens devem ser convertidos para o formato JPG (JPEG) com resolução de 300 dpi, antes de inseri-los no texto.
As figuras e as fotos gravadas necessitam ter um tamanho mínimo de 9 x 7cm e devem ser salvas em arquivos próprios com respectivo número de referência no texto. Por exemplo, o arquivo Figura 3.jpg corresponde à Figura 3 citada no texto.As legendas das figuras, dos quadros e das tabelas não devem exceder três linhas.
Anotações e valores numéricos nela incluídos devem ter tamanhos compatíveis com o da fonte usada no texto do trabalho, e todas as unidades devem ser expressas no sistema Sistema Internacional de medidas (SI). As unidades são incluídas apenas nas primeiras linha/coluna, conforme for apropriado. As tabelas devem ser colocadas tão perto quanto possível de sua primeira citação no texto. Deixa-se uma linha simples em branco entre a tabela, seu título e o texto. O estilo de borda da tabela é simples de 1 pt.
Para citações e referências em seu trabalho, siga com rigor as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em especial a NBR 6023/2002, para referências, e a NBR 10520/2002, para citações.
De acordo com a NBR 10520/2002, as citações diretas de até três linhas devem aparecer entre aspas, no corpo do texto. Quando a citação tiver mais de três linhas, ela deve aparecer separada do corpo do texto, em recuo, com fonte um ponto menor e espaço simples. Nos dois casos, deve-se acrescentar a referência do autor original, na forma (SOBRENOME, ano, página).
A NBR 10520/2002 determina também que as citações indiretas – ou seja, aquelas nas quais as ideias do autor original são apresentadas em paráfrase – devem ser seguidas de referência ao autor original, de forma semelhante ao caso das citações diretas, porém sem o número da página, desta forma (SOBRENOME, ano).
As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do texto, dentro das diretrizes da NBR 6023/2002, em espaço simples, justificado, com um espaço entre uma referência e outra. O modelo padrão para referência de obra com um autor é:
SOBRENOME, Nome. Título da obra: subtítulo da obra. Número da edição. Cidade: Editora, ano.
Quando há dois ou três autores, o padrão é:
SOBRENOME DO AUTOR 1, Nome; SOBRENOME DO AUTOR 2, Nome. Título da obra: subtítulo da obra.
Número da edição. Cidade: Editora, ano.
Quando há mais de três autores, utiliza-se o seguinte padrão:
SOBRENOME DO AUTOR PRINCIPAL, Nome et al. Título da obra: subtítulo da obra. Número da edição. Cidade: Editora, ano.
Para os demais casos, recomenda-se a consulta ao texto integral da NBR 6023.

2 REFERÊNCIAS (organizadas de acordo com a NBR 6023/2002)
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação - artigo em publicação periódica científica impressa - apresentação. Rio de Janeiro, 2003a.
______. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2002a.
______. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de janeiro, 2002b.