IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

[REGISTRO] Edital nº 247/2013 - PRX - [REGISTRO] Edital nº 247/2013 - PRX

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CHAMADA DE PROJETOS DE AÇÕES DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 247/2013, DE 26 DE JULHO DE 2013

            O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), no uso de suas atribuições regimentais, tendo em vista o estabelecido nos Artigos 11, 12 e 13 da Portaria nº 3314, de 1.º de dezembro de 2011, torna público o presente edital de fomento às ações de extensão durante o ano de 2013.

1. Do Objeto

1.1 Fomento das atividades de extensão do IFSP, articuladas com o ensino e a pesquisa aplicada, a serem desenvolvidas em 2013, propiciando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão com aporte de recursos institucionais.

2. Das áreas temáticas

2.1 No âmbito deste edital serão consideradas atividades de extensão passíveis de apoio os pequenos projetos que sejam desenvolvidos nas seguintes áreas temáticas estabelecidas pela Política Nacional de Extensão:

I. Comunicação

II. Cultura

III. Direitos Humanos e Justiça

IV. Educação

V. Esporte

V. Meio Ambiente

VI. Saúde

VII. Tecnologia e Produção

VIII. Trabalho

 

3. Abrangência

3.1 A abrangência a que se refere este edital está vinculada às Linhas de Extensão discriminadas no Anexo III deste Edital.

4. Do montante e da alocação de recursos

4.1 Serão destinados R$ 545.983,00 para o fomento das ações de extensão, assim distribuídos:

a) Quinze projetos do Tipo I;

b) Quinze projetos do Tipo II;

c) Vinte e cinco projetos do Tipo III.

4.2 Os projetos deverão ser elaborados de acordo com os seguintes modelos:

a) Projetos do Tipo I: concessão de bolsas para até cinco alunos, até R$ 10.000,00 destinados à aquisição de materiais de consumo e até R$ 2.500,00 para equipamentos e materiais permanentes.

b) Projeto do Tipo II: concessão de bolsas para até quatro alunos e até R$ 7.000,00 destinados à aquisição de materiais de consumo.

c) Projeto do Tipo III: concessão de bolsas para até três alunos.

4.3 Os projetos deverão ser estruturados de acordo com as seguintes naturezas de despesas:

a) Natureza de despesa 3.3.90.36, que compreende a concessão de bolsas aos alunos;

b) Natureza de despesa 3.3.90.30, que compreende a aquisição de materiais de consumo;

c) Natureza de despesa 4.4.90.52, que compreende a aquisição de equipamentos e material permanente;

4.4 Os materiais de consumo e materiais permanentes somente poderão ser adquiridos por meio do Sistema de Registro de Preços, devendo ser verificada no site do IFSP a existência de atas previstas ou vigentes com itens indicados no projeto.

5. Das Bolsas

5.1 O projeto deve envolver no mínimo um aluno, que receberá apoio por meio de uma bolsa no valor de R$ 400,00, pelo período mínimo de um mês e máximo de três meses.

5.2 A seleção dos bolsistas deverá ocorrer por meio de edital, sob responsabilidade dos campi, conforme estipulado a Portaria nº 3639, de 25 de julho de 2013, que regulamenta a Bolsa Extensão.

5.3 O aluno selecionado deverá estar regularmente matriculado em cursos do IFSP e dispor de carga horária para o desenvolvimento das atividades de extensão, dedicando-se por 20 horas semanais ao projeto.

5.4 É vedada a seleção de aluno que tenha vínculo empregatício ou que seja beneficiário de outro tipo de bolsa do IFSP ou de qualquer outra Instituição.

6. Da proposição e da participação

6.1 Poderão apresentar Projeto de Extensão os servidores docentes e técnicos-administrativos do IFSP.

6.2 Na qualidade de coordenador do projeto, cada servidor pode apresentar apenas um projeto, sendo-lhe permitido participar de outras ações de extensão como membro de equipe.

6.3 A proposta deverá conter a seguinte estrutura:

I Justificativa ou relevância;

II Objetivos e metas;

III Área temática (Item 2) e linha de extensão (Item 3 e Anexo III);

IV Público-alvo e número estimado de pessoas beneficiadas;

V Metodologia;

VI Resultados esperados;

VII Cronograma de execução detalhado, considerando os prazos de trâmite de aprovação do projeto e a entrega dos relatórios do projeto;

VIII Plano de Aquisição;

IX Descrição do processo de acompanhamento e avaliação.

6.5 A proposta deverá ser apresentada conforme os modelos dos Anexos I e II, sendo que toda a identificação do projeto deverá constar apenas da primeira página (Anexo I), não sendo permitido qualquer tipo de identificação nas demais páginas (Anexo II).

6.6 No corpo do projeto (Anexo II), toda a identificação de pessoas e/ou lugares deverá ser suprimida.

6.7 A existência de elementos identificadores no projeto (Anexo II) importará na desclassificação da proposta.

7. Das inscrições

7.1 O prazo para inscrição dos projetos inicia-se no dia 26/07/2013 e encerra-se no dia 15/08/2013.

7.2 As inscrições serão realizadas por correio eletrônico, no período estipulado no item 7.1, mediante o encaminhamento do Projeto de Ação de Extensão, conforme os modelos dos Anexos I e II, devidamente preenchido e aprovado pelo respectivo diretor do campus ou pró-reitor.

7.3 O projeto deve ser encaminhado em dois arquivos PDF, devendo ser um arquivo para a folha de identificação (Anexo I) e outro para o projeto (Anexo II). Os arquivos devem ser gerados com o número do prontuário do seu coordenador, no formato “PPPPP-D.PDF”, para o endereço eletrônico projext@ifsp.edu.br .

 

8. Dos critérios de seleção das propostas de ação de extensão

8.1 Os projetos de ação de extensão serão analisados por avaliadores indicados pela PRX.

8.2 Os avaliadores receberão o projeto sem qualquer identificação.

8.3 Cada avaliador emitirá uma nota de zero a dez, com intervalo de meio ponto, para cada item da tabela 1.

TABELA 1 – QUADRO DE QUESITOS

 

QUESITO

PESO

NOTA

PONTOS

Justificativa

1

 

 

Clareza dos objetivos

1

 

 

Relevância dos resultados esperados

2

 

 

Descrição do projeto

2

 

 

Detalhamento do cronograma de execução

1

 

 

Acompanhamento e avaliação

1

 

 

Previsão de produtos de Extensão (artigo, vídeo, revista, livro, apostila, cartilha, jornais, CD entre outros)

1

 

 

Coerência entre objetivos, metodologia e resultados para a comunidade externa.

2

 

 

Total

 

 

 

8.4 Serão quesitos obrigatórios: atendimento ao edital, incluindo a aderência às áreas temáticas indicadas; preenchimento correto do formulário; envio de todos os documentos solicitados e participação de pelo menos um aluno bolsista.

8.5 O resultado, em pontos, se dá pela multiplicação da nota obtida em cada item pelo respectivo peso.

8.6 Receberão um bônus de 10% da pontuação as propostas que envolverem as linhas de extensão indicadas nos itens 3, 10, 11, 13, 15, 18, 21, 26, 34, 36, 47 e 50 do Anexo III.

8.7 Receberão um bônus de 10% da pontuação as propostas que apresentarem público-alvo composto pela comunidade externa.

8.8 Os bônus de que tratam os itens 8.6 e 8.7 poderão acumular-se até o máximo de 20% sobre a pontuação.

8.9 Os projetos serão classificados em ordem decrescente de pontuação, e selecionados de acordo com a disponibilidade de recursos definida no item 4, podendo ser contemplados mais projetos do que os previstos, caso haja disponibilidade orçamentária.

 

9. Das atribuições e responsabilidades do coordenador de projeto

9.1 São deveres do coordenador do projeto:

I selecionar bolsistas para realização do projeto, por meio de edital, conforme Item 5.2;

II zelar pela execução das ações previstas no projeto aprovado;

III coordenar o trabalho da equipe envolvida no projeto, tendo em vista atingir os objetivos explicitados;

IV prestar contas da utilização dos recursos assignados ao projeto conforme cronograma de execução financeira;

V responsabilizar-se pelos materiais utilizados, otimizar seu uso e aproveitamento e zelar pela sua conservação e segurança durante o período das ações de extensão vinculadas à execução do projeto coordenado;

VI apresentar o relatório à coordenação de extensão do seu campus;

VII Avaliar o desempenho do bolsista e suas atividades.

10. Das atribuições e responsabilidades do coordenador de extensão do campus

10.1 São deveres do Coordenador de Extensão do Campus:

I divulgar este edital entre a comunidade acadêmica;

II supervisionar as ações de extensão, zelando pela adequada execução dos projetos;

III comunicar imediatamente à PRX qualquer irregularidade detectada na execução dos projetos sob sua supervisão;

IV receber e avaliar os relatórios dos projetos de extensão nos prazos e periodicidade estipulados, de acordo com os objetivos e indicadores estabelecidos nos projetos;

V encaminhar à PRX relatório anual sintético descrevendo e avaliando os resultados obtidos pelos projetos de extensão sob sua supervisão;

V apresentar os resultados do projeto em eventos de extensão, sempre que possível.

11. Da suspensão e cancelamento do fomento

11.1 O não-cumprimento injustificado de etapas/fases previstas no projeto ou irregularidades na sua execução poderão levar à suspensão do fomento concedido e ao cancelamento do projeto pela PRX.

12. Da execução de projetos

12.1 Os projetos deverão ser executados até o final de 2013.

12.2 Os recursos previstos deverão ser executados em conformidade com as normas da Pró-Reitoria de Administração – PRA, e integralmente executados até o final de outubro de 2013.

13. Das disposições finais

13.1 A PRX poderá expedir normas complementares a este Edital.

13.2 Os casos omissos serão decididos pela PRX.

14. Do calendário

Lançamento do Edital

26 de julho de 2013

Data para recebimento das propostas

26 de julho a 15 de agosto

Análise das proposta recebidas

16 a 23 de agosto

Divulgação dos resultados

27 de agosto

Prazo para aquisições e concessões

Até 30 de outubro de 2013

Prazo para envio do relatório final

Até 19 de dezembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I – Folha de Identificação

InstitutoFederal

PROJETO DE AÇÃO DE EXTENSÃO

EDITAL nº 247/2013

 

Instruções de Preenchimento:

- Inserir o texto no interior das caixas.

- Não há limite de caracteres a serem inseridos em cada campo.

1. Título

 

 

 2. Identificação do Autor/Coordenador

 Nome competo:

 

 Cargo/Função:

 

Campus/Reitoria:

 

Endereço:

 

 Endereço eletrônico:

Telefone com DDD:

 

     

 

3. Identificação dos Demais Participantes

 Nome Completo

Prontuário/CPF

Vínculo *

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* D   Docente              T    Técnico-Administrativo       C Colaborador Externo (Anexar termo de voluntariado)

 

                                                                             APROVAÇÃO DO DIRETOR OU PRÓ-REITOR

Nome:

Data:       

                                    (assinatura)

ANEXO II - Projeto

InstitutoFederal

PROJETO DE AÇÃO DE EXTENSÃO

EDITAL nº 247/2013

 

Instruções de Preenchimento:

- Inserir o texto no interior das caixas.

- Não há limite de caracteres a serem inseridos em cada campo.

- Não é permitida qualquer forma de identificação de pessoas ou cidades para garantir que os projetos não sejam identificados.

1. Título

 

 

2. Tipo de Projeto (item 4.2)

c Tipo I

c Tipo II

c Tipo III

 

Nº de Bolsas :

 

 

Nº de Bolsas :

 

Nº de Bolsas :

 

Valor destinado para Material de Consumo :

 

 

 

Valor destinado para Material de Consumo :

 

Valor destinado para Equipamentos e Materiais Permanentes :

 

 

 

 

3. Justificativa ou Relevância

 

 

 

4. Objetivos e Metas

 

 

 

5. Área Temática (Item 2) e Linha de Extensão (Item 3 e Anexo III)

 

 

6. Público-alvo (comunidade externa e/ou interna) e número estimado de beneficiados

 

 

7. Metodologia

 

 

8. Entidades/órgãos envolvidos

 

 

9. Resultados Esperados

 

 

10. Descrição do Projeto*

 

* identificar e enumerar sequencialmente as etapas/fases do projeto

 

11. Descrição do processo de acompanhamento e Avaliação*

 

* sempre que possível, associar um ou mais instrumento de avaliação e indicador a cada etapa/fase do projeto

 

 

 

 

 

12. Cronograma de Execução

 2013

Etapa/Fase

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13. Plano de Aquisição (R$ 1,00)

Despesas Correntes

Valor

 

Bolsas de Extensão1

 

 

Material de Consumo2

 

Despesas de Capital

 

 

Material Permamente2

 

Total

 

1 Concessão até set/2013, conforme Plano de Execução do Orçamento de 2013, disponível no site do IFSP.

2 Aquisição até out/2013, conforme Plano de Execução do Orçamento de 2013, disponível no site do IFSP.

 

14. Cronograma de Desembolso (R$1,00)

2013

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Total

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15. Descriminação das Despesas (R$ 1,00)

DESPESAS CORRENTES

Quantidade

Valor Unitário

Total

Bolsas

 

 

 

 

Especificar

Quantidade

Valor Unitário

Total

Material de Consumo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Total de Despesas Correntes

 

DESPESAS DE CAPITAL

 

 

Especificar

Quantidade

Valor Unitário

Total

Material Permanente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Total de Despesas de Capital

 

Total do Projeto

 

­­

16. Avaliação do Projeto (Uso exclusivo do Avaliador)

16.1 Identificação dos Quesitos Eliminatórios

Atendeu ao edital?

c Sim

c Não

Obteve aderência às Áreas Temáticas?

c Sim

c Não

Realizou preenchimento correto do formulário?

c Sim

c Não

Enviou todos os documentos solicitados?

c Sim

c Não

Incluiu pelo menos 01 aluno bolsista no projeto?

c Sim

c Não

Classificado? (somente se atendeu a todos os quesitos)

c Sim

c Não

 

16.2 Composição da Nota (Quesitos)

Quesito

Peso

Nota

Pontos

Justificativa

1

 

 

Clareza dos objetivos

1

 

 

Relevância dos resultados esperados

2

 

 

Descrição do Projeto

2

 

 

Detalhamento do cronograma de execução

1

 

 

Acompanhamento e avaliação

1

 

 

Coerência entre os objetivos, metodologia e resultados para a comunidade externa

2

 

 

Previsão de produtos de extensão (artigos, vídeos, revistas, livros, apostilas, cartilhas, jornais, cds, entre outros

1

 

 

Resultado Parcial

 

 

 

 

16.3 Análise do Bônus

Atendimento ao item 8.8 (Bônus de 10%)

c Sim

c Não

Atendimento ao item 8.9 (Bônus de 10%)

c Sim

c Não

Total de Bônus concebido

c Nenhum

c 10%

c 20%

Total de Pontos relativo ao Bônus concedido

 

         

 

16.4 Nota Final (Resultante do cálculo dos itens 16.2 e 16.3)

 

 

Identificação do Avaliador:

Data:  ___ / ___ / ______

 

 

_______________________________________

Assinatura


ANEXO III

Linhas de Extensão – FORPROEXT

 

1. Alfabetização, Leitura e Escrita: Alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos; formação do leitor e do produtor de textos; incentivo à leitura; literatura; desenvolvimento de metodologias de ensino da leitura e da escrita e sua inclusão nos projetos político-pedagógicos das escolas.

 

2. Artes Cênicas: Dança, teatro, técnicas circenses, performance; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

 

3. Artes Integradas: Ações multiculturais, envolvendo as diversas áreas da produção e da prática artística em um único programa integrado; memória, produção e difusão cultural e artística.

 

4. Artes Plásticas: Escultura, pintura, desenho, gravura, instalação, apropriação; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

 

5. Artes Visuais: Artes gráficas, fotografia, cinema, vídeo; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

 

6. Comunicação Estratégica: Elaboração, implementação e avaliação de planos estratégicos de comunicação; realização de assessorias e consultorias para organizações de natureza diversa em atividades de publicidade, propaganda e relações públicas; suporte de comunicação a programas e projetos de mobilização social, a organizações governamentais e da sociedade civil.

 

7. Desenvolvimento de Produtos: Produção de origem animal, vegetal, mineral e laboratorial; manejo, transformação, manipulação, dispensação, conservação e comercialização de produtos e subprodutos.

 

8. Desenvolvimento Regional: Elaboração de diagnóstico e de propostas de planejamento regional (urbano e rural) envolvendo práticas destinadas à elaboração de planos diretores, a soluções, tratamento de problemas e melhoria da qualidade de vida da população local, tendo em vista sua capacidade produtiva e potencial de incorporação na implementação das ações; participação em fóruns; Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável DLIS; participação e assessoria a conselhos regionais, estaduais e locais de desenvolvimento e a fóruns de municípios e associações afins; elaboração de matrizes e estudos sobre desenvolvimento regional integrado, tendo como base recursos locais renováveis e práticas sustentáveis; discussão sobre permacultura; definição de indicadores e métodos de avaliação de desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade.

 

9. Desenvolvimento Rural e Questão Agrária: Constituição e/ou manutenção de iniciativas de reforma agrária, matrizes produtivas locais ou regionais e de políticas de desenvolvimento rural; assistência técnica; planejamento do desenvolvimento rural sustentável; organização rural; comercialização; agroindústria; gestão de propriedades e/ou organizações; arbitragem de conflitos de reforma agrária; educação para o desenvolvimento rural; definição de critérios e de políticas de fomento para o meio rural; avaliação de impactos de políticas de desenvolvimento rural.

 

10. Desenvolvimento Tecnológico: Processos de investigação e produção de novas tecnologias, técnicas, processos produtivos, padrões de consumo e produção (inclusive tecnologias sociais, práticas e protocolos de produção de bens e serviços); serviços tecnológicos; estudos de viabilidade técnica, financeira e econômica; adaptação de tecnologias.

 

11. Desenvolvimento Urbano: Planejamento, implementação e avaliação de processos e metodologias visando a proporcionar soluções e o tratamento de problemas das comunidades urbanas; urbanismo.

 

12. Direitos Individuais e Coletivos: Apoio a organizações e ações de memória social, defesa, proteção e promoção de direitos humanos; direito agrário e fundiário; assistência jurídica e judiciária, individual e coletiva, a instituições e organizações; bioética médica e jurídica; ações educativas e preventivas para garantia de direitos humanos.

 

13. Educação Profissional: Processos de formação técnica profissional, visando   à valorização, aperfeiçoamento, promoção do acesso aos direitos trabalhistas e inserção no mercado de trabalho.

 

14. Empreendedorismo: Constituição e gestão de empresas juniores, pré-incubadoras, incubadoras de empresas, parques e pólos tecnológicos, cooperativas e empreendimentos solidários e outras ações voltadas para a identificação, aproveitamento de novas oportunidades e recursos de maneira inovadora, com foco na criação de empregos e negócios, estimulando a pró-atividade.

 

15. Emprego e Renda: Oportunidades de trabalho (defesa, proteção, promoção e apoio); emprego e renda para empreendedores; setor informal; proprietários rurais; formas cooperadas/associadas de produção; empreendimentos produtivos solidários; economia solidária; agricultura familiar, dentre outros.

 

16. Endemias e Epidemias: Planejamento, implementação e avaliação de metodologias de intervenção e de investigação tendo como tema o perfil epidemiológico de endemias e epidemias e a transmissão de doenças no meio rural e urbano; previsão e prevenção.

 

17. Divulgação Científica e Tecnológica: Difusão e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos em espaços de ciência, como museus, observatórios, planetários, estações marinhas, entre outros; organização de espaços de ciência e tecnologia.

 

18. Esporte e Lazer: Práticas esportivas, experiências culturais, atividades físicas e vivências de lazer para crianças, jovens e adultos, como princípios de cidadania, inclusão, participação social e promoção da saúde; esportes e lazer nos projetos político-pedagógicos das escolas; desenvolvimento de metodologias e inovações pedagógicas no ensino da Educação Física, Esportes e Lazer; iniciação e prática esportiva; detecção e fomento de talentos esportivos.

 

19. Estilismo: Design e modelagem criativa de vestuário, calçados, ornamentos e utensílios pessoais relacionados à moda.

 

20. Fármacos e Medicamentos: Uso correto de medicamentos para a assistência à saúde, em seus processos que envolvem a farmacoterapia; farmácia nuclear; diagnóstico laboratorial; análises químicas, físico-químicas, biológicas, microbiológicas e toxicológicas de fármacos, insumos farmacêuticos, medicamentos e fitoterápicos.

 

21. Formação de Professores: Formação e valorização de professores, envolvendo a discussão de fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico, tendo em vista o aprimoramento profissional, a valorização, a garantia de direitos trabalhistas e a inclusão no mercado de trabalho formal.

 

22. Gestão do Trabalho: Estratégias de administração; ambiente empresarial; relações de trabalho urbano, rural e industrial (formas associadas de produção, trabalho informal, incubadora de cooperativas populares, agronegócios, agroindústria, práticas e produções caseiras, entre outros).

 

23. Gestão Informacional: Sistemas de fornecimento e divulgação de informações econômicas, financeiras, físicas e sociais das instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

 

24. Gestão Institucional: Estratégias administrativas e organizacionais em órgãos e instituições públicas, privadas e do terceiro setor, governamentais e não governamentais.

 

25. Gestão Pública: Sistemas regionais e locais de políticas públicas; análise do impacto dos fatores sociais, econômicos e demográficos nas políticas públicas (movimentos populacionais, geográficos e econômicos, setores produtivos); formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam nos sistemas públicos (atuais ou potenciais).

 

26. Grupos Sociais Vulneráveis: Questões de gênero, de etnia, de orientação sexual, de diversidade cultural, de credos religiosos, entre outros processos de atenção (educação, saúde, assistência social, etc), de emancipação, de respeito à identidade e de inclusão; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção.

 

27. Infância e Adolescência: Processos de atenção (educação, saúde, assistência social etc); promoção, defesa e garantia de direitos; ações especiais de prevenção e erradicação do trabalho infantil; desenvolvimento de metodologias de intervenção, tendo crianças, adolescentes e suas famílias como objeto enfocado na ação.

28. Inovação Tecnológica: Introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos e melhorias significativas a serem implementadas em produtos ou processos existentes nas diversas áreas do conhecimento. Considera-se uma inovação tecnológica de produto ou processo aquela que tenha sido implementada e introduzida no mercado (inovação de produto) ou utilizada no processo de produção (inovação de processo).

 

29. Jornalismo: Processos de produção e edição de notícias para mídias impressas eletrônicas; assessorias e consultorias para órgãos de imprensa em geral; crítica de mídia.

 

30. Jovens e Adultos: Processos de atenção (saúde, assistência social etc), de emancipação e inclusão; educação formal e não formal; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção, tendo como objeto a juventude e/ou a idade adulta.

 

31. Línguas Estrangeiras: Processos de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e sua inclusão nos projetos político-pedagógicos das escolas; desenvolvimento de processos de formação em línguas estrangeiras; literatura; tradução.

 

32. Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem: Metodologias e estratégias específicas de ensino/aprendizagem, como a educação a distância, o ensino presencial e de pedagogia de formação inicial, a educação continuada, a educação permanente e a formação profissional.

 

33. Mídia e Artes: Mídias contemporâneas, multimídia, webarte e arte digital; formação, memória, produção e difusão cultural e artística.

 

34. Mídias: Produção e difusão de informações e conhecimentos através de veículos comunitários e universitários, impressos e eletrônicos (boletins, rádio, televisão, jornal, revistas, internet etc); promoção do uso didático dos meios de comunicação e de ações educativas sobre as mídias.

 

35. Música: Apreciação, criação e performance; formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam na área musical; produção e divulgação de informações, conhecimentos e material didático na área; memória, produção e difusão cultural e artística.

 

36. Organizações da Sociedade e Movimentos Sociais e Populares: Apoio à formação, organização e desenvolvimento de comitês, comissões, fóruns, associações, ONG’s, OSCIP’s, redes, cooperativas populares, sindicatos, entre outros.

 

37. Patrimônio Cultural, Histórico e Natural: Preservação, recuperação, promoção e difusão de patrimônio artístico, cultural e histórico (bens culturais móveis e imóveis, obras de arte, arquitetura, espaço urbano, paisagismo, música, literatura, teatro, dança, artesanato, folclore, manifestações religiosas populares), natural (natureza, meio ambiente) material e imaterial (culinária, costumes do povo), mediante formação, organização, manutenção, ampliação e equipamento de museus, bibliotecas, centros culturais, arquivos e outras organizações culturais, coleções e acervos; restauração de bens móveis e imóveis de reconhecido valor cultural; proteção e promoção do folclore, do artesanato, das tradições culturais e dos movimentos religiosos populares; valorização do patrimônio; memória, produção e difusão cultural e artística.

 

38. Pessoas com Deficiências, Incapacidades e Necessidades Especiais: Processos de atenção (educação, saúde, assistência social etc) de emancipação e inclusão de pessoas com deficiências, incapacidades físicas, sensoriais e mentais, síndromes, doenças crônicas, altas habilidades, entre outras; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção individual e coletiva, tendo como objeto enfocado na ação essas pessoas e suas famílias.

 

39. Propriedade Intelectual e Patente: Processos de identificação, regulamentação e registro de direitos autorais e outros sobre propriedade intelectual e patente.

 

40. Questões Ambientais: Implementação e avaliação de processos de educação ambiental de redução da poluição do ar, águas e solo; discussão da Agenda 21; discussão de impactos ambientais de empreendimentos e de planos básicos ambientais; preservação de recursos naturais e planejamento ambiental; questões florestais; meio ambiente e qualidade de vida; cidadania e meio ambiente.

 

41. Recursos Hídricos: Planejamento de microbacias, preservação de mata ciliar e dos recursos hídricos, gerenciamento de recursos hídricos e Bacias Hidrográficas; prevenção e controle da poluição; arbitragem de conflitos; participação em agências e comitês estaduais e nacionais; assessoria técnica a conselhos estaduais, comitês e consórcios municipais de recursos hídricos.

 

42. Resíduos Sólidos: Ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento com base em critérios sanitários, ambientais e econômicos, para coletar, segregar, tratar e dispor resíduos ou dejetos; orientação para elaboração e desenvolvimento de projetos de planos de gestão integrada de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva, instalação de manejo de resíduos sólidos urbanos (RSU) reaproveitáveis (compostagem e reciclagem), destinação final de RSU (aterros sanitários e controlados), remediação de resíduos ou dejetos a céu aberto; orientação à organização de catadores de lixo.

 

43. Saúde Animal: Processos e metodologias visando à assistência à saúde animal: prevenção, diagnóstico e tratamento; prestação de serviços institucionais em laboratórios, clínicas e hospitais veterinários universitários.

 

44. Saúde da Família: Processos assistenciais e metodologias de intervenção para a saúde da família.

 

45. Saúde e Proteção no Trabalho: Processos assistenciais, metodologias de intervenção, ergonomia, educação para a saúde e vigilância epidemiológica ambiental, tendo como alvo o ambiente de trabalho e como público os trabalhadores urbanos e rurais; saúde ocupacional.

 

46. Saúde Humana: Promoção da saúde das pessoas, famílias e comunidades; humanização dos serviços; prestação de serviços institucionais em ambulatórios, laboratórios, clínicas e hospitais universitários; assistência à saúde de pessoas em serviços especializados de diagnóstico, análises clínicas e tratamento; clínicas odontológicas e de psicologia, entre outras.

 

47. Segurança Alimentar e Nutricional: Incentivo à produção de alimentos básicos; autoabastecimento; agricultura urbana; hortas escolares e comunitárias; nutrição; educação para o consumo; regulação do mercado de alimentos, promoção e defesa do consumo alimentar.

 

48. Segurança Pública e Defesa Social: Planejamento, implementação e avaliação de processos e metodologias, dentro de uma compreensão global do conceito de segurança pública, visando à proporcionar soluções e ao tratamento de problemas relacionados; orientação e assistência jurídica, judiciária, psicológica e social à população carcerária e familiares; assessoria a projetos de educação, saúde e trabalho aos apenados e familiares; questão penitenciária; violência; mediação de conflitos; atenção a vítimas de crimes violentos; proteção a testemunhas; policiamento comunitário.

 

49. Tecnologia da Informação: Desenvolvimento de competência informacional para identificar, localizar, interpretar, relacionar, analisar, sintetizar, avaliar e comunicar informação em fontes impressas ou eletrônicas; inclusão digital.

 

50. Terceira Idade: Planejamento, implementação e avaliação de processos de atenção (educação, saúde, assistência social etc), de emancipação e inclusão; promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção, tendo pessoas idosas e suas famílias como objetos enfocados na ação.

 

51. Turismo: Planejamento e implementação do turismo (ecológico, cultural, de lazer, de negócios, religioso etc) como setor gerador de emprego e renda para os municípios; desenvolvimento de novas tecnologias para avaliações de potencial turístico; produção e divulgação de imagens em acordo com as especificidades culturais das populações locais.

 

52. Uso de Drogas e Dependência Química: Prevenção e limitação da incidência no consumo de drogas; tratamento de dependentes; assistência e orientação a usuários de drogas; recuperação e reintegração social.

 

53. Desenvolvimento Humano: Temas das diversas áreas do conhecimento, visando a reflexão discussão, atualização e aperfeiçoamento humano, espiritualidade e religiosidade, especialmente, as ciências humanas, biológicas, sociais aplicadas, da saúde, agrárias, e as exatas e da terra; engenharias, linguística (letras e artes).